Porsche continua sobrando em Interlagos, e Jani lidera TL3 com volta em 1min17s572. Trio de Fittipaldi é 2º na GTE Am
A Porsche fez a terceira dobradinha consecutiva em Interlagos. Na manhã deste sábado (29), no terceiro treino livre, a marca de Stuttgart foi 0s8 mais rápida que a Toyota, virtual campeã do Mundial de Endurance. Audi foi terceira força
A Porsche foi novamente a marca mais rápida do circuito de Interlagos. Na pista que já viu vitórias da Toyota em 2012 e da Audi em 2013, agora é a montadora de Stuttgart que desponta como favorita ao menos à conquista da pole-position. Na manhã deste sábado (29), no terceiro treino livre, a vantagem para a Toyota foi de impressionantes 0s855.
Jani derrubou ainda mais o recorde que fora quebrado por Mark Webber no treino da sexta-feira e cravou 1min17s572 logo após sair dos boxes com pneus novos na segunda metade da sessão. Este tempo foi 0s376 mais veloz que o do outro protótipo 919, o #20 de Mark Webber, Timo Bernhard e Brendon Hartley.
Sébastien Buemi e Anthony Davidson ficaram na terceira posição com a Toyota, seguidos de perto por Mike Conway, Stéphane Sarrazin e Alexander Wurz. A Audi, por sua vez, se concentrou em simulações de corrida e ficou relegada ao posto de terceira força. Lucas Di Grassi, do #1, foi apenas o sexto colocado — sendo que seu carro ficou a maior parte do tempo na pista e fez apenas um pit-stop durante a hora de treino.
As imagens do Mundial de Endurance
#GALERIA(5156)
Na classe GTE Am, o #61 de Emerson Fittipaldi voltou a andar bem. Alessandro Pier Guidi colocou a Ferrari F458 na segunda posição da classe GTE Am e em quinto entre todos os GTs. O tempo foi 0s4 pior do que o do Aston Martin #95, dos dinamarqueses campeões antecipados da categoria.
Esse Aston, aliás, ficou na segunda posição entre os GTs, atrás apenas do Vantage V8 #97 de Darren Turner e Stefan Mücke. Fernando Rees, líder no TL2 da sexta-feira na GTE Pro, foi quinto.
Na LMP2, que tem a disputa pelo título ainda aberta entre a G-Drive e a SMP, mais uma vez a G-Drive que levou a melhor. Foram 0s9 de vantagem para o melhor dos protótipos da SMP, o #27.
A próxima sessão oficial do Mundial de Endurance em Interlagos será a que definirá o grid de largada, a partir das 14h45 (de Brasília).
Neel Jani marcou o melhor tempo do Porsche #14 em Interlagos (Foto: Gabriel Pedreschi)
Relacionadas
Mundial de Endurance, 6 Horas de São Paulo, terceiro treino livre:
1 | 14 |
ROMAIN DUMAS NEEL JANI MARC LIEB |
FRA SUI ALE | P1 |
PORSCHE Porsche 919 Híbrido | 1:17.572 | ||
2 | 20 |
TIMO BERNHARD MARK WEBBER BRENDON HARTLEY |
ALE AUS NZL | P1 |
PORSCHE Porsche 919 Híbrido | 1:17.948 | +0.376 | |
3 | 8 |
ANTHONY DAVIDSON SÉBASTIEN BUEMI |
ING SUI | P1 |
TOYOTA TS 040 Híbrido | 1:18.427 | +0.855 | |
4 | 7 |
ALEXANDER WURZ STÉPHANE SARRAZIN MIKE CONWAY |
AUT FRA ING | P1 |
TOYOTA TS 040 Híbrido | 1:18.650 | +1.078 | |
5 | 2 |
