Endurance

Webber quebra recorde de Interlagos no segundo treino livre das 6HSP em nova dobradinha da Porsche

Mark Webber foi o piloto mais rápido de todos os tempos com um protótipo LMP em Interlagos. Ao todo, quatro pilotos andaram abaixo da marca recorde de Stéphane Sarrazin com o Peugeot em 2007. Fernando Rees lidera na GTE Pro de Aston Martin
Warm Up, de Interlagos / RENAN DO COUTO, de Interlagos
Depois da F1, o Mundial de Endurance agora também tem um novo recorde da pista de Interlagos. Mark Webber cravou 1min18s349 durante o segundo treino livre desta sexta-feira (28) e, pelo menos até as atividades deste sábado, será o recordista do Autódromo José Carlos Pace com um protótipo LMP. Isso, justamente na pista onde ele se despediu da F1 há um ano e venceu duas vezes na F1, em 2009 e 2011. A marca anterior, 1min18s787, fora registrada por Stéphane Sarrazin de Peugeot em 2007.
Porsche fez dobradinha nos dois treinos (Foto: Gabriel Pedreschi)
Mas o australiano não foi o primeiro a romper a barreira. Na verdade, essa pequena honra coube a André Lotterer, da Audi, por apenas quatro milésimos. O alemão permaneceu no topo da tabela de tempos por boa parte do treino e melhorou seu tempo antes de ser superado pelos dois Audi e também por Lucas Di Grassi no R18 e-tron quattro #1.

A dobradinha da Porsche foi completada pelo Porsche #14, cujo melhor tempo foi anotado por Romain Dumas. A montadora de Stuttgart segue em busca da primeira vitória no Mundial de Endurance. Em sete corridas, já foram conquistadas três poles, mas falta o topo do pódio. 0s266 separaram os quatro carros de Porsche e Audi. Os dois protótipos da Toyota, montadora que está com a mão na taça, andaram somente na quinta e na sexta posições.

O trio de Emerson Fittipaldi, que é completado por Alessandro Pier Guidi e Jeffrey Segal, ficou em 25º no geral e em sexto lugar na classe GTE Am. A melhor marca do brasileiro foi 1min33s678.

A liderança da classe LMP2 ficou com o trio #26 da G-Drive, formado por Roman Rusinov, Olivier Pla e Julien Canal. A SMP e a KCMG seguiram.
 
Na GTE Pro, liderança brasileira com Fernando Rees. O piloto da Aston Martin cravou 1min30s112 com o #99 e foi o mais rápido dentre todos os carros de gran-turismo. Darren Turner e Stefan Mücke fecharam a dobradinha da marca. Que, se fomos considerar o melhor carro da GTE Am, na verdade foi uma trifeta: Pedro Lamy, Paul Dalla Lana e Chrystoffer Nygaard foram os terceiros colocados.
 
A próxima sessão de pista acontece na manhã de sábado em Interlagos, a partir das 10h (de Brasília). A classificação será a partir das 14h45.

Mundial de Endurance, 6 Horas de São Paulo, segundo treino livre:

1 20 TIMO BERNHARD
MARK WEBBER
BRANDON HARTLEY
ALE
AUS
NZL
P1 PORSCHE
Porsche 919
Híbrido
1:18.349    
 
 
2 14 ROMAIN DUMAS
NEEL JANI
MARC LIEB
FRA
SUI
ALE
P1 PORSCHE
Porsche 919
Híbrido
1:18.440 +0.091  
 
 
3 1 LUCAS DI GRASSI
LOÏC DUVAL
TOM KRISTENSEN
BRA
FRA
DIN
P1 AUDI SPORT TEAM JOEST
Audi R18 e-tron quattro
Híbrido
1:18.455 +0.106  
 
 
4 2 MARCEL FÄSSLER
ANDRÉ LOTTERER
BENOÎT TRÉLUYER
SUI
ALE
FRA
P1 AUDI SPORT TEAM JOEST
Audi R18 e-tron quattro
Híbrido
1:18.615 +0.266  
 
 
5 8 ANTHONY DAVIDSON
SÉBASTIEN BUEMI
ING
SUI
P1 TOYOTA
TS 040
Híbrido
1:19.239 +0.890  
 
 
6 7 ALEXANDER WURZ
STÉPHANE SARRAZIN
MIKE CONWAY
AUT
FRA
ING
P1 TOYOTA
TS 040
Híbrido
1:19.390 +1.041  
 
 
7 13 DOMINIK KRAIHAMER
ANDREA BELICHI
FABIO LEIMER
AUT
ITA
SUI
P1 REBELLION
Lola B12/60 Coupé
Toyota
1:21.709 +3.360  
 
 
8 12 NICOLAS PROST
NICK HEIDFELD
MATHIAS BECHE
FRA
ALE
SUI
P1 REBELLION
Lola B12/60 Coupé
Toyota
1:21.819 +3.470  
 
 
9 9 JAMES ROSSITER
PIERRE KAFFER
LUCAS AUER
ING
ALE
AUT
P1 LOTUS
CLM P1/01
ERA
1:22.599 +4.250  
 
 
10 26 ROMAN RUSINOV
OLIVIER PLA
JULIEN CANAL
RUS
FRA
FRA
P2 G-DRIVE
Morgan
Nissan
1:24.306 +5.957  
 
 
11 27 SERGEY ZLOBIN
NICOLAS MINASSIAN
MAURIZIO MEDIANI
RUS
FRA
ITA
P2 SMP
Oreca 03
Nissan
1:25.608 +7.259  
 
 
12 47 MATTHEW HOWSON
RICHARD BRADLEY
ALEX IMPERATORI
ING
ING
SUI
P2 KCMG
Oreca 03
Nissan
1:26.049 +7.700  
 
 
13 37 KIRILL LADYGIN
VIKTOR SHAITAR
ANTON LADYGIN
RUS
RUS
RUS
P2 SMP
Oreca 03
Nissan
1:26.063 +7.714  
 
 
14 99 ALEX MACDOWALL
DARRYL O'YOUNG
FERNANDO REES
ING
HKG
BRA
GTE
PRO
ASTON MARTIN
Aston Martin Vantage V8
1:30.112 +11.763  
 
 
15 97 DARREN TURNER
STEFAN MÜCKER
ING
ALE
GTE
PRO
ASTON MARTIN
Aston Martin Vantage V8
1:30.177 +11.828  
 
 
16 98 PAUL DALLA LANA
PEDRO LAMY
CHRISTOFFER NYGAARD
CAN
POR
DIN
GTE
AM
ASTON MARTIN
Aston Martin Vantage V8
1:30.367 +12.018  
 
 
17 91 RICHARD LIETZ
JÔRG BERGMEISTER
NICK TANDY
AUT
ALE
ING
GTE
PRO
PORSCHE MANTHEY
Porsche 911 RSR
1:30.757 +12.408  
 
 
18 51 GIANMARIA BRUNI
TONI VILANDER
ITA
ITA
GTE
PRO
AF CORSE
Ferrari F458 Italia
1:30.763 +12.414  
 
 
19 92
FRÉDÉRIC MAKOWIECKI
PATRICK PILET

FRA
FRA
GTE
PRO
PORSCHE MANTHEY
Porsche 911 RSR
1:30.810 +12.461  
 
 
20 95 KRISTIAN POULSEN
DAVID HEINEMEIER HANSSON
NICKI THIIM
DIN
DIN
DIN
GTE
AM
ASTON MARTIN
Aston Martin Vantage V8
1:30.887 +12.538  
 
 
21 71 DAVIDE RIGON
JAMES CALADO
ITA
ING
GTE
PRO
AF CORSE
Ferrari F458 Italia
1:30.945 +12.596  
 
 
22 81 STEPHEN WYATT
MICHELE RUGOLO
ANDREA BERTOLINI
AUS
ITA
ITA
GTE
AM
AF CORSE
Ferrari F458 Italia
1:31.151 +12.802  
 
 
23 88 CHRISTIAN RIED
KLAUS BACHLER
KHALED AL QUBAISI
ALE
AUT
EAU
GTE
AM
PROTON
Porsche 911 RSR
1:31.302 +12.953  
 
 
24 90 MATTEO CRESSONI
GIANLUCA RODA
PAOLO RUBERTI
ITA
ITA
ITA
GTE
AM
8 STAR
Ferrari F458 Italia
1:31.369 +13.020  
 
 
25 61 ALE PIER GUIDI
EMERSON FITTIPALDI
JEFF SEGAL
ITA
BRA
EUA
GTE
AM
AF CORSE
Ferrari F458 Italia
1:31.666 +13.317  
 
 
26 75 FRANÇOIS PERRODO
EMMANUEL COLLARD
MATTHIEU VAXIVIÈRE
FRA
FRA
FRA
GTE
AM
PROSPEED
Porsche 911 GT3 RSR
1:31.728 +13.379  
 
 

GRANDE PRÊMIO cobre 'in loco' o Mundial de Endurance em Interlagos com os repórteres Renan do Couto e Gabriel Curty e o blogueiro Rodrigo Mattar. Acompanhe o noticiário aqui.


AS PAZES COM O TÍTULO?

Rubens Barrichello desembarca neste fim de semana em Curitiba na condição de favorito ao título da Stock Car. O piloto precisa apenas de um quarto lugar para garantir a faixa de campeão. É a primeira vez em 23 anos de carreira que Barrichello, 42 anos, vai viver uma etapa efetivamente decisiva.

A última vez em que isso aconteceu foi em 1991, quando conquistou o título da F3 Inglesa. Naquela época, o brasileiro já chamava atenção pelos resultados vitoriosos no kart e estava só em sua terceira temporada nos monopostos.


Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.
GRANDE PRÊMIO NO
MUNDIAL DE ENDURANCE


O fim de semana também tem a etapa final do Mundial de Endurance (WEC) em Interlagos e vai contar com a volta às pistas de Emerson Fittipaldi. O bicampeão da F1 e campeão da Indy vai guiar uma Ferrari 458 Italia.

As 6 Horas de São Paulo vão marcar também a disputa de título entre as equipes Toyota e Audi e a despedida do maior piloto da história do endurance, Tom Kristensen.

O GRANDE PRÊMIO cobre 'in loco' o WEC em Interlagos com os jornalistas Renan do Couto e Gabriel Curty e os blogueiros Flavio Gomes e Rodrigo Mattar.
Acompanhe tudo aqui.
BLOND. JANE BLOND

Diante da pior temporada de seus últimos 22 anos — sem nenhuma vitória —, a Ferrari resolveu reagir não só mudando de piloto, chefe de equipe e outras pessoas importantes de sua cúpula. E um dos pontos de partida está em descobrir os segredos de quem fez um dos melhores carros da história da F1.

Assim, a Ferrari fez uso de um espião nos testes em Abu Dhabi. Um espião, não. Uma espiã. Que logo foi batizada por 'Jane Blond', em alusão à famosa personagem de James Bond.


Leia a ESPIONAGEM/REPORTAGEM completa no GRANDE PRÊMIO.