WEC sofre avalanche de críticas por mudar data das 6h de Fuji para ter Alonso, mas defende “decisão lógica”

Além de Olivier Pla, Pipo Derani e até Jenson Button criticaram a mudança de datas promovida pelo WEC, que remarcou as 6 Horas de Fuji de 21 para 14 de outubro para não conflitar com o GP dos Estados Unidos. Tudo para ter Fernando Alonso no grid na casa da Toyota, única grande montadora com equipe inscrita no Mundial de Endurance na LMP1. Gerard Neveu se defendeu e disse que precisava “defender os interesses do WEC”

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

A polêmica decisão promovida pela organização do Mundial de Endurance, que optou por mudar a data das 6 Horas de Fuji, do dia 21 para 14 de outubro para não conflitar com o GP dos Estados Unidos de F1 e garantir a presença de Fernando Alonso com a Toyota no Japão, continua dando o que falar. Vários pilotos do endurance criticaram a medida, uma vez que a prova em Fuji vai passar a conflitar com a disputa de Petit Le Mans, importante prova do calendário da SportsCar, da qual vários pilotos do WEC fazem parte. 

 
Até mesmo Jenson Button, que não está diretamente envolvido no Mundial de Endurance ou na categoria organizada pela Imsa, se mostrou contrário à decisão que beneficiou seu ex-companheiro de equipe na McLaren nos tempos de F1. Button vai dar sequência à sua carreira defendendo a Honda no Super GT do Japão, categoria da qual também faz parte o brasileiro João Paulo de Oliveira.
 
Via Twitter, Button escreveu que “é uma pena que [a data] de uma corrida seja mudada para um piloto, quando a mudança prejudica muitos outros pilotos que têm contrato [para o WEC], mas também para outras categorias como o Imsa e o Super GT, onde um conflito de datas vai prejudicá-los em sua base de fãs”.
Jenson Button se mostrou contrário à decisão que privilegiou Fernando Alonso no WEC (Foto: Getty Images)
De fato, a nova data das 6 Horas de Fuji vai bater também com a etapa de Autopolis, a penúltima da temporada 2018 do Super GT.
 
Pipo Derani, que disputa regularmente o SportsCar como piloto da Tequila Patrón, mas também aparece com frequência no grid do WEC, também lamentou o conflito de datas entre Fuji e Petit Le Mans e, principalmente, a forma como a organização do Mundial de Endurance lidou com a questão. 
 
“Sinto muito por todos os pilotos que vão ter de perder Petit ou Fuji devido a essa mudança ridícula de datas. Espero que o WEC ainda se lembre que o endurance é um esporte de espírito de equipe e que não é só uma pessoa que faz o show”, escreveu o brasileiro, endossando as palavras do francês Olivier Pla, que foi seu companheiro de equipe na Ford GT/Ganassi nas 24h de Le Mans no ano passado.
Na visão do chefão do WEC, era uma decisão lógica mudar a data de Fuji para ter Alonso no grid (Foto: FIA WEC)
“Muito obrigado, WEC”, ironizou o francês. “Não posso acreditar no que vocês fizeram. Sua falta de consideração e respeito pelos pilotos que têm um contrato com uma equipe no Imsa para correr no Norte-Americano de Endurance no mesmo fim de semana é inacreditável. Tenho certeza que não sou o único que estou impressionado com o que vocês fizeram”, disparou.
 
Entretanto, Gerard Neveu, chefão do WEC, deixou claro que não vai voltar atrás. “Quando você toma uma decisão desse tipo, você sabe que algumas pessoas vão ficar felizes e outras, não. Queremos proteger o interesse do campeonato, e é isso que temos de levar em consideração, primeiramente. Como você pode imaginar ter Alonso no seu paddock, correndo pela Toyota, e dizer que iríamos ao Japão sem ele”, indagou o dirigente em entrevista ao site norte-americano ‘Motorsport.com’.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

“Fernando quer lutar pelo título. Ele não pode perder uma corrida. Era lógico. Não havia dúvidas em ter ou não Alonso no Japão”, defendeu. Neveu disse também que avisou aos dirigentes do SportsCar que haveria a mudança de data das 6h de Fuji e, naturalmente, o conflito de datas com a Petit Le Mans, algo que, de acordo com o francês, “foi entendido completamente”.

 
“Eles tiveram Alonso em Daytona, então eles têm uma boa estimativa do valor que um piloto como ele traz ao paddock”, salientou. 
 
No entanto, a organização do SportsCar entende que, por motivos comerciais e contratuais, não há a previsão de mudança de data da Petit Le Mans, o que certamente vai forçar os pilotos a escolher entre uma ou outra prova em outubro.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.