Mundial de Endurance apresenta grid com 35 inscritos e 11 protótipos na LMP1 para temporada 2015
A lista de inscrições para a temporada 2015 do Mundial de Endurance teve 35 carros. A LMP1 repete 2014 e vai ser a categoria com o maior número de carros: 11. A LMP2 cresceu consideravelmente e teve dez inscrições
O número de inscrições para a temporada 2015 do Mundial de Endurance surpreendeu. De acordo com a lista divulgada nesta quinta-feira (5), 35 carros devem alinhar para as etapas do campeonato de 2015.
Gérard Neveu comentou que o WEC pretendia ter, no máximo, 32 inscrições, mas considerou irrecusáveis os pedidos de inscrições que recebeu após o término da temporada 2014.
“Como nós poderíamos recusar um Corvette no nosso grid? Ou então uma quantidade tão boa de protótipos de boa qualidade na LMP2? Um problema desses tem de ser resolvido, nós aceitamos as inscrições”, disse.
Assim como aconteceu em 2014, a LMP1 é a classe com o maior número de inscritos: são 11 protótipos, incluindo os dois da estreante Nissan.
Na principal categoria do Mundial de Endurance, participarão dois trios da Toyota : os campeões Sébastien Buemi e Anthony Davidson recebem a companhia de Kazuki Nakajima no #1, enquanto Alexander Wurz, Stéphane Sarrazin e Mike Conway formam a trinca no #2; os trios da Audi: André Lotterer, Benoît Tréluyer e Marcel Fässler no #7 e Lucas Di Grassi, Loïc Duval e Oliver Jarvis no #8 e dois trios da Porsche: Timo Bernhard, Mark Webber e Brendon Hartley no #17 e Romain Dumas, Neel Jani e Marc Lieb no #18.
Anthony Davidson e Sébastien Buemi, agora ao lado de Kazuki Nakajima, brigam pelo bicampeonato (Foto: Facebook)
Na suíça Rebellion Racing e nas estreantes ByKolles e Nissan, ainda nenhum trio oficialmente confirmado.
Outro destaque da lista de inscrições de 2015 vai para a LMP2. A segunda categoria de protótipos vai ter um expressivo número de dez carros, três a mais do que os que alinharam em 2014. No #26, vice-campeão de 2014, sai Olivier Pla, para ocupar uma das vagas na Nissan e entra Sam Bird.
Além de Di Grassi na LMP1, Pipo Derani fechou com a G-Drive para comandar o #28 e Fernando Rees vai para mais um campeonato com a Aston Martin na GTE Pro.
A temporada 2015 do Mundial de Endurance começa com as 6 Horas de Silverstone em 12 de abril. As 24 Horas de Le Mans acontecem entre 13 e 14 de junho, na terceira etapa do campeonato.
Confira a lista de inscritos para a temporada 2015 do WEC:
1 | ANTHONY DAVIDSON | ING | P1 |
TOYOTA TS 040 Híbrido | |
2 | ALEXANDER WURZ | AUT | P1 |
TOYOTA TS 040 Híbrido | |
4 | SIMON TRUMMER | SUI | P1 |
BYKOLLES CLMP1/01-AER | |
7 | MARCEL FÄSSLER | SUI | P1 |
AUDI SPORT TEAM JOEST Audi R18 e-tron quattro Híbrido | |
8 | LUCAS DI GRASSI | BRA | P1 |
AUDI SPORT TEAM JOEST Audi R18 e-tron quattro Híbrido | |
12 | NICOLAS PROST | FRA | P1 |
REBELLION R-One-ERA | |
13 | MATHIAS BECHE |
SUI | P1 |
REBELLION R-One-ERA | |
17 | TIMO BERNHARD | ALE | P1 |
PORSCHE Porsche 919 Híbrido | |
18 | ROMAIN DUMAS | FRA | P1 |
PORSCHE Porsche 919 Híbrido | |
22 | HARRY TINCKNELL | ING | P1 |
NISSAN MOTORSPORTS Nissan GT-R LM NISMO | |
23 | OLIVIER PLA | FRA | P1 |
NISSAN MOTORSPORTS Nissan GT-R LM NISMO | |
26 | ROMAN RUSINOV | RUS | P2 |
G-DRIVE Ligier JSP2 Nissan | |
28 | GUSTAVO YACAMÁN | COL | P2 |
G-DRIVE Ligier JSP2 Nissan | |
30 | SCOTT SHARP | EUA | P2 |
EXTREME SPEED HPD ARX-04b Honda | |
31 | ED BROWN | EUA | P2 |
EXTREME SPEED HPD ARX-04b Honda | |
35 | JACQUES NICOLET | FRA | P2 |
OAK Ligier JSP2 Nissan | |
36 | NELSON PANCIATICI | FRA | P2 |
SIGNATECH ALPINE Alpine A4508 Nissan | |
39 | CHRISTIAN KLIEN | AUT | P2 |
TEAM SARD MORAND Morgan Evo SARD | |
42 | NICK LEVENTIS | ING | P2 |
STRAKKA Dome S103 Nissan | |
43 | PIERRE RAGUES | FRA | P2 |
TEAM SARD MORAND Morgan Evo SARD | |
47 | MATTHEW HOWSON | ING | P2 |
KCMG Oreca 05 Nissan | |
51 | GIANMARIA BRUNI | ITA |
GTE PRO |
AF CORSE Ferrari F458 Italia | |
71 | DAVIDE RIGON | ITA |
GTE PRO |
AF CORSE Ferrari F458 Italia | |
91 | RICHARD LIETZ |
AUT |
GTE PRO |
PORSCHE MANTHEY Porsche 911 RSR | |
92 | PATRICK PILET | FRA |
GTE PRO |
PORSCHE MANTHEY Porsche 911 RSR | |
95 | MARCO SORENSEN | DIN |
GTE PRO |
ASTON MARTIN Aston Martin Vantage V8 | |
97 | DARREN TURNER | ING |
GTE PRO |
ASTON MARTIN Aston Martin Vantage V8 | |
99 | RelacionadasFERNANDO REES | BRA |
GTE PRO |
ASTON MARTIN Aston Martin Vantage V8 | |
50 |
GIANLUCA RODA |
ITA |
GTE AM |
C7R Corvette | |
72 | VIKTOR SHAITAR | RUS |
GTE AM |
SMP Ferrari F458 Italia | |
77 | PATRICK DEMPSEY | EUA |
GTE AM |
DEMPSEY Porsche 911 RSR | |
83 | FRANÇOIS PERRODO | FRA |
GTE AM |
AF CORSE Ferrari F458 Italia | |
88 | CHRISTIAN RIED | ALE |
GTE AM |
PROTON Porsche 911 RSR | |
96 | ROALD GÖTHE | ALE |
GTE AM |
ASTON MARTIN Aston Martin Vantage V8 | |
98 | PAUL DALLA LANA | CAN |
GTE AM |
ASTON MARTIN Aston Martin Vantage V8 | |
ANÁLISE
Uma Ferrari melhor, mas até que ponto competitiva? Dá para confiar nos tempos da Sauber? Por que a Williams andou pouco? E a McLaren-Honda vai conseguir chegar à primeira corrida com um carro melhor do que este? Enviado especial a Jerez de la Frontera, Renan do Couto faz um balanço da primeira semana de testes da F1 nesta pré-temporada 2015.
Leia a análise completa do primeiro teste da F1 no GRANDE PRÊMIO.
AGORA VAI
Com a versão 2015 da YZR-M1, Jorge Lorenzo voltou a mostrar um ritmo forte nesse segundo dia da primeira bateria de testes da pré-temporada da MotoGP e foi o único a completar os 5.543 km da pista de Sepang em menos de 2min. Ainda sem a nova versão da Desmosedici, Andrea Dovizioso aparece em segundo, com o campeão vigente Marc Márquez fechando a lista dos três melhores.
LADO A LADO: ÁFRICA X AMÉRICA DO SUL
Maior prova off-road do mundo, o Rali Dakar nasceu na África, mas se mudou para América do Sul ainda na primeira década dos anos 2000 fugindo dos conflitos que assolam a região. Com a mudança, a prova perdeu em distância e duração, mas viu um aumento no número de participantes e encontrou um novo lugar para chamar de lar.