Toyota surpreende e faz dobradinha em treino confuso em Silverstone. Senna larga na pole da GTE
Problema na cronometragem da chuvosa Silverstone causou um atraso de três horas na oficialização do grid de largada na abertura da temporada do Mundial de Endurance. Equipe de Antonio Pizzonia foi a melhor da classe LMP2, e a de Bruno Senna, a melhor da GTE Pro
As imagens do Mundial de Endurance em Silverstone |
As 6 Horas de Silverstone vão começar com dois protótipos da Toyota na primeira fila do grid de largada na Inglaterra, neste domingo (14). Os pilotos da montadora japonesa terminaram o treino classificatório realizado debaixo de chuva nesta manhã certos da pole-position, mas a FIA demorou mais de três horas para divulgar o resultado oficial da sessão por causa de um problema na cronometragem. Foi só então que Alexander Wurz e Nicolas Lapierre puderam comemorar sua quarta pole em sete corridas no Mundial de Endurance.
Relacionadas
Em 2013, o formato da tomada de tempos mudou. A partir deste ano, dois pilotos de cada carro precisam completar duas voltas lançadas, e é a média dessas quatro passagens que estipula a ordem de largada. Com um sistema muito simples, só que não, a confusão não podia ser pequena diante de uma falha na cronometragem.
Depois de muitas somas e divisões por quatro, chegou-se à conclusão de que o Toyota #7 terminou com uma média de 1min48s021, uma vantagem de praticamente 2s para o Toyota #8, que foi conduzido por Anthony Davidson e Sébastien Buemi na tomada de tempos. Como a marca não liderou nenhum treino livre, dá para dizer que o resultado foi um tanto surpreendente. O sucesso dos japoneses foi determinado pela estratégia: os dois TS-030 entraram na pista com pneus intermediários e depois trocaram para os pneus slicks, ao passo que a Audi interpretou mal as condições do traçado e passou dos intermediários para os de chuva.
Assim, pela primeira vez na história do Mundial de Endurance, um protótipo construído em Ingolstadt não está na primeira fila do grid. O #2, de Tom Kristensen, Allan McNish e Loïc Duval abre a segunda fila e terá ao seu lado uma surpresa: o Rebellion #12 de Nick Heidfeld, Neel Jani e Nicolas Prost. O piloto alemão, ex-F1, foi quem garantiu à equipe, independente, a chance de largar à frente do outro protótipo da Audi, o #1, dos campeões mundiais André Lotterer, Benoît Tréluyer e Marcel Fässler.
Wurz lamentou que a chuva tenha interferido tanto na estreia desse novo formato de definição do grid de largada, mas, é claro, vibrou com a conquista da pole. “Com a chuva no começo e a pista secando no fim, estava bem traiçoeiro. Assumi o carro com pneus slicks e a pista estava boa suficiente para eu marcar um bom tempo de volta. Então estamos muito felizes”, celebrou o austríaco. “É um ótimo começo para a temporada. Foi uma boa estratégia dos nossos engenheiros, pilotos e de toda a equipe. A corrida será complicada, mas é muito importante para nós fazer primeiro e segundo no grid”, complementou Lapierre.
Na LMP2, a pole-position foi meio brasileira. No Mundial de Endurance, o mais correto é dizer que foi inglesa, a nacionalidade da equipe, mas o piloto Antonio Pizzonia foi um dos responsáveis por colocar a Delta-ADR, time oficial da Nissan, na frente na segunda classe mais veloz do WEC. Pizzonia dividiu o protótipo com James Walker, outro que nunca disputou uma corrida com esse carro, e, juntos, os dois tiveram uma média de 1min55s148.
A vantagem de Pizzonia para os segundos colocados da LMP2 foi enorme, de 2s5. A quarta fila do grid de largada será completada pelo trio Olivier Pla, David Heinemeier-Hansson e Alex Brundle.
E a Aston Martin dominou a batalha dos carros de gran-turismo ao ficar com as poles tanto da GTE Pro quanto da GTE Am e marcar os três melhores tempos entre os GTs. Os mais rápidos foram Darren Turner e Stefan Mücke, companheiros de Bruno Senna. Portanto, o brasileiro estará na pole-position da GTE Pro neste domingo.
