Porsche continua sobrando em Interlagos, e Jani lidera TL3 com volta em 1min17s572. Trio de Fittipaldi é 2º na GTE Am

A Porsche fez a terceira dobradinha consecutiva em Interlagos. Na manhã deste sábado (29), no terceiro treino livre, a marca de Stuttgart foi 0s8 mais rápida que a Toyota, virtual campeã do Mundial de Endurance. Audi foi terceira força

 A Porsche foi novamente a marca mais rápida do circuito de Interlagos. Na pista que já viu vitórias da Toyota em 2012 e da Audi em 2013, agora é a montadora de Stuttgart que desponta como favorita ao menos à conquista da pole-position. Na manhã deste sábado (29), no terceiro treino livre, a vantagem para a Toyota foi de impressionantes 0s855.

 
Jani derrubou ainda mais o recorde que fora quebrado por Mark Webber no treino da sexta-feira e cravou 1min17s572 logo após sair dos boxes com pneus novos na segunda metade da sessão. Este tempo foi 0s376 mais veloz que o do outro protótipo 919, o #20 de Mark Webber, Timo Bernhard e Brendon Hartley.
 
Sébastien Buemi e Anthony Davidson ficaram na terceira posição com a Toyota, seguidos de perto por Mike Conway, Stéphane Sarrazin e Alexander Wurz. A Audi, por sua vez, se concentrou em simulações de corrida e ficou relegada ao posto de terceira força. Lucas Di Grassi, do #1, foi apenas o sexto colocado — sendo que seu carro ficou a maior parte do tempo na pista e fez apenas um pit-stop durante a hora de treino.
 

As imagens do Mundial de Endurance
#GALERIA(5156)

Na classe GTE Am, o #61 de Emerson Fittipaldi voltou a andar bem. Alessandro Pier Guidi colocou a Ferrari F458 na segunda posição da classe GTE Am e em quinto entre todos os GTs. O tempo foi 0s4 pior do que o do Aston Martin #95, dos dinamarqueses campeões antecipados da categoria.
 
Esse Aston, aliás, ficou na segunda posição entre os GTs, atrás apenas do Vantage V8 #97 de Darren Turner e Stefan Mücke. Fernando Rees, líder no TL2 da sexta-feira na GTE Pro, foi quinto.
 
Na LMP2, que tem a disputa pelo título ainda aberta entre a G-Drive e a SMP, mais uma vez a G-Drive que levou a melhor. Foram 0s9 de vantagem para o melhor dos protótipos da SMP, o #27.
 
A próxima sessão oficial do Mundial de Endurance em Interlagos será a que definirá o grid de largada, a partir das 14h45 (de Brasília).
Neel Jani marcou o melhor tempo do Porsche #14 em Interlagos (Foto: Gabriel Pedreschi)

Mundial de Endurance, 6 Horas de São Paulo, terceiro treino livre:

1 14 ROMAIN DUMAS
NEEL JANI
MARC LIEB
FRA
SUI
ALE
P1 PORSCHE
Porsche 919
Híbrido
1:17.572    
 
 
2 20 TIMO BERNHARD
MARK WEBBER
BRENDON HARTLEY
ALE
AUS
NZL
P1 PORSCHE
Porsche 919
Híbrido
1:17.948 +0.376  
 
 
3 8 ANTHONY DAVIDSON
SÉBASTIEN BUEMI
ING
SUI
P1 TOYOTA
TS 040
Híbrido
1:18.427 +0.855  
 
 
4 7 ALEXANDER WURZ
STÉPHANE SARRAZIN
MIKE CONWAY
AUT
FRA
ING
P1 TOYOTA
TS 040
Híbrido
1:18.650 +1.078  
 
 
5 2 MARCEL FÄSSLER
ANDRÉ LOTTERER
BENOÎT TRÉLUYER
SUI
ALE
FRA
P1 AUDI SPORT TEAM JOEST
Audi R18 e-tron quattro
Híbrido
1:18.719 +1.147  
 
 
6 1 LUCAS DI GRASSI
LOÏC DUVAL
TOM KRISTENSEN
BRA
FRA
DIN
P1 AUDI SPORT TEAM JOEST
Audi R18 e-tron quattro
Híbrido
1:18.918 +1.346  
 
 
7 12 NICOLAS PROST
NICK HEIDFELD
MATHIAS BECHE
FRA
ALE
SUI
P1 REBELLION
Lola B12/60 Coupé
Toyota
1:21.175 +3.603  
 
 
8 13 DOMINIK KRAIHAMER
ANDREA BELICHI
FABIO LEIMER
AUT
ITA
SUI
P1 REBELLION
Lola B12/60 Coupé
Toyota
1:21.348 +3.776  
 
 
9 9 JAMES ROSSITER
PIERRE KAFFER
LUCAS AUER
ING
ALE
AUT
P1 LOTUS
CLM P1/01
ERA
1:22.067 +4.495  
 
 
10 26 ROMAN RUSINOV
OLIVIER PLA
JULIEN CANAL
RUS
FRA
FRA
P2 G-DRIVE
Morgan
Nissan
1:24.241 +6.669  
 
 
11 27 SERGEY ZLOBIN
NICOLAS MINASSIAN
MAURIZIO MEDIANI
RUS
FRA
ITA
P2 SMP
Oreca 03
Nissan
1:25.186 +7.614  
 
 
12 37 KIRILL LADYGIN
VIKTOR SHAITAR
ANTON LADYGIN
RUS
RUS
RUS
P2 SMP
Oreca 03
Nissan
1:25.535 +7.963  
 
 
13 97 DARREN TURNER
STEFAN MÜCKER
ING
ALE
GTE
PRO
ASTON MARTIN
Aston Martin Vantage V8
1:30.027 +12.455  
 
