Porsche abre preparação para 6 Horas de São Paulo fazendo dobradinha em Interlagos. Fittipaldi volta às pistas

A Porsche, em busca da primeira vitória no Mundial de Endurance, abriu bem os trabalhos em Interlagos e, de quebra, se aproximou do recorde de Interlagos para protótipos. Lucas Di Grassi foi terceiro e carro de Emerson Fittipaldi fechou em segundo na GTE Am

Ainda lutando pela primeira vitória no Mundial de Endurance, a Porsche andou forte no TL1 para as 6 Horas de São Paulo e fechou a sessão com uma dobradinha. De quebra, também se aproximou do recorde do Autódromo José Carlos Pace para protótipos.

A liderança ficou com Brendon Hartley, do protótipo #20, que também é guiado por Timo Bernhard e Mark Webber — o responsável pela melhor marca. O trio cravou 1min19s172 — o recorde da pista é 1min18s787.

Romain Dumas, Neel Jani e Marc Lieb ficaram com a segunda colocação, logo à frente do #1 da Audi, de Lucas Di Grassi, Tom Kristensen e Loïc Duval.

Porsche fez o melhor tempo do TL1 em Interlagos (Foto: Gabriel Pedreschi)

Mas a sessão ficou mesmo marcada pelo retorno de Emerson Fittipaldi a um evento de um mundial da FIA. Guiando uma Ferrari F458 da AF Corse, Emerson chegou a anotar 1min33s478 em Interlagos. O melhor tempo do carro #61, no entanto, foi do italiano Alessandro Pier Guidi, 1min32s183. Foi o suficiente para ficar na segunda posição na GTE Am, atrás do Aston Martin #95.

Antes, Emerson já havia entrado brevemente na pista de Interlagos para participar do treino da Porsche Cup — uma preparação extra para essa aparição extraordinária junto da AF Corse.

Tornando a falar da classe LMP1, a Toyota, virtual campeã, ficou com a quarta posição — aparentemente sem forçar muito. Foi justamente com o protótipo campeão, o #8 de Anthony Davidson e Sébastien Buemi. O Audi #2 e o Toyota #7 seguiram.

A G-Drive foi a mais rápida na classe LMP2, batendo a SMP por 0s9. Essa briga vale o título. Na GTE Pro, dobradinha da AF Corse: James Calado e Davide Rigon lideraram e Toni Vilander e Gianmaria Bruni fecharam na segunda colocação.

A próxima sessão de pista do WEC em Interlagos tem início às 17h30 (de Brasília).

Mundial de Endurance, 6 Horas de São Paulo, primeiro treino livre:

1 20 TIMO BERNHARD
MARK WEBBER
BRANDON HARTLEY
ALE
AUS
NZL
P1 PORSCHE
Porsche 919
Híbrido
1:19.172    
 
 
2 14 ROMAIN DUMAS
NEEL JANI
MARC LIEB
FRA
SUI
ALE
P1 PORSCHE
Porsche 919
Híbrido
1:19.511 +0.339  
 
 
3 1 LUCAS DI GRASSI
LOÏC DUVAL
TOM KRISTENSEN
BRA
FRA
DIN
P1 AUDI SPORT TEAM JOEST
Audi R18 e-tron quattro
Híbrido
1:19.770 +0.598  
 
 
4 8 ANTHONY DAVIDSON
SÉBASTIEN BUEMI
ING
SUI
P1 TOYOTA
TS 040
Híbrido
1:20.303 +1.131  
 
 
5 2 MARCEL FÄSSLER
ANDRÉ LOTTERER
BENOÎT TRÉLUYER
SUI
ALE
FRA
P1 AUDI SPORT TEAM JOEST
Audi R18 e-tron quattro
Híbrido
1:20.320 +1.148  
 
 
6 7 ALEXANDER WURZ
STÉPHANE SARRAZIN
MIKE CONWAY
AUT
FRA
ING
P1 TOYOTA
TS 040
Híbrido
1:20.825 +1.653  
 
 
7 12 NICOLAS PROST
NICK HEIDFELD
MATHIAS BECHE
FRA
ALE
SUI
P1 REBELLION
Lola B12/60 Coupé
Toyota
1:23.182 +4.010  
 
 
8 13 DOMINIK KRAIHAMER
ANDREA BELICHI
FABIO LEIMER
AUT
ITA
SUI
P1 REBELLION
Lola B12/60 Coupé
Toyota
1:23.520 +4.348  
 
 
9 9 JAMES ROSSITER
PIERRE KAFFER
LUCAS AUER
ING
ALE
AUT
P1 LOTUS
CLM P1/01
ERA
1:25.655 +6.483  
 
 
10 26 ROMAN RUSINOV
OLIVIER PLA
JULIEN CANAL
RUS
FRA
FRA
P2 G-DRIVE
Morgan
Nissan
1:25.670 +6.498  
 
 
11 27 SERGEY ZLOBIN
NICOLAS MINASSIAN
MAURIZIO MEDIANI
RUS
FRA
ITA
P2 SMP
Oreca 03
Nissan
1:26.587 +7.415  
 
 
12 47 MATTHEW HOWSON
RICHARD BRADLEY
ALEX IMPERATORI
ING
ING
SUI
P2 KCMG
Oreca 03
Nissan
1:26.838 +7.666  
 
 
13 37 KIRILL LADYGIN
VIKTOR SHAITAR
ANTON LADYGIN
RUS
RUS
RUS
P2 SMP
Oreca 03
Nissan
1:27.239 +8.067  
 
 
14 71 DAVIDE RIGON
JAMES CALADO
ITA
ING
GTE
PRO
AF CORSE
Ferrari F458 Italia
1:31.592 +12.420  
 