A segunda posição ficou com o carro de Paul Dalla Lana, Fred Makowiecki e Pedro Lamy. Na sequência veio o trio formado por Roald Goethe, Stuart Hall e Jamie Campbell-Walter. A equipe Larbre, de Fernando Rees, foi a quarta colocada dentre os times da GTE Am.
WEC, 6 Horas de Silverstone, classificação, final:
1
|
Alexander WURZ
Nicolas LAPIERRE |
AUT
FRA |
LMP1
1 |
Toyota
Toyota TS-030 híbrido |
1:48.021
|
|
|
|
|||||||
|
|||||||
2
|
Anthony DAVIDSON
Sébastien BUEMI Stéphane SARRAZIN |
ING
SUI FRA |
LMP1
2 |
Toyota
Toyota TS-030 híbrido |
1:49.995
|
+1.974
|
|
|
|||||||
|
|||||||
3
|
Tom KRISTENSEN
Allan McNISH Loïc DUVAL |
DIN
ESC FRA |
LMP1
3 |
Audi Sport Team Joest
Audi R18 e-tron quattro híbrido |
1:51.283
|
+3.262
|
|
|
|||||||
|
|||||||
4
|
Nicolas PROST
Neel JANI Nick HEIDFELD |
FRA
SUI ALE |
LMP1
4 |
Rebellion
Lola B12/60 Toyota |
1:52.124
|
+4.103
|
|
|
|||||||
|
|||||||
5
|
André LOTTERER
Marcel FÄSSLER Benoît TRÉLUYER |
ALE
TCH FRA |
LMP1
5 |
Audi Sport Team Joest
Audi R18 e-tron quattro híbrido |
1:53.488
|
+5.467
|
|
|
|||||||
|
|||||||
6
|
Andrea BELLICCHI
Mathias BECHE Cong Fu CHENG |
ITA
SUI CHN |
LMP1
6 |
Rebellion
Lola B12/60 Toyota |
1:53.835
|
+5.814
|
|
|
|||||||
|
|||||||
7
|
Tor GRAVES
Antonio PIZZONIA James WALKER |
ING
BRA ING |
LMP2
1 |
Delta-ADR
Oreca 03 Nissan |
1:55.148
|
+7.127
|
|
|
|||||||
|
|||||||
8
|
Olivier PLA
David HEINEMEIER HANSSON Alex BRUNDLE |
FRA
DIN ING |
LMP2
2 |
OAK
Morgan LMP2 Nissan |
1:57.629
|
+9.608
|
|
|
|||||||
|
|||||||
9
|
Roman RUSINOV
John MARTIN Mike CONWAY |
RUS
AUS ING |
LMP2
3 |
G-Drive
Oreca 03 Nissan |
1:57.697
|
+9.676
|
|
|
|||||||
|
|||||||
10
|
Bertrand BAGUETTE
Ricardo GONZÁLEZ Martin PLOWMANN |
BEL
MEX ING |
LMP2
4 |
OAK
Morgan LMP2 Nissan |
1:58.729
|
+10.708
|
|
|
|||||||
|
|||||||
11
|
Darren TURNER
Stefan MÜCKE Bruno SENNA |
ING
ALE BRA |
GTE Pro
1 |
Aston Martin
Aston Martin Vantage V8 |
2:00.566
|
+12.545
|
|
|
|||||||
|
|||||||
12
|
Paul DALLA LANA
Frédéric MAKOWIECKI Pedro LAMY |
CAN
FRA POR |
GTE Pro
2 |
Aston Martin
Aston Martin Vantage V8 |
2:00.772
|
+12.751
|
|
|
|||||||
|
|||||||
13
|
Roald GOETHE
Stuart HALL Jamie CAMPBELL-WALTER |
ALE
ING ING |
GTE Am
1 |
Aston Martin
Aston Martin Vantage V8 |
2:01.158
|
+13.137
|
|
|
|||||||
|
|||||||
14
|
Jörg BERGMEISTER
Patrick PILET Timo BERNHARD |
ALE
FRA ALE |
GTE Pro
3 |
Porsche AG Team Manthey
Porsche 911 GT3 RSR |
2:01.308
|
+13.287
|
|
|
|||||||
|
|||||||
15
|
Marc LIEB