MARCEL FÄSSLER ANDRÉ LOTTERER BENOÎT TRÉLUYER |
SUI ALE FRA | P1 |
AUDI SPORT TEAM JOEST Audi R18 e-tron quattro Híbrido | 1:18.719 | +1.147 | |
6 | 1 |
LUCAS DI GRASSI LOÏC DUVAL TOM KRISTENSEN |
BRA FRA DIN | P1 |
AUDI SPORT TEAM JOEST Audi R18 e-tron quattro Híbrido | 1:18.918 | +1.346 | |
7 | 12 |
NICOLAS PROST NICK HEIDFELD MATHIAS BECHE |
FRA ALE SUI | P1 |
REBELLION Lola B12/60 Coupé Toyota | 1:21.175 | +3.603 | |
8 | 13 |
DOMINIK KRAIHAMER ANDREA BELICHI FABIO LEIMER |
AUT ITA SUI | P1 |
REBELLION Lola B12/60 Coupé Toyota | 1:21.348 | +3.776 | |
9 | 9 |
JAMES ROSSITER PIERRE KAFFER LUCAS AUER |
ING ALE AUT | P1 |
LOTUS CLM P1/01 ERA | 1:22.067 | +4.495 | |
10 | 26 |
ROMAN RUSINOV OLIVIER PLA JULIEN CANAL |
RUS FRA FRA | P2 |
G-DRIVE Morgan Nissan | 1:24.241 | +6.669 | |
11 | 27 |
SERGEY ZLOBIN NICOLAS MINASSIAN MAURIZIO MEDIANI |
RUS FRA ITA | P2 |
SMP Oreca 03 Nissan | 1:25.186 | +7.614 | |
12 | 37 |
KIRILL LADYGIN VIKTOR SHAITAR ANTON LADYGIN |
RUS RUS RUS | P2 |
SMP Oreca 03 Nissan | 1:25.535 | +7.963 | |
13 | 97 |
DARREN TURNER STEFAN MÜCKER |
ING ALE |
GTE PRO |
ASTON MARTIN Aston Martin Vantage V8 | 1:30.027 | +12.455 | |
14 | 95 |
KRISTIAN POULSEN DAVID HEINEMEIER HANSSON NICKI THIIM |
DIN DIN DIN |
GTE AM |
ASTON MARTIN Aston Martin Vantage V8 | 1:30.195 | +12.623 | |
15 | 92 |
FRÉDÉRIC MAKOWIECKI PATRICK PILET |
FRA FRA |
GTE PRO |
PORSCHE MANTHEY Porsche 911 RSR | 1:30.333 | +12.761 | |
16 | 91 |
RICHARD LIETZ JÔRG BERGMEISTER NICK TANDY |
AUT ALE ING |
GTE PRO |
PORSCHE MANTHEY Porsche 911 RSR | 1:30.385 | +12.813 | |
17 | 61 |
ALE PIER GUIDI EMERSON FITTIPALDI JEFF SEGAL |
ITA BRA EUA |
GTE AM |
AF CORSE Ferrari F458 Italia | 1:30.579 | +13.007 | |
18 | 88 |
CHRISTIAN RIED KLAUS BACHLER KHALED AL QUBAISI |
ALE AUT EAU |
GTE AM |
PROTON Porsche 911 RSR | 1:30.675 | +13.103 | |
19 | 99 |
ALEX MACDOWALL DARRYL O'YOUNG FERNANDO REES |
ING HKG BRA |
GTE PRO |
ASTON MARTIN Aston Martin Vantage V8 | 1:30.682 | +13.110 | |
20 | 98 |
PAUL DALLA LANA PEDRO LAMY CHRISTOFFER NYGAARD |
CAN POR DIN |
GTE AM |
ASTON MARTIN Aston Martin Vantage V8 | 1:30.709 | +13.137 | |
21 | 71 |
DAVIDE RIGON JAMES CALADO |
ITA ING |
GTE PRO |
AF CORSE Ferrari F458 Italia | 1:30.725 | +13.153 | |
22 | 51 |
GIANMARIA BRUNI TONI VILANDER |
ITA ITA |
GTE PRO |
AF CORSE Ferrari F458 Italia | 1:30.818 | +13.246 | |
23 | 90 |
MATTEO CRESSONI GIANLUCA RODA PAOLO RUBERTI |
ITA ITA ITA |
GTE AM |
8 STAR Ferrari F458 Italia | 1:30.902 | +13.330 | |
24 | 75 |
FRANÇOIS PERRODO EMMANUEL COLLARD MATTHIEU VAXIVIÈRE |
FRA FRA FRA |
GTE AM |
PROSPEED Porsche 911 GT3 RSR | 1:31.257 | +13.685 | |
25 | 81 |
STEPHEN WYATT MICHELE RUGOLO ANDREA BERTOLINI |
AUS ITA ITA |
GTE AM |
AF CORSE Ferrari F458 Italia | 1:31.500 | +13.928 | |
O GRANDE PRÊMIO cobre 'in loco' o Mundial de Endurance em Interlagos com os repórteres Renan do Couto e Gabriel Curty e o blogueiro Rodrigo Mattar. Acompanhe o noticiário aqui.
