Toyota vive novo drama em Le Mans, perde dois carros na 11ª hora e Porsche toma liderança. Senna vai ao top-3 geral

Desastre esportivo acertou em cheio a participação da Toyota nas 24 Horas de Le Mans. Antes da metade da prova, os três carros da montadora japonesa tiveram problemas graves e saíram completamente da disputa pela vitória. O Porsche #1 lidera a classificação geral por dez voltas. Bruno Senna é segundo na classificação geral, enquanto Daniel Serra lidera na classe GTE Pro

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Nada poderia preparar a Toyota para o que aconteceu na noite deste sábado (17). Os três carros da montadora japonesa, inclusive os dois então primeiros colocados das 24 Horas de Le Mans tiveram problemas graves. Dois abandonaram, o outro ficou no pit-lane por mais de duas horas. Favorita e com rendimento impressionante após as primeiras horas, a Toyota viu as chances de vencer se esvaírem de forma inacreditável rapidamente. O sonho de vencer Le Mans terá que ficar para 2018.

O primeiro problema foi com Sébastien Buemi e o #8. Na segunda colocação e atrás de encostar no #7, Buemi relatou problemas. Depois de alguns minutos de conversas no rádio, o freio pegou fogo. O suíço levou para os boxes para um pit-stop interminável. Ainda melhor, porém, do que o que aconteceu com o então líder Kamui Kobayashi e o #7.
 
Com dificuldades na embreagem, o carro simplesmente parou. Kobayashi tentou com as armas que tinha levar o carro aos boxes para mexer onde necessário fosse, mas simplesmente não conseguiu. Nos boxes, Mike Conway chorava em mais um acontecimento que parecia digno de maldição. O Porsche #1 assumiu a ponta pelas mãos de Nick Tandy, mas não era só isso. Nicolas Lapierre acabara de sair dos boxes com o #7 quando um toque em outro carro fez o pneu furar. Novamente, fim de festa. Lapierre tentou levar o carro para casa, mas os danos foram grandes demais.

Entre os brasileiros, Bruno Senna e Nelsinho Piquet seguem na briga pela vitória da LMP2. Com Nicolas Prost no comando, o Rebellion #31, de Senna, segue na liderança. O mesmo vale para o Aston Martin #97 de Daniel Serra na GTE Pro. Serra foi extremamente consistente e entregou para Jonathan Adam ainda na liderança. 
 
A maior batida até agora ficou a cargo de Simon Trummer, piloto da Manor ORECA. Uma pancada com o carro da P2, mas sem maiores desdobramentos físicos. No geral, ainda é uma corrida com poucas paradas por bandeiras amarelas e safety-car. Desde as 21h deste sábado (17), Rodrigo Mattar, comentarista dos canais Fox Sports e dono do blog A Mil Por Hora, comenta em tempo real parte da prova no GRANDE PRÊMIO. Siga tudo AO VIVO.
Com Nicolas Lapierre ao volante, o Toyota 'sobrevivente' pega fogo na terrível hora 11 para a fábrica na prova (Foto: Reprodução)
Confira como foi o segundo quarto das 24 Horas de Le Mans
 
A briga na classe P1 era pelo segundo lugar logo depois da marca das 6h de corrida. Nakajima cercou Lotterer da forma como foi possível e demorou mais de 20 minutos de pressão, mas enfim passou. Com Sarrazin comandando o Toyota #7 na frente, agora Sarthe via 1-2 da marca japonesa. Imediatamente Nakajima abriu, mostrando como a Toyota era mais rápida. O japonês superava o #7 e abria a briga para apenas 14s de diferença.
 
Depois de mais uma parada nos boxes, o Porsche #1 voltava ao segundo posto, porém. Buemi, agora no comando do Toyota #8, logo se recuperou e tomou de Jani a segunda colocação. Buemi começou a conversar com a equipe certo de que algo estava errado com o carro. A equipe certificou que não era eletrônico e, embora pudesse ser mecânico, nada tinha sido notado na telemetria. Até os freios entrarem em chamas. Era o primeiro problema sério da Toyota.
 
Buemi e o Toyota #8 saíram da volta do líder, que ficou apenas para o Toyota #7 e o Porsche #1. O primeiro safety-car da prova – por conta de batida da GTE Pro – fez com que a diferença entre Conway e Jani subisse para 2min44s. Piorou ainda, porque Jani rodou quando entrava no pit-lane para entregar o #1 para Tandy. A situação era brilhante para o #7. Conway entregou o carro para Kobayashi e jamais esperaria o que aconteceu em seguida. 
 
Com problemas na embreagem, o Toyota #7, então líder com ampla vantagem, foi parando. Tentou reiniciar e levar ao pit-lane com um máximo de 11 km/h. “Não consigo andar, não consigo andar”, dizia Kamui no rádio. Depois de algumas tentativas de reiniciar o carro, Kobayashi capitulou. Saiu, brincou com a torcida e foi embora pela noite francesa. Fim de corrida e, aparentemente, retorno da maldição da Toyota por mais um ano.
Novo pesadelo: líder da prova, o Toyota TS050 #7 abandonou com Kobayashi ao volante (Foto: Reprodução)
O Porsche #1 chegara a ficar 6min atrás, mas agora liderava com uma volta de vantagem para o Toyota #9. Atrás deles na classificação geral, carros da P2. O #7 estava parado na pista e sem piloto; o #8 voltava após duas horas de pit-stop. O que faltava? O #9. No começo da volta, Lapierre teve um furo de pneu após contato com o Villorba Ligier #47. Os danos subsequentes eram grande demais: 0 #9 estava fora da disputa, e simplesmente assim encerrava as chances de a Toyota vencer Le Mans em 2017. Nos boxes, Conway aparecia aos prantos, enquanto Hughes de Chaunac tinha feição de completo desespero e incredulidade.
 
Tandy e o #1 passaram a ter um mar de P2 atrás. A liderança era de incríveis oito voltas.
 
Enquanto isso, na P2, apenas seis carros seguiam na volta do líder #31 – que tinha Senna no volante. Piquet, no Rebellion #13, seguia Senna de longe, 51s atrás. E crescia a cada vez que uma slow zone entrava no caminho. Ao fim da sétima hora, mais de 1min30s separava primeiro e segundo colocados. E mais uma zona lenta foi encarada quando a Bratislava Ligier #49 saiu da pista.
 
Situação pior para o #31 foi na metade da oitava hora, quando Senna precisou cumprir um drive-through e seguiu para os boxes. O Rebellion #13 também parou, deixando Oliver Jarvis e o Jackie Chan DC Oreca #38 na ponta momentaneamente. Quando parou, quem voltou para a frente foi Piquet e o #13. 
A noite foi boa para a Rebellion. O #13 de Nelsinho Piquet briga pelo pódio geral (Foto: Dunlop/Twitter)
Um pouco mais atrás, Patrick Lafargue rodou com o IDEC Ligier #17 e caiu ainda mais nos quadros da categoria. E a briga pelo quarto posto da classe esquentava. No Manor ORECA #24, Trummer segurava Panciatici e o Signatech ORECA #35 – também de André Negrão.
 
Beche assumiu o #13 de Piquet após um pit-stop em que a Rebellion não conseguiu mudar os problemas que apresentava na luz do lado esquerdo da traseira. Mas o tempo de tentativa da equipe acabou atrasando o #13 e recolocando o #31 na liderança. Senna tinha mais de 1min de frente quando parou e saiu do carro para Prost assumir. 
 
Os problemas dos Toyota #7, #8 e #9 fizeram com que tanto o #13 quanto o #31 estivessem no pódio geral de Le Mans naquele momento. Caso alguma coisa não saia muito errado, ao menos dois carros da LMP2 estarão no pódio geral. Outro momento digno de nota foi a forte batida de Trummer, que deixou a disputa com a Manor.
Forte batida de Simon Trummer na 11 hora de prova em Le Mans (Foto: Reprodução)
A classe GTE Pro começou o segundo quarto com Sam Bird, na Ferrari #71, sendo punido por uma série de desobediência dos limites da pista – mesma coisa na sequência para o Porsche #91 de Makowiecki. Após sete horas de corrida, todos os carros da GTE Pro ainda vivos na disputa estavam na mesma volta.
 
