Toyota vive novo drama em Le Mans, perde dois carros na 11ª hora e Porsche toma liderança. Senna vai ao top-3 geral
Desastre esportivo acertou em cheio a participação da Toyota nas 24 Horas de Le Mans. Antes da metade da prova, os três carros da montadora japonesa tiveram problemas graves e saíram completamente da disputa pela vitória. O Porsche #1 lidera a classificação geral por dez voltas. Bruno Senna é segundo na classificação geral, enquanto Daniel Serra lidera na classe GTE Pro
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Relacionadas
Nada poderia preparar a Toyota para o que aconteceu na noite deste sábado (17). Os três carros da montadora japonesa, inclusive os dois então primeiros colocados das 24 Horas de Le Mans tiveram problemas graves. Dois abandonaram, o outro ficou no pit-lane por mais de duas horas. Favorita e com rendimento impressionante após as primeiras horas, a Toyota viu as chances de vencer se esvaírem de forma inacreditável rapidamente. O sonho de vencer Le Mans terá que ficar para 2018.
Entre os brasileiros, Bruno Senna e Nelsinho Piquet seguem na briga pela vitória da LMP2. Com Nicolas Prost no comando, o Rebellion #31, de Senna, segue na liderança. O mesmo vale para o Aston Martin #97 de Daniel Serra na GTE Pro. Serra foi extremamente consistente e entregou para Jonathan Adam ainda na liderança.
Mundial de Endurance, 24 Horas de Le Mans, parcial após 12 horas:
1 | 1 |
NEEL JANI ANDRÉ LOTTERER NICK TANDY |
SUI ALE ING |
P1 |
PORSCHE LMP Team Porsche 919 Hybrid |
188 voltas | |
2 | 31 |
NICOLAS PROST BRUNO SENNA JULIEN CANAL |
FRA BRA FRA |
P2 |
VAILLANTE REBELLION Oreca 07 Gibson |
+9 voltas | |
3 | 38 |
HO-PIN TUNG THOMAS LAURENT OLIVER JARVIS |
CHN FRA ING |
P2 |
JACKIE CHAN DC RACING Oreca 07 Gibson |
+9 voltas | |
4 | 13 |
NELSINHO PIQUET MATHIAS BECHE DAVID H. HANSSON |
BRA BRA DIN |
P2 |
VAILLANTE REBELLION Oreca 07 Gibson |
+9 voltas | |
5 | 35 |
NELSON PANCIATICI PIERRE RAGUES ANDRÉ NEGRÃO |
FRA FRA BRA |
P2 |
SIGNATECH ALPINE MATMUT Alpine A470 Gibson |
+11 voltas | |
6 | 40 |
JAMES ALLEN FRANCK MATÉLLI RICHARD BRADLEY |
AUS FRA ING |
P2 |
GRAFF Oreca 07 Gibson |
+11 voltas | |
7 | 24 |
TOR GRAVES JONATHAN HIRSCHI JEAN-ÉRIC VERGNE |
TAI SUI FRA |
P2 |
CEFC MANOR TRS RACING Oreca 07 Gibson |
+11 voltas | |
8 | 32 |
