Ligier e OAK fecham acordo para levar ex-equipe de F1 de volta às 24 Horas de Le Mans

O lendário nome da Ligier voltará às 24 Horas de Le Mans graças à parceria da antiga equipe de F1 com a tradicional construtora do endurance OAK

A OAK batizará seu novo protótipo LMP2 como Ligier, após as duas companhias entrarem em acordo para levar de volta o lendário nome do time de Guy Ligier ao endurance e às 24 Horas de Le Mans. Também serão construídos protótipos que serão vendidos a times das classes LMP1, LMP2 e LMP3 – essa última estreará em 2015.

Guy Ligier, antes de ingressar na F1, competiu no endurance e em Le Mans, e destacou a parceria com a OAK e seu comandante, Jacques Nicolet.

Nicolet e Ligier fecharam um acordo visando o futuro no endurance (Foto: Divulgação)

“Essa associação com a Onroak [companhia-irmã da OAK] é muito importante para a minha firma e, em particular, para a abertura das portas do mercado asiático, que é onde está o futuro”, afirmou. Faz parte desse plano o ingresso na Asian Le Mans Series.

“Eu confio em Jacques Nicolet, com quem tenho uma antiga amizade para trazer o nome Ligier de volta ao topo do endurance”, falou.

Nicolet, por outro lado, ressaltou a tradição construída pelo nome Ligier em décadas de envolvimento com o automobilismo. “A Ligier teve sucesso na F1 e já foi ao pódio em Le Mans. Há uma mágica em torno dela e estou orgulhoso por me associar a esse nome”, disse o dirigente.

A OAK está desenvolvendo chassis com cockpits abertos e fechados para 2014, e a intenção é concluir o projeto de protótipo P2 fechado até a 91ª edição das 24 Horas de Le Mans, em junho.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube