Porsche e Audi terminam 21ª hora separadas por apenas 5s em Le Mans. Aston perde a ponta na GTE Pro
Os dois protótipos da Audi enfrentaram problemas durante a noite brasileira, manhã francesa, e fizeram a Porsche voltar a ter esperança de vencer na 82ª edição das 24 Horas de Le Mans
A Porsche fechou a 21ª hora das 24 Horas de Le Mans na liderança, mas com uma vantagem de 5s740 para a Audi, prometendo uma batalha intensa no terço final da prova em Sarthe. Os dois carros fizeram um total de 25 pit-stops e se recuperaram de problemas mecânicos das horas anteriores para despontarem como os principais candidatos à vitória no início da tarde de domingo (15) na França. A corrida terminará às 10h (de Brasília), e o GRANDE PRÊMIO exibe ao vivo em parceria com o Dailymotion.
O carro que anda na frente com 330 voltas completadas é o #20, de Mark Webber, Timo Bernhard e Brendon Hartley. O trio saltou pela liderança depois que o #1, então líder, precisou parar nos boxes para efetuar uma troca no turbo. Deu ruim para o sonho de Tom Kristensen ganhar pela décima vez e Lucas Di Grassi se tornou o primeiro brasileiro a vencer, mas nem tudo está perdido — apesar de eles estarem três voltas atrás na terceira posição, como essa corrida já tratou de ensinar.
Relacionadas
O #2, que tivera problema semelhante cinco horas antes, tornou-se novamente o principal carro da Audi na prova. André Lotterer, Marcel Fässler e Benoît Tréluyer perseguem incessantemente o Porsche e devem ocupar a liderança momentaneamente nas janelas de pit-stop — as estratégias são diferentes.
A Toyota está na quarta posição com o #8 com a esperança de algo acontecer a sua frente para retomar ao menos um lugar no pódio, e o #14 da Porsche completa o top-5 em Le Mans.
Na GTE Pro, Bruno Senna não é mais o líder. Ele estava no volante quando protagonizou boa batalha com Gianmaria Bruni pela manhã em Le Mans e acabou perdendo a posição. E logo na sequência teve de parar nos boxes com um problema na direção. Agora o #97 ocupa a quarta colocação com cinco voltas a menos.
Bruni, Toni Vilander e Giancarlo Fisichella lideram e têm duas voltas de vantagem para o Porsche #92 e o Corvette #53.
Ao menos a Aston Martin continua na frente na GTE Am com o #95 de Nicki Thiim, Kristian Poulsen e David Heinmeier-Hansson, que está à frente inclusive do #97. Esse trio, com uma vitória, consolidaria uma incrível recuperação um ano após a morte do parceiro Allan Simonsen na edição de 2013 das 24 Horas.
A LMP2 continua com a OAK se destacando. A equipe está na sétima posição na classificação geral com o #35 de Alex Brundle, Jann Mardenborough e Mark Shulzhitskiy. O #46 e o #38, adversários mais próximos, estão na mesma volta. E o #36 da Signatech Alpine, que já liderou, caiu para a quarta colocação com uma volta de atraso.
Mundial de Endurance, 24 Horas de Le Mans, após 21 horas:
1 | 20 |
TIMO BERNHARD MARK WEBBER BRANDON HARTLEY |
ALE AUS NZL | P1 |
PORSCHE Porsche 919 Híbrido | 330 voltas | |
2 | 2 |
MARCEL FÄSSLER ANDRÉ LOTTERER BENOÎT TRÉLUYER |
SUI ALE FRA | P1 |
AUDI SPORT TEAM JOEST Audi R18 e-tron quattro Híbrido | +5.740 | |
3 | 1 |
LUCAS DI GRASSI MARC GENÉ TOM KRISTENSEN |
BRA ESP DIN | P1 |
AUDI SPORT TEAM JOEST Audi R18 e-tron quattro Híbrido | +3 voltas | |
4 | 8 |
ANTHONY DAVIDSON NICOLAS LAPIERRE SÉBASTIEN BUEMI |
ING FRA SUI | P1 |
TOYOTA TS 040 Híbrido | +6 voltas | |
5 | 14 |
ROMAIN DUMAS NEEL JANI MARC LIEB |
FRA SUI ALE | P1 |
PORSCHE Porsche 919 Híbrido | +8 voltas | |
6 | 12 |
NICOLAS PROST NICK HEIDFELD MATHIAS BECHE |
FRA ALE SUI | P1 |
REBELLION R-One Toyota | +18 voltas | |
7 | 35 |
ALEX BRUNDLE JANN MARDENBOROUGH MARK SHULZHITSKIY |
ING ING RUS | P2 |
OAK RACING Ligier JS P2 | +21 voltas | |
8 | 46 |
PIERRE THIRIET LUDOVIC BADEY TRISTAN GOMMENDY |
FRA FRA FRA | P2 |
THIRIET Ligier JS P2 | +21 voltas | |
9 | 38 |
SIMON DOLAN HARRY TINCKNELL OLIVER TURVEY |
ING ING ING | P2 |
JOTA SPORT Zytek Z11SN Nissan | +21 voltas | |
10 | 36 |
PAUL-LOUP CHATIN NELSON PANCIATICI OLIVER WEBB |
FRA FRA ING | P2 |
SIGNATECH ALPINE Alpine A450b Nissan | +22 voltas | |
11 | 24 |
RENÉ RAST JAN CHAROUZ VINCENT CAPILLAIRE |
ALE TCH FRA | P2 |
SÉBASTIEN LOEB RACING Oreca 03R Nissan | +22 voltas | |
12 | 43 |
CHRISTIAN KLIEN GARY HIRSCH ROMAIN BRANDELA |
AUT SUI FRA | P2 |
NEW BLOOD Morgan Judd | +24 voltas | |
13 | 34 |
MICHEL FREY FRANCK MAILLEUX JON LANCASTER |
SUI FRA ING | P2 |
RACE PERFORMANCE Oreca 03R Judd | +25 voltas | |
14 | 33 |
DAVID CHENG HO-PIN TUNG ADDERLY FONG |
CHN CHN HKG | P2 |
OAK RACING Ligier JS P2 | +28 voltas | |
15 | 51 |
GIANMARIA BRUNI TONI VILANDER GIANCARLO FISICHELLA |
ITA FIN ITA |
GTE PRO |
AF CORSE Ferrari F458 Italia | +34 voltas | |
16 | 50 |
PIERRE RAGUES RICKY TAYLOR KEIKO IHARA |
FRA EUA JAP | P2 |
LARBRE COMPETITION Morgan Judd | +34 voltas | |
17 | 92 |
MARCO HOLZER FRÉDÉRIC MAKOWIECKI RICHARD LIETZ |
ALE FRA AUT |
GTE PRO |
PORSCHE MANTHEY Porsche 911 RSR | +36 voltas | |
18 | 73 |
JAN MAGNUSSEN ANTONIO GARCIA JORDAN TAYLOR |
DIN ESP EUA | GTE PRO |
CORVETTE Chevrolet Corvette C7.R | +36 voltas | |
19 | 29 |
JULIEN SCHELL NICOLAS LEUTWILER LEO ROUSSEL |
FRA SUI FRA | P2 |
PEGASUS RACING Morgan Nissan | +37 voltas | |
20 | 95 |
KRISTIAN POULSEN DAVID HEINEMEIER HANSSON NICKI THIIM |
DIN DIN NZL |
GTE AM |
ASTON MARTIN Aston Martin Vantage V8 | +38 voltas | |
21 | 97 |
DARREN TURNER STEFAN MÜCKER BRUNO SENNA |
ING ALE BRA |
GTE PRO |
ASTON MARTIN Aston Martin Vantage V8 | +39 voltas | |
22 | 74 |
OLIVER GAVIN TOMMY MILNER RICHARD WESTBROOK |
ING EUA ING | GTE PRO |
CORVETTE Chevrolet Corvette C7.R | +41 voltas | |
23 | 88 |
CHRISTIAN RIED KLAUS BACHLER KHALED AL QUBAISI |
ALE AUT EAU |
GTE AM |
PROTON Porsche 911 RSR | +42 voltas | |
24 | 61 |
LUIS PÉREZ-COMPANC MARCO CIOCI MIRKO VENTURI |
ARG ITA ITA |
GTE AM |
AF CORSE Ferrari F458 Italia | +42 voltas | |
25 | 42 |
THOMAS KIMBER-SMITH MATTHEW MCMURRY CHRIS DYSON |
ING ING EUA | P2 |
CATERHAM Zytek Z11SN Nissan | +43 voltas | |
26 | 90 |
FRANCK MONTECALVO GIANLUCA RODA PAOLO RUBERTI |
EUA ITA ITA |
GTE AM |
8 STAR Ferrari F458 Italia | +43 voltas | |
27 | 57 |
TRACY KROHN NICLAS JÖNSSON BEN COLLINS |
EUA SUE ING | GTE AM |
KROHN RACING Ferrari 458 Italia | +44 voltas | |
28 | 77 |
PATRICK DEMPSEY JOE FOSTER PATRICK LONG |
EUA EUA EUA | GTE AM |
DEMPSEY – PROTON Porsche 911 GT3 RSR | +44 voltas | |
29 | 98 |
PAUL DALLA LANA PEDRO LAMY CHRISTOFFER NYGAARD |
CAN POR DIN |
GTE AM |
ASTON MARTIN Aston Martin Vantage V8 | +45 voltas | |
30 | 66 |
ABDULAZIZ AL FAISAL SETH NEIMAN SPENCER PUMPELLY |
SAU EUA EUA | GTE AM |
JMW MOTORSPORT Ferrari 458 Italia | +45 voltas | |
31 | 70 |
SHINJI NAKANO PIERRE EHRET MARTIN RICH |
JAP ALE ING | GTE AM |
TEAM TAISAN Ferrari 458 Italia | +46 voltas | |
32 | 58 |
FABIEN BARTHEZ ANTHONY PONS SOHELL AYARI |
FRA FRA FRA | GTE AM |
TEAM SOFREV ASP Ferrari 458 Italia | +46 voltas | |
33 | 27 |
SERGEY ZLOBIN MIKA SALO ANTON LADYGIN |
RUS FIN RUS | P2 |
SMP Oreca 03R Nissan | +48 voltas | |
34 | 76 |
RAYMOND NARAC NICOLAS ARMINDO DAVID HALLYDAY |
FRA FRA FRA | GTE AM |
IMSA MATMUT Porsche 911 GT3 RSR | +49 voltas | |
35 | 79 |
COOPER MACNEIL SÉBASTIEN CRUBILÉ JEROEN BLEEKEMOLEN |
EUA FRA HOL | GTE AM |
PROSPEED Porsche 911 GT3 RSR | +53 voltas | |
36 | 53 |
JOHNNY MOWLEM MARK PATTERSON ARCHIE HAMILTON |
ING EUA ING |
GTE AM |
RAM Ferrari F458 Italia | +54 voltas | |
37 | 67 |
ERIC MARIS JEAN-MARC MERLIN ERC HELARY |
FRA FRA FRA | GTE AM |
IMSA MATMUT Porsche 911 GT3 RSR | +55 voltas | |
38 | 91 |
PATRICK PILET JÖRG BERGMEISTER NICK TANDY |
FRA ALE ING |
GTE PRO |
PORSCHE MANTHEY Porsche 911 RSR | +65 voltas | |
39 | 62 |
YANNICK MALLEGOL JEAN-MARC BACHELER HOWARD BLANK |
FRA FRA EUA | GTE AM |
AF CORSE Ferrari 458 Italia | +85 voltas | |
40 | 7 |
ALEXANDER WURZ STÉPHANE SARRAZIN KAZUKI NAKAJIMA |
AUT FRA JAP | P1 |
TOYOTA TS 040 Híbrido | NC | |
41 | 72 |
ANDREA BERTOLINI VIKTOR SHAITAR ALEKSEY BASOV |
ITA RUS RUS | GTE AM |
SMP Ferrari 458 Italia | NC | |
42 | 75 |
FRANÇOIS PERRODO EMMANUEL COLLARD MARKUS PALTTALA |
FRA FRA FIN |
GTE AM |
PROSPEED Porsche 911 GT3 RSR | NC | |
43 | 52 |
MATT GRIFFIN ÁLVARO PARENTE FEDERIC LEO |
IRL POR ITA |
GTE PRO |
RAM Ferrari F458 Italia | NC | |
44 | 26 |
ROMAN RUSINOV OLIVIER PLA JULIEN CANAL |
RUS FRA FRA | P2 |
G-DRIVE Morgan Nissan | NC | |
45 | 60 |
PETER MANN LORENZO CASE RAFFAELE GIAMMARIA |
EUA ITA ITA | GTE AM |
AF CORSE Ferrari 458 Italia | NC | |
46 | 47 |
MATTHEW HOWSON RICHARD BRADLEY ALEXANDRE IMPERATORI |
ING ING SUI | P2 |
KCMG Oreca 03 Q21Nissan | NC | |
47 | 13 |
DOMINIK KRAIHAMER ANDREA BELICHI FABIO LEIMER |
AUT ITA SUI | P1 |
REBELLION R-One Toyota | NC | |
48 | 48 |
NATHANAËL BERTHON RICARDO GONZALEZ KARUN CHANDHOK |
FRA MEX IND | P2 |
MURPHY PROTOTYPES Oreca 03R Nissan | NC | |
49 | 41 |
MICHAEL NUNEMANN ALESSANDRO LATIF JAMES WINSLOW |
ING ING ESP | P2 |
GREAVES Zytek Z11SN Nissan | NC | |
50 | 71 |
DAVIDE RIGON PIERRE KAFFER OLIVIER BERETTA |
ITA FRA MON |
GTE PRO |
AF CORSE Ferrari F458 Italia | NC | |
51 | 3 |
FILIPE ALBUQUERQUE MARCO BONANOMI OLIVER JARVIS |
POR ITA ING | P1 |
AUDI SPORT TEAM JOEST Audi R18 e-tron quattro Híbrido | NC | |
52 | 81 |
STEPHEN WYATT MICHELE RUGOLO SAM BIRD |
AUS ITA ING |
GTE AM |
AF CORSE Ferrari F458 Italia | NC | |
53 | 37 |
KIRILL LADYGIN NICOLAS MINASSIAN MAURIZIO MEDIANI |
RUS FRA ITA | P2 |
SMP Oreca 03R Nissan | NC | |
54 | 0 |
LUCAS ORDOÑEZ WOLFGANG REIP SATOSHI MOTOYAMA |
ESP BEL JAP | CTDN |
NISSAN Zeod RC | NC | |