WILLIAM OWEN HUGO DE SADELEER FILIPE ALBUQUERQUE |
EUA SUI POR |
P2 |
UNITED AUTOSPORTS Ligier JS P217 Gibson |
+11 voltas | |
9 | 37 |
DAVID CHENG ALEX BRUNDLE TRISTAN GOMMENDY |
CHN ING FRA |
P2 |
JACKIE CHAN DC RACING Oreca 07 Gibson |
+12 voltas | |
10 | 23 |
FABIEN BARTHEZ TIMOTHÉ BURET NATHANAËL BERTON |
FRA FRA FRA |
P2 |
PANIS-BARTHEZ COMPÉTITION Ligier JS P217 Gibson |
+14 voltas | |
11 | 21 |
HENDRIK HEDMAN BEN HANLEY FELIX ROSENQVIST |
SUE ING SUE |
P2 |
DRAGONSPEED – 10 STAR Oreca 07 Gibson |
+15 voltas | |
12 | 28 |
FRANÇOIS PERRODO EMMANUEL COLLARD MATTHIEU VAXIVIÉRE |
FRA FRA FRA |
P2 |
TDS RACING Oreca 07 Gibson |
+15 voltas | |
13 | 34 |
NIGEL MOORE PHILLIP HANSON KARUN CHANDHOK |
ING ING IND |
P2 |
TOCKWITH MOTORSPORTS Ligier JS P217 Gibson |
+15 voltas | |
14 | 47 |
ANDREA BELICCHI ROBERTO LACORTE GIORGIO SERNAGIOTTO |
ITA ITA ITA |
P2 |
CETILAR VILLORBA CORSE Dallara P217 Gibson |
+17 voltas | |
15 | 39 |
ENZO GUIBBERT ÉRIC TROUILLET JAMES WINSLOW |
FRA FRA ING |
P2 |
GRAFF Oreca 07 Gibson |
+17 voltas | |
16 | 2 |
TIMO BERNHARD EARL BAMBER BRENDON HARTLEY |
ALE NZL NZL |
P1 |
PORSCHE LMP Team Porsche 919 Hybrid |
+18 voltas | |
17 | 33 |
ERIK MARIS JACQUES NICOLET PIERRE NICOLET |
FRA FRA FRA |
P2 |
EURASIA MOTORSPORT Ligier JS P217 Gibson |
+20 voltas | |
18 | 95 |
NICKI THIIM MARCO SØRENSEN RICHIE STANAWAY |
DIN DIN NZL |
GTE PRO |
ASTON MARTIN RACING Aston Martin Vantage GTE |
+22 voltas | |
19 | 97 |
DARREN TURNER JONATHAN ADAM DANIEL SERRA |
ING ING BRA |
GTE PRO |
ASTON MARTIN RACING Aston Martin Vantage GTE |
+22 voltas | |
20 | 91 |
RICHARD LIETZ FRÉDÉRIC MAKOWIECKI PATRICK PILET |
AUT FRA FRA |
GTE PRO |
PORSCHE GT TEAM Porsche 911 RSR 2017 |
+22 voltas | |
21 | 71 |
SAM BIRD DAVIDE RIGON MIGUEL MOLINA |
ING ITA ESP |
GTE PRO |
AF CORSE FERRARI 488 GTE |
+22 voltas | |
22 | 92 |
MICHAEL CHRISTENSEN KÉVIN ESTRE DIRK WERNER |
DIN FRA ALE |
GTE PRO |
PORSCHE GT TEAM Porsche 911 RSR 2017 |
+22 voltas | |
23 | 51 |
JAMES CALADO ALESSANDRO PIER GUIDI MICHELE RUGOLO |
ING ITA ITA |
GTE PRO |
AF CORSE FERRARI 488 GTE |
+22 voltas | |
24 | 67 |
ANDY PRIAULX HARRY TINCKNELL PIPO DERANI |
ING ING BRA |
GTE PRO |
FORD CHIP GANASSI TEAM UK Ford GT GTE EcoBoost |
+22 voltas | |
25 | 68 |
JOEY HAND DIRK MÜLLER TONY KANAAN |
EUA ALE BRA |
GTE PRO |
FORD CHIP GANASSI TEAM USA Ford GT GTE EcoBoost |
