Porsche faz no Salão de Genebra apresentação oficial de protótipo para disputa do WEC em 2014

A Porsche finalmente apresentou as cores que vai usar na temporada 2014 do Mundial de Endurance: o 919 será predominantemente branco com detalhes em cinza e preto

A Porsche apresentou oficialmente seu protótipo 919 para a disputa do Mundial de Endurance nesta terça-feira (4), no Salão Internacional de Genebra, na Suíça. O modelo competirá na classe LMP1 e foi descrito como “o mais complexo que a Porsche já colocou sobre rodas”.

Com a predominância da cor branca, o 919 conta também com detalhes em cinza e preto. Aerodinamicamente, o modelo se parece bastante com o da coirmã Audi – ambas as marcas são de propriedade da Volkswagen.

Pela relação entre as duas fábricas, era de se esperar que o 919 fosse semelhante ao e-tron quattro. Apesar disso, o discurso oficial sempre foi de que, pelo bem da competição e do Mundial de Endurance, um limite seria imposto a esse ‘parentesco’. De fato, os protótipos se parecem, mas algumas diferenças são visíveis: as laterais da parte dianteira do protótipo são mais verticais, e a frente é ligeiramente mais trabalhada, além de possuir mais entradas de ar – o e-tron é mais robusto.

919 se parece com o R18 e-tron quattro (Foto: Divulgação)

O 919 teve conceitos replicados do 918 Spyder e um motor híbrido desenvolvido a partir de tecnologias que já existiam nos modelos de rua Panamera e Cayenne.

Além de brigar pelo título do Mundial de Endurance, a Porsche também tenta retomar sua hegemonia nas 24 Horas de Le Mans. A marca é a maior vencedora da corrida de endurance mais famosa do planeta, porém vê a Audi se aproximando na lista de sucessos. O placar indica 16 a 12 para a montadora de Stuttgart contra a de Ingolstadt.

A operação da Porsche na LMP1 contará com os pilotos Romain Dumas, Neel Jani e Marc Lieb no carro #14 e Mark Webber, Timo Bernhard e Brendon Hartley no #20.

Aproveitando a ocasião, também foi apresentado o novo 911 RSR, que disputara o WEC na classe GTE Pro contra Ferrari e Aston Martin.

A primeira aparição pública dos modelos tem data marcada: 29 e 30 de março, no Prólogo da temporada do Mundial de Endurance, em Paul Ricard, na França. A expectativa é grande, já que, pela primeira vez, o Audi e-tron quattro, o Toyota TS040 e o Porsche 919 estarão juntos em uma sessão de treinos coletivos.

Porsche está de volta às 24 Horas de Le Mans na classe principal após 16 anos (Foto: Divulgação)
919 visto por trás (Foto: Divulgação)

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.