 
14 95 KRISTIAN POULSEN
DAVID HEINEMEIER HANSSON
NICKI THIIM
DIN
DIN
DIN
GTE
AM
ASTON MARTIN
Aston Martin Vantage V8
1:30.195 +12.623  
 
 
15 92
FRÉDÉRIC MAKOWIECKI
PATRICK PILET

FRA
FRA
GTE
PRO
PORSCHE MANTHEY
Porsche 911 RSR
1:30.333 +12.761  
 
 
16 91 RICHARD LIETZ
JÔRG BERGMEISTER
NICK TANDY
AUT
ALE
ING
GTE
PRO
PORSCHE MANTHEY
Porsche 911 RSR
1:30.385 +12.813  
 
 
17 61 ALE PIER GUIDI
EMERSON FITTIPALDI
JEFF SEGAL
ITA
BRA
EUA
GTE
AM
AF CORSE
Ferrari F458 Italia
1:30.579 +13.007  
 
 
18 88 CHRISTIAN RIED
KLAUS BACHLER
KHALED AL QUBAISI
ALE
AUT
EAU
GTE
AM
PROTON
Porsche 911 RSR
1:30.675 +13.103  
 
 
19 99 ALEX MACDOWALL
DARRYL O'YOUNG
FERNANDO REES
ING
HKG
BRA
GTE
PRO
ASTON MARTIN
Aston Martin Vantage V8
1:30.682 +13.110  
 
 
20 98 PAUL DALLA LANA
PEDRO LAMY
CHRISTOFFER NYGAARD
CAN
POR
DIN
GTE
AM
ASTON MARTIN
Aston Martin Vantage V8
1:30.709 +13.137  
 
 
21 71 DAVIDE RIGON
JAMES CALADO
ITA
ING
GTE
PRO
AF CORSE
Ferrari F458 Italia
1:30.725 +13.153  
 
 
22 51 GIANMARIA BRUNI
TONI VILANDER
ITA
ITA
GTE
PRO
AF CORSE
Ferrari F458 Italia
1:30.818 +13.246  
 
 
23 90 MATTEO CRESSONI
GIANLUCA RODA
PAOLO RUBERTI
ITA
ITA
ITA
GTE
AM
8 STAR
Ferrari F458 Italia
1:30.902 +13.330  
 
 
24 75 FRANÇOIS PERRODO
EMMANUEL COLLARD
MATTHIEU VAXIVIÈRE
FRA
FRA
FRA
GTE
AM
PROSPEED
Porsche 911 GT3 RSR
1:31.257 +13.685  
 
 
25 81 STEPHEN WYATT
MICHELE RUGOLO
ANDREA BERTOLINI
AUS
ITA
ITA
GTE
AM
AF CORSE
Ferrari F458 Italia
1:31.500 +13.928  
 
 
 

GRANDE PRÊMIO cobre 'in loco' o Mundial de Endurance em Interlagos com os repórteres Renan do Couto e Gabriel Curty e o blogueiro Rodrigo Mattar. Acompanhe o noticiário aqui.

IL PRIMO GIORNO
Sebastian Vettel teve, enfim, seu primeiro contato com uma Ferrari. Neste sábado (29), o alemão guiou um carro da equipe italiana pela primeira vez no circuito de Fiorano. O tetracampeão pilotou a F2012, que deu o vice-campeonato a Fernando Alonso em 2012. As regras da F1 não permitem testes com um carro atual.
 
No início desta semana aconteceram os testes de Abu Dhabi, mas a Red Bull vetou a participação de Vettel com a adversária Ferrari. O contrato da equipe com o alemão se encerraria cinco dias após o GP de Abu Dhabi, no último final de semana. 

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

"NÃO MUDARIA NADA"
O fato de ter vencido o último título há 23 anos não incomoda nem um pouco Rubens Barrichello. Dono de um currículo expressivo no automobilismo mundial, com destaque para as 19 temporadas na F1 e o recorde de GPs disputados na maior das categorias, o piloto da Full Time agora chega a Curitiba, para etapa final da Stock Car, na condição de favorito ao título. A experiência o faz encarar a prova com calma e também dá o tom do momento feliz que o paulista vive.
 
Em entrevista no paddock da pista paranaense, Barrichello tentou explicar o que sente quando perguntando pelo GRANDE PRÊMIO sobre o hiato de títulos. “Todo mundo está falando dessa coisa dos 23 anos. Mas no ano passado eu ganhei as 500 Milhas de Kart, eu fui campeão. E ninguém lembra disso… Se não tem tanta importância, os oito títulos que a gente tem nas 500 Milhas de Kart, todo mundo daria tudo para ter”, disse.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

EMMO VOLTOU

Emerson Fittipaldi, pela primeira vez em mais de duas décadas, participou de uma sessão oficial de uma competição internacional. E foi de Ferrari, um sonho que ele sempre teve, mas nunca teve a chance de fazê-lo na F1. Neste fim de semana, em Interlagos, ele disputa as 6 Horas de São Paulo com um modelo F458 da AF Corse. Encerrado o primeiro dia de treinos, estava encantado: “Muito legal. Espetacular. O carro é muito bacana.”
 
De dentro dos boxes, o GRANDE PRÊMIO acompanhou a participação de Fittipaldi no segundo treino livre desta sexta-feira (28), sessão que começou com o filho mais novo extremamente ansioso.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.