A forte disputa tinha o Aston Martin #97 e o Ford #67 nas primeiras colocações, com Turner e Priaulx. Logo, o Corvette #64 com Milner rodou nas Curvas Porsche e tocou o muro. Tentou se recuperar e foi novamente rodar. Serra voltou ao #97 e liderava a corrida após 8h30min. Logo atrás dele, Christensen e Tincknell brigavam pelo segundo lugar da classe. Tincknell entregou para Derani após perder o segundo posto.
 
Depois de Serra entregar o carro para Adam, o #97 deixou a ponta. Calado passou o #97 e assumiu a ponta após o Porsche #92 parar nos boxes. Na seguida, Adam e o #97 voltaram a liderar. Mudança frenética acontecia na GTE Pro. Com tudo restabelecido, Jonathan Adam retomava a ponta para o #97.
Daniel Serra segue ajudando o Aston Martin Vantage #97 a liderar na LMGTE-Pro (Foto: Aston Martin Racing)
Na GTE Am, Dalla Lana tinha sérios problemas no pit-lane. Foi punido por correr demais por lá. Mesmo assim, Dalla Lana brigava, no volante do Aston Martin #98, com Smith, no JMW Ferrari, pela ponta da classe. Outro carro da Ferrari, o Clearwater #60, viveu piores momentos um pouco depois. Wee escapou e ficou preso na brita. 
 
Pedro Lamy assumiu o #98 e logo teve problemas: a asa dianteira se quebrou, e o carro claramente sentia os efeitos. Foi uma passada direta na Mulsanne Kink. Hora de voltar ao pit-lane. O azar do #98 era sorte de Will Stevens, a bordo do JMW Ferrari #84. Agora líder com folga.

Mundial de Endurance, 24 Horas de Le Mans, parcial após 12 horas: 

1 1 NEEL JANI
ANDRÉ LOTTERER
NICK TANDY
SUI
ALE
ING
P1 PORSCHE LMP Team
Porsche 919
Hybrid
188 voltas  
 
 
2 31 NICOLAS PROST
BRUNO SENNA
JULIEN CANAL
FRA
BRA
FRA
P2 VAILLANTE REBELLION
Oreca 07
Gibson
+9 voltas  
 
 
3 38 HO-PIN TUNG
THOMAS LAURENT
OLIVER JARVIS
CHN
FRA
ING
P2 JACKIE CHAN DC RACING
Oreca 07
Gibson
+9 voltas  
 
 
4 13 NELSINHO PIQUET
MATHIAS BECHE
DAVID H. HANSSON
BRA
BRA
DIN
P2 VAILLANTE REBELLION
Oreca 07
Gibson
+9 voltas  
 
 
5 35 NELSON PANCIATICI
PIERRE RAGUES
ANDRÉ NEGRÃO
FRA
FRA
BRA
P2 SIGNATECH ALPINE MATMUT
Alpine A470
Gibson
+11 voltas  
 
 
6 40 JAMES ALLEN
FRANCK MATÉLLI
RICHARD BRADLEY
AUS
FRA
ING
P2 GRAFF
Oreca 07
Gibson
+11 voltas  
 
 
7 24 TOR GRAVES
JONATHAN HIRSCHI
JEAN-ÉRIC VERGNE
TAI
SUI
FRA
P2 CEFC MANOR TRS RACING
Oreca 07
Gibson
+11 voltas  
 
 
8 32 WILLIAM OWEN
HUGO DE SADELEER
FILIPE ALBUQUERQUE
EUA
SUI
POR
P2 UNITED AUTOSPORTS
Ligier JS P217
Gibson
+11 voltas  
 
 
9 37 DAVID CHENG
ALEX BRUNDLE
TRISTAN GOMMENDY
CHN
ING
FRA
P2 JACKIE CHAN DC RACING
Oreca 07
Gibson
+12 voltas  
 
 
10 23 FABIEN BARTHEZ
TIMOTHÉ BURET
NATHANAËL BERTON
FRA
FRA
FRA
P2 PANIS-BARTHEZ COMPÉTITION
Ligier JS P217
Gibson
+14 voltas  
 
 
11 21 HENDRIK HEDMAN
BEN HANLEY
FELIX ROSENQVIST
SUE
ING
SUE
P2 DRAGONSPEED – 10 STAR
Oreca 07
Gibson
+15 voltas  
 
 
12 28 FRANÇOIS PERRODO
EMMANUEL COLLARD
MATTHIEU VAXIVIÉRE
FRA
FRA
FRA
P2 TDS RACING
Oreca 07
Gibson
+15 voltas  
 
 
13 34 NIGEL MOORE
PHILLIP HANSON
KARUN CHANDHOK
ING
ING
IND
P2 TOCKWITH MOTORSPORTS
Ligier JS P217
Gibson
+15 voltas  
 
 
14 47 ANDREA BELICCHI
ROBERTO LACORTE
GIORGIO SERNAGIOTTO
ITA
ITA
ITA
P2 CETILAR VILLORBA CORSE
Dallara P217
Gibson
+17 voltas  
 
 
15 39 ENZO GUIBBERT
ÉRIC TROUILLET
JAMES WINSLOW
FRA
FRA
ING
P2 GRAFF
Oreca 07
Gibson
+17 voltas  
 
 
16 2 TIMO BERNHARD
EARL BAMBER
BRENDON HARTLEY
ALE
NZL
NZL
P1 PORSCHE LMP Team
Porsche 919
Hybrid
+18 voltas  
 
 
17 33 ERIK MARIS
JACQUES NICOLET
PIERRE NICOLET
FRA
FRA
FRA
P2 EURASIA MOTORSPORT
Ligier JS P217
Gibson
+20 voltas  
 
 
18 95 NICKI THIIM
MARCO SØRENSEN
RICHIE STANAWAY
DIN
DIN
NZL
GTE
PRO
ASTON MARTIN RACING
Aston Martin Vantage GTE
+22 voltas  
 
 
19 97 DARREN TURNER
JONATHAN ADAM
DANIEL SERRA
ING
ING
BRA
GTE
PRO
ASTON MARTIN RACING
Aston Martin Vantage GTE
+22 voltas  
 
 
20 91 RICHARD LIETZ
FRÉDÉRIC MAKOWIECKI
PATRICK PILET
AUT
FRA
FRA
GTE
PRO
PORSCHE GT TEAM
Porsche 911 RSR 2017
+22 voltas  
 
 
21 71 SAM BIRD
DAVIDE RIGON
MIGUEL MOLINA
ING
ITA
ESP
GTE
PRO
AF CORSE
FERRARI 488 GTE
+22 voltas  
 
 
22 92 MICHAEL CHRISTENSEN
KÉVIN ESTRE
DIRK WERNER
DIN
FRA
ALE
GTE
PRO
PORSCHE GT TEAM
Porsche 911 RSR 2017
+22 voltas  
 
 
23 51 JAMES CALADO
ALESSANDRO PIER GUIDI
MICHELE RUGOLO
ING
ITA
ITA
GTE
PRO
AF CORSE
FERRARI 488 GTE
+22 voltas  
 
 
24 67 ANDY PRIAULX
HARRY TINCKNELL
PIPO DERANI
ING
ING
BRA
GTE
PRO
FORD CHIP GANASSI TEAM UK
Ford GT GTE EcoBoost
+22 voltas  
 
 
25 68 JOEY HAND
DIRK MÜLLER
TONY KANAAN
EUA
ALE
BRA
GTE
PRO
FORD CHIP GANASSI TEAM USA
Ford GT GTE EcoBoost
+22 voltas  
 
 
26 63 JAN MAGNUSSEN
ANTONIO GARCÍA
JORDAN TAYLOR
DIN
ESP
EUA
GTE
PRO
CORVETTE RACING – GM
Chevrolet Corvette C7.R
+22 voltas  
 
 
27 69 RYAN BRISCOE
SCOTT DIXON
RICHARD WESTBROOK
AUS
NZL
ING
GTE
PRO
FORD CHIP GANASSI TEAM USA
Ford GT GTE EcoBoost
+22 voltas  
 
 
28 17 PATRICE LAFARGUE
PAUL LAFARGUE
DAVID ZOLLINGER
FRA
FRA
FRA
P2 IDEC SPORT RACING
Ligier JS P217
Gibson
+23 voltas  
 
 
29 29 JAN LAMMERS
RUBENS BARRICHELLO
FRITS VAN EERD
HOL
BRA
HOL
P2 RACING TEAM NEDERLAND
Dallara P217
Gibson
+23 voltas  
 
 
30 36 ROMAIN DUMAS
GUSTAVO MENEZES
MATTHEW RAO
FRA
EUA
ING
P2 SIGNATECH ALPINE MATMUT
Alpine A470
Gibson
+23 voltas  
 
 
31 84 ROBERT SMITH
WILL STEVENS
DRIES VANTHOOR
ING
ING
BEL
GTE
AM
JMW MOTORSPORT
Ferrari 458 Italia GT2
+24 voltas  
 
 
32 90 SALIH YOLUC
EUAN HANKEY
ROB BELL
TUR
ING
ING
GTE
AM
TF SPORT
Aston Martin Vantage GTE
+24 voltas  
 
 
33 77 CHRISTIAN RIED
MARVIN DIENST
MATTEO CAIROLI
ALE
ALE
ITA
GTE
AM
DEMPSEY-PROTON RACING
Porsche 911 RSR 2016
+26 voltas  
 
 
34 45 MARK PATTERSON
VINCENT CAPILLAIRE
MATTHEW MCMURRY
EUA
FRA
EUA
P2 ALGARVE PRO RACING
Ligier JS P217
Gibson
+26 voltas  
 
 
35 62 COOPER MacNEIL
TOWNSEND BELL
BILL SWEEDLER
EUA
EUA
EUA
GTE
AM
SCUDERIA CORSA
Ferrari 488 GTE
+26 voltas  
 
 
36 55 DUNCAN CAMERON
AARON SCOTT
MARCO CIOCI
ING
ING
ITA
GTE
AM
SPIRIT OF RACE
Ferrari 488 GTE
+26 voltas  
 
 
37 64 OLIVER GAVIN
TOMMY MILNER
MARCEL FÄSSLER
ING
EUA
SUI
GTE
PRO
CORVETTE RACING – GM
Chevrolet Corvette C7.R
+26 voltas  
 
 
38 99 ANDREW HOWARD
ROSS GUNN
OLIVER BRYANT
ING
ING
ING
GTE
AM
BEECHDEAN AMR
Aston Martin Vantage GTE
+27 voltas  
 
 
39 61 MATTHEW GRIFFIN
WENG SUN MOK
KEITA SAWA
IRL
SIN
JAP
GTE
AM
CLEARWATER RACING
Ferrari 488 GTE
+27 voltas  
 
 
40 93 PATRICK LONG
ABDULAZIZ AL FAISAL
MIKE HEDLUND
EUA
SAU
EUA
GTE
AM
PROTON COMPETITION
Porsche 911 RSR 2016
+27 voltas  
 
 
41 27 MIKHAIL ALESHIN
VIKTOR SHAYTAR
SERGEY SIROTKIN
RUS
RUS
RUS
P2 SMP RACING
Dallara P217
Gibson
+28 voltas  
 
 
42 83 TRACY KROHN
NICLAS JÖNSSON
ANDREA BERTOLINI
EUA
SUE
ITA
GTE
AM
DH RACING
Ferrari 488 GTE
+28 voltas  
 
 
43 65 CHRISTINA NIELSEN
ALESSANDRO BALZAN
BRET CURTIS
DIN
ITA
EUA
GTE
AM
SCUDERIA CORSA
Ferrari 488 GTE
+28 voltas  
 
 
44 86 MICHAEL WAINWRIGHT
BEN BARKER
NICK FOSTER
ING
ING
AUS
GTE
AM
GULF RACING UK
Porsche 911 RSR 2016
+28 voltas  
 
 
45 66 STEFAN MÜCKE
OLIVIER PLA
BILLY JOHNSON
ALE
FRA
EUA
GTE
PRO
FORD CHIP GANASSI TEAM UK
Ford GT GTE EcoBoost
+28 voltas  
 
 
46 8 SÉBASTIEN BUEMI
ANTHONY DAVIDSON
KAZUKI NAKAJIMA
SUI
ING
JAP
P1 TOYOTA
TS050 Hybrid
+29 voltas  
 
 
47 98 PAUL DALLA LANA
PEDRO LAMY
MATHIAS LAUDA
CAN
POR
AUT
GTE
AM
ASTON MARTIN RACING
Aston Martin Vantage GTE
+29 voltas  
 
 
48 54 THOMAS FLOHR
FRANCESCO CASTELLACI
OLIVIER BERETTA
SUI
ITA
MON
GTE
AM
SPIRIT OF RACE
Ferrari 488 GTE
+29 voltas  
 
 
49 60 ÁLVARO PARENTE
RICHARD WEE
HIROKI KATOH
POR
SIN
JAP
GTE
AM
CLEARWATER RACING
Ferrari 488 GTE
+30 voltas  
 
 
50 22 MEMO ROJAS
RYŌ HIRAKAWA
JOSÉ GUTIÉRREZ
MEX
JAP
MEX
P2 G-DRIVE RACING
Oreca 07
Gibson
+35 voltas  
 
 
51 43 BEN KEATING
JEROEN BLEEKEMOLEN
RICKY TAYLOR
EUA
HOL
EUA
P2 KEATING MOTORSPORTS
Riley Mk. 30
Gibson
+39 voltas  
 
 
52 50 ROMAIN BRANDELA
CHRISTIAN PHILLIPPON
FERNANDO REES
FRA
FRA
BRA
GTE
AM
LARBRE COMPÉTITION
Chevrolet Corvette C7.R
+39 voltas  
 
 
53 49 MIROSLAV KONÔPKA
KONSTANTINS CALKO
RIK BREUKERS
ESL
LET
HOL
P2 ARC BRATISLAVA
Ligier JS P217
Gibson
+54 voltas  
 
 
54 9 NICOLAS LAPIERRE
YUJI KUNIMOTO
JOSÉ MARÍA LÓPEZ
FRA
JAP
ARG
P1 TOYOTA
TS050 Hybrid
Abandonou  
 
 
55 7 MIKE CONWAY
KAMUI KOBAYASHI
STÉPHANE SARRAZIN
ING
JAP
FRA
P1 TOYOTA
TS050 Hybrid
Abandonou  
 
 
56 25 ROBERTO GONZÁLEZ
SIMON TRUMMER
VITALY PETROV
MEX
SUI
RUS
P2 CEFC MANOR TRS RACING
Oreca 07
Gibson
Abandonou  
 
 
57 82 GIANCARLO FISICHELLA
TONI VILANDER
PIERRE KAFFER
ITA
FIN
ALE
GTE
PRO
RISI COMPETIZIONE
FERRARI 488 GTE
Abandonou  
 
 
58 26 ROMAN RUSINOV
PIERRE THIRIET
ALEX LYNN
RUS
FRA
ING
P2 G-DRIVE RACING
Oreca 07
Gibson
Abandonou  
 
 
59 88 STÉPHANE LÉMERET
KLAUS BACHLER
KHALED AL QUBAISI
BEL
AUT
EAU
GTE
AM
PROTON COMPETITION
Porsche 911 RSR 2016
Abandonou  
 
 
60 4 OLIVER WEBB
DOMINIK KRAIHAMER
MARCO BONANOMI
ING
AUT
ITA
P1 ByKOLLES Racing
Enso CLM P1/01-NISSAN
Abandonou  
 
 

 

 
O CANADÁ É PARA HAMILTON O QUE MÔNACO FOI PARA SENNA?

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.