Porsche abre preparação para 6 Horas de São Paulo fazendo dobradinha em Interlagos. Fittipaldi volta às pistas
A Porsche, em busca da primeira vitória no Mundial de Endurance, abriu bem os trabalhos em Interlagos e, de quebra, se aproximou do recorde de Interlagos para protótipos. Lucas Di Grassi foi terceiro e carro de Emerson Fittipaldi fechou em segundo na GTE Am
Ainda lutando pela primeira vitória no Mundial de Endurance, a Porsche andou forte no TL1 para as 6 Horas de São Paulo e fechou a sessão com uma dobradinha. De quebra, também se aproximou do recorde do Autódromo José Carlos Pace para protótipos.
A liderança ficou com Brendon Hartley, do protótipo #20, que também é guiado por Timo Bernhard e Mark Webber — o responsável pela melhor marca. O trio cravou 1min19s172 — o recorde da pista é 1min18s787.
Relacionadas
Romain Dumas, Neel Jani e Marc Lieb ficaram com a segunda colocação, logo à frente do #1 da Audi, de Lucas Di Grassi, Tom Kristensen e Loïc Duval.
Mas a sessão ficou mesmo marcada pelo retorno de Emerson Fittipaldi a um evento de um mundial da FIA. Guiando uma Ferrari F458 da AF Corse, Emerson chegou a anotar 1min33s478 em Interlagos. O melhor tempo do carro #61, no entanto, foi do italiano Alessandro Pier Guidi, 1min32s183. Foi o suficiente para ficar na segunda posição na GTE Am, atrás do Aston Martin #95.
Antes, Emerson já havia entrado brevemente na pista de Interlagos para participar do treino da Porsche Cup — uma preparação extra para essa aparição extraordinária junto da AF Corse.
Tornando a falar da classe LMP1, a Toyota, virtual campeã, ficou com a quarta posição — aparentemente sem forçar muito. Foi justamente com o protótipo campeão, o #8 de Anthony Davidson e Sébastien Buemi. O Audi #2 e o Toyota #7 seguiram.
A G-Drive foi a mais rápida na classe LMP2, batendo a SMP por 0s9. Essa briga vale o título. Na GTE Pro, dobradinha da AF Corse: James Calado e Davide Rigon lideraram e Toni Vilander e Gianmaria Bruni fecharam na segunda colocação.
A próxima sessão de pista do WEC em Interlagos tem início às 17h30 (de Brasília).
Mundial de Endurance, 6 Horas de São Paulo, primeiro treino livre:
1 | 20 |
TIMO BERNHARD MARK WEBBER BRANDON HARTLEY |
ALE AUS NZL |
P1 |
PORSCHE Porsche 919 Híbrido |
1:19.172 | ||
2 | 14 |
ROMAIN DUMAS NEEL JANI MARC LIEB |
FRA SUI ALE |
P1 |
PORSCHE Porsche 919 Híbrido |
1:19.511 | +0.339 | |
3 | 1 |
LUCAS DI GRASSI LOÏC DUVAL TOM KRISTENSEN |
BRA FRA DIN |
P1 |
AUDI SPORT TEAM JOEST Audi R18 e-tron quattro Híbrido |
1:19.770 | +0.598 | |
4 | 8 |
ANTHONY DAVIDSON SÉBASTIEN BUEMI |
ING SUI |
P1 |
TOYOTA TS 040 Híbrido |
1:20.303 | +1.131 | |
5 | 2 |
MARCEL FÄSSLER ANDRÉ LOTTERER BENOÎT TRÉLUYER |
SUI ALE FRA |
P1 |
AUDI SPORT TEAM JOEST Audi R18 e-tron quattro Híbrido |
1:20.320 | +1.148 | |
6 | 7 |
ALEXANDER WURZ STÉPHANE SARRAZIN MIKE CONWAY |
AUT FRA ING |
P1 |
TOYOTA TS 040 Híbrido |
1:20.825 | +1.653 | |
7 | 12 |
NICOLAS PROST NICK HEIDFELD MATHIAS BECHE |
FRA ALE SUI |
P1 |
REBELLION Lola B12/60 Coupé Toyota |
1:23.182 | +4.010 | |
8 | 13 |
DOMINIK KRAIHAMER ANDREA BELICHI FABIO LEIMER |
AUT ITA SUI |
P1 |
REBELLION Lola B12/60 Coupé Toyota |
1:23.520 | +4.348 | |
9 | 9 |
JAMES ROSSITER PIERRE KAFFER LUCAS AUER |
ING ALE AUT |
P1 |
LOTUS CLM P1/01 ERA |
1:25.655 | +6.483 | |
10 | 26 |
ROMAN RUSINOV OLIVIER PLA JULIEN CANAL |
RUS FRA FRA |
P2 |
G-DRIVE Morgan Nissan |
1:25.670 | +6.498 | |
11 | 27 |
SERGEY ZLOBIN NICOLAS MINASSIAN MAURIZIO MEDIANI |
RUS FRA ITA |
P2 |
SMP Oreca 03 Nissan |
1:26.587 | +7.415 | |
12 | 47 |
MATTHEW HOWSON RICHARD BRADLEY ALEX IMPERATORI |
ING ING SUI |
P2 |
