Toyota mantém carros próximos e Kobayashi na liderança com #7 após oito das 24 Horas de Le Mans

Enquanto caía a noite plena em Le Mans, a Toyota seguiu mantendo ponta com o #7, sob comando de Kamui Kobayashi. A diferença entre os híbridos japoneses seguia na casa dos 3s. Segundo sexto das 24h de Le Mans foi marcado por abandono após problemas técnicos no #17 da SMP, que vinha em terceiro

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Chegada a oitava das 24h de Le Mans, a Toyota seguiu realizando a manutenção de sua liderança na classe LMP1, com a dobradinha da japonesa cada vez mais firme. O #7, de José María López, Mike Conway e Kamui Kobayashi liderava, à altura da volta 128, seguido pelo #8 de Fernando Alonso, Sébastien Buemi e Kazuki Nakajima.
 
Após ter virado a quarta hora de prova com 53s360 de diferença para o outro carro da equipe, o #7, sob comando de José María López, iniciou uma boa prova de recuperação e, na hora seguinte, já se encontrava a 0s516 de Fernando Alonso. Boa parte da diferença foi consumida quando o safety-car entrou na pista, após forte acidente de Dominik Kraihamer, do #4 da ByKolles. O austríaco rodou por volta de 4h30 após o início da disputa e bateu forte, causando o primeiro abandono da LMP1.
Toyota segue liderando as 24h de Le Mans (Foto: Reprodução/Twitter)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Uma vez recolhida a bandeira amarela, iniciou-se uma briga direta de posição entre os companheiros de equipe, com sorte melhor para o argentino. López se aproveitou, inclusive, do intenso tráfego no circuito de La Sarthe e inverteu a ordem nas duas primeiras posições do grid. Pouco depois, o espanhol saiu, dando espaço a Kazuki Nakajima. Apesar de ter tentado ampliar sua vantagem enquanto o #8 realizava a troca, López passou o comando para Kamui Kobayashi sem que o japonês retornasse muito à frente do compatriota. Assim, a diferença entre os japoneses era, na hora 8, de apenas 3s542. 
 
Apesar de ter largado em quarto, a SMP chegou ao top-3 no início da corrida e seguiu segurando a posição frente às investidas da concorrência. O #17 de Stéphane Sarrazin, Egor Orudzhev e Matevos Isaakyan, que possuía 1min33s386 de vantagem na hora quatro, porém perdeu ritmo e, na caída da noite, já tinha apenas 0s303 de diferença para o Rebellion #3 de Gustavo Menezes, Thomas Laurent e Mathias Beche. Laurent se aproveitou de um pneu furado no protótipo da russa e ascendeu a terceiro. O carro de Bruno Senna, sob comando de André Lotterer também evoluiu e chegou a quarto. Com o problema, o #17 ocupava a sexta posição, mas despencaria ainda, já que bateu após rodar com o pneu furado e, aparentemente, não teria volta.
 
Dentre os outros incidentes ocorridos em pista, destacou-se a escapada de Juan Pablo Montoya, que perdeu o controle do #32 e quase bateu. O colombiano, entretanto, se recompôs e retornou à prova, ocupando a 12ª posição da LMP2 antes de passar o bastão para Hugo De Sadeleer, que chegou a 11º. Mesma sorte não teve o favorito Paul Dalla Lana, que teve de ser atendido por fiscais após bater seu Porsche #98 pouco antes da sétima hora do certame e caiu para a lanterna da LMGTE-AM.
 
Na LMP2, após 8h, o #26 de Jean-Éric Vergne, Andrea Pizzitola e Roman Rusinov ampliou, para uma volta, a diferença para o #23 de Thimothé Buret, Julien Canal e Will Stevens. A mudança no top-3 ficou por conta do #48 de Paul Lafargue, Paul-Loup Chatin e Memo Rojas, que perdeu a terceira posição para o #36, que seguia pilotado por André Negrão. O #47, sob pilotagem de Felipe Nasr, seguia em 18º, 35s185 atrás do 17º.
 
A Porsche continuou, também, liderando com sobras na GT. O top-3 da LMGTE-PRO seguiu preenchido pela equipe alemã com o #92 — de Michael Christensen, Kevin Estre e Laurens Vanthoor — sendo seguido pelo #91 de Richard Leitz, Gianmaria Bruni e Frédéric Makowiecki e o #93 de Earl Bamber, Nick Tandy e Patrick Pilet. A briga pela segunda posição seguiu acirrada, com 3s641 de diferença entre os carros.
#17 da SMP passou por problemas após furo no pneu (Foto: Reprodução/Twitter)
Após problemas com o pneu traseiro esquerdo, a Ferrari de Daniel Serra, James Calado e Alessandro Pier Guidi ocupava a décima posição. Pipo Derani viu seu #52 descer à sétima posição, enquanto Tony Kanaan guiava, em nono, seu Ford GT da Chip Ganassi. A BMW #82 de Augusto Farfus seguia em 13º, sob o comando do companheiro Alexander Sims.
 
Na LMGTE-AM, a briga pela liderança seguiu muito acirrada e o #77, sob comando de Christian Ried, Julien Andlauer e Matt Campbell, seguia a apenas 22s113 da Ferrari de Jeff Segal, Liam Griffin e Cooper MacNeil. O #77, porém, foi aos boxes e caiu para terceiro, sendo ultrapassado, também, por Patrick Lindsey, Jörg Bergmeister e Egidio Perfetti, da Project 1.

Mundial de Endurance, 24 Horas de Le Mans, Classificação geral após 8 horas

1 7 MIKE CONWAY
KAMUI KOBAYASHI
JOSÉ MARÍA LÓPEZ
GBR
JAP
ARG
P1 TOYOTA GAZOO RACING
TS050
Híbrido
  128 voltas  
 
 
2 8 SÉBASTIEN BUEMI
KAZUKI NAKAJIMA
FERNANDO ALONSO
SUI
JAP
ESP
P1 TOYOTA GAZOO RACING
TS050
Híbrido
+3.542    
 
 
3 3 THOMAS LAURENT
MATHIAS BECHE
GUSTAVO MENEZES
FRA
SUI
EUA
P1 REBELLION RACING
Rebellion R13 – Gibson
+2 voltas    
 
 
4 1 ANDRE LOTTERER
NEEL JANI
BRUNO SENNA
ALE
SUI
BRA
P1 REBELLION RACING
Rebellion R13 – Gibson
+4 voltas    
 
