Porsche anuncia contrato “de vários anos” com Jani para programa de protótipos LMP1

O suíço Neel Jani continuará defendendo a Rebellion no WEC e na ALMS até o fim de 2013, porém, inciará os testes do novo protótipo LMP1 da Porsche já no mês de julho

A Porsche anunciou, nesta segunda-feira (24), mais um nome para o seu programa de protótipos LMP1, que estreia em 2014. O reforço é o suíço Neel Jani, de 29 anos, que chegou perto de correr na F1 pela Toro Rosso e defende a equipe Rebellion desde 2009 nas corridas de longa duração.

Jani se juntará a Timo Bernhard e Romain Dumas nos testes do novo modelo da montadora alemã já a partir do mês de julho, paralelamente à disputa do restante da temporada do WEC e da ALMS, certames nos quais a Rebellion compete. O acordo é válido por “vários anos”, informou a Porsche.

Neel Jani iniciará os trabalhos com a Porsche em julho (Foto: Porsche)

“Competir com o protótipo da Porsche no Mundial de Endurance e nas 24 Horas de Le Mans é um sonho que vira realidade. Estou ansioso por sentar ao volante pela primeira vez e contribuir com a minha experiência para os testes”, declarou o piloto.

“A Porsche não se compara a nenhuma outra marca nas corridas de endurance e estou orgulhoso por agora ser parte da equipe de fábrica. Meu objetivo é vencer as 24 Horas de Le Mans e o título do WEC. Não quero apenas continuar a história de sucesso da Porsche, quero acrescentar a ela um novo capítulo”, afirmou Jani.

Diretor do projeto LMP1 da fábrica, Fritz Enzinger elogiou bastante o suíço e explicou os motivos que levaram à contratação do piloto.
“Neel encaixa muito bem na nossa família. Ele é incrivelmente rápido, tem muita experiência em corridas internacionais de longa duração, assim como nas 24 Horas de Le Mans, e é um grande jogador de equipe”, disse o dirigente.

A Porsche decidiu voltar a competir na categoria LMP1 após a criação do Mundial de Endurance, em 2012, e aproveitará uma grande mudança no regulamento prevista para 2014. Ela se juntará às outras duas montadoras que disputam o certame, a Audi, que domina o endurance neste século, e a Toyota.

Com 17 vitórias, a Porsche é a maior vencedora da história das 24 Horas de Le Mans. O time, inclusive, chegou a conquistar sete triunfos consecutivos, entre 1981 e 1987. A Audi é a segunda colocada entre as marcas: a vitória deste domingo foi a 12ª dos alemães de Ingolstadt. A Ferrari é a terceira com nove.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.