Kobayashi quebra recorde histórico da pista e deixa Toyota perto da pole-position nas 24 Horas de Le Mans

Kamui Kobayashi quebrou o recorde absoluto do icônico circuito de Le Mans ao registrar 3min14s791, superando os 3min14s80 marcados por Hans Stuck no treino classificatório em 1985, quando a pista ainda não tinha as duas chicanes na longa reta Mulsanne. Um forte acidente sofrido por Erik Maris paralisou por um bom tempo a sessão. Mas o francês passa bem

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Quinta-feira, 15 de junho de 2017. A história foi novamente escrita neste fim de tarde em Le Mans. Kamui Kobayashi quebrou o recorde absoluto do icônico circuito de Sarthe ao registrar 3min14s791 como a melhor volta da pista em todos os tempos. Mesmo com as duas chicanes na longa reta Mulsanne, o piloto bateu uma marca que já durava 32 anos e superou os 3min14s80 estabelecidos pelo Porsche de Hans Stuck em 1985, numa época em que não havia as chicanes como hoje. Assim, Kobayashi colocou a Toyota muito perto de garantir a pole-position da edição 85 das 24 Horas de Le Mans, prova que terá a largada neste sábado (17).

No fim das contas, a pole-position não significa nada em uma prova tão longa como são as 24 Horas de Le Mans. No entanto, a impressionante marca de Kobayashi é, no mínimo, uma grande demonstração de força da Toyota, que tem como questão de honra vencer neste domingo para reverter o duríssimo revés sofrido com a perda de uma vitória quase garantida ao quebrar nas voltas finais da corrida do ano passado.

Se por um lado o Toyota TS050 #7 brilhou, o conjunto #8, de Sébastien Buemi, Anthony Davidson e Kazuki Nakajima, apresentou problemas no motor logo no início da sessão, levando os mecânicos a trabalhar muito para efetuar a troca do equipamento. A Porsche manteve suas posições no top-3 após a segunda sessão classificatória, com o conjunto #1 de Neel Jami, André Lotterer e Nick Tandy em segundo com 3min17s259, e o #2 de Timo Bernhard, Earl Bamber e Brendon Hartley em terceiro com 3min18s067.

Na LMP2, o melhor tempo deste fim de tarde ficou com Vitaly Petrov. O russo, ex-F1, cravou 3min25s549 com o Oreca-Gibson da Manor, no LMGTE-Pro, o conjunto #97 da Aston Martin, da qual faz parte o brasileiro Daniel Serra, garantiu o melhor tempo da sessão com 3min51s860. E na LMGTE-Am, o melhor tempo foi da Ferrari da equipe JMW, formada por Robert Smith, Will Stevens (outro ex-F1) e Dries Vanthoor, com 3min53s891.

A programação do dia ainda compreende o terceiro treino classificatório, que vai começar logo mais, às 17h (horário de Brasília) e vai contar com transmissão ao vivo do canal Fox Sports 2 a partir das 18h.

O momento do recorde: Kamui Kobayashi tritura recorde de Le Mans (Foto: Reprodução)

Os 60 carros inscritos para a edição 85 das 24 Horas de Le Mans ganharam a pista no fim da tarde desta quinta-feira para o segundo treino classificatório. Mas logo no início, o Toyota TS050 #8, nas mãos de Sébastien Buemi, enfrentou uma pane e ficou parado na pista, causando a primeira bandeira amarela da sessão. Em seguida, o suíço foi lentamente levando o protótipo até os boxes.

 
Também nos minutos iniciais, a transmissão oficial do Mundial de Endurance deu destaque à presença de Barrichello na pista. O recordista de largadas na F1 acelerava o Dallara P217 da equipe Racing Team Nederland e buscava evoluir a marca do carro #29 no grid da LMP2.
 
Ainda no início da sessão, um forte acidente paralisou as atividades de pista em Le Mans. O Ligier-Gibson #33 da Eurasia Motorsport, pilotado pelo gentlemen-driver (piloto não-profissional) francês Erik Maris, bateu forte contra o guard-rail. A direção de prova logo acionou a bandeira vermelha, mas não houve nenhum replay do acidente, o que causou grande preocupação. Mas minutos depois, a organização da prova divulgou que Maris está ok e que foi removido ao hospital apenas para exames mais detalhados.
 
