Sem oposição da Toyota, Porsche caminha para vitória tranquila em Le Mans. Equipe de Jackie Chan vira líder na LMP2

Só mesmo uma quebra ou acidente vai tirar a vitória do Porsche 919 Hybrid #1, pilotado por André Lotterer, Neel Jani e Nick Tandy. Único dos LMP1 que não sofreu grandes problemas, o protótipo segue tranquilo rumo à glória em Sarthe. Na LMP2, quem assumiu a ponta é o Oreca-Gibson #38 da Jackie Chan DC Racing, guiado por Ho-Pin Tung, Oliver Jarvis e Thomas Laurent. E a briga esquentou de vez na LMGTE-Pro, que agora tem o Corvette #63 na liderança e a Aston Martin de Daniel Serra em segundo

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

A terrível 11ª das 24 Horas de Le Mans para a Toyota praticamente deu de bandeja a vitória na icônica prova deste fim de semana à Porsche. Sem a oposição do TS050 #7, que liderava com Kamui Kobayashi, Mike Conway e Stéphane Sarrazin até que uma quebra definisse seu destino, agora o 919 Hybrid #1 nada de braçada e se dá ao luxo de administrar a larga vantagem para deixar Sarthe com mais um triunfo neste domingo (18). Restam, agora, pouco menos de quatro horas para a bandeirada final.

 
Afinal, são nada menos que 13 voltas de vantagem para o segundo colocado, o Oreca-Gibson #38 da Jackie Chan Racing, que lidera a LMP2 com Ho-Pin Tung, Oliver Jarvis e Thomas Laurent. O segundo LMP1 é o Porsche 919 Hybrid #2, que enfrentou problemas no sistema híbrido na primeira metade da prova e perdeu a chance de lutar pela vitória. Assim, a tripulação formada por Timo Bernhard, Earl Bamber e Brendon Hartley está 16 voltas atrás do conjunto líder da prova e ocupa a quinta colocação na classificação geral. A luta do segundo Porsche é agora passar os LMP2 e garantir uma dobradinha da marca em Le Mans.
Porsche #1 caminha para a vitória no amanhecer deste domingo em Le Mans (Foto: Porsche)
A liderança na LMP2 mudou de mãos no início da 13ª hora da prova. Isso porque o Oreca-Gibson #31 da Rebellion, da tripulação formada por Nicolas Prost, Bruno Senna e Julien Canal, enfrentou um problema no câmbio e perdeu boas voltas em relação aos ponteiros e despencou na classificação, perdendo qualquer chance de vitória. A ponta, então, ficou com o #38 de Ho-Pin Tung, Jarvis e Laurent, que se mantém pouco à frente do Rebellion #13 de Nelsinho Piquet, Mathias Beche e David Heinemeier Hansson.
 
Na 15ª hora da prova, Emmanuel Collard sofreu um forte acidente ao bater o Oreca-Gibson da TDS Racing na curva Porsche, o que levou a direção de prova a acionar o safety-car.
A 85ª edição das 24 Horas de Le Mans caminha para seu desfecho (Foto: ACO)
Dessa forma, ainda há muita prova pela frente na LMP2, e para usar o clichê, tudo pode mesmo acontecer em Le Mans. A disputa também segue muito aberta na LMGTE-Pro. Com muita estratégia em jogo, há pelo menos seis carros em totais condições de vencer em Le Mans. As equipes contam com estratégias distintas, sobretudo quanto ao consumo do combustível, de modo que é uma batalha que vai certamente até os minutos derradeiros da disputa. 
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

O Corvette dos experientes Jan Magnussen, Antonio García e Jordan Taylor assumiu a liderança da disputa, que tem o Aston Martin Vantage #97 guiado por Darren Turner, Jonathan Adam e o brasileiro Daniel Serra em segundo lugar. Mas aparecem em destaque também o Ford GT #67 da Ganassi, guiado por Pipo Derani, Andy Priaulx e Harry Tincknell e o Porsche 911 de Richard Lietz, Frédéric Makowiecki e Patrick Pilet, que segue firme na briga pela vitória.

 
Na LMGTE-Am, tudo caminha para a vitória da Ferrari 458 Italia da JMW Motorsport, que conta com Robert Smith, Dries Vanthoor e o ex-F1 Will Stevens na tripulação do #84. No fim das contas, estava formada a trinca da Ferrari na classe, com o #55 da Spirit of Race em segundo e o #62 da Scuderia Corsa vindo logo atrás.

Mundial de Endurance, 24 Horas de Le Mans, parcial após 20 horas: 

1 1 NEEL JANI
ANDRÉ LOTTERER
NICK TANDY
SUI
ALE
ING
P1 PORSCHE LMP Team
Porsche 919
Hybrid
316 voltas  
 
 
2 38 HO-PIN TUNG
THOMAS LAURENT
OLIVER JARVIS
CHN
FRA
ING
P2 JACKIE CHAN DC RACING
Oreca 07
Gibson
+13 voltas  
 
 
3 13 NELSINHO PIQUET
MATHIAS BECHE
DAVID H. HANSSON
BRA
BRA
DIN
P2 VAILLANTE REBELLION
Oreca 07
Gibson
+15 voltas  
 
 
4 35 NELSON PANCIATICI
PIERRE RAGUES
ANDRÉ NEGRÃO
FRA
FRA
BRA
P2 SIGNATECH ALPINE MATMUT
Alpine A470
Gibson
+16 voltas  
 
 
5 37 DAVID CHENG
ALEX BRUNDLE
TRISTAN GOMMENDY
CHN
ING
FRA
P2 JACKIE CHAN DC RACING
Oreca 07
Gibson
+16 voltas  
 
 
6 2 TIMO BERNHARD
EARL BAMBER
BRENDON HARTLEY
ALE
NZL
NZL
P1 PORSCHE LMP Team
Porsche 919
Hybrid
+16 voltas  
 
 
7 32 WILLIAM OWEN
HUGO DE SADELEER
FILIPE ALBUQUERQUE
EUA
SUI
POR
P2 UNITED AUTOSPORTS
Ligier JS P217
Gibson
+18 voltas  
 
 
8 24 TOR GRAVES
JONATHAN HIRSCHI
JEAN-ÉRIC VERGNE
TAI
SUI
FRA
P2 CEFC MANOR TRS RACING
Oreca 07
Gibson
+18 voltas  
 
 
9 40 JAMES ALLEN
FRANCK MATÉLLI
RICHARD BRADLEY
AUS
FRA
ING
P2 GRAFF
Oreca 07
Gibson
+18 voltas  
 
 
10 23 FABIEN BARTHEZ
TIMOTHÉ BURET
NATHANAËL BERTON
FRA
FRA
FRA
P2 PANIS-BARTHEZ COMPÉTITION
Ligier JS P217
Gibson
+22 voltas  
 
 
11 47 ANDREA BELICCHI
ROBERTO LACORTE
GIORGIO SERNAGIOTTO
ITA
ITA
ITA
P2 CETILAR VILLORBA CORSE
Dallara P217
Gibson
+24 voltas  
 
 
12 8 SÉBASTIEN BUEMI
ANTHONY DAVIDSON
KAZUKI NAKAJIMA
SUI
ING
JAP
P1 TOYOTA
TS050 Hybrid
+26 voltas  
 
 
13 34 NIGEL MOORE
PHILLIP HANSON
KARUN CHANDHOK
ING
ING
IND
P2 TOCKWITH MOTORSPORTS
Ligier JS P217
Gibson
+26 voltas  
 
 
14 36 ROMAIN DUMAS
GUSTAVO MENEZES
MATTHEW RAO
FRA
EUA
ING
P2 SIGNATECH ALPINE MATMUT
Alpine A470
Gibson
+29 voltas  
 
 
15 17 PATRICE LAFARGUE
PAUL LAFARGUE
DAVID ZOLLINGER
FRA
FRA
FRA
P2 IDEC SPORT RACING
Ligier JS P217
Gibson
+32 voltas  
 
 
16 29 JAN LAMMERS
RUBENS BARRICHELLO
FRITS VAN EERD
HOL
BRA
HOL
P2 RACING TEAM NEDERLAND
Dallara P217
Gibson
+34 voltas  
 
 
17 33 ERIK MARIS
JACQUES NICOLET
PIERRE NICOLET
FRA
FRA
FRA
P2 EURASIA MOTORSPORT
Ligier JS P217
Gibson
+34 voltas  
 
 
18 21 HENDRIK HEDMAN
BEN HANLEY
FELIX ROSENQVIST
SUE
ING
SUE
P2 DRAGONSPEED – 10 STAR
Oreca 07
Gibson
+35 voltas  
 
 
19 63 JAN MAGNUSSEN
ANTONIO GARCÍA
JORDAN TAYLOR
DIN
ESP
EUA
GTE
PRO
CORVETTE RACING – GM
Chevrolet Corvette C7.R
+35 voltas  
 
 
20 97 DARREN TURNER
JONATHAN ADAM
DANIEL SERRA
ING
ING
BRA
GTE
PRO
ASTON MARTIN RACING
Aston Martin Vantage GTE
+35 voltas  
 
 
21 91 RICHARD LIETZ
FRÉDÉRIC MAKOWIECKI
PATRICK PILET
AUT
FRA
FRA
GTE
PRO
PORSCHE GT TEAM
Porsche 911 RSR 2017
+36 voltas  
 
 
22 67 ANDY PRIAULX
HARRY TINCKNELL
PIPO DERANI
ING
ING
BRA
GTE
PRO
FORD CHIP GANASSI TEAM UK
Ford GT GTE EcoBoost
+36 voltas  
 
 
23 71 SAM BIRD
DAVIDE RIGON
MIGUEL MOLINA
ING
ITA
ESP
GTE
PRO
AF CORSE
FERRARI 488 GTE
+36 voltas  
 
 
24 68 JOEY HAND
DIRK MÜLLER
TONY KANAAN
EUA
ALE
BRA
GTE
PRO
FORD CHIP GANASSI TEAM USA
Ford GT GTE EcoBoost
+36 voltas  
 
 
25 69 RYAN BRISCOE
SCOTT DIXON
RICHARD WESTBROOK
AUS
NZL
ING
GTE
PRO
FORD CHIP GANASSI TEAM USA
Ford GT GTE EcoBoost
+37 voltas  
 
 
26 31 NICOLAS PROST
BRUNO SENNA
JULIEN CANAL
FRA
BRA
FRA
P2 VAILLANTE REBELLION
Oreca 07
Gibson
+39 voltas  
 
 
27 64 OLIVER GAVIN
TOMMY MILNER
MARCEL FÄSSLER
ING
EUA
SUI
GTE
PRO
CORVETTE RACING – GM
Chevrolet Corvette C7.R
+41 voltas  
 
 
28 84 ROBERT SMITH
WILL STEVENS
DRIES VANTHOOR
ING
ING
BEL
GTE
AM
JMW MOTORSPORT
Ferrari 458 Italia GT2
+41 voltas  
 
 
29 95 NICKI THIIM
MARCO SØRENSEN
RICHIE STANAWAY
DIN
DIN
NZL
GTE
PRO
ASTON MARTIN RACING
Aston Martin Vantage GTE
+41 voltas  
 
 
30 27 MIKHAIL ALESHIN
VIKTOR SHAYTAR
SERGEY SIROTKIN
RUS
RUS
RUS
P2 SMP RACING
Dallara P217
Gibson
+42 voltas  
 
 
31 55 DUNCAN CAMERON
AARON SCOTT
MARCO CIOCI
ING
ING
ITA
GTE
AM
SPIRIT OF RACE
Ferrari 488 GTE
+43 voltas  
 
 
32 66 STEFAN MÜCKE
OLIVIER PLA
BILLY JOHNSON
ALE
FRA
EUA
GTE
PRO
FORD CHIP GANASSI TEAM UK
Ford GT GTE EcoBoost
+43 voltas  
 
 
33 62 COOPER MacNEIL
TOWNSEND BELL
BILL SWEEDLER
EUA
EUA
EUA
GTE
AM
SCUDERIA CORSA
Ferrari 488 GTE
+43 voltas  
 
 
34 99 ANDREW HOWARD
ROSS GUNN
OLIVER BRYANT
ING
ING
ING
GTE
AM
BEECHDEAN AMR
Aston Martin Vantage GTE
+43 voltas  
 
 
35 61 MATTHEW GRIFFIN
WENG SUN MOK
KEITA SAWA
IRL
SIN
JAP
GTE
AM
CLEARWATER RACING
Ferrari 488 GTE
+44 voltas  
 
 
36 77 CHRISTIAN RIED
MARVIN DIENST
MATTEO CAIROLI
ALE
ALE
ITA
GTE
AM
DEMPSEY-PROTON RACING
Porsche 911 RSR 2016
+44 voltas  
 
 
37 93 PATRICK LONG
ABDULAZIZ AL FAISAL
MIKE HEDLUND
EUA
SAU
EUA
GTE
AM
PROTON COMPETITION
Porsche 911 RSR 2016
+45 voltas  
 
 
38 90 SALIH YOLUC
EUAN HANKEY
ROB BELL
TUR
ING
ING
GTE
AM
TF SPORT
Aston Martin Vantage GTE
+45 voltas  
 
 
39 98 PAUL DALLA LANA
PEDRO LAMY
MATHIAS LAUDA
CAN
POR
AUT
GTE
AM
ASTON MARTIN RACING
Aston Martin Vantage GTE
+46 voltas  
 
 
40 65 CHRISTINA NIELSEN
ALESSANDRO BALZAN
BRET CURTIS
DIN
ITA
EUA
GTE
AM
SCUDERIA CORSA
Ferrari 488 GTE
+47 voltas  
 
 
41 86 MICHAEL WAINWRIGHT
BEN BARKER
NICK FOSTER
ING
ING
AUS
GTE
AM
GULF RACING UK
Porsche 911 RSR 2016
+47 voltas  
 
 
42 54 THOMAS FLOHR
FRANCESCO CASTELLACI
OLIVIER BERETTA
SUI
ITA
MON
GTE
AM
SPIRIT OF RACE
Ferrari 488 GTE
+47 voltas  
 
 
43 60 ÁLVARO PARENTE
RICHARD WEE
HIROKI KATOH
POR
SIN
JAP
GTE
AM
CLEARWATER RACING
Ferrari 488 GTE
+48 voltas  
 
 
44 45 MARK PATTERSON
VINCENT CAPILLAIRE
MATTHEW MCMURRY
EUA
FRA
EUA
P2 ALGARVE PRO RACING
Ligier JS P217
Gibson
+49 voltas  
 
 
45 39 ENZO GUIBBERT
ÉRIC TROUILLET
JAMES WINSLOW
FRA
FRA
ING
P2 GRAFF
Oreca 07
Gibson
+52 voltas  
 
 
46 22 MEMO ROJAS
RYŌ HIRAKAWA
JOSÉ GUTIÉRREZ
MEX
JAP
MEX
P2 G-DRIVE RACING
Oreca 07
Gibson
+55 voltas  
 
 
47 83 TRACY KROHN
NICLAS JÖNSSON
ANDREA BERTOLINI
EUA
SUE
ITA
GTE
AM
DH RACING
Ferrari 488 GTE
+63 voltas  
 
 
48 51 JAMES CALADO
ALESSANDRO PIER GUIDI
MICHELE RUGOLO
ING
ITA
ITA
GTE
PRO
AF CORSE
FERRARI 488 GTE
+63 voltas  
 
 
49 50 ROMAIN BRANDELA
CHRISTIAN PHILLIPPON
FERNANDO REES
FRA
FRA
BRA
GTE
AM
LARBRE COMPÉTITION
Chevrolet Corvette C7.R
+63 voltas  
 
 
50 49 MIROSLAV KONÔPKA
KONSTANTINS CALKO
RIK BREUKERS
ESL
LET
HOL
P2 ARC BRATISLAVA
Ligier JS P217
Gibson
+63 voltas  
 
 
51 43 BEN KEATING
JEROEN BLEEKEMOLEN
RICKY TAYLOR
EUA
HOL
EUA
P2 KEATING MOTORSPORTS
Riley Mk. 30
Gibson
+63 voltas  
 
 
52 28 FRANÇOIS PERRODO
EMMANUEL COLLARD
MATTHIEU VAXIVIÉRE
FRA
FRA
FRA
P2 TDS RACING
Oreca 07
Gibson
Abandonou  
 
 
53 92 MICHAEL CHRISTENSEN
KÉVIN ESTRE
DIRK WERNER
DIN
FRA
ALE
GTE
PRO
PORSCHE GT TEAM
Porsche 911 RSR 2017
Abandonou  
 
 
54 9 NICOLAS LAPIERRE
YUJI KUNIMOTO
JOSÉ MARÍA LÓPEZ
FRA
JAP
ARG
P1 TOYOTA
TS050 Hybrid
Abandonou  
 
 
55 7 MIKE CONWAY
KAMUI KOBAYASHI
STÉPHANE SARRAZIN
ING
JAP
FRA
P1 TOYOTA
TS050 Hybrid
Abandonou  
 
 
56 25 ROBERTO GONZÁLEZ
SIMON TRUMMER
VITALY PETROV
MEX
SUI
RUS
P2 CEFC MANOR TRS RACING
Oreca 07
Gibson
Abandonou  
 
 
57 82 GIANCARLO FISICHELLA
TONI VILANDER
PIERRE KAFFER
ITA
FIN
ALE
GTE
PRO
RISI COMPETIZIONE
FERRARI 488 GTE
Abandonou  
 
 
58 26 ROMAN RUSINOV
PIERRE THIRIET
ALEX LYNN
RUS
FRA
ING
P2 G-DRIVE RACING
Oreca 07
Gibson
Abandonou  
 
 
59 88 STÉPHANE LÉMERET
KLAUS BACHLER
KHALED AL QUBAISI
BEL
AUT
EAU
GTE
AM
PROTON COMPETITION
Porsche 911 RSR 2016
Abandonou  
 
 
60 4 OLIVER WEBB
DOMINIK KRAIHAMER
MARCO BONANOMI
ING
AUT
ITA
P1 ByKOLLES Racing
Enso CLM P1/01-NISSAN
Abandonou  
 
 
O CANADÁ É PARA HAMILTON O QUE MÔNACO FOI PARA SENNA?

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.