Endurance

Primeira hora em Le Mans tem Toyota #7 líder e LMP1 de Senna com problemas

Mike Conway cravou 3min17s425, marcou o novo recorde de uma volta durante e liderou a primeira das 24 Horas de Le Mans 2019, com Sébastien Buemi aparecendo em segundo com o Toyota #8. Bruno Senna enfrentou problemas e ficou lento com o seu Rebellion #1. Nicolas Lapierre, companheiro de equipe de André Negrão, liderou na LMP2. Mas a classe mais disputada, no entanto, é a LMGTE-PRO, com cinco carros na briga direta pela ponta

Grande Prêmio / FERNANDO SILVA, de Sumaré

Começou a 87ª edição das 24 Horas de Le Mans. Na tarde deste sábado (15), ainda manhã no Brasil, 61 carros largaram para a corrida com mais inscritos na história. Na pista, muitas disputas desde o início, com batalha intensa pela ponta na classe LMGTE-PRO e quebra do recorde da pista por Mike Conway, que liderou a primeira hora de disputa de forma soberana com o Toyota TS050 Hybrid #7.
 
O outro Toyota, o #8 pilotado por Sébastien Buemi na primeira hora, passou em segundo lugar, com 15s atrás do líder. Em seguida, apareceram Gustavo Menezes em terceiro, com o Rebellion #3, e Vitaly Petrov, da SMP. Por sua vez, Bruno Senna teve de lidar com problemas com o Rebellion #1, ficou muito lento na pista e teve de ir para os boxes, mas perdendo muitas posições.
 
Na LMP2, a liderança na primeira hora ficou com Nicolas Lapierre, companheiro de equipe de André Negrão na Signatech-Alpine, na luta pelo título da classe, com Jean-Éric Vergne vindo me segundo com o protótipo da G-Drive, enquanto Matthieu Vaxivière fechou em terceiro.
 
Mais disputada dentre todas as categorias na pista, a LMGTE-PRO fechou a primeira hora com o experiente Antonio García, da Corvette, comandando uma briga com vários carros lutando diretamente pela vitória. E na LMGTE-AM, a primeira posição é do veterano Giancarlo Fisichella a bordo da Ferrari 488 GTE Evo da equipe Spirit of Race.
Bruno Senna enfrentou problemas com o LMP1 da Rebellion na primeira hora de prova (Foto: Reprodução)
Saiba como foi a primeira das 24 Horas de Le Mans
 
Depois da volta de formação contar com a trilha sonora do filme ‘Uma Odisseia no Espaço’, 61 carros largaram para a disputa da 87ª edição das 24 Horas de Le Mans. Bruno Senna foi o único brasileiro a iniciar a prova, a bordo do LMP1 da Rebellion Racing.
 
A corrida teve ritmo muito forte desde o início, com nada menos que 35 ultrapassagens apenas na primeira volta. Guiado por Mike Conway, o Toyota TS050 Hybrid #7 logo abriu vantagem para o #8, pilotado por Sébastien Buemi. Mais atrás ficaram os LMP1 não híbridos, com Gustavo Menezes, da Rebellion, e Vitaly Petrov, da SMP, lutando ferrenhamente pelo terceiro lugar. Senna vinha na sexta posição.
 
De tão intenso o ritmo, Conway quebrou o recorde oficial de Le Mans em corrida ao cravar 3min17s425 ainda antes da meia hora inicial da corrida.
 
Na LMGTE-PRO, a batalha foi muito intensa desde o início, com o experiente Antonio García puxando a fila com o Corvette C7.R, à frente de Nicki Thim e Kevin Estre, de Aston Martin e Porsche, respectivamente. Na LMGTE-AM, a Dempsey-Proton Racing formava dobradinha com Matteo Cairoli e Matt Campbell logo atrás.
Batalha pela ponta na LMGTE-PRO (Foto: Reprodução)
Nada menos que cinco carros brigavam diretamente pela primeira posição nos primeiros minutos na LMGTE-PRO: García, Thiim, Estre, Nick Tandy, de Porsche, Harry Tincknell, com Ford GT, e António Félix da Costa, companheiro de Augusto Farfus na BMW.
 
Também com meia hora de corrida, os líderes pararam para fazer o primeiro de uma série de pit-stops. Antes, uma leve chuva deu as caras em La Sarthe. 
 
Enquanto a LMP1 tinha como grande batalha o embate pelo terceiro lugar entre Gustavo Menezes e Vitaly Petrov, na LMP2 Nicolas Lapierre, companheiro de equipe de André Negrão na Signatech Alpine, andava na frente e seguia rumo ao título da categoria, com Anthony Davidson vindo em segundo com a Dragon Speed e Jean-Éric Vergne formando o top-3 com a G-Drive.

Perto do fim da primeira hora, Senna enfrentou problemas no seu carro no meio do circuito e ficou bastante lento na pista, tendo praticamente de se arrastar para os boxes da Rebellion.

No fim da primeira hora, o japonês Satoshi Hoshino rodou o Porsche 911 #88 da Dempsey Proton e ficou atravessado em posição perigosa na pista, levando a direção de prova a acionar a bandeira amarela em todo o circuito. Mas logo a bandeira verde voltou a tremular para retomar a duríssima batalha pela ponta na LMGTE-PRO.

Mundial de Endurance, 24 Horas de Le Mans, hora 1:

1 7 MIKE CONWAY
KAMUI KOBAYASHI
JOSÉ MARÍA LÓPEZ
GBR
JAP
ARG
P1 TOYOTA GAZOO RACING
TS050
Híbrido
1:02:35.318  
 
 
2 8 SÉBASTIEN BUEMI
KAZUKI NAKAJIMA
FERNANDO ALONSO
SUI
JAP
ESP
P1 TOYOTA GAZOO RACING
TS050
Híbrido
+15.644  
 
 
3 3 THOMAS LAURENT
NATHANAËL BERTHON
GUSTAVO MENEZES
FRA
FRA
EUA
P1 REBELLION RACING
Rebellion R13 - Gibson
+35.088  
 
 
4 11 VITALY PETROV
MIKHAIL ALESHIN
STOFFEL VANDOORNE
RUS
RUS
BEL
P1 SMP RACING
BR ENGINEERING-AER
+47.200  
 
 
5 17 STHÉPNAHE SARRAZIN
EGOR ORUDZHEV
SERGEY SIROTKIN
FRA
RUS
RUS
P1 SMP RACING
BR ENGINEERING-AER
+1:03.432  
 
 
6 10 HENRIK HEDMAN
BEN HANLEY
RENGER VAN DER ZANDE
SUE
GBR
HOL
P1
DRAGONSPEED
BR ENGINEERING BR1-Gibson
+2:53.667  
 
 
7 36 NICOLAS LAPIERRE
ANDRÉ NEGRÃO
PIERRE THIRIET
FRA
BRA
FRA
P2 SIGNATECH ALPINE MATMUT
ALPINE 470 - Gibson
+3:07.055  
 
 
8 28 FRANÇOIS PERRODO
MATTHIEU VAXIVIÈRE
LOÏC DUVAL
FRA
FRA
FRA
P2 TDS RACING
ORECA 07 - Gibson
+1 volta  
 
 
9 26 ROMAN RUSINOV
JOB VAN UITERT
JEAN-ÉRIC VERGNE
RUS
BEL
FRA
P2 G-DRIVE RACING
ORECA 07 - Gibson
+1 volta  
 
 
10 4 OLIVER WEBB
PAOLO RUBERTI
TOM DILLMANN
GBR
ITA
FRA
P1 BY KOLLES RACING TEAM