Por conta das grandes avarias no guard-rail, o treino foi retomado um pouco antes do horário previsto anteriormente: 20h15 locais (15h15 pelo horário de Brasília). Restavam 1h22min para o desfecho da sessão. 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

O Toyota TS050 Hybrid #7 mantinha a pole-position provisória na classe principal, a LMP1. A fábrica, por outro lado, já trabalhava para trocar o motor do #8 e tentar voltar à pista no terceiro treino, que vai ocorrer no período desta noite.

 
Totalmente determinada ao deixar para trás o duro revés sofrido no ano passado, a Toyota brilhava no treino classificatório. Com Kamui Kobayashi a bordo do TS050 #7, a marca japonesa quebrava o recorde absoluto da pista ao marcar 3min14s791. A volta mais rápida de todos os tempos no icônico circuito de 13.629 m, com média horária de incríveis 251,882 km/h. O recorde anterior, numa época em que a pista ainda não tinha as duas chicanes na reta, era de Hans Stuck, que marcou 3min14s80 com o Porsche 962C em 1985.

Quando restavam dez minutos para o fim da sessão, Timothé Buret perdeu o controle do Ligier-Gibson da equipe de Fabien Barthez, ele mesmo, goleiro campeão mundial em 1998 na França, e bateu no guard-rail. O acidente não foi tão forte, mas o suficiente para decretar a bandeira vermelha, que acabou se convertendo, no fim das contas, no término antecipado da sessão em Le Mans.

Mundial de Endurance, 24 Horas de Le Mans, classificação 2: 

1 7 MIKE CONWAY
KAMUI KOBAYASHI
STÉPHANE SARRAZIN
ING
JAP
FRA
P1 TOYOTA
TS050 Hybrid
3:14.791    
 
 
2 1 NEEL JANI
ANDRÉ LOTTERER
NICK TANDY
SUI
ALE
ING
P1 PORSCHE LMP Team
Porsche 919
Hybrid
3:17.259 +2.468  
 
 
3 2 TIMO BERNHARD
EARL BAMBER
BRENDON HARTLEY
ALE
NZL
NZL
P1 PORSCHE LMP Team
Porsche 919
Hybrid
3:18.067 +3.276  
 
 
4 9 NICOLAS LAPIERRE
YUJI KUNIMOTO
JOSÉ MARÍA LÓPEZ
FRA
JAP
ARG
P1 TOYOTA
TS050 Hybrid
3:19.889 +5.098  
 
 
5 25 ROBERTO GONZÁLEZ
SIMON TRUMMER
VITALY PETROV
MEX
SUI
RUS
P2 CEFC MANOR TRS RACING
Oreca 07
Gibson
3:25.549 +10.758  
 
 
6 4 OLIVER WEBB
DOMINIK KRAIHAMER
MARCO BONANOMI
ING
AUT
ITA
P1 ByKOLLES Racing
Enso CLM P1/01-NISSAN
3:26.026 +11.235  
 
 
7 38 HO-PIN TUNG
THOMAS LAURENT
OLIVER JARVIS
CHN
FRA
ING
P2 JACKIE CHAN DC RACING
Oreca 07
Gibson
3:26.776 +11.985  
 
 
8 24 TOR GRAVES
JONATHAN HIRSCHI
JEAN-ÉRIC VERGNE
TAI
SUI
FRA
P2 CEFC MANOR TRS RACING
Oreca 07
Gibson
3:26.871 +12.080  
 
 
9 13 NELSINHO PIQUET
MATHIAS BECHE
DAVID H. HANSSON
BRA
BRA
DIN
P2 VAILLANTE REBELLION
Oreca 07
Gibson
3:27.021 +12.230  
 
 
10 31 NICOLAS PROST
BRUNO SENNA
JULIEN CANAL
FRA
BRA
FRA
P2 VAILLANTE REBELLION
Oreca 07
Gibson
3:27.564 +12.773  
 
 
11 37 DAVID CHENG
ALEX BRUNDLE
TRISTAN GOMMENDY
CHN
ING
FRA
P2 JACKIE CHAN DC RACING
Oreca 07
Gibson
3:28.432 +13.641  
 
 
12 26 ROMAN RUSINOV
PIERRE THIRIET
ALEX LYNN
RUS
FRA
ING
P2 G-DRIVE RACING
Oreca 07
Gibson
3:28.580 +13.789  
 
 
13 36 ROMAIN DUMAS
GUSTAVO MENEZES
MATTHEW RAO
FRA
EUA
ING
P2 SIGNATECH ALPINE MATMUT
Alpine A470
Gibson
3:28.856 +14.065  
 
 
14 22 MEMO ROJAS
RYŌ HIRAKAWA
JOSÉ GUTIÉRREZ
MEX
JAP
MEX
P2 G-DRIVE RACING
Oreca 07
Gibson
3:28.937 +14.146  
 
 
15 35 NELSON PANCIATICI
PIERRE RAGUES
ANDRÉ NEGRÃO
FRA
FRA
BRA
P2 SIGNATECH ALPINE MATMUT
Alpine A470
Gibson
3:29.328 +14.537  
 
 
16 40 JAMES ALLEN
FRANCK MATÉLLI
RICHARD BRADLEY
AUS
FRA
ING
P2 GRAFF
Oreca 07
Gibson
3:29.396 +14.605  
 
 
17 47 ANDREA BELICCHI
ROBERTO LACORTE
GIORGIO SERNAGIOTTO
ITA
ITA
ITA
P2 CETILAR VILLORBA CORSE
Dallara P217
Gibson
3:30.014 +15.223  
 
 
18 45 MARK PATTERSON
VINCENT CAPILLAIRE
MATTHEW MCMURRY
EUA
FRA
EUA
P2 ALGARVE PRO RACING
Ligier JS P217
Gibson
3:30.164 +15.373  
 
 
19 27 MIKHAIL ALESHIN
VIKTOR SHAYTAR
SERGEY SIROTKIN
RUS
RUS
RUS
P2 SMP RACING
Dallara P217
Gibson
3:30.262 +15.471  
 
 
20 21 HENDRIK HEDMAN
BEN HANLEY
FELIX ROSENQVIST
SUE
ING
SUE
P2 DRAGONSPEED – 10 STAR
Oreca 07
Gibson
3:30.369 +15.578  
 
 
21 32 WILLIAM OWEN
HUGO DE SADELEER
FILIPE ALBUQUERQUE
EUA
SUI
POR
P2 UNITED AUTOSPORTS
Ligier JS P217
Gibson
3:30.693 +15.902  
 
 
22 28 FRANÇOIS PERRODO
EMMANUEL COLLARD
MATTHIEU VAXIVIÉRE
FRA
FRA
FRA
P2 TDS RACING
Oreca 07
Gibson
3:31.085 +16.294  
 
 
23 23 FABIEN BARTHEZ
TIMOTHÉ BURET
NATHANAËL BERTON
FRA
FRA
FRA
P2 PANIS-BARTHEZ COMPÉTITION
Ligier JS P217
Gibson
3:31.346 +16.555  
 
 
24 29 JAN LAMMERS
RUBENS BARRICHELLO
FRITS VAN EERD
HOL
BRA
HOL
P2 RACING TEAM NEDERLAND
Dallara P217
Gibson
3:31.766 +16.975  
 
 
25 34 NIGEL MOORE
PHILLIP HANSON
KARUN CHANDHOK
ING
ING
IND
P2 TOCKWITH MOTORSPORTS
Ligier JS P217
Gibson
3:33.739 +18.948  
 
 
26 49 MIROSLAV KONÔPKA
KONSTANTINS CALKO
RIK BREUKERS
ESL
LET
HOL
P2 ARC BRATISLAVA
Ligier JS P217
Gibson
3:33.921 +19.130  
 
