United SportsCar apresenta lista com excelente número de 60 inscritos para temporada de estreia

Resultado da fusão da American Le Mans Series com a Grand-Am, a United SportsCar vai dando sinais de que tem tudo para emplacar já em sua primeira temporada

60 carros inscritos para a temporada completa: esse é o excelente panorama que a United SportsCar apresenta para 2014. A lista divulgada pela organização inclui as principais equipes dos campeonatos que deram origem ao novo certame, a American Le Mans Series e a Grand-Am, e dá motivos para pensar que as corridas de endurance ganharão outro enorme impulso.

As seis dezenas de carros estão divididas entre 25 protótipos e 35 modelos de GT em um total de cinco classes. O número deve ser ainda maior nas 24 Horas de Daytona, em janeiro, na qual devem competir os times que também disputam o Campeonato Norte-Americano de Endurance, atingindo a casa de 68 inscrições – o maior desde 2007.

As inscrições de 35 carros de GT foram aceitas pela United SportsCar (Foto: Facebook/ALMS)

Não à toa, a direção do certame se mostra empolgada com o futuro. “Estamos muito contentes que tantos times deram um passo à frente para entrar no campeonato, e aumentamos a nossa capacidade para acomodar o maior número possível de equipes”, falou Ed Bennett, diretor-executivo da IMSA (International Motor Sports Association).

“A resposta que recebemos dos times desejando participar do campeonato consolida ainda mais a fusão. Acreditamos que as equipes que selecionamos vão proporcionar uma competição de nível mundial e vamos fazer a nossa parte entrando nessa nova era do endurance nos Estados Unidos”, prosseguiu.

Os 25 protótipos competirão em três subdivisões: seis Protótipos de Daytona (DP), cinco LMP2, o Delta Wing, e uma equipe que ainda confirmará qual modelo utilizará, além 12 carros na classe PC – exclusiva para protótipos Oreca FLM09.

Destaque para a presença da Chip Ganassi e da Michael Shank Racing – uma das principais esquadras das provas de longa duração nos EUA. Na LMP2, o principal time é o da OAK.

Já os 35 GTs selecionados competirão em duas classes, a GT ALMS – 10 – e a GT Daytona – 25. Aston Martin, Porsche, Audi, Ferrari e BMW estarão representadas.

Contabilizando também as equipes colocadas na reserva, caso haja alguma desistência, chega-se ao impressionante total de 78 esquadras.

Em termos de participantes, a United SportsCar vai se mostrando duas vezes mais forte do que o próprio Mundial de Endurance, que teve cerca de 30 carros alinhando nos grids ao longo do ano – excetuando-se, claro, as 24 Horas de Le Mans, onde 56 bólidos largaram.

As duas primeiras provas do campeonato serão as mais importantes do ano. As anteriormente mencionadas 24 Horas de Daytona acontecerão em 25 e 26 de janeiro, enquanto a disputa das 12 Horas de Sebring está marcada para o dia 15 de março.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.