Sarrazin coloca ponto de interrogação sobre ritmo de corrida da Audi em Le Mans

O francês Stéphane Sarrazin minimizou a trifeta conquistada pela Audi na classificação para as 24 Horas de Le Mans e afirmou que a Toyota deve ter um ritmo de corrida melhor no que diz respeito ao consumo de combustível

O domínio avassalador da Audi no treino classificatório para as 24 Horas de Le Mans não preocupa a Toyota. Os alemães conquistaram as três primeiras posições do grid de largada, mas Stéphane Sarrazin está confiante de que, na corrida que começará às 10h (de Brasília) deste sábado (22), a montadora nipônica será capaz de reverter este quadro.

Ao lado de Sébastien Buemi e Anthony Davidson, Sarrazin assegurou a quarta colocação no grid com o TS-030 híbrido #8. A melhor volta do trio foi 4s3 mais lenta que a da pole-position conquistada por Loïc Duval, Tom Kristensen e Allan McNish.

Reconhecidamente, os protótipos japoneses são mais econômicos que os germânicos. A Toyota afirmou, após as primeiras atividades de pista, que deve conseguir completar 12 voltas com o mesmo tanque de combustível, ligeiramente maior, contra dez giros da Audi.

Além disso, Sarrazin pensa que a Audi só foi tão superior na tomada de tempos porque usou um alto consumo de combustível, o que não poderá acontecer durante as 24 horas de corrida.

Toyota #8 de Sarrazin, Buemi e Davidson (Foto: Facebook/Toyota)

“Completamos voltas suficientes aqui e também nos testes de endurance para saber exatamente como estamos. O ponto de interrogação está com eles. Os carros estão soltando muita fumaça quando aceleram”, constatou o gaulês.

“Eu passei cinco anos com a Peugeot. Quando você solta fumaça como eles soltaram ontem, significa que está gastando muito combustível. Não acho que eles vão poder fazer isso na corrida. Será interessante”, destacou Sarrazin.

Assim como a Audi, a Peugeot também possuía um motor turbo diesel. A Toyota, por sua vez, construiu um propulsor aspirado movido à gasolina.

“Nunca tinha visto a Audi tão rápida em uma volta antes. O que sabemos é que temos um bom carro com um equilíbrio muito bom.
Sabemos, pelos resultados dos testes, que podemos fazer um stint mais longo que eles. Será uma corrida interessante”, reforçou.

A Audi venceu onze das últimas 13 edições das 24 Horas de Le Mans. No ano passado, quando retornou ao endurance, a Toyota até ensaiou quebrar esse domínio, mas seus protótipos não duraram mais de dez horas. Neste ano, com a maior experiência, os japoneses prometem estar mais fortes em Sarthe, muito embora tenham sido os alemães os vencedores das duas primeiras etapas do Mundial de Endurance.

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