 
27 39 ENZO GUIBBERT
ÉRIC TROUILLET
JAMES WINSLOW
FRA
FRA
ING
P2 GRAFF
Oreca 07
Gibson
3:36.128 +21.337  
 
 
28 17 PATRICE LAFARGUE
PAUL LAFARGUE
DAVID ZOLLINGER
FRA
FRA
FRA
P2 IDEC SPORT RACING
Ligier JS P217
Gibson
3:36.362 +21.571  
 
 
29 43 BEN KEATING
JEROEN BLEEKEMOLEN
RICKY TAYLOR
EUA
HOL
EUA
P2 KEATING MOTORSPORTS
Riley Mk. 30
Gibson
3:37.350 +22.559  
 
 
30 33 ERIK MARIS
JACQUES NICOLET
PIERRE NICOLET
FRA
FRA
FRA
P2 EURASIA MOTORSPORT
Ligier JS P217
Gibson
3:42.916 +28.125  
 
 
31 97 DARREN TURNER
JONATHAN ADAM
DANIEL SERRA
ING
ING
BRA
GTE
PRO
ASTON MARTIN RACING
Aston Martin Vantage GTE
3:51.860 +37.069  
 
 
32 51 JAMES CALADO
ALESSANDRO PIER GUIDI
MICHELE RUGOLO
ING
ITA
ITA
GTE
PRO
AF CORSE
FERRARI 488 GTE
3:52.087 +37.296  
 
 
33 82 GIANCARLO FISICHELLA
TONI VILANDER
PIERRE KAFFER
ITA
FIN
ALE
GTE
PRO
RISI COMPETIZIONE
FERRARI 488 GTE
3:52.138 +37.347  
 
 
34 92 MICHAEL CHRISTENSEN
KÉVIN ESTRE
DIRK WERNER
DIN
FRA
ALE
GTE
PRO
PORSCHE GT TEAM
Porsche 911 RSR 2017
3:52.177 +37.386  
 
 
35 64 OLIVER GAVIN
TOMMY MILNER
MARCEL FÄSSLER
ING
EUA
SUI
GTE
PRO
CORVETTE RACING – GM
Chevrolet Corvette C7.R
3:52.391 +37.600  
 
 
36 69 RYAN BRISCOE
SCOTT DIXON
RICHARD WESTBROOK
AUS
NZL
ING
GTE
PRO
FORD CHIP GANASSI TEAM USA
Ford GT GTE EcoBoost
3:52.496 +37.705  
 
 
37 95 NICKI THIIM
MARCO SØRENSEN
RICHIE STANAWAY
DIN
DIN
NZL
GTE
PRO
ASTON MARTIN RACING
Aston Martin Vantage GTE
3:52.525 +37.734  
 
 
38 66 STEFAN MÜCKE
OLIVIER PLA
BILLY JOHNSON
ALE
FRA
EUA
GTE
PRO
FORD CHIP GANASSI TEAM UK
Ford GT GTE EcoBoost
3:52.558 +37.767  
 
 
39 91 RICHARD LIETZ
FRÉDÉRIC MAKOWIECKI
PATRICK PILET
AUT
FRA
FRA
GTE
PRO
PORSCHE GT TEAM
Porsche 911 RSR 2017
3:52.593 +37.802  
 
 
40 68 JOEY HAND
DIRK MÜLLER
TONY KANAAN
EUA
ALE
BRA
GTE
PRO
FORD CHIP GANASSI TEAM USA
Ford GT GTE EcoBoost
3:52.626 +37.835  
 
 
41 63 JAN MAGNUSSEN
ANTONIO GARCÍA
JORDAN TAYLOR
DIN
ESP
EUA
GTE
PRO
CORVETTE RACING – GM
Chevrolet Corvette C7.R
3:52.886 +38.095  
 
 
42 71 SAM BIRD
DAVIDE RIGON
MIGUEL MOLINA
ING
ITA
ESP
GTE
PRO
AF CORSE
FERRARI 488 GTE
3:52.903 +38.112  
 
 
43 67 ANDY PRIAULX
HARRY TINCKNELL
PIPO DERANI
ING
ING
BRA
GTE
PRO
FORD CHIP GANASSI TEAM UK
Ford GT GTE EcoBoost
3:53.059 +38.268  
 