 
5 12 STHÉPHANE SARRAZIN
EGOR ORUDZHEV
MATEVOS ISAAKYAN
FRA
RUS
RUS
P1 SMP RACING
BR ENGINEERING-AER
+5 voltas    
 
 
6 26 ROMAN RUSINOV
ANDREA PIZZITOLA
JEAN-ÉRIC VERGNE
RUS
FRA
FRA
P2 G-DRIVE RACING
ORECA 07 – Gibson
+6 voltas    
 
 
7 23 THIMOTHÉ BURET
JULIEN CANAL
WILL STEVENS
FRA
FRA
GBR
P2 PANIS BARTHEZ COMPÉTITION
LIGIER JSP217 – Gibson
+7 voltas    
 
 
8 48 PAUL LAFARGUE
PAUL LOUP CHATIN
MEMO ROJAS
FRA
FRA
MEX
P2 IDEC SPORT
ORECA 07 – Gibson
+7 voltas    
 
 
9 36 NICOLAS LAPIERRE
ANDRÉ NEGRÃO
PIERRE THIRIET
FRA
BRA
FRA
P2 SIGNATECH ALPINE MATMUT
ALPINE 470 – Gibson
+7 voltas    
 
 
10 39 VINCENT CAPILLAIRE
JONATHAN HIRSCHI
TRISTAN GOMMENDY
FRA
SUI
FRA
P2 GRAFF-SO24
ORECA 07 – Gibson
+7 voltas    
 
 
11 28 FRANÇOIS PERRODO
MATTHIEU VAXIVIÈRE
LOÏC DUVAL
FRA
FRA
FRA
P2 TDS RACING
ORECA 07 – Gibson
+8 voltas    
 
 
12 34 RICKY TAYLOR
CÔME LEDOGAR

DAVID HEINEMEIER-HANSSON
EUA
FRA
DIN
P2 JACKIE CHAN DC RACING
LIGIER JSP217 – Gibson
+8 voltas    
 
 
13 22 PHILIP HANSON
FILIPE ALBUQUERQUE
PAUL DI RESTA
GBR
POR
GBR
P2 UNITED AUTOSPORTS
LIGIER JSP217 – Gibson
+8 voltas    
 
 
14 29 FRITS VAN EERD
GIEDO VAN DER GARDE
JAN LAMMERS
HOL
HOL
HOL
P2 RACING TEAM NEDERLAND
DALLARA P217 – Gibson
+8 voltas    
 
 
15 40 JAMES ALLEN
JOSÉ GUTIÉRREZ
ENZO GUIBBERT
AUS
MEX
FRA
P2 G-DRIVE RACING
ORECA 07 – Gibson
+8 voltas    
 
 
16 32 HUGO DE SADELEER
WILLIAM OWEN
JUAN PABLO MONTOYA
SUI
EUA
COL
P2 UNITED AUTOSPORTS
LIGIER JSP217 – Gibson
+9 voltas    
 
 
17 6 ALEX BRUNDLE
OLIVER ROWLAND
OLIVER TURVEY
GBR
GBR
GBR
P1 CEFC TRSM RACING
GINETTA G60-LT-P1-Mecachrome
+9 voltas    
 
 
18 31 ROBERTO GONZÁLEZ
PASTOR MALDONADO
NATHANAËL BERTHON
MEX
VEN
FRA
P2 DRAGONSPEED
ORECA 07 – Gibson
+10 voltas    
 
 
19 35 VICTOR SHAITAR
HARRISON NEWEY
NORMAN NATO
RUS
GBR
FRA
P2 SMP RACING
DALLARA P217 – Gibson
+10 voltas    
 
 
20 5 CHARLES ROBERTSON
MICHAEL SIMPSON
LEO ROUSSEL
GBR
GBR
FRA
P1 CEFC TRSM RACING
GINETTA G60-LT-P1-Mecachrome
+11 voltas    
 
 
21 33 DAVID CHENG
NICHOLAS BOULLE
PIERRE NICOLET
EUA
EUA
FRA
P2 JACKIE CHAN DC RACING
LIGIER JSP217 – Gibson
+11 voltas    
 
 
22 44 ANDREA BERTOLINI
NICLAS JÖNSSON
TRACY KRHOHN
ITA
SUE
EUA
P2 EURASIA MOTORSPORT
LIGIER JSP217 – Gibson
+11 voltas    
 
 
23 37 JAZEMAN JAAFAR
NABIL JEFRI
WEIRON TAN
MAS
MAS
MAS
P2 JACKIE CHAN DC RACING
ORECA 07 – Gibson
+11 voltas    
 
 
24 50 ERWIN CREED
ROMANO RICCI
THOMAS DAGONEAU
FRA
FRA
FRA
P2 LARBRE COMPÉTITION
LIGIER JSP217 – Gibson
+13 voltas    
 
 
25 47 ROBERTO LACORTE
GIORGIO SERNAGIOTTO
FELIPE NASR
ITA
ITA
BRA
P2 CETILAR VILLORBA CORSE
LIGIER JSP217 – Gibson
+13 voltas    
 
 
26 92 MICHAEL CHRISTENSEN
KEVIN ESTRE
LAURENS VANTHOOR
DIN
FRA
BEL
GTE-PRO PORSCHE GT TEAM
PORSCHE 911 RSR
+14 voltas    
 
 
27 91 RICHARD LIETZ
GIANMARIA BRUNI
FRÉDÉRIC MAKOWIECKI
AUT
ITA
FRA
GTE-PRO PORSCHE GT TEAM
PORSCHE 911 RSR
+15 voltas    
 
 
28 93 PATRICK PILET
NICK TANDY
EARL BAMBER
FRA
GBR
NZL
GTE-PRO PORSCHE GT TEAM
PORSCHE 911 RSR
+15 voltas    
 
 
29 81 MARTIN TOMCZYK
NICKY CATSBURG
PHILIPP ENG
ALE
HOL
AUT
GTE-PRO BMW TEAM MTEK
BMW M8 GTE
+15 voltas    
 
 
30 68 JOEY HAND
DIRK MÜLLER
SÉBASTIEN BOURDAIS
EUA
ALE
FRA
GTE-PRO FORD CHIP GANASSI TEAM USA
FORD GT
+15 voltas    
 
 
31 52 TONI VILANDER
ANTONIO GIOVINAZZI
PIPO DERANI
FIN
ITA
BRA
GTE-PRO AF CORSE
FERRARI 488 GTE EVO
+15 voltas    
 
 
32 69 RYAN BRISCOE
RICHARD WESTBROOK
SCOTT DIXON
AUS
GBR
NZL
GTE-PRO FORD CHIP GANASSI TEAM USA
FORD GT
+15 voltas    
 
 
33 63 JAN MAGNUSSEN
ANTONIO GARCÍA
MIKE ROCKENFELLER
DIN
ESP
ALE
GTE-PRO CORVETTE RACING – GM
CHEVROLET CORVETTE C7.R
+15 voltas    
 
 
34 67 ANDY PRIAULX
HARRY TINCKNELL
TONY KANAAN
GBR
GBR
BRA
GTE-PRO FORD CHIP GANASSI TEAM UK
FORD GT
+15 voltas    
 
 
35 51 ALESSANDRO PIER GUIDI
JAMES CALADO
DANIEL SERRA
ITA
GBR
BRA
GTE-PRO AF CORSE
FERRARI 488 GTE EVO
+16 voltas    
 
 
36 95 MARCO SØRENSEN
NICKI THIM
DARREN TURNER
DIN
DIN
GBR
GTE-PRO ASTON MARTIN RACING
ASTON MARTIN VANTAGE AMR
+16 voltas    
 
 
37 97 ALEX LYNN
MAXIME MARTIN
JONATHAM ADAM
DIN
DIN
GBR
GTE-PRO ASTON MARTIN RACING
ASTON MARTIN VANTAGE AMR
+16 voltas    
 
 
38 82 AUGUSTO FARFUS
ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA
ALEXANDER SIMS
BRA
POR
ING
GTE-PRO BMW TEAM MTEK
BMW M8 GTE
+16 voltas    
 
 
39 66 STEFAN MÜCKE
OLIVIER PLA
BILLY JOHNSON
ALE
FRA
EUA
GTE-PRO FORD CHIP GANASSI TEAM UK
FORD GT
+17 voltas    
 
 
40 38 HO-PIN TUNG
STÉPHANE RICHELMI
GABRIEL AUBRY
CHN
MCO
FRA
P2 JACKIE CHAN DC RACING
ORECA 07 – Gibson
+17 voltas    
 
 
41 77 MATT CAMPBELL
CHRISTIAN RIED
JULIEN ANDLAUER
AUS
ALE
FRA
GTE AM DEMPSEY-PROTON RACING
PORSCHE 911 RSR
+17 voltas    
 
 
42 84 LIAM GRIFFIN
COOPER MACNEIL
JEFFREY SEGAL
GBR
EUA
EUA
GTE AM JMW MOTORSPORT
FERRARI 488 GTE
+17 voltas    
 
 
43 56 JÖRG BERGMEISTER
PATRICK LINDSEY
EGIDIO PERFETTI
ALE
EUA
NOR
GTE AM TEAM PROJECT 1
PORSCHE 911 RSR
+18 voltas    
 
 
44 85 BEN KEATING
JEROEN BLEEKEMOLEN
LUCA STOLZ
EUA
HOL
ALE
GTE AM KEATING MOTORSPORTS
FERRARI 488 GTE
+18 voltas    
 
 
45 88 MATTEO CAIROLI
KHALED AL QUBAISI
GIORGIO RODA
ITA
EAU
ITA
GTE AM DEMPSEY-PROTON RACING
PORSCHE 911 RSR
+18 voltas    
 
 
46 71 DAVIDE RIGON
SAM BIRD
MIGUEL MOLINA
ITA
GBR
ESP
GTE-PRO AF CORSE
FERRARI 488 GTE EVO
+18 voltas    
 
 
47 80 FABIO BABINI
CHRISTINA NIELSEN
ERIK MARIS
ITA
DIN
FRA
GTE AM EBIMOTORS
PORSCHE 911 RSR
+18 voltas    
 
 
48 54 THOMAS FLOHR
FRANCESCO CASTELLACCI
GIANCARLO FISICHELLA
SUI
ITA
ITA
GTE AM SPIRIT OF RACE
FERRARI 488 GTE
+18 voltas    
 
 
49 10 HENRIK HEDMAN
BEN HANLEY
RENGER VAN DER ZANDE
SUE
GBR
HOL
P1
DRAGONSPEED
BR ENGINEERING BR1-Gibson
+18 voltas    
 
 
50 90 SALIH YOLUC
EUAN HANKEY
CHARLES EASTWOOD
TUR
GBR
GBR
GTE AM TF SPORT
ASTON MARTIN VANTAGE
+18 voltas    
 
 
51 99 PATRICK LONG
TIMOTHY PAPPAS
SPENCER PUMPELLY
EUA
EUA
EUA
GTE AM PROTON COMPETITION
PORSCHE 911 RSR
+19 voltas    
 
 
52 64 OLIVER GAVIN
TOMMY MILNER
MARCEL FÄSSLER
GBR
EUA
SUI
GTE-PRO CORVETTE RACING – GM
CHEVROLET CORVETTE C7.R
+19 voltas    
 
 
53 61 WENG SUN MOK
MATTHEW GRIFFIN
KEITHA SAWA
MAS
IRL
JAP
GTE AM CLEARWATER RACING
FERRARI 488 GTE
+19 voltas    
 
 
54 86 MICHAEL WAINWRIGHT
BENJAMIN BARKER
ALEXANDER DAVISON
GBR
GBR
AUS
GTE AM GULF RACING
PORSCHE 911 RSR
+22 voltas    
 
 
55 70 MOTOAKI ISHIKAWA
OLIVIER BERETTA
EDWARD CHEEVER
JAP
MCO
ITA
GTE AM MR RACING
FERRARI 488 GTE
+25 voltas    
 
 
56 94 ROMAIN DUMAS
TIMO BERNHARD
SVEN MÜLLER
FRA
ALE
ALE
GTE-PRO PORSCHE GT TEAM
PORSCHE 911 RSR
+36 voltas    
 
 
57 98 PAUL DALLA LANA
PEDRO LAMY
MATHIAS LAUDA
CAN
POR
AUT
GTE AM ASTON MARTIN RACING
ASTON MARTIN VANTAGE
+36 voltas    
   
   
58 25 MARK PATTERSON
ATE DE JONG
TACKSUNG KIM
EUA
HOL
COR
P2 ALGARVE PRO RACING
LIGIER JSP217 – Gibson
+43 voltas    
   
   
59 11 VITALY PETROV
MIKHAIL ALESHIN
JENSON BUTTON
RUS
RUS
GBR
P1 SMP RACING
BR ENGINEERING-AER
+50 voltas    
   
   
60 4 OLIVER WEBB
DOMINIK KRAIHAMER
TOM DILLMANN
GBR
AUT
FRA
P1 BY KOLLES RACING TEAM
ENSO CLM P1/01 – Nismo
+64 voltas    
 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.