ENSO CLM P1/01 - Nismo
+1 volta  
 
 
11 48 PAUL LAFARGUE
PAUL LOUP CHATIN
MEMO ROJAS
FRA
FRA
MEX
P2 IDEC SPORT
ORECA 07 - Gibson
+1 volta  
 
 
12 31 ROBERTO GONZÁLEZ
PASTOR MALDONADO
ANTHONY DAVIDSON
MEX
VEN
ING
P2 DRAGONSPEED
ORECA 07 - Gibson
+1 volta  
 
 
13 38 HO-PIN TUNG
STÉPHANE RICHELMI
GABRIEL AUBRY
CHN
MCO
FRA
P2 JACKIE CHAN DC RACING
ORECA 07 - Gibson
+1 volta  
 
 
14 37 DAVID HEINEMEIER HANSSON
JORDAN KING
RICKY TAYLOR
DIN
ING
EUA
P2 JACKIE CHAN DC RACING
ORECA 07 - Gibson
+1 volta  
 
 
15 32 ALEX BRUNDLE
RYAN CULLEN
WILL OWEN
ING
IRL
EUA
P2 UNITED AUTOSPORTS
LIGIER JSP217 - Gibson
+1 volta  
 
 
16 25 JOHN FALB
ANDREA PIZZITOLA
DAVID ZOLLINGER
EUA
FRA
FRA
P2 ALGARVE PRO RACING
ORECA 07 - Gibson
+1 volta  
 
 
17 22 PHILIP HANSON
FILIPE ALBUQUERQUE
PAUL DI RESTA
GBR
POR
GBR
P2 UNITED AUTOSPORTS
LIGIER JSP217 - Gibson
+1 volta  
 
 
18 20 DENNIS ANDERSEN
MATHIAS BECHE
ANDERS FJORDBACH
DIN
SUI
DIN
P2 HIGH CLASS RACING
ORECA 07 - Gibson
+1 volta  
 
 
19 43 JOHN FARANO
ARJUN MAINI
NORMAN NATO
CAN
IND
FRA
P2 RLR M-SPORT/TOWER EVENTS
ORECA 07 - Gibson
+1 volta  
 
 
20 39 VINCENT CAPILLAIRE
JONATHAN HIRSCHI
TRISTAN GOMMENDY
FRA
SUI
FRA
P2 GRAFF-SO24
ORECA 07 - Gibson
+1 volta  
 
 
21 23 RENÉ BINDER
JULIEN CANAL
WILL STEVENS
AUT
FRA
GBR
P2 PANIS BARTHEZ COMPÉTITION
LIGIER JSP217 - Gibson
+1 volta  
 
 
22 47 ROBERTO LACORTE
GIORGIO SERNAGIOTTO
ANDREA BELICCHI
ITA
ITA
ITA
P2 CETILAR VILLORBA CORSE
LIGIER JSP217 - Gibson
+1 volta  
 
 
23 29 FRITS VAN EERD
GIEDO VAN DER GARDE
NYCK DE VRIES
HOL
HOL
HOL
P2 RACING TEAM NEDERLAND
DALLARA P217 - Gibson
+1 volta  
 
 
24 34 NIGEL MOORE
JAKUB SMIECHOWSKI
JAMES WINSLOW
ING
POL
ING
P2 INTER EUROPOL COMPETITION
LIGIER JSP217 - Gibson
+1 volta  
 
 
25 1 ANDRE LOTTERER
NEEL JANI
BRUNO SENNA
ALE
SUI
BRA
P1 REBELLION RACING
Rebellion R13 - Gibson
+1 volta  
 
 
26 50 ERWIN CREED
ROMANO RICCI
NICHOLAS BOULIE
FRA
FRA
EUA
P2 LARBRE COMPÉTITION
LIGIER JSP217 - Gibson
+1 volta  
 
 
27 49 HENNING ENQVIST
MIRO KONÔPKA
KONSTANTIN TERESCHENKO
SUE
ESL
RUS
P2 ARC BRATISLAVA
ORECA 07 - Gibson
+1 volta  
 
 
28 63 JAN MAGNUSSEN
ANTONIO GARCÍA
MIKE ROCKENFELLER
DIN
ESP
ALE
GTE-PRO CORVETTE RACING - GM
CHEVROLET CORVETTE C7.R
+2 voltas  
 