IL PRIMO GIORNO
Sebastian Vettel teve, enfim, seu primeiro contato com uma Ferrari. Neste sábado (29), o alemão guiou um carro da equipe italiana pela primeira vez no circuito de Fiorano. O tetracampeão pilotou a F2012, que deu o vice-campeonato a Fernando Alonso em 2012. As regras da F1 não permitem testes com um carro atual.
No início desta semana aconteceram os testes de Abu Dhabi, mas a Red Bull vetou a participação de Vettel com a adversária Ferrari. O contrato da equipe com o alemão se encerraria cinco dias após o GP de Abu Dhabi, no último final de semana.
"NÃO MUDARIA NADA"
O fato de ter vencido o último título há 23 anos não incomoda nem um pouco Rubens Barrichello. Dono de um currículo expressivo no automobilismo mundial, com destaque para as 19 temporadas na F1 e o recorde de GPs disputados na maior das categorias, o piloto da Full Time agora chega a Curitiba, para etapa final da Stock Car, na condição de favorito ao título. A experiência o faz encarar a prova com calma e também dá o tom do momento feliz que o paulista vive.
Em entrevista no paddock da pista paranaense, Barrichello tentou explicar o que sente quando perguntando pelo GRANDE PRÊMIO sobre o hiato de títulos. “Todo mundo está falando dessa coisa dos 23 anos. Mas no ano passado eu ganhei as 500 Milhas de Kart, eu fui campeão. E ninguém lembra disso… Se não tem tanta importância, os oito títulos que a gente tem nas 500 Milhas de Kart, todo mundo daria tudo para ter”, disse.
EMMO VOLTOU
Emerson Fittipaldi, pela primeira vez em mais de duas décadas, participou de uma sessão oficial de uma competição internacional. E foi de Ferrari, um sonho que ele sempre teve, mas nunca teve a chance de fazê-lo na F1. Neste fim de semana, em Interlagos, ele disputa as 6 Horas de São Paulo com um modelo F458 da AF Corse. Encerrado o primeiro dia de treinos, estava encantado: “Muito legal. Espetacular. O carro é muito bacana.”
Emerson Fittipaldi, pela primeira vez em mais de duas décadas, participou de uma sessão oficial de uma competição internacional. E foi de Ferrari, um sonho que ele sempre teve, mas nunca teve a chance de fazê-lo na F1. Neste fim de semana, em Interlagos, ele disputa as 6 Horas de São Paulo com um modelo F458 da AF Corse. Encerrado o primeiro dia de treinos, estava encantado: “Muito legal. Espetacular. O carro é muito bacana.”
De dentro dos boxes, o GRANDE PRÊMIO acompanhou a participação de Fittipaldi no segundo treino livre desta sexta-feira (28), sessão que começou com o filho mais novo extremamente ansioso.