Na vitória de Webber, Bernhard e Hartley nas 6 Horas de Xangai, Porsche garante título do Mundial de Endurance

A Porsche se tornou a terceira montadora a conquistar o título do Mundial de Endurance ao garantir, com uma corrida de antecipação, a taça da temporada 2015. Vitória nas 6 Horas de Xangai ficou com Mark Webber, Timo Bernhard e Brendon Hartley, que entram na final em vantagem na disputa de pilotos

O domínio na segunda parte do campeonato permitiu com que a Porsche conquistasse, de forma antecipada neste domingo (1), o título de montadoras da quarta temporada do Mundial de Endurance. Esta é a primeira conquista da marca alemã desde a recriação do WEC em 2012.
 
A festa se deu nas 6 Horas de Xangai, que marcou a quinta vitória consecutiva da marca, sendo a quarta seguida do forte trio formado por Mark Webber, Brendon Hartley e Timo Bernhard.
 
Com as 6 Horas do Bahrein ainda por disputar, a Porsche já soma 308 pontos. A Audi, vencedora das duas primeiras corridas do ano, tem 238, e a Toyota vem na sequência com 137.
 
Em Xangai, a Porsche largou na frente, mas a Audi ameaçou. A disputa teve as condições do asfalto variando entre o seco e o molhado.
O Porsche #17 conquistou a vitória nas 6 Horas de Xangai (Foto: FIA WEC)
Essa ameaça durou até o final da terceira hora, quando um double-stint da Porsche colocou o time à frente. André Lotterer, Benoît Tréluyer e Marcel Fässler chegaram a andar na segunda posição no finalzinho, após uma rodada de Romain Dumas, mas o francês foi capaz de se recuperar para assegurar mais uma dobradinha para sua marca.
 
20s atrás chegou o trio formado por Lucas Di Grassi, Loïc Duval e Oliver Jarvis, enquanto a Toyota teve Alex Wurz, Mike Conway e Stéphane Sarrazin na quinta posição. O outro carro da marca ficou com o sexto lugar, mas apenas duas voltas atrás graças a uma rodada de Kazuki Nakajima ainda nos instantes iniciais da partida.
 
No campeonato de pilotos, a vitória deu a Webber, Hartley e Bernhard uma vantagem de 12 pontos para a corrida decisiva. Lotterer, Tréluyer e Fässler estão na segunda posição e ainda na esperança de dar à Audi ao menos um dos títulos do ano. Marc Lieb, Neel Jani e Romain Dumas já não têm chances matemáticas.
A Porsche fez no pódio a festa pelo título do Mundial de Endurance (Foto: FIA WEC)
Richard Lietz e Michael Christensen completaram a festa da Porsche ganhando na GTE Pro, superando a favorita AF Corse de Gianmaria Bruni e Toni Vilander na China. O Aston Martin que Fernando Rees divide com Alex MacDowall e Richie Stanaway na quinta posição na classe.
 
A vitória da LMP2 em Xangai ficou com a Signatech Alpine, adiando a definição do título. Nelson Panciatici, Paul-Loup Chatin e Tim Dillmann venceram, superando os dois protótipos que largaram na primeira fila da classe: o Ligier da G-Drive com Sam Bird, Julien Canal e Roman Rusinov e o Oreca da KCMG de Nick Tandy, Richard Bradley e Matt Howson.
 
O brasileiro Pipo Derani, que corre na equipe G-Drive ao lado do colombiano Gustavo Yacamán e do mexicano Ricardo González, abandonou a prova.
 
Finalmente, na GTE Am, subiram ao degrau mais alto do pódio os pilotos Emmanuel Collard, Rui Águas e François Perrodo com uma Ferrari da AF Corse.
 
A última etapa da temporada do Mundial de Endurance vai acontecer no dia 21 de novembro no Bahrein.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.