 
29 92 MICHAEL CHRISTENSEN
KEVIN ESTRE
LAURENS VANTHOOR
DIN
FRA
BEL
GTE-PRO PORSCHE GT TEAM
PORSCHE 911 RSR
+2 voltas  
 
 
30 93 PATRICK PILET
NICK TANDY
EARL BAMBER
FRA
GBR
NZL
GTE-PRO PORSCHE GT TEAM
PORSCHE 911 RSR
+2 voltas  
 
 
31 64 OLIVER GAVIN
TOMMY MILNER
MARCEL FÄSSLER
GBR
EUA
SUI
GTE-PRO CORVETTE RACING - GM
CHEVROLET CORVETTE C7.R
+2 voltas  
 
 
32 91 RICHARD LIETZ
GIANMARIA BRUNI
FRÉDÉRIC MAKOWIECKI
AUT
ITA
FRA
GTE-PRO PORSCHE GT TEAM
PORSCHE 911 RSR
+2 voltas  
 
 
33 68 JOEY HAND
DIRK MÜLLER
SÉBASTIEN BOURDAIS
EUA
ALE
FRA
GTE-PRO FORD CHIP GANASSI TEAM USA
FORD GT
+2 voltas  
 
 
34 51 ALESSANDRO PIER GUIDI
JAMES CALADO
DANIEL SERRA
ITA
GBR
BRA
GTE-PRO AF CORSE
FERRARI 488 GTE EVO
+2 voltas  
 
 
35 67 ANDY PRIAULX
HARRY TINCKNELL
JONATHAN BOMARITO
GBR
GBR
EUA
GTE-PRO FORD CHIP GANASSI TEAM UK
FORD GT
+2 voltas  
 
 
36 71 DAVIDE RIGON
SAM BIRD
MIGUEL MOLINA
ITA
GBR
ESP
GTE-PRO AF CORSE
FERRARI 488 GTE EVO
+2 voltas  
 
 
37 95 MARCO SØRENSEN
NICKI THIIM
DARREN TURNER
DIN
DIN
GBR
GTE-PRO ASTON MARTIN RACING
ASTON MARTIN VANTAGE AMR
+2 voltas  
 
 
38 66 STEFAN MÜCKE
OLIVIER PLA
BILLY JOHNSON
ALE
FRA
EUA
GTE-PRO FORD CHIP GANASSI TEAM UK
FORD GT
+2 voltas  
 
 
39 69 RYAN BRISCOE
RICHARD WESTBROOK
SCOTT DIXON
AUS
GBR
NZL
GTE-PRO FORD CHIP GANASSI TEAM USA
FORD GT
+2 voltas  
 
 
40 94 MATHIEU JAMINET
SVEN MÜLLER
DENNIS OLSEN
FRA
ALE
NOR
GTE-PRO PORSCHE GT TEAM
PORSCHE 911 RSR
+2 voltas  
 
 
41 81 MARTIN TOMCZYK
NICKY CATSBURG
PHILIPP ENG
ALE
HOL
AUT
GTE-PRO BMW TEAM MTEK
BMW M8 GTE
+2 voltas  
 
 
42 97 ALEX LYNN
MAXIME MARTIN
JONATHAM ADAM
DIN
DIN
GBR
GTE-PRO ASTON MARTIN RACING
ASTON MARTIN VANTAGE AMR
+2 voltas  
 
 
43 82 AUGUSTO FARFUS
ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA
JESSE KROHN
BRA
POR
FIN
GTE-PRO BMW TEAM MTEK
BMW M8 GTE
+2 voltas  
 
 
44 89 PIPO DERANI
JULES GOUNON
OLIVER JARVIS
BRA
FRA
ING
GTE-PRO RISI COMPETIZIONE
FERRARI 488 GTE EVO
+2 voltas  
 
 
45 54 THOMAS FLOHR
FRANCESCO CASTELLACCI
GIANCARLO FISICHELLA
SUI
ITA
ITA
GTE AM SPIRIT OF RACE
FERRARI 488 GTE
+2 voltas  
 
