Recordista de vitórias em Le Mans, Kristensen torce para ser superado ainda em vida: "Quero ser o 1º a dar parabéns"

Dono de nove vitórias na corrida mais famosa e difícil do endurance mundial, o dinamarquês Tom Kristensen disse que a maior emoção de sua vida foi receber de Jacky Ickx os parabéns por superá-lo e se tornar o maior vencedor das 24 Horas de Le Mans

Tom Kristensen, a partir de 2015, será apenas um espectador nas 24 Horas de Le Mans. Talvez o mais importante dos espectadores, com suas nove vitórias. O recordista de triunfos na mais importante prova de longa duração do planeta se aposentou no último dia 30 de novembro, em Interlagos, com um pódio suado em uma emocionante edição das 6 Horas de São Paulo.

E o dinamarquês tem um desejo: ser superado ainda em vida. Kristensen confidenciou que quer estar no pódio para cumprimentar aquele que for capaz de quebrar sua marca, como estava o antigo recordista, o belga Jacky Ickx.

“Quero ser o primeiro a dar parabéns. Foi a maior emoção da minha vida quando Jacky Ickx me deu os parabéns por igualá-lo, e ele me apoiou para bater seu recorde. É isso”, contou, emocionado, logo após a última corrida oficial de sua carreira.

Di Grassi, Duval e Davidson dão banho de champanhe em Kristensen (Foto: Gabriel Pedreschi)

Kristensen venceu em Le Mans pela primeira vez já em sua primeira aparição na prova, em 1997, com a Porsche. Ganhou todas as edições entre 2000 e 2005 e voltou a triunfar em 2008 e em 2013.

“Foi muito bom vir aqui para o Brasil. Vocês prepararam um grande ambiente, e isso contribuiu para essa minha despedida. Foi o fim de semana mais feliz que tive no automobilismo”, declarou o piloto logo após sua despedida das pistas.

Leia a reportagem completa na REVISTA WARM UP.


A Audi já anunciou que o substituto de Kristensen será o inglês Oliver Jarvis. O piloto britânico completará o trio que também conta com o brasileiro Lucas Di Grassi e o francês Loïc Duval.

PAZ E AMOR

Ao GRANDE PRÊMIO, Nelsinho Piquet falou do ano cheio que viveu em 2014 e da adaptação às diferentes categorias que disputou nesta temporada. O brasileiro de 29 anos se disse um apaixonado por pilotar e que apenas procura um “ambiente em que possa se divertir, sem ficar estressado”

“A verdade é que quanto mais experiência você possui, melhor você consegue se adaptar a outros tipos de carros", declarou o piloto.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

O ÚLTIMO CAMPEÃO

Há um ano e meio, Jacques Villeneuve, o último piloto campeão pela Williams, mostrava-se bastante receoso quanto ao futuro do time. Hoje, o pensamento do canadense é diferente — ainda que ele fale da transformação da equipe com alguma cautela. Em entrevista exclusiva à REVISTA WARM UP, em julho de 2013, Villeneuve dissera que, “no momento em que uma equipe passa a ter pilotos pagantes, está acabado”. O pensamento do piloto é direto: ter bons pilotos é que atrai os bons patrocínios. Neste ano, com Felipe Massa se juntando a Valtteri Bottas, a equação mudou, e o campeão de 1997 avaliou a nova fase do time.

Leia a entrevista com Villeneuve na REVISTA WARM UP.

MELHORES DO ANO
 
E assim, como num passe de mágica, 2014 passou. Foi rápido mesmo. Se Vettel decepcionou, a Mercedes dominou e o medo de acidentes fatais voltou à F1; se a Ganassi não correspondeu e Will Power fez chegar o dia que parecia inalcançável; se Márquez deu mais um passou para construir uma dinastia; se Rubens Barrichello viveu sua redenção, tudo isso é sinal das marcas de 2014 no automobilismo. Para encerrar e reforçar o que aconteceu no ano, a REVISTA WARM UP volta a eleger os melhores do ano.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.