Liberado pela Red Bull, Webber participa de primeiro teste pela Porsche no circuito do Algarve

Embora ainda tenha contrato com a equipe de F1, o australiano foi liberado para começar o processo de adaptação à nova categoria. Nesta semana, ele avaliou uma nova suspensão e o desgaste dos pneus

Mark Webber agora é oficialmente piloto da Porsche. O australiano participou de um treino nesta semana, no circuito do Algarve, em Portugal, onde teve o primeiro contato com o equipamento que a montadora vai usar na estreia na divisão LMP1 da próxima temporada do Mundial de Endurance (WEC).

Na verdade, o piloto está até adiantado com o processo de adaptação à nova categoria. Isso porque os trabalhos com a Porsche iam começar apenas em 2014, mas a Red Bull – com quem ainda tem contrato – o liberou para iniciar os testes ainda neste ano.

Mark Webber já testou pela Porsche (Foto: Porsche)

“Gostaria de agradecer à Red Bull por ter me dado esta oportunidade de começar a participar tão cedo”, disse o australiano. “Esta é uma etapa significativa e importante para todos nós, pois permite que eu me entrose mais rapidamente com a equipe e ajude a desenvolver ainda mais o carro”, declarou.

Apesar de estar adiantado no cronograma, o agora antigo companheiro de Sebastian Vettel reconheceu que a Porsche tem muito trabalho pela frente, pois precisa deixar tudo pronto para a estreia. “Vivi uma experiência intensa no meu primeiro dia neste projeto fascinante. Ainda temos uma longa jornada pela frente e ela envolve muito trabalho árduo; não tenho nenhuma ilusão sobre isso”, completou.

No Algarve, a montadora esteve focada em desenvolver a suspensão e avaliar o desgaste dos pneus. O trabalho feito em Portugal se junta ao já realizado em atividades parecidas em Lausitz, Magny-Cours, Monza e Paul Ricard.

Quem se mostrou satisfeito com a evolução do equipamento nesse período foi o chefe do programa LMP1 da montadora, Fritz Enzinger. O dirigente disse que a escuderia conseguiu fazer um bom progresso desde o lançamento do carro, em junho, mas, assim como Webber, reconheceu que ainda há muita coisa a ser feita.

“Conseguimos progredir significativamente entre o lançamento do carro completamente novo, em junho, e agora. Cada quilômetro percorrido foi importante, acrescentando novos dados que avançaram o desenvolvimento. Toda a equipe trabalhou arduamente, e eu gostaria de expressar meus sinceros agradecimentos. Ainda há muito a fazer até o início da temporada”, encerrou.

Na Porsche, Webber se junta aos já confirmados Timo Bernhard, Romain Dumas e Neel Jani. Os outros dois pilotos do programa devem ser anunciados neste fim de semana.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.