 
46 77 MATT CAMPBELL
CHRISTIAN RIED
JULIEN ANDLAUER
AUS
ALE
FRA
GTE AM DEMPSEY-PROTON RACING
PORSCHE 911 RSR
+2 voltas  
 
 
47 86 MICHAEL WAINWRIGHT
BENJAMIN BARKER
THOMAS PREINING
GBR
GBR
AUS
GTE AM GULF RACING
PORSCHE 911 RSR
+2 voltas  
 
 
48 85 JEROEN BLEEKEMOLEN
FELIPE FRAGA
BEN KEATING
HOL
BRA
EUA
GTE AM KEATING MOTORSPORTS
FORD GT
+3 voltas  
 
 
49 62 COOPER MacNEIL
ROBERT SMITH
TONI VILANDER
ING
ING
FIN
GTE AM WEATHER TECH RACING
FERRARI 488 GTE
+3 voltas  
 
 
50 56 JÖRG BERGMEISTER
PATRICK LINDSEY
EGIDIO PERFETTI
ALE
EUA
NOR
GTE AM TEAM PROJECT 1
PORSCHE 911 RSR
+3 voltas  
 
 
51 84 RODRIGO BAPTISTA
WEI LU
JEFF SEGAL
BRA
CAN
EUA
GTE AM JMW MOTORSPORT
FERRARI 488 GTE
+3 voltas  
 
 
52 90 SALIH YOLUC
EUAN HANKEY
CHARLES EASTWOOD
TUR
GBR
GBR
GTE AM TF SPORT
ASTON MARTIN VANTAGE
+3 voltas  
 
 
53 98 PAUL DALLA LANA
PEDRO LAMY
MATHIAS LAUDA
CAN
POR
AUT
GTE AM ASTON MARTIN RACING
ASTON MARTIN VANTAGE
+3 voltas  
 
 
54 78 VINCENT ABRIL
LOUIS PRETTE
PHILIPPE PRETTE
MON
MON
MON
GTE AM PROTON RACING
PORSCHE 911 RSR
+3 voltas  
 
 
55 57 KEI COZZOLINO
TAKESHI KIMURA
CÔME LEDOGAR
JAP
JAP
FRA
GTE AM CAR GUY RACING
FERRARI 488 GTE
+3 voltas  
 
 
56 30 ROMAIN DUMAS
NICO JAMIN
PIERRE RAGUES
FRA
FRA
FRA
P2 DUQUEINE ENGINEERING
ORECA 07 - Gibson
+3 voltas  
 
 
57 83 RAHEL FREY
MICHELLE GATTING
MANUELA GOSTNER
SUI
DIN
ITA
GTE AM KESSEL RACING
FERRARI 488 GTE
+3 voltas  
 
 
58 61 LUIS PÉREZ COMPANC
MATTHEW GRIFFIN
MATTEO CRESSONI
ARG
IRL
ITA
GTE AM CLEARWATER RACING
FERRARI 488 GTE
+3 voltas  
 
 
59 70 MOTOAKI ISHIKAWA
OLIVIER BERETTA
EDDIE CHEEVER III
JAP
MCO
ITA
GTE AM MR RACING
FERRARI 488 GTE
+3 voltas  
 
 
60 60 CLAUDIO SCHIAVONI
SERGIO PIANEZZOLA
ANDREA PICCINI
ITA
ITA
ITA
GTE AM KESSEL RACING
FERRARI 488 GTE
+3 voltas  
 
 
61 88 MATTEO CAIROLI
SATOSHI HOSHINO
GIORGIO RODA
ITA
JAP
ITA
GTE AM DEMPSEY-PROTON RACING
PORSCHE 911 RSR
+3 voltas  
 
 
 

Paddockast #22
O que torna uma corrida de qualquer categoria legal? E chata?




Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experiências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.