 
44 84 ROBERT SMITH
WILL STEVENS
DRIES VANTHOOR
ING
ING
BEL
GTE
AM
JMW MOTORSPORT
Ferrari 458 Italia GT2
3:53.981 +39.190  
 
 
45 90 SALIH YOLUC
EUAN HANKEY
ROB BELL
TUR
ING
ING
GTE
AM
TF SPORT
Aston Martin Vantage GTE
3:54.319 +39.528  
 
 
46 98 PAUL DALLA LANA
PEDRO LAMY
MATHIAS LAUDA
CAN
POR
AUT
GTE
AM
ASTON MARTIN RACING
Aston Martin Vantage GTE
3:54.456 +39.665  
 
 
47 50 ROMAiN BRANDELA
CHRISTIAN PHILLIPPON
FERNANDO REES
FRA
FRA
BRA
GTE
AM
LARBRE COMPÉTITION
Chevrolet Corvette C7.R
3:54.559 +39.768  
 
 
48 62 COOPER MacNEIL
TOWNSEND BELL
BILL SWEEDLER
EUA
EUA
EUA
GTE
AM
SCUDERIA CORSA
Ferrari 488 GTE
3:54.576 +39.785  
 
 
49 93 PATRICK LONG
ABDULAZIZ AL FAISAL
MIKE HEDLUND
EUA
SAU
EUA
GTE
AM
PROTON COMPETITION
Porsche 911 RSR 2016
3:54.621 +39.830  
 
 
50 83 TRACY KROHN
NICLAS JÖNSSON
ANDREA BERTOLINI
EUA
SUE
ITA
GTE
AM
DH RACING
Ferrari 488 GTE
3:54.813 +40.022  
 
 
51 77 CHRISTIAN RIED
MARVIN DIENST
MATTEO CAIROLI
ALE
ALE
ITA
GTE
AM
DEMPSEY-PROTON RACING
Porsche 911 RSR 2016
3:54.890 +40.099  
 
 
52 55 DUNCAN CAMERON
AARON SCOTT
MARCO CIOCI
ING
ING
ITA
GTE
AM
SPIRIT OF RACE
Ferrari 488 GTE
3:54.941 +40.150  
 
 
53 99 ANDREW HOWARD
ROSS GUNN
OLIVER BRYANT
ING
ING
ING
GTE
AM
BEECHDEAN AMR
Aston Martin Vantage GTE
3:55.046 +40.255  
 
 
54 88 STÉPHANE LÉMERET
KLAUS BACHLER
KHALED AL QUBAISI
BEL
AUT
EAU
GTE
AM
PROTON COMPETITION
Porsche 911 RSR 2016
3:55.465 +40.674  
 
 
55 61 MATTHEW GRIFFIN
WENG SUN MOK
KEITA SAWA
IRL
SIN
JAP
GTE
AM
CLEARWATER RACING
Ferrari 488 GTE
3:55.995 +41.204  
 
 
56 54 THOMAS FLOHR
FRANCESCO CASTELLACI
OLIVIER BERETTA
SUI
ITA
MON
GTE
AM
SPIRIT OF RACE
Ferrari 488 GTE
3:57.005 +42.214  
 
 
57 65 CHRISTINA NIELSEN
ALESSANDRO BALZAN
BRET CURTIS
DIN
ITA
EUA
GTE
AM
SCUDERIA CORSA
Ferrari 488 GTE
3:59.842 +45.051  
 
 
58 60 ÁLVARO PARENTE
RICHARD WEE
HIROKI KATOH
POR
SIN
JAP
GTE
AM
CLEARWATER RACING
Ferrari 488 GTE
4:02.436 +47.645  
 
 
59 8 SÉBASTIEN BUEMI
ANTHONY DAVIDSON
KAZUKI NAKAJIMA
SUI
ING
JAP
P1 TOYOTA
TS050 Hybrid
     
 
 
60 86 MICHAEL WAINWRIGHT
BEN BARKER
NICK FOSTER
ING
ING
AUS
GTE
AM
GULF RACING UK
Porsche 911 RSR 2016
     
 
 
O CANADÁ É PARA HAMILTON O QUE MÔNACO FOI PARA SENNA?

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.