+22 voltas | |
26 | 63 |
JAN MAGNUSSEN ANTONIO GARCÍA JORDAN TAYLOR |
DIN ESP EUA |
GTE PRO |
CORVETTE RACING – GM Chevrolet Corvette C7.R |
+22 voltas | |
27 | 69 |
RYAN BRISCOE SCOTT DIXON RICHARD WESTBROOK |
AUS NZL ING |
GTE PRO |
FORD CHIP GANASSI TEAM USA Ford GT GTE EcoBoost |
+22 voltas | |
28 | 17 |
PATRICE LAFARGUE PAUL LAFARGUE DAVID ZOLLINGER |
FRA FRA FRA |
P2 |
IDEC SPORT RACING Ligier JS P217 Gibson |
+23 voltas | |
29 | 29 |
JAN LAMMERS RUBENS BARRICHELLO FRITS VAN EERD |
HOL BRA HOL |
P2 |
RACING TEAM NEDERLAND Dallara P217 Gibson |
+23 voltas | |
30 | 36 |
ROMAIN DUMAS GUSTAVO MENEZES MATTHEW RAO |
FRA EUA ING |
P2 |
SIGNATECH ALPINE MATMUT Alpine A470 Gibson |
+23 voltas | |
31 | 84 |
ROBERT SMITH WILL STEVENS DRIES VANTHOOR |
ING ING BEL |
GTE AM |
JMW MOTORSPORT Ferrari 458 Italia GT2 |
+24 voltas | |
32 | 90 |
SALIH YOLUC EUAN HANKEY ROB BELL |
TUR ING ING |
GTE AM |
TF SPORT Aston Martin Vantage GTE |
+24 voltas | |
33 | 77 |
CHRISTIAN RIED MARVIN DIENST MATTEO CAIROLI |
ALE ALE ITA |
GTE AM |
DEMPSEY-PROTON RACING Porsche 911 RSR 2016 |
+26 voltas | |
34 | 45 |
MARK PATTERSON VINCENT CAPILLAIRE MATTHEW MCMURRY |
EUA FRA EUA |
P2 |
ALGARVE PRO RACING Ligier JS P217 Gibson |
+26 voltas | |
35 | 62 |
COOPER MacNEIL TOWNSEND BELL BILL SWEEDLER |
EUA EUA EUA |
GTE AM |
SCUDERIA CORSA Ferrari 488 GTE |
+26 voltas | |
36 | 55 |
DUNCAN CAMERON AARON SCOTT MARCO CIOCI |
ING ING ITA |
GTE AM |
SPIRIT OF RACE Ferrari 488 GTE |
+26 voltas | |
37 | 64 |
OLIVER GAVIN TOMMY MILNER MARCEL FÄSSLER |
ING EUA SUI |
GTE PRO |
CORVETTE RACING – GM Chevrolet Corvette C7.R |
+26 voltas | |
38 | 99 |
ANDREW HOWARD ROSS GUNN OLIVER BRYANT |
ING ING ING |
GTE AM |
BEECHDEAN AMR Aston Martin Vantage GTE |
+27 voltas | |
39 | 61 |
MATTHEW GRIFFIN WENG SUN MOK KEITA SAWA |
IRL SIN JAP |
GTE AM |
CLEARWATER RACING Ferrari 488 GTE |
+27 voltas | |
40 | 93 |
PATRICK LONG ABDULAZIZ AL FAISAL MIKE HEDLUND |
EUA SAU EUA |
GTE AM |
PROTON COMPETITION Porsche 911 RSR 2016 |
+27 voltas | |
41 | 27 |
MIKHAIL ALESHIN VIKTOR SHAYTAR SERGEY SIROTKIN |
RUS RUS RUS |
P2 |
SMP RACING Dallara P217 Gibson |
+28 voltas | |
42 | 83 |
TRACY KROHN NICLAS JÖNSSON ANDREA BERTOLINI |
EUA SUE ITA |
GTE AM |
DH RACING Ferrari 488 GTE |
+28 voltas | |
43 | 65 |
CHRISTINA NIELSEN ALESSANDRO BALZAN BRET CURTIS |
DIN ITA EUA |
GTE AM |
SCUDERIA CORSA Ferrari 488 GTE |
+28 voltas | |
44 | 86 |
MICHAEL WAINWRIGHT BEN BARKER NICK FOSTER |
ING ING AUS |
GTE AM |
GULF RACING UK Porsche 911 RSR 2016 |
+28 voltas | |
45 | 66 |
STEFAN MÜCKE OLIVIER PLA BILLY JOHNSON |
ALE FRA EUA |
GTE PRO |
FORD CHIP GANASSI TEAM UK Ford GT GTE EcoBoost |
+28 voltas | |
46 | 8 |
SÉBASTIEN BUEMI ANTHONY DAVIDSON KAZUKI NAKAJIMA |
SUI ING JAP |
P1 |
TOYOTA TS050 Hybrid |
+29 voltas | |
47 | 98 |
PAUL DALLA LANA PEDRO LAMY MATHIAS LAUDA |
CAN POR AUT |
GTE AM |
ASTON MARTIN RACING Aston Martin Vantage GTE |
+29 voltas | |
48 | 54 |
THOMAS FLOHR FRANCESCO CASTELLACI OLIVIER BERETTA |
SUI ITA MON |
GTE AM |
SPIRIT OF RACE Ferrari 488 GTE |
+29 voltas | |
49 | 60 |
ÁLVARO PARENTE RICHARD WEE HIROKI KATOH |
POR SIN JAP |
GTE AM |
CLEARWATER RACING Ferrari 488 GTE |
+30 voltas | |
50 | 22 |
MEMO ROJAS RYŌ HIRAKAWA JOSÉ GUTIÉRREZ |
MEX JAP MEX |
P2 |
G-DRIVE RACING Oreca 07 Gibson |
+35 voltas | |
51 | 43 |
BEN KEATING JEROEN BLEEKEMOLEN RICKY TAYLOR |
EUA HOL EUA |
P2 |
KEATING MOTORSPORTS Riley Mk. 30 Gibson |
+39 voltas | |
52 | 50 |
ROMAIN BRANDELA CHRISTIAN PHILLIPPON FERNANDO REES |
FRA FRA BRA |
GTE AM |
LARBRE COMPÉTITION Chevrolet Corvette C7.R |
+39 voltas | |
53 | 49 |
MIROSLAV KONÔPKA KONSTANTINS CALKO RIK BREUKERS |
ESL LET HOL |
P2 |
ARC BRATISLAVA Ligier JS P217 Gibson |
+54 voltas | |
54 | 9 |
NICOLAS LAPIERRE YUJI KUNIMOTO JOSÉ MARÍA LÓPEZ |
FRA JAP ARG |
P1 |
TOYOTA TS050 Hybrid |
Abandonou | |
55 | 7 |
MIKE CONWAY KAMUI KOBAYASHI STÉPHANE SARRAZIN |
ING JAP FRA |
P1 |
TOYOTA TS050 Hybrid |
Abandonou | |
56 | 25 |
ROBERTO GONZÁLEZ SIMON TRUMMER VITALY PETROV |
MEX SUI RUS |
P2 |
CEFC MANOR TRS RACING Oreca 07 Gibson |
Abandonou | |
57 | 82 |
GIANCARLO FISICHELLA TONI VILANDER PIERRE KAFFER |
ITA FIN ALE |
GTE PRO |
RISI COMPETIZIONE FERRARI 488 GTE |
Abandonou | |
58 | 26 |
ROMAN RUSINOV PIERRE THIRIET ALEX LYNN |
RUS FRA ING |
P2 |
G-DRIVE RACING Oreca 07 Gibson |
Abandonou | |
59 | 88 |
STÉPHANE LÉMERET KLAUS BACHLER KHALED AL QUBAISI |
BEL AUT EAU |
GTE AM |
PROTON COMPETITION Porsche 911 RSR 2016 |
Abandonou | |
60 | 4 |
OLIVER WEBB DOMINIK KRAIHAMER MARCO BONANOMI |
ING AUT ITA |
P1 |
ByKOLLES Racing Enso CLM P1/01-NISSAN |
Abandonou | |
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }