Liberado pela Red Bull, Webber participa de primeiro teste pela Porsche no circuito do Algarve

Embora ainda tenha contrato com a equipe de F1, o australiano foi liberado para começar o processo de adaptação à nova categoria. Nesta semana, ele avaliou uma nova suspensão e o desgaste dos pneus

Mark Webber agora é oficialmente piloto da Porsche. O australiano participou de um treino nesta semana, no circuito do Algarve, em Portugal, onde teve o primeiro contato com o equipamento que a montadora vai usar na estreia na divisão LMP1 da próxima temporada do Mundial de Endurance (WEC).

Na verdade, o piloto está até adiantado com o processo de adaptação à nova categoria. Isso porque os trabalhos com a Porsche iam começar apenas em 2014, mas a Red Bull – com quem ainda tem contrato – o liberou para iniciar os testes ainda neste ano.

Mark Webber já testou pela Porsche (Foto: Porsche)

“Gostaria de agradecer à Red Bull por ter me dado esta oportunidade de começar a participar tão cedo”, disse o australiano. “Esta é uma etapa significativa e importante para todos nós, pois permite que eu me entrose mais rapidamente com a equipe e ajude a desenvolver ainda mais o carro”, declarou.

Apesar de estar adiantado no cronograma, o agora antigo companheiro de Sebastian Vettel reconheceu que a Porsche tem muito trabalho pela frente, pois precisa deixar tudo pronto para a estreia. “Vivi uma experiência intensa no meu primeiro dia neste projeto fascinante. Ainda temos uma longa jornada pela frente e ela envolve muito trabalho árduo; não tenho nenhuma ilusão sobre isso”, completou.

No Algarve, a montadora esteve focada em desenvolver a suspensão e avaliar o desgaste dos pneus. O trabalho feito em Portugal se junta ao já realizado em atividades parecidas em Lausitz, Magny-Cours, Monza e Paul Ricard.

Quem se mostrou satisfeito com a evolução do equipamento nesse período foi o chefe do programa LMP1 da montadora, Fritz Enzinger. O dirigente disse que a escuderia conseguiu fazer um bom progresso desde o lançamento do carro, em junho, mas, assim como Webber, reconheceu que ainda há muita coisa a ser feita.

“Conseguimos progredir significativamente entre o lançamento do carro completamente novo, em junho, e agora. Cada quilômetro percorrido foi importante, acrescentando novos dados que avançaram o desenvolvimento. Toda a equipe trabalhou arduamente, e eu gostaria de expressar meus sinceros agradecimentos. Ainda há muito a fazer até o início da temporada”, encerrou.

Na Porsche, Webber se junta aos já confirmados Timo Bernhard, Romain Dumas e Neel Jani. Os outros dois pilotos do programa devem ser anunciados neste fim de semana.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube