Toyota confirma permanência no Mundial de Endurance em temporada de mudanças e campeonato bianual

Após pouco mais de dois meses deixando dúvida no ar, a Toyota confirmou enfim que seguirá no WEC na temporada que iniciará o novo formato criado pela FIA, em 2018/2019. Desde a saída da Porsche, a fábrica japonesa havia questionado a continuidade

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

A Toyota, em nota oficial nesta terça-feira (19), enfim confirmou que seguirá no Mundial de Endurance na temporada 2018/2019. A decisão coloca fim ao mistério criado desde o anúncio da saída da Porsche da LMP1 a partir da próxima temporada.

Hisatake Murata, presidente da área esportiva da Toyota, havia indicado a continuidade no WEC após a corrida no Bahrein, que encerrou a temporada 2017, em novembro.

A confirmação foi feita, então, após a divulgação do regulamento do campeonato para o ano que vem. A temporada 2018/2019 será, inclusive, a primeira no novo formato anunciado pela FIA para o WEC.

A edição será bianual, com início previsto para maio de 2018 e encerramento só em junho de 2019. Ela marcará a volta das 12 Horas de Sebring, além de duas edições das 24 Horas de Le Mans, uma em cada ano do calendário.

Toyota seguirá na principal categoria do WEC (Foto: Toyota Motorsport)

A mudança faz parte do plano de fortalecer a LMP1, que sofreu não só com a saída da Porsche,m as também as anteriores de fábricas como Nissan e Audi. 

Para incentivar a inscrição de LMP1, o nível dos protótipos não-híbridos vai ser igualado aos híbridos por meio do chamado Equilíbrio de Performance. Cada protótipo da LMP1 vai ter o mesmo potencial de performance, independente do motor usado. 

A Toyota, na nota divulgada nesta terça, afirma que isso foi fator preponderante na decisão de seguir: "Reafirmamos nosso comprometimento em desenvolver motores híbrios por meio do esporte a motor."

Além da Toyota, a LMP1 terá em 2018/2019 a Rebellion, que confirmou sua volta à categoria na última semana – e terá Bruno Senna como um dos titulares de seu time.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube