Wurz retorna ao volante do #7 e faz vantagem para Audi superar dois minutos. Senna segue líder após dez horas
A Toyota segue tranquila na liderança das 24 Horas de Le Mans após o sol se despedir neste sábado e o domingo começar no horário francês. Audi segue de longe e perde cada vez mais terreno
Toyota, OAK e Aston Martin começaram o domingo na liderança das 24 Horas de Le Mans. Já passa da meia-noite no horário francês e, com 14 horas de prova pela frente, nada pode ser dado como garantido. Mas, falando da disputa da LMP1, o desempenho da Toyota até agora é incontestável.
Alexander Wurz, que foi quem largou com o TS-040 #7, já recebeu o carro de volta dos companheiros Stéphane Sarrazin e Kazuki Nakajima e fez a vantagem para a Audi superar a casa dos dois minutos.
Relacionadas
Não foi fácil: assim que sentou no cockpit do Corollão, viu Marcel Fässler emendar uma sequência de voltas rápidas com o R18 e-tron quattro #2 usando pneus mais gastos — a Audi vem fazendo quatro stints com o mesmo jogo de pneus. Mas Wurz conseguiu reagir na sequência para fazer a diferença, que era de cerca de 1min35s, subir para a casa de 2min08s.
André Lotterer e Tom Kristensen, que largaram no #2 e no #1, respectivamente, também já estão de volta à ativa, bem como Timo Bernhard e Neel Jani nos protótipos da Porsche.
Jani conseguiu recuperar boa parte do tempo perdido e se colocar novamente no top-5, superando o #12 da Rebellion, que perdeu uma roda na Tertre Rouge e deu praticamente a volta toda até chegar aos boxes e ficar parada nove minutos na garagem para reparos. E o #8 da Toyota está na sétima posição depois de fazer nova parada para reparos aerodinâmicos e ajustes que ainda eram necessários após aquele acidente da segunda hora com o Audi de Marco Bonanomi.
Mudança de líder aconteceu na LMP2, graças aos esforços de Jann Mardenborough com o Ligier da OAK. Dois bons stints dele colocaram o #35 na ponta, deixando para trás o #36 da Signtech para trás. Estão nesses dois carros neste momento Alex Brundle e Nelson Panciatici. A KCMG, que vinha apresentando excelente ritmo, teve problemas na transmissão e abandonou.
A GTE Pro continua com uma batalha muito próxima entre a Aston Martin, a Corvette e a Ferrari, mas com o #97 de Darren Turner, Stefan Mücke e do brasileiro Bruno Senna ainda na frente e na 16ª posição na classificação geral. E a vantagem cresceu em relação ao #74 da marca norte-americana. O #51 já andou melhor na prova e tenta recuperar o ritmo de outrora na calada da madrugada.
E na GTE Am, segue o domínio da Aston, mas agora com o #95 na ponta. O #98 estava na primeira posição com Christoffer Nygaard ao volante, mas precisou ser empurrado para dentro da garagem com fumaça saindo do motor.
O GRANDE PRÊMIO exibe ao vivo e na íntegra as 24 Horas de Le Mans e publicará nova parcial à 0h (de Brasília).
Mundial de Endurance, 24 Horas de Le Mans, após dez horas:
1 | 7 |
ALEXANDER WURZ STÉPHANE SARRAZIN KAZUKI NAKAJIMA |
AUT FRA JAP |
P1 |
TOYOTA TS 040 Híbrido |
154 voltas | |
2 | 2 |
MARCEL FÄSSLER ANDRÉ LOTTERER BENOÎT TRÉLUYER |
SUI ALE FRA |
P1 |
AUDI SPORT TEAM JOEST Audi R18 e-tron quattro Híbrido |
+2:08.814 | |
3 | 1 |
LUCAS DI GRASSI MARC GENÉ TOM KRISTENSEN |
BRA ESP DIN |
P1 |
AUDI SPORT TEAM JOEST Audi R18 e-tron quattro Híbrido |
+1 volta | |
4 | 20 |
TIMO BERNHARD MARK WEBBER BRANDON HARTLEY |
ALE AUS NZL |
P1 |
PORSCHE Porsche 919 Híbrido |
+2 voltas | |
5 | 14 |
ROMAIN DUMAS NEEL JANI MARC LIEB |
FRA SUI ALE |
P1 |
PORSCHE Porsche 919 Híbrido |
+5 voltas | |
6 | 12 |
NICOLAS PROST NICK HEIDFELD MATHIAS BECHE |
FRA ALE SUI |
P1 |
REBELLION R-One Toyota |
+10 voltas | |
7 | 8 |
ANTHONY DAVIDSON NICOLAS LAPIERRE SÉBASTIEN BUEMI |
ING FRA SUI |
P1 |
TOYOTA TS 040 Híbrido |
+11 voltas | |
8 | 35 |
ALEX BRUNDLE JANN MARDENBOROUGH MARK SHULZHITSKIY |
ING ING RUS |
P2 |
OAK RACING Ligier JS P2 |
+11 voltas | |
9 | 36 |
PAUL-LOUP CHATIN NELSON PANCIATICI OLIVER WEBB |
FRA FRA ING |
P2 |
SIGNATECH ALPINE Alpine A450b Nissan |
+11 voltas | |
10 | 34 |
MICHEL FREY FRANCK MAILLEUX JON LANCASTER |
SUI FRA ING |
P2 |
RACE PERFORMANCE Oreca 03R Judd |
+12 voltas | |
11 | 46 |
PIERRE THIRIET LUDOVIC BADEY TRISTAN GOMMENDY |
FRA FRA FRA |
P2 |
THIRIET Ligier JS P2 |
+12 voltas | |
12 | 38 |
SIMON DOLAN HARRY TINCKNELL OLIVER TURVEY |
ING ING ING |
P2 |
JOTA SPORT Zytek Z11SN Nissan |
+12 voltas | |
13 | 43 |
CHRISTIAN KLIEN GARY HIRSCH ROMAIN BRANDELA |
AUT SUI FRA |
P2 |
NEW BLOOD Morgan Judd |
+14 voltas | |
14 | 24 |
RENÉ RAST JAN CHAROUZ VINCENT CAPILLAIRE |
ALE TCH FRA |
P2 |
SÉBASTIEN LOEB RACING Oreca 03R Nissan |
+14 voltas | |
15 | 33 |
DAVID CHENG HO-PIN TUNG ADDERLY FONG |
CHN CHN HKG |
P2 |
OAK RACING Ligier JS P2 |
+15 voltas | |
16 | 97 |
DARREN TURNER STEFAN MÜCKER BRUNO SENNA |
ING ALE BRA |
GTE PRO |
ASTON MARTIN Aston Martin Vantage V8 |
+18 voltas | |
17 | 51 |
GIANMARIA BRUNI TONI VILANDER GIANCARLO FISICHELLA |
ITA FIN ITA |
GTE PRO |
AF CORSE Ferrari F458 Italia |
+18 voltas | |
18 | 74 |
OLIVER GAVIN TOMMY MILNER RICHARD WESTBROOK |
ING EUA ING |
GTE PRO |
CORVETTE Chevrolet Corvette C7.R |
+18 voltas | |
19 | 92 |
MARCO HOLZER FRÉDÉRIC MAKOWIECKI RICHARD LIETZ |
ALE FRA AUT |
GTE PRO |
PORSCHE MANTHEY Porsche 911 RSR |
+18 voltas | |
20 | 29 |
JULIEN SCHELL NICOLAS LEUTWILER LEO ROUSSEL |
FRA SUI FRA |
P2 |
PEGASUS RACING Morgan Nissan |
+19 voltas | |
21 | 95 |
KRISTIAN POULSEN DAVID HEINEMEIER HANSSON NICKI THIIM |
DIN DIN NZL |
GTE AM |
ASTON MARTIN Aston Martin Vantage V8 |
+19 voltas | |
22 | 73 |
JAN MAGNUSSEN ANTONIO GARCIA JORDAN TAYLOR |
DIN ESP EUA |
GTE PRO |
CORVETTE Chevrolet Corvette C7.R |
+20 voltas | |
23 | 72 |
ANDREA BERTOLINI VIKTOR SHAITAR ALEKSEY BASOV |
ITA RUS RUS |
GTE AM |
SMP Ferrari 458 Italia |
+20 voltas | |
24 | 42 |
THOMAS KIMBER-SMITH MATTHEW MCMURRY CHRIS DYSON |
ING ING EUA |
P2 |
CATERHAM Zytek Z11SN Nissan |
+20 voltas | |
25 | 88 |
CHRISTIAN RIED KLAUS BACHLER KHALED AL QUBAISI |
ALE AUT EAU |
GTE AM |
PROTON Porsche 911 RSR |
+21 voltas | |
26 | 61 |
LUIS PÉREZ-COMPANC MARCO CIOCI MIRKO VENTURI |
ARG ITA ITA |
GTE AM |
AF CORSE Ferrari F458 Italia |
+21 voltas | |
27 | 90 |
FRANCK MONTECALVO GIANLUCA RODA PAOLO RUBERTI |
EUA ITA ITA |
GTE AM |
8 STAR Ferrari F458 Italia |
+22 voltas | |
28 | 77 |
PATRICK DEMPSEY JOE FOSTER PATRICK LONG |
EUA EUA EUA |
GTE AM |
DEMPSEY – PROTON Porsche 911 GT3 RSR |
+22 voltas | |
29 | 50 |
PIERRE RAGUES RICKY TAYLOR KEIKO IHARA |
FRA EUA JAP |
P2 |
LARBRE COMPETITION Morgan Judd |
+22 voltas | |
30 | 57 |
TRACY KROHN NICLAS JÖNSSON BEN COLLINS |
EUA SUE ING |
GTE AM |
KROHN RACING Ferrari 458 Italia |
+22 voltas | |
31 | 70 |
SHINJI NAKANO PIERRE EHRET MARTIN RICH |
JAP ALE ING |
GTE AM |
TEAM TAISAN Ferrari 458 Italia |
+23 voltas | |
32 | 27 |
SERGEY ZLOBIN MIKA SALO ANTON LADYGIN |
RUS FIN RUS |
P2 |
SMP Oreca 03R Nissan |
+23 voltas | |
33 | 75 |
FRANÇOIS PERRODO EMMANUEL COLLARD MARKUS PALTTALA |
FRA FRA FIN |
GTE AM |
PROSPEED Porsche 911 GT3 RSR |
+24 voltas | |
34 | 58 |
FABIEN BARTHEZ ANTHONY PONS SOHELL AYARI |
FRA FRA FRA |
GTE AM |
TEAM SOFREV ASP Ferrari 458 Italia |
+24 voltas | |
35 | 67 |
ERIC MARIS JEAN-MARC MERLIN ERC HELARY |
FRA FRA FRA |
GTE AM |
IMSA MATMUT Porsche 911 GT3 RSR |
+24 voltas | |
36 | 76 |
RAYMOND NARAC NICOLAS ARMINDO DAVID HALLYDAY |
FRA FRA FRA |
GTE AM |
IMSA MATMUT Porsche 911 GT3 RSR |
+24 voltas | |
37 | 98 |
PAUL DALLA LANA PEDRO LAMY CHRISTOFFER NYGAARD |
CAN POR DIN |
GTE AM |
ASTON MARTIN Aston Martin Vantage V8 |
+25 voltas | |
38 | 66 |
ABDULAZIZ AL FAISAL SETH NEIMAN SPENCER PUMPELLY |
SAU EUA EUA |
GTE AM |
JMW MOTORSPORT Ferrari 458 Italia |
+25 voltas | |
39 | 79 |
COOPER MACNEIL SÉBASTIEN CRUBILÉ JEROEN BLEEKEMOLEN |
EUA FRA HOL |
GTE AM |
PROSPEED Porsche 911 GT3 RSR |
+29 voltas | |
40 | 26 |
ROMAN RUSINOV OLIVIER PLA JULIEN CANAL |
RUS FRA FRA |
P2 |
G-DRIVE Morgan Nissan |
+34 voltas | |
41 | 91 |
PATRICK PILET JÖRG BERGMEISTER NICK TANDY |
FRA ALE ING |
GTE PRO |
PORSCHE MANTHEY Porsche 911 RSR |
+34 voltas | |
42 | 53 |
JOHNNY MOWLEM MARK PATTERSON ARCHIE HAMILTON |
ING EUA ING |
GTE AM |
RAM Ferrari F458 Italia |
+34 voltas | |
43 | 62 |
YANNICK MALLEGOL JEAN-MARC BACHELER HOWARD BLANK |
FRA FRA EUA |
GTE AM |
AF CORSE Ferrari 458 Italia |
+44 voltas | |
44 | 52 |
MATT GRIFFIN ÁLVARO PARENTE FEDERIC LEO |
IRL POR ITA |
GTE PRO |
RAM Ferrari F458 Italia |
+46 voltas | |
45 | 60 |
PETER MANN LORENZO CASE RAFFAELE GIAMMARIA |
EUA ITA ITA |
GTE AM |
AF CORSE Ferrari 458 Italia |
NC | |
46 | 47 |
MATTHEW HOWSON RICHARD BRADLEY ALEXANDRE IMPERATORI |
ING ING SUI |
P2 |
KCMG Oreca 03 Q21Nissan |
NC | |
47 | 13 |
DOMINIK KRAIHAMER ANDREA BELICHI FABIO LEIMER |
AUT ITA SUI |
P1 |
REBELLION R-One Toyota |
NC | |
48 | 48 |
NATHANAËL BERTHON RICARDO GONZALEZ KARUN CHANDHOK |
FRA MEX IND |
P2 |
MURPHY PROTOTYPES Oreca 03R Nissan |
NC | |
49 | 41 |
MICHAEL NUNEMANN ALESSANDRO LATIF JAMES WINSLOW |
ING ING ESP |
P2 |
GREAVES Zytek Z11SN Nissan |
NC | |
50 | 71 |
DAVIDE RIGON PIERRE KAFFER OLIVIER BERETTA |
ITA FRA MON |
GTE PRO |
AF CORSE Ferrari F458 Italia |
NC | |
51 | 3 |
FILIPE ALBUQUERQUE MARCO BONANOMI OLIVER JARVIS |
POR ITA ING |
P1 |
AUDI SPORT TEAM JOEST Audi R18 e-tron quattro Híbrido |
NC | |
52 | 81 |
STEPHEN WYATT MICHELE RUGOLO SAM BIRD |
AUS ITA ING |
GTE AM |
AF CORSE Ferrari F458 Italia |
NC | |
53 | 37 |
KIRILL LADYGIN NICOLAS MINASSIAN MAURIZIO MEDIANI |
RUS FRA ITA |
P2 |
SMP Oreca 03R Nissan |
NC | |
54 | 0 |
LUCAS ORDOÑEZ WOLFGANG REIP SATOSHI MOTOYAMA |
ESP BEL JAP |
CTDN |
NISSAN Zeod RC |
NC | |