Parceiro de Di Grassi na Audi, Gené elogia brasileiro: “Está aqui para ficar por mais alguns anos”

AO GRANDE PRÊMIO, o espanhol Marc Gené falou muito bem da parceria com Lucas Di Grassi na Audi e se disse surpreso com a nova equalização do Mundial de Endurance, favorável à Toyota

O veterano Marc Gené, vencedor da edição de 2009 das 24 Horas de Le Mans, está bem contente com o trabalho realizado até aqui por Lucas Di Grassi desde que o brasileiro chegou à montadora alemã, no início de 2012.

Será com Di Grassi e com o inglês Oliver Jarvis que Marc Gené vai dividir um dos protótipos da Audi, o #3, neste fim de semana, em Le Mans.

Esse trio trabalhou junto pela primeira vez em maio, nas 6 Horas de Spa-Francorchamps, segunda etapa da temporada do Mundial de Endurance. Na ocasião, eles estrearam a nova versão do R18 e-tron quattro, com uma cauda estendida, visando justamente a preparação para Le Mans, e terminaram na terceira posição.

Marc Gené, Lucas Di Grassi e Oliver Jarvis pilotarão o terceiro carro da Audi em Le Mans (Foto: Divulgação)

A experiência bastou para que Gené, em entrevista exclusiva ao GRANDE PRÊMIO, elogiasse bastante o comportamento de Di Grassi. “Ele é um grande cara. Eu o conhecia da F1”, disse o piloto de 39 anos.

“Estou muito feliz por tê-lo como companheiro e, apesar de ele não ter tanta experiência – vai ser a primeira vez dele nas 24 Horas de Le Mans –, ele é muito maduro, rápido, não comete erros e é um bom jogador de equipe”, declarou Gené.

O conhecimento técnico do brasileiro também foi mencionado pelo espanhol. “Tecnicamente, ele é bastante competente também, e posso vê-lo fazendo coisas boas no futuro. Eu acho que Lucas está aqui para ficar por mais alguns anos e será parte da nova geração de pilotos de protótipos. O perfil dele é muito bom para esse tipo de corrida”, avaliou ele.

Claro que, por pilotar para a marca que venceu todas menos duas edições das 24 Horas desde 2000, o otimismo é grande. Mas o espanhol deixou seus objetivos bem claros: o mais importante é que a Audi vença; só depois vêm os feitos pessoais. “Trabalhamos como uma equipe. Claro que quero vencer, mas o primeiro objetivo é a Audi vencer. Você se prepara durante o ano inteiro para a corrida. Não será fácil, nunca e, mas fizemos um trabalho muito bom e estamos confiantes. E eu acho que tenho uma chance boa com meus companheiros”, falou Gené, que se juntou à Audi no ano passado, após cinco temporadas com a Peugeot.

Marc Gené venceu em Le Mans em 2009 (Foto: Audi)

De acordo com o piloto, a versão de cauda longa do e-tron quattro deve ser um bom trunfo. “Sabíamos que não era o melhor setup para Spa. Estávamos pensando em nos preparar para Le Mans, não em vencer em Spa. Mas tudo correu bem. Tivemos a velocidade e a pressão aerodinâmica que esperávamos, tudo está bom, vai estar bom para Le Mans”, assegurou.

Por fim, Gené se mostrou surpreso com a mudança que a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e o ACO (Automóvel Clube do Oeste) fizeram no Balanço de Performance do WEC. Após as 6 Horas de Spa, ficou decidido que, para Le Mans, a Toyota e as outras equipes da LMP1 que usam motores a gasolina teriam direito a um tanque com capacidade para três litros a mais.

A surpresa do catalão se deu por causa da boa eficiência da Toyota na Bélgica: os protótipos japoneses estavam conseguindo fazer stints mais longos que os da Audi. “Eles já estavam melhores. Nosso motor é bastante eficiente, mas, é claro, vamos parar mais vezes que eles. Mesmo assim, nossa meta é vencer, mas isso torna tudo mais difícil”, encerrou.

A largada para a 81ª edição das 24 Horas de Le Mans será dada às 10h (de Brasília) deste sábado (22).

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