 
15 51 GIANMARIA BRUNI
TONI VILANDER
ITA
ITA
GTE
PRO
AF CORSE
Ferrari F458 Italia
1:31.734 +12.562  
 
 
16 92
FRÉDÉRIC MAKOWIECKI
PATRICK PILET

FRA
FRA
GTE
PRO
PORSCHE MANTHEY
Porsche 911 RSR
1:32.004 +12.832  
 
 
17 95 KRISTIAN POULSEN
DAVID HEINEMEIER HANSSON
NICKI THIIM
DIN
DIN
DIN
GTE
AM
ASTON MARTIN
Aston Martin Vantage V8
1:32.011 +12.839  
 
 
18 97 DARREN TURNER
STEFAN MÜCKER
ING
ALE
GTE
PRO
ASTON MARTIN
Aston Martin Vantage V8
1:32.129 +12.957  
 
 
19 99 ALEX MACDOWALL
DARRYL O'YOUNG
FERNANDO REES
ING
HKG
BRA
GTE
PRO
ASTON MARTIN
Aston Martin Vantage V8
1:32.137 +12.965  
 
 
20 61 EMERSON FITTIPALDI
ALE PIER GUIDI
JEFFREY SEGAL
BRA
ITA
EUA
GTE
AM
AF CORSE
Ferrari F458 Italia
1:32.183 +13.011  
 
 
21 91 RICHARD LIETZ
JÔRG BERGMEISTER
NICK TANDY
AUT
ALE
ING
GTE
PRO
PORSCHE MANTHEY
Porsche 911 RSR
1:32.296 +13.124  
 
 
22 81 STEPHEN WYATT
MICHELE RUGOLO
ANDREA BERTOLINI
AUS
ITA
ITA
GTE
AM
AF CORSE
Ferrari F458 Italia
1:32.702 +13.530  
 
 
23 98 PAUL DALLA LANA
PEDRO LAMY
CHRISTOFFER NYGAARD
CAN
POR
DIN
GTE
AM
ASTON MARTIN
Aston Martin Vantage V8
1:32.708 +13.536  
 
 
24 90 MATTEO CRESSONI
GIANLUCA RODA
PAOLO RUBERTI
ITA
ITA
ITA
GTE
AM
8 STAR
Ferrari F458 Italia
1:32.959 +13.787  
 
 
25 75 FRANÇOIS PERRODO
EMMANUEL COLLARD
MATTHIEU VAXIVIÈRE
FRA
FRA
FRA
GTE
AM
PROSPEED
Porsche 911 GT3 RSR
1:33.291 +14.119  
 
 
26 88 CHRISTIAN RIED
KLAUS BACHLER
KHALED AL QUBAISI
ALE
AUT
EAU
GTE
AM
PROTON
Porsche 911 RSR
1:33.414 +14.242  
 
 
 

GRANDE PRÊMIO cobre 'in loco' o Mundial de Endurance em Interlagos com os repórteres Renan do Couto e Gabriel Curty e o blogueiro Rodrigo Mattar.Acompanhe o noticiário aqui.

AS PAZES COM O TÍTULO?

Rubens Barrichello desembarca neste fim de semana em Curitiba na condição de favorito ao título da Stock Car. O piloto precisa apenas de um quarto lugar para garantir a faixa de campeão. É a primeira vez em 23 anos de carreira que Barrichello, 42 anos, vai viver uma etapa efetivamente decisiva.

A última vez em que isso aconteceu foi em 1991, quando conquistou o título da F3 Inglesa. Naquela época, o brasileiro já chamava atenção pelos resultados vitoriosos no kart e estava só em sua terceira temporada nos monopostos.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

GRANDE PRÊMIO NO
MUNDIAL DE ENDURANCE

O fim de semana também tem a etapa final do Mundial de Endurance (WEC) em Interlagos e vai contar com a volta às pistas de Emerson Fittipaldi. O bicampeão da F1 e campeão da Indy vai guiar uma Ferrari 458 Italia.

As 6 Horas de São Paulo vão marcar também a disputa de título entre as equipes Toyota e Audi e a despedida do maior piloto da história do endurance, Tom Kristensen.

O GRANDE PRÊMIO cobre 'in loco' o WEC em Interlagos com os jornalistas Renan do Couto e Gabriel Curty e os blogueiros Flavio Gomes e Rodrigo Mattar. Acompanhe tudo aqui.

BLOND. JANE BLOND

Diante da pior temporada de seus últimos 22 anos — sem nenhuma vitória —, a Ferrari resolveu reagir não só mudando de piloto, chefe de equipe e outras pessoas importantes de sua cúpula. E um dos pontos de partida está em descobrir os segredos de quem fez um dos melhores carros da história da F1.

Assim, a Ferrari fez uso de um espião nos testes em Abu Dhabi. Um espião, não. Uma espiã. Que logo foi batizada por 'Jane Blond', em alusão à famosa personagem de James Bond.

Leia a ESPIONAGEM/REPORTAGEM completa no GRANDE PRÊMIO.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.