Bourdais/Van der Zande bate Porsche e vence etapa do IMSA em Laguna Seca. Derani é 3º
Dupla formada por Sébastien Bourdais e Renger van der Zande fez um final de corrida sólido em Laguna Seca e superou concorrência da Porsche para vencer a primeira na temporada. Brasileiro Pipo Derani, que faz dupla com Alexander Sims, foi ao pódio
A Cadillac aproveitou uma largada cheia de problemas da Porsche na etapa de Laguna Seca do IMSA, disputada no último domingo (14), e conseguiu colocar dois carros no pódio ao final da prova — que teve vitória de Sébastien Bourdais e Renger van der Zande, titulares do carro #01 da escuderia na classe GTP, a principal da categoria. O brasileiro Pipo Derani, que comanda o #31 ao lado de Alexander Sims, terminou na terceira colocação.
A corrida começou problemática para a Porsche, que viu tanto o carro #7, pilotado por Matt Campbell e Felipe Nasr, quanto o #6, de Nick Tandy e Mathieu Jaminet, errarem a freada para a curva 1. Assim, a Acura logo tomou a ponta com o carro #60, comandado por Tom Blomqvist e Colin Braun, e passou a ditar o ritmo da disputa.
Relacionadas
No entanto, quatro ativações de bandeiras amarelas em toda a pista mudaram bastante o cenário da prova, que teve sua última relargada a 40 minutos do encerramento. O carro de Derani liderava a corrida após o reinício, já depois de as equipes concluírem suas estratégias, mas não foi páreo para a investida de van der Zande, que tomou a ponta para não largar mais.
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Tandy também partiu para cima e começou a ganhar posições no fim, terminando com um excelente segundo lugar, enquanto Sims — dupla de Derani — conseguiu se segurar na terceira colocação. Ricky Taylor/Filipe Albuquerque, no Acura #10, e Philipp Eng/Augusto Farfus, no BMW #24, completaram o top-5 da classe GTP.
Na classe LMP2, Steven Thomas e Mikkel Jensen levaram o carro #11 da TDS ao primeiro lugar, pouco mais de 5s à frente de Ben Keating e Paul-Loup Chatin, que ficaram com o segundo posto pela PR1 Mathiasen. George Kurtz e Ben Hanley fecharam o pódio com a Crowdstrike, enquanto François Heriau/Giedo van der Garde e Eric Lux/Juan Pablo Montoya completaram o top-5 em Laguna Seca.
A GTD Pro teve uma disputa interessante pela ponta, com o favorito Porsche #9 — comandado por Klaus Bachler e Patrick Pilet — sendo derrubado da liderança por um erro durante o regime de bandeira amarela. Com a ponta totalmente em aberto, a Mercedes #79 reinou até o fim para garantir a vitória a Daniel Juncadella e Jules Gounon, enquanto Jack Hawksworth e Ben Barnicoat ficaram com o segundo lugar. No final, a dupla Bachler/Pilet ainda conseguiu se recuperar para fechar o pódio.
Por fim, a classe GTD teve quatro equipes diferentes no top-5. A Porsche acabou sorrindo no final, com a vitória de Alan Metni e Kay van Berlo, além do terceiro lugar garantido por Alec Udell e Julien Andlauer. Entre as duas duplas, ficou o #97 da Turner, o BMW pilotado por Bill Auberlen e Chandler Hull. Por fim, John Potter/Andy Lally e Brendan Iribe/Frederik Schandorff fecharam o grupo dos cinco primeiros com uma Aston Martin e uma McLaren, respectivamente.
A próxima etapa da temporada 2023 do IMSA está marcada para o dia 25 de junho, com a disputa das 6 Horas de Watkins Glen.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.