KCMG Oreca 03 Nissan |
1:26.838 | +7.666 | |
13 | 37 |
KIRILL LADYGIN VIKTOR SHAITAR ANTON LADYGIN |
RUS RUS RUS |
P2 |
SMP Oreca 03 Nissan |
1:27.239 | +8.067 | |
14 | 71 |
DAVIDE RIGON JAMES CALADO |
ITA ING |
GTE PRO |
AF CORSE Ferrari F458 Italia |
1:31.592 | +12.420 | |
15 | 51 |
GIANMARIA BRUNI TONI VILANDER |
ITA ITA |
GTE PRO |
AF CORSE Ferrari F458 Italia |
1:31.734 | +12.562 | |
16 | 92 |
FRÉDÉRIC MAKOWIECKI PATRICK PILET |
FRA FRA |
GTE PRO |
PORSCHE MANTHEY Porsche 911 RSR |
1:32.004 | +12.832 | |
17 | 95 |
KRISTIAN POULSEN DAVID HEINEMEIER HANSSON NICKI THIIM |
DIN DIN DIN |
GTE AM |
ASTON MARTIN Aston Martin Vantage V8 |
1:32.011 | +12.839 | |
18 | 97 |
DARREN TURNER STEFAN MÜCKER |
ING ALE |
GTE PRO |
ASTON MARTIN Aston Martin Vantage V8 |
1:32.129 | +12.957 | |
19 | 99 |
ALEX MACDOWALL DARRYL O'YOUNG FERNANDO REES |
ING HKG BRA |
GTE PRO |
ASTON MARTIN Aston Martin Vantage V8 |
1:32.137 | +12.965 | |
20 | 61 |
EMERSON FITTIPALDI ALE PIER GUIDI JEFFREY SEGAL |
BRA ITA EUA |
GTE AM |
AF CORSE Ferrari F458 Italia |
1:32.183 | +13.011 | |
21 | 91 |
RICHARD LIETZ JÔRG BERGMEISTER NICK TANDY |
AUT ALE ING |
GTE PRO |
PORSCHE MANTHEY Porsche 911 RSR |
1:32.296 | +13.124 | |
22 | 81 |
STEPHEN WYATT MICHELE RUGOLO ANDREA BERTOLINI |
AUS ITA ITA |
GTE AM |
AF CORSE Ferrari F458 Italia |
1:32.702 | +13.530 | |
23 | 98 |
PAUL DALLA LANA PEDRO LAMY CHRISTOFFER NYGAARD |
CAN POR DIN |
GTE AM |
ASTON MARTIN Aston Martin Vantage V8 |
1:32.708 | +13.536 | |
24 | 90 |
MATTEO CRESSONI GIANLUCA RODA PAOLO RUBERTI |
ITA ITA ITA |
GTE AM |
8 STAR Ferrari F458 Italia |
1:32.959 | +13.787 | |
25 | 75 |
FRANÇOIS PERRODO EMMANUEL COLLARD MATTHIEU VAXIVIÈRE |
FRA FRA FRA |
GTE AM |
PROSPEED Porsche 911 GT3 RSR |
1:33.291 | +14.119 | |
26 | 88 |
CHRISTIAN RIED KLAUS BACHLER KHALED AL QUBAISI |
ALE AUT EAU |
GTE AM |
PROTON Porsche 911 RSR |
1:33.414 | +14.242 | |
O GRANDE PRÊMIO cobre 'in loco' o Mundial de Endurance em Interlagos com os repórteres Renan do Couto e Gabriel Curty e o blogueiro Rodrigo Mattar.Acompanhe o noticiário aqui.
Rubens Barrichello desembarca neste fim de semana em Curitiba na condição de favorito ao título da Stock Car. O piloto precisa apenas de um quarto lugar para garantir a faixa de campeão. É a primeira vez em 23 anos de carreira que Barrichello, 42 anos, vai viver uma etapa efetivamente decisiva.
A última vez em que isso aconteceu foi em 1991, quando conquistou o título da F3 Inglesa. Naquela época, o brasileiro já chamava atenção pelos resultados vitoriosos no kart e estava só em sua terceira temporada nos monopostos.
MUNDIAL DE ENDURANCE
O fim de semana também tem a etapa final do Mundial de Endurance (WEC) em Interlagos e vai contar com a volta às pistas de Emerson Fittipaldi. O bicampeão da F1 e campeão da Indy vai guiar uma Ferrari 458 Italia.
As 6 Horas de São Paulo vão marcar também a disputa de título entre as equipes Toyota e Audi e a despedida do maior piloto da história do endurance, Tom Kristensen.
O GRANDE PRÊMIO cobre 'in loco' o WEC em Interlagos com os jornalistas Renan do Couto e Gabriel Curty e os blogueiros Flavio Gomes e Rodrigo Mattar. Acompanhe tudo aqui.
Diante da pior temporada de seus últimos 22 anos — sem nenhuma vitória —, a Ferrari resolveu reagir não só mudando de piloto, chefe de equipe e outras pessoas importantes de sua cúpula. E um dos pontos de partida está em descobrir os segredos de quem fez um dos melhores carros da história da F1.
Assim, a Ferrari fez uso de um espião nos testes em Abu Dhabi. Um espião, não. Uma espiã. Que logo foi batizada por 'Jane Blond', em alusão à famosa personagem de James Bond.