Richard LIETZ Romain DUMAS |
ALE
AUT FRA |
GTE Pro
4 |
Porsche AG Team Manthey
Porsche 911 GT3 RSR |
2:01.452
|
+13.431
|
|
|
|||||||
|
|||||||
16
|
Gianmaria BRUNI
Giancarlo FISICHELLA |
ITA
ITA |
GTE Pro
5 |
AF Corse
Ferrari F458 Italia |
2:01.512
|
+13.491
|
|
|
|||||||
|
|||||||
17
|
Allan SIMONSEN
Christoffer NYGAARD Kristian POULSEN |
DIN
DIN DIN |
GTE Am
2 |
Aston Martin
Aston Martin Vantage V8 |
2:01.544
|
+13.523
|
|
|
|||||||
|
|||||||
18
|
Thomas HOLZER
Dominik KRAIHAMER Jan CHAROUZ |
ALE
AUT TCH |
LMP2
5 |
Lotus
Lotus T128 |
2:01.555
|
+13.534
|
|
|
|||||||
|
|||||||
19
|
Kamui KOBAYASHI
Toni VILANDER |
JAP
FIN |
GTE Pro
6 |
AF Corse
Ferrari F458 Italia |
2:01.803
|
+13.782
|
|
|
|||||||
|
|||||||
20
|
Kevin WEEDA
Vitantonio LIUZZI Christophe BOUCHUT |
EUA
ITA FRA |
LMP2
6 |
Lotus
Lotus T128 |
2:02.144
|
+14.123
|
|
|
|||||||
|
|||||||
21
|
Jack GERBER
Matt GRIFFIN Marco CIOCI |
AFS
IRL ITA |
GTE Am
3 |
AF Corse
Ferrari F458 Italia |
2:02.396
|
+14.375
|
|
|
|||||||
|
|||||||
22
|
Luiz PÉREZ-COMPANC
Nicolas MINASSIAN Pierre KAFFER |
ARG
FRA ALE |
LMP2
7 |
Pecom
Oreca 03 Nissan |
2:02.454
|
+14.433
|
|
|
|||||||
|
|||||||
23
|
Enzo POTOLICCHIO
Rui AGUAS Philipp PETER |
VEN
POR AUT |
GTE Am
4 |
8Star
Ferrari F458 Italia |
2:02.513
|
+14.492
|
|
|
|||||||
|
|||||||
24
|
Patrick BORNHAUSER
Julien CANAL Fernando REES |
FRA
FRA BRA |
GTE Am
5 |
Larbre
Chevrolet Corvette C6-ZR1 |
2:02.862
|
+14.841
|
|
|
|||||||
|
|||||||
25
|
Alexandre IMPERATORI
Matthew HOWSON Ka To JIM |
TCH
ING CHN |
LMP2
8 |
KCMG HKG
Morgan LMP2 Nissan |
2:02.991
|
+14.970
|
|
|
|||||||
|
|||||||
26
|
Raymond NARAC
Christophe BOURRET Jean-Karl VERNAY |
FRA
FRA FRA |
GTE Am
6 |
IMSA Performance Matmut
Porsche 911 GT3 RSR |
2:04.176
|
+16.155
|
|
|
|||||||
|
|||||||
27
|
Chris DYSON
Michael MARSAL Tom KIMBER-SMITH |
EUA
EUA ING |
LMP2
9 |
Greaves
Zytek Z11SN Nissan |
2:04.491
|
+16.470
|
|
|
|||||||
|
|||||||
28
|
Tracy KROHN
Niclas JÖNSSON Maurizio MEDIANI |
EUA
SUE ITA |
GTE Am
7 |
Krohn Racing
Ferrari F458 Italia |
2:05.482
|
+17.461
|
|
|
|||||||
|
|||||||
29
|
Jacques NICOLET
Jean-Marc MERLIN |
FRA
FRA |
LMP2
10 |
OAK
Morgan LMP2 Nissan |
2:10.475
|
+22.454
|
|
|
|||||||
|
|||||||
30
|
Nick LEVENTIS
Danny WATTS Jonny KANE |
ING
ING ING |
LMP1
7 |
Strakka
HPD ARX-03c Honda |
|
|
|
|
|||||||
|
|||||||
31
|
Christian RIED
Gianluca RODA Paolo RUBERTI |
ALE
ITA ITA |
GTE Am
8 |
Proton
Porsche 911 GT3 RSR |
|
|
|
|
|||||||
|