7 destaques da corrida sprint da MotoGP na Espanha
5 destaques dos treinos da MotoGP na Espanha
A carreira de Nico Hülkenberg na F1
Como estão duelos internos das equipes na F1 2024 após GP da China
Endurance

Porsche faz no Salão de Genebra apresentação oficial de protótipo para disputa do WEC em 2014

A Porsche finalmente apresentou as cores que vai usar na temporada 2014 do Mundial de Endurance: o 919 será predominantemente branco com detalhes em cinza e preto

 

A Porsche apresentou oficialmente seu protótipo 919 para a disputa do Mundial de Endurance nesta terça-feira (4), no Salão Internacional de Genebra, na Suíça. O modelo competirá na classe LMP1 e foi descrito como “o mais complexo que a Porsche já colocou sobre rodas”.

Com a predominância da cor branca, o 919 conta também com detalhes em cinza e preto. Aerodinamicamente, o modelo se parece bastante com o da coirmã Audi – ambas as marcas são de propriedade da Volkswagen.

Pela relação entre as duas fábricas, era de se esperar que o 919 fosse semelhante ao e-tron quattro. Apesar disso, o discurso oficial sempre foi de que, pelo bem da competição e do Mundial de Endurance, um limite seria imposto a esse ‘parentesco’. De fato, os protótipos se parecem, mas algumas diferenças são visíveis: as laterais da parte dianteira do protótipo são mais verticais, e a frente é ligeiramente mais trabalhada, além de possuir mais entradas de ar – o e-tron é mais robusto.

919 se parece com o R18 e-tron quattro (Foto: Divulgação)

O 919 teve conceitos replicados do 918 Spyder e um motor híbrido desenvolvido a partir de tecnologias que já existiam nos modelos de rua Panamera e Cayenne.

Além de brigar pelo título do Mundial de Endurance, a Porsche também tenta retomar sua hegemonia nas 24 Horas de Le Mans. A marca é a maior vencedora da corrida de endurance mais famosa do planeta, porém vê a Audi se aproximando na lista de sucessos. O placar indica 16 a 12 para a montadora de Stuttgart contra a de Ingolstadt.

A operação da Porsche na LMP1 contará com os pilotos Romain Dumas, Neel Jani e Marc Lieb no carro #14 e Mark Webber, Timo Bernhard e Brendon Hartley no #20.

Aproveitando a ocasião, também foi apresentado o novo 911 RSR, que disputara o WEC na classe GTE Pro contra Ferrari e Aston Martin.

A primeira aparição pública dos modelos tem data marcada: 29 e 30 de março, no Prólogo da temporada do Mundial de Endurance, em Paul Ricard, na França. A expectativa é grande, já que, pela primeira vez, o Audi e-tron quattro, o Toyota TS040 e o Porsche 919 estarão juntos em uma sessão de treinos coletivos.

Porsche está de volta às 24 Horas de Le Mans na classe principal após 16 anos (Foto: Divulgação)
919 visto por trás (Foto: Divulgação)