Morte de Simonsen em Le Mans repercute e choca pilotos de outras categorias, que lamentam no Twitter

Piloto dinamarquês, aos 34 anos, não resistiu a forte acidente na primeira hora de disputa das 24 Horas de Le Mans. Mundo do automobilismo lamentou e clamou por segurança. FIA também emitiu comunicado oficial e se referiu a Allan como "acima de tudo, um bom amigo"

A morte de Allan Simonsen chocou o mundo do automobilismo. O dinamarquês, de 34 anos, não resistiu a um forte acidente ainda na primeira hora de disputa das 24 Horas de Le Mans, que teve início neste sábado (22).
 
O piloto da Aston Martin disputava a categoria GTE Am e, na velocíssima curva Tertre Rouge, perdeu o controle de seu carro, que bateu contra o guard-rail e ficou totalmente destruído.
Allan Simonsen morreu neste sábado (22) em Le Mans (Foto: Robert Cianflone/Getty Images)

A equipe médica chegou rapidamente para o resgate e as primeiras informações indicavam que Simonsen estava consciente, mas pouco depois das 13h (de Brasília), a direção da prova confirmou sua morte. Sua equipe cogitou se retirar da corrida, mas atendendo a um pedido de sua família, decidiram completá-la.

 
A repercussão foi imediata. A FIA emitiu um comunicado horas depois da confirmação de seu falecimento e se referiu a Allan como "um piloto extremamente talentoso e experiente, que correu em todos os cantos do mundo e era muito respeitado por seus pares".
"Para muitos nas corridas de endurance, Allan foi, acima de tudo, um bom amigo que mostrou sua paixão pelas corridas e fora das pistas. Sua perda será sentida pela FIA e pela grande família do automobilismo", completou a nota.

Pilotos de várias categorias também lamentaram a morte de Simonsen e se manifestaram através do Twitter, muitos dedicando orações à família de Allan e usando a sigla R.I.P – 'Rest in peace', ou 'descanse em paz', em português.

Confira a manifestação de alguns deles:

 
Antonio Pizzonia: "Notícia trágica para o esporte a motor. Duro de acreditar que em 2013, pilotos ainda percam suas vidas naqueles tipos de carro. R.I.P"
 
Carlos Muñoz: "Descanse em paz, Allan Simonsen. Triste notícia para o esporte a motor…"
 
James Hinchcliffe: "Chocado, como todos, ao ouvir que outro piloto perdeu a vida em Le Mans. RIP Allan Simonsen."
 
Tony Kanaan: "Muito triste com o acidente em Le Mans. Rezo pela família dele. RIP"
 
Helio Castroneves: "Acabei de sair do carro aqui em Iowa e fui informado que o piloto Allan Simonsen faleceu em Le Mans. Muito triste. Descanse na paz do Senhor."
 
Kimi Räikkönen: "RIP Allan Simonsen. Triste notícia."
 
Felipe Massa: "Trágico acidente hoje em Le Mans com a morte de Allan Simonsen! Uma pena para o automobilismo! Força para toda a sua família."
 
Jenson Button: "RIP Allan Simonsen. Uma perda tão trágica. Um verdadeiro lutador e um verdadeiro piloto. A segurança é algo que precisamos melhorar no automobilismo."

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube