Toyota mantém carros próximos e Kobayashi na liderança com #7 após oito das 24 Horas de Le Mans
Enquanto caía a noite plena em Le Mans, a Toyota seguiu mantendo ponta com o #7, sob comando de Kamui Kobayashi. A diferença entre os híbridos japoneses seguia na casa dos 3s. Segundo sexto das 24h de Le Mans foi marcado por abandono após problemas técnicos no #17 da SMP, que vinha em terceiro
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
Chegada a oitava das 24h de Le Mans, a Toyota seguiu realizando a manutenção de sua liderança na classe LMP1, com a dobradinha da japonesa cada vez mais firme. O #7, de José María López, Mike Conway e Kamui Kobayashi liderava, à altura da volta 128, seguido pelo #8 de Fernando Alonso, Sébastien Buemi e Kazuki Nakajima.
Após ter virado a quarta hora de prova com 53s360 de diferença para o outro carro da equipe, o #7, sob comando de José María López, iniciou uma boa prova de recuperação e, na hora seguinte, já se encontrava a 0s516 de Fernando Alonso. Boa parte da diferença foi consumida quando o safety-car entrou na pista, após forte acidente de Dominik Kraihamer, do #4 da ByKolles. O austríaco rodou por volta de 4h30 após o início da disputa e bateu forte, causando o primeiro abandono da LMP1.
Toyota segue liderando as 24h de Le Mans (Foto: Reprodução/Twitter)
Relacionadas
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Uma vez recolhida a bandeira amarela, iniciou-se uma briga direta de posição entre os companheiros de equipe, com sorte melhor para o argentino. López se aproveitou, inclusive, do intenso tráfego no circuito de La Sarthe e inverteu a ordem nas duas primeiras posições do grid. Pouco depois, o espanhol saiu, dando espaço a Kazuki Nakajima. Apesar de ter tentado ampliar sua vantagem enquanto o #8 realizava a troca, López passou o comando para Kamui Kobayashi sem que o japonês retornasse muito à frente do compatriota. Assim, a diferença entre os japoneses era, na hora 8, de apenas 3s542.
Apesar de ter largado em quarto, a SMP chegou ao top-3 no início da corrida e seguiu segurando a posição frente às investidas da concorrência. O #17 de Stéphane Sarrazin, Egor Orudzhev e Matevos Isaakyan, que possuía 1min33s386 de vantagem na hora quatro, porém perdeu ritmo e, na caída da noite, já tinha apenas 0s303 de diferença para o Rebellion #3 de Gustavo Menezes, Thomas Laurent e Mathias Beche. Laurent se aproveitou de um pneu furado no protótipo da russa e ascendeu a terceiro. O carro de Bruno Senna, sob comando de André Lotterer também evoluiu e chegou a quarto. Com o problema, o #17 ocupava a sexta posição, mas despencaria ainda, já que bateu após rodar com o pneu furado e, aparentemente, não teria volta.
Dentre os outros incidentes ocorridos em pista, destacou-se a escapada de Juan Pablo Montoya, que perdeu o controle do #32 e quase bateu. O colombiano, entretanto, se recompôs e retornou à prova, ocupando a 12ª posição da LMP2 antes de passar o bastão para Hugo De Sadeleer, que chegou a 11º. Mesma sorte não teve o favorito Paul Dalla Lana, que teve de ser atendido por fiscais após bater seu Porsche #98 pouco antes da sétima hora do certame e caiu para a lanterna da LMGTE-AM.
Na LMP2, após 8h, o #26 de Jean-Éric Vergne, Andrea Pizzitola e Roman Rusinov ampliou, para uma volta, a diferença para o #23 de Thimothé Buret, Julien Canal e Will Stevens. A mudança no top-3 ficou por conta do #48 de Paul Lafargue, Paul-Loup Chatin e Memo Rojas, que perdeu a terceira posição para o #36, que seguia pilotado por André Negrão. O #47, sob pilotagem de Felipe Nasr, seguia em 18º, 35s185 atrás do 17º.
A Porsche continuou, também, liderando com sobras na GT. O top-3 da LMGTE-PRO seguiu preenchido pela equipe alemã com o #92 — de Michael Christensen, Kevin Estre e Laurens Vanthoor — sendo seguido pelo #91 de Richard Leitz, Gianmaria Bruni e Frédéric Makowiecki e o #93 de Earl Bamber, Nick Tandy e Patrick Pilet. A briga pela segunda posição seguiu acirrada, com 3s641 de diferença entre os carros.
#17 da SMP passou por problemas após furo no pneu (Foto: Reprodução/Twitter)
Após problemas com o pneu traseiro esquerdo, a Ferrari de Daniel Serra, James Calado e Alessandro Pier Guidi ocupava a décima posição. Pipo Derani viu seu #52 descer à sétima posição, enquanto Tony Kanaan guiava, em nono, seu Ford GT da Chip Ganassi. A BMW #82 de Augusto Farfus seguia em 13º, sob o comando do companheiro Alexander Sims.
Na LMGTE-AM, a briga pela liderança seguiu muito acirrada e o #77, sob comando de Christian Ried, Julien Andlauer e Matt Campbell, seguia a apenas 22s113 da Ferrari de Jeff Segal, Liam Griffin e Cooper MacNeil. O #77, porém, foi aos boxes e caiu para terceiro, sendo ultrapassado, também, por Patrick Lindsey, Jörg Bergmeister e Egidio Perfetti, da Project 1.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.Mundial de Endurance, 24 Horas de Le Mans, Classificação geral após 8 horas
1 | 7 |
MIKE CONWAY KAMUI KOBAYASHI JOSÉ MARÍA LÓPEZ |
GBR JAP ARG | P1 |
TOYOTA GAZOO RACING TS050 Híbrido | 128 voltas | ||
2 | 8 |
SÉBASTIEN BUEMI KAZUKI NAKAJIMA FERNANDO ALONSO |
SUI JAP ESP | P1 |
TOYOTA GAZOO RACING TS050 Híbrido | +3.542 | ||
3 | 3 |
THOMAS LAURENT MATHIAS BECHE GUSTAVO MENEZES |
FRA SUI EUA | P1 |
REBELLION RACING Rebellion R13 – Gibson | +2 voltas | ||
4 | 1 |
ANDRE LOTTERER NEEL JANI BRUNO SENNA |
ALE SUI BRA | P1 |
REBELLION RACING Rebellion R13 – Gibson | +4 voltas | ||
5 | 12 |
STHÉPHANE SARRAZIN EGOR ORUDZHEV MATEVOS ISAAKYAN |
FRA RUS RUS | P1 |
SMP RACING BR ENGINEERING-AER | +5 voltas | ||
6 | 26 |
ROMAN RUSINOV ANDREA PIZZITOLA JEAN-ÉRIC VERGNE |
RUS FRA FRA | P2 |
G-DRIVE RACING ORECA 07 – Gibson | +6 voltas | ||
7 | 23 |
THIMOTHÉ BURET JULIEN CANAL WILL STEVENS |
FRA FRA GBR | P2 |
PANIS BARTHEZ COMPÉTITION LIGIER JSP217 – Gibson | +7 voltas | ||
8 | 48 |
PAUL LAFARGUE PAUL LOUP CHATIN MEMO ROJAS |
FRA FRA MEX | P2 |
IDEC SPORT ORECA 07 – Gibson | +7 voltas | ||
9 | 36 |
NICOLAS LAPIERRE ANDRÉ NEGRÃO PIERRE THIRIET |
FRA BRA FRA | P2 |
SIGNATECH ALPINE MATMUT ALPINE 470 – Gibson | +7 voltas | ||
10 | 39 |
VINCENT CAPILLAIRE JONATHAN HIRSCHI TRISTAN GOMMENDY |
FRA SUI FRA | P2 |
GRAFF-SO24 ORECA 07 – Gibson | +7 voltas | ||
11 | 28 |
FRANÇOIS PERRODO MATTHIEU VAXIVIÈRE LOÏC DUVAL |
FRA FRA FRA | P2 |
TDS RACING ORECA 07 – Gibson | +8 voltas | ||
12 | 34 |
RICKY TAYLOR CÔME LEDOGAR DAVID HEINEMEIER-HANSSON |
EUA FRA DIN | P2 |
JACKIE CHAN DC RACING LIGIER JSP217 – Gibson | +8 voltas | ||
13 | 22 |
PHILIP HANSON FILIPE ALBUQUERQUE PAUL DI RESTA |
GBR POR GBR | P2 |
UNITED AUTOSPORTS LIGIER JSP217 – Gibson | +8 voltas | ||
14 | 29 |
FRITS VAN EERD GIEDO VAN DER GARDE JAN LAMMERS |
HOL HOL HOL | P2 |
RACING TEAM NEDERLAND DALLARA P217 – Gibson | +8 voltas | ||
15 | 40 |
JAMES ALLEN JOSÉ GUTIÉRREZ ENZO GUIBBERT |
AUS MEX FRA | P2 |
G-DRIVE RACING ORECA 07 – Gibson | +8 voltas | ||
16 | 32 |
HUGO DE SADELEER WILLIAM OWEN JUAN PABLO MONTOYA |
SUI EUA COL | P2 |
UNITED AUTOSPORTS LIGIER JSP217 – Gibson | +9 voltas | ||
17 | 6 |
ALEX BRUNDLE OLIVER ROWLAND OLIVER TURVEY |
GBR GBR GBR | P1 |
CEFC TRSM RACING GINETTA G60-LT-P1-Mecachrome | +9 voltas | ||
18 | 31 |
ROBERTO GONZÁLEZ PASTOR MALDONADO NATHANAËL BERTHON |
MEX VEN FRA | P2 |
DRAGONSPEED ORECA 07 – Gibson | +10 voltas | ||
19 | 35 |
VICTOR SHAITAR HARRISON NEWEY NORMAN NATO |
RUS GBR FRA | P2 |
SMP RACING DALLARA P217 – Gibson | +10 voltas | ||
20 | 5 |
CHARLES ROBERTSON MICHAEL SIMPSON LEO ROUSSEL |
GBR GBR FRA | P1 |
CEFC TRSM RACING GINETTA G60-LT-P1-Mecachrome | +11 voltas | ||
21 | 33 |
DAVID CHENG NICHOLAS BOULLE PIERRE NICOLET |
EUA EUA FRA | P2 |
JACKIE CHAN DC RACING LIGIER JSP217 – Gibson | +11 voltas | ||
22 | 44 |
ANDREA BERTOLINI NICLAS JÖNSSON TRACY KRHOHN |
ITA SUE EUA | P2 |
EURASIA MOTORSPORT LIGIER JSP217 – Gibson | +11 voltas | ||
23 | 37 |
JAZEMAN JAAFAR NABIL JEFRI WEIRON TAN |
MAS MAS MAS | P2 |
JACKIE CHAN DC RACING ORECA 07 – Gibson | +11 voltas | ||
24 | 50 |
ERWIN CREED ROMANO RICCI THOMAS DAGONEAU |
FRA FRA FRA | P2 |
LARBRE COMPÉTITION LIGIER JSP217 – Gibson | +13 voltas | ||
25 | 47 |
ROBERTO LACORTE GIORGIO SERNAGIOTTO FELIPE NASR |
ITA ITA BRA | P2 |
CETILAR VILLORBA CORSE LIGIER JSP217 – Gibson | +13 voltas | ||
26 | 92 |
MICHAEL CHRISTENSEN KEVIN ESTRE LAURENS VANTHOOR |
DIN FRA BEL | GTE-PRO |
PORSCHE GT TEAM PORSCHE 911 RSR | +14 voltas | ||
27 | 91 |
RICHARD LIETZ GIANMARIA BRUNI FRÉDÉRIC MAKOWIECKI |
AUT ITA FRA | GTE-PRO |
PORSCHE GT TEAM PORSCHE 911 RSR | +15 voltas | ||
28 | 93 |
PATRICK PILET NICK TANDY EARL BAMBER |
FRA GBR NZL | GTE-PRO |
PORSCHE GT TEAM PORSCHE 911 RSR | +15 voltas | ||
29 | 81 |
MARTIN TOMCZYK NICKY CATSBURG PHILIPP ENG |
ALE HOL AUT | GTE-PRO |
BMW TEAM MTEK BMW M8 GTE | +15 voltas | ||
30 | 68 |
JOEY HAND DIRK MÜLLER SÉBASTIEN BOURDAIS |
EUA ALE FRA | GTE-PRO |
FORD CHIP GANASSI TEAM USA FORD GT | +15 voltas | ||
31 | 52 |
TONI VILANDER ANTONIO GIOVINAZZI PIPO DERANI |
FIN ITA BRA | GTE-PRO |
AF CORSE FERRARI 488 GTE EVO | +15 voltas | ||
32 | 69 |
RYAN BRISCOE RICHARD WESTBROOK SCOTT DIXON |
AUS GBR NZL | GTE-PRO |
FORD CHIP GANASSI TEAM USA FORD GT | +15 voltas | ||
33 | 63 |
JAN MAGNUSSEN ANTONIO GARCÍA MIKE ROCKENFELLER |
DIN ESP ALE | GTE-PRO |
CORVETTE RACING – GM CHEVROLET CORVETTE C7.R | +15 voltas | ||
34 | 67 |
ANDY PRIAULX HARRY TINCKNELL TONY KANAAN |
GBR GBR BRA | GTE-PRO |
FORD CHIP GANASSI TEAM UK FORD GT | +15 voltas | ||
35 | 51 |
ALESSANDRO PIER GUIDI JAMES CALADO DANIEL SERRA |
ITA GBR BRA | GTE-PRO |
AF CORSE FERRARI 488 GTE EVO | +16 voltas | ||
36 | 95 |
MARCO SØRENSEN NICKI THIM DARREN TURNER |
DIN DIN GBR | GTE-PRO |
ASTON MARTIN RACING ASTON MARTIN VANTAGE AMR | +16 voltas | ||
37 | 97 |
ALEX LYNN MAXIME MARTIN JONATHAM ADAM |
DIN DIN GBR | GTE-PRO |
ASTON MARTIN RACING ASTON MARTIN VANTAGE AMR | +16 voltas | ||
38 | 82 |
AUGUSTO FARFUS ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA ALEXANDER SIMS |
BRA POR ING | GTE-PRO |
BMW TEAM MTEK BMW M8 GTE | +16 voltas | ||
39 | 66 |
STEFAN MÜCKE OLIVIER PLA BILLY JOHNSON |
ALE FRA EUA | GTE-PRO |
FORD CHIP GANASSI TEAM UK FORD GT | +17 voltas | ||
40 | 38 |
HO-PIN TUNG STÉPHANE RICHELMI GABRIEL AUBRY |
CHN MCO FRA | P2 |
JACKIE CHAN DC RACING ORECA 07 – Gibson | +17 voltas | ||
41 | 77 |
MATT CAMPBELL CHRISTIAN RIED JULIEN ANDLAUER |
AUS ALE FRA | GTE AM |
DEMPSEY-PROTON RACING PORSCHE 911 RSR | +17 voltas | ||
42 | 84 |
LIAM GRIFFIN COOPER MACNEIL JEFFREY SEGAL |
GBR EUA EUA | GTE AM |
JMW MOTORSPORT FERRARI 488 GTE | +17 voltas | ||
43 | 56 |
JÖRG BERGMEISTER PATRICK LINDSEY EGIDIO PERFETTI |
ALE EUA NOR | GTE AM |
TEAM PROJECT 1 PORSCHE 911 RSR | +18 voltas | ||
44 | 85 |
BEN KEATING JEROEN BLEEKEMOLEN LUCA STOLZ |
EUA HOL ALE | GTE AM |
KEATING MOTORSPORTS FERRARI 488 GTE | +18 voltas | ||
45 | 88 |
MATTEO CAIROLI KHALED AL QUBAISI GIORGIO RODA |
ITA EAU ITA | GTE AM |
DEMPSEY-PROTON RACING PORSCHE 911 RSR | +18 voltas | ||
46 | 71 |
DAVIDE RIGON SAM BIRD MIGUEL MOLINA |
ITA GBR ESP | GTE-PRO |
AF CORSE FERRARI 488 GTE EVO | +18 voltas | ||
47 | 80 |
FABIO BABINI CHRISTINA NIELSEN ERIK MARIS |
ITA DIN FRA | GTE AM |
EBIMOTORS PORSCHE 911 RSR | +18 voltas | ||
48 | 54 |
THOMAS FLOHR FRANCESCO CASTELLACCI GIANCARLO FISICHELLA |
SUI ITA ITA | GTE AM |
SPIRIT OF RACE FERRARI 488 GTE | +18 voltas | ||
49 | 10 |
HENRIK HEDMAN BEN HANLEY RENGER VAN DER ZANDE |
SUE GBR HOL | P1 |
DRAGONSPEED BR ENGINEERING BR1-Gibson | +18 voltas | ||
50 | 90 |
SALIH YOLUC EUAN HANKEY CHARLES EASTWOOD |
TUR GBR GBR | GTE AM |
TF SPORT ASTON MARTIN VANTAGE | +18 voltas | ||
51 | 99 |
PATRICK LONG TIMOTHY PAPPAS SPENCER PUMPELLY |
EUA EUA EUA | GTE AM |
PROTON COMPETITION PORSCHE 911 RSR | +19 voltas | ||
52 | 64 |
OLIVER GAVIN TOMMY MILNER MARCEL FÄSSLER |
GBR EUA SUI | GTE-PRO |
CORVETTE RACING – GM CHEVROLET CORVETTE C7.R | +19 voltas | ||
53 | 61 |
WENG SUN MOK MATTHEW GRIFFIN KEITHA SAWA |
MAS IRL JAP | GTE AM |
CLEARWATER RACING FERRARI 488 GTE | +19 voltas | ||
54 | 86 |
MICHAEL WAINWRIGHT BENJAMIN BARKER ALEXANDER DAVISON |
GBR GBR AUS | GTE AM |
GULF RACING PORSCHE 911 RSR | +22 voltas | ||
55 | 70 |
MOTOAKI ISHIKAWA OLIVIER BERETTA EDWARD CHEEVER |
JAP MCO ITA | GTE AM |
MR RACING FERRARI 488 GTE | +25 voltas | ||
56 | 94 |
ROMAIN DUMAS TIMO BERNHARD SVEN MÜLLER |
FRA ALE ALE | GTE-PRO |
PORSCHE GT TEAM PORSCHE 911 RSR | +36 voltas | ||
57 | 98 |
PAUL DALLA LANA PEDRO LAMY MATHIAS LAUDA |
CAN POR AUT | GTE AM |
ASTON MARTIN RACING ASTON MARTIN VANTAGE | +36 voltas | ||
58 | 25 |
MARK PATTERSON ATE DE JONG TACKSUNG KIM |
EUA HOL COR | P2 |
ALGARVE PRO RACING LIGIER JSP217 – Gibson | +43 voltas | ||
59 | 11 |
VITALY PETROV MIKHAIL ALESHIN JENSON BUTTON |
RUS RUS GBR | P1 |
SMP RACING BR ENGINEERING-AER | +50 voltas | ||
60 | 4 |
OLIVER WEBB DOMINIK KRAIHAMER TOM DILLMANN |
GBR AUT FRA | P1 |
BY KOLLES RACING TEAM ENSO CLM P1/01 – Nismo | +64 voltas |