AF Corse #83 se aproveita de punição da Toyota #7 e vence Lone Star Le Mans do WEC

Vitória é a primeira de Robert Kubica na categoria hipercarro. Na LMGT3, Aston Martin #27 da Heart of Racing dominou as ações em Austin

Vitória da Ferrari! Última volta da Lone Star Le Mans do WEC (Vídeo: GRANDE PRÊMIO)

Robert Kubica, Robert Shwartzman e Yifei Ye levaram a Ferrari #83 à vitória da Lone Star Le Mans, sexta etapa da temporada 2024 do Mundial de Endurance [WEC], disputada nesse domingo (1). O conjunto, que não possui apoio de fábrica, contou com Shwartzmann na parte final para segurar Kamui Kobayashi, que divide o Toyota #7 com Nyck de Vries e Mike Conway, que acelerou muito no fim, tentando recuperar terreno após um drive-through na última hora em Austin.

A Ferrari #83 se colocou como uma candidata à vitória desde o início da corrida. O principal adversário nas horas iniciais foi a Ferrari #51, que fez a pole-position da etapa. Com 1h45 de prova, Antonio Giovanazzi, enquanto perseguia Kubica, forçou para cima do Peugeot #94, rodou e abandonou a etapa.

O conjunto da Toyota #7 começou a crescer na corrida e passou a ameaçar a Ferrari #83. Restando 2h20 min, Nyck de Vries se aproximou de Ye, mas não conseguiu deixar o carro em primeiro. A dianteira veio com cerca de 2h para o final, quando foi aberta uma nova janela de paradas. Kobayashi assumiu a liderança quando todos fizeram os pit-stops.

Kobayashi passou a ter um ritmo mais forte que Shwartzman e abriu uma vantagem confortável. Tudo parecia indicar na vitória da Toyota #7, mas a direção de prova puniu o japonês com um drive-through com por não cumprir o regime de bandeira amarela na pista com cerca de 45 min para o final. Ao mesmo tempo, o Porsche Penske #6, que entrou na liderança do campeonato na Lone Star Le Mans, recebeu a mesma sanção e pelo mesmo motivo.

Rodada de Antonio Giovinazzi (Vídeo: GRANDE PRÊMIO)

O caminho parecia aberto para a Ferrari #83, mas Kobayashi chegou forte nos minutos finais. Porém, acabou errando, o que ajudou Shwartzmann a manter a liderança, com o Toyota #7 na segunda posição. A Ferrari #50, de Antonio Fuoco, Niklas Nielsen e Miguel Molina, completaram o pódio. Earl Bamber e Alex Lynn colocaram o Cadillac #2 na quarta posição, com a surpreendente Alpine #35, de Ferdinand Habsburg, Charles Milesi e Paul-Loup Chatin, fechando o top-5.

Na LMGT3, a Aston Martin #27, do trio Ian James, Daniel Mancinelli e Alex Riberas, dominaram as ações durante as 6h em Austin. Largando na pole-position, praticamente não foram incomodados durante a corrida e, no popular, tocaram uma luneta nos adversários. A segunda posição ficou com o Porsche #92 da Manthey, com Aliaksandr Malykhin, Joel Sturm e Klaus Bachler.

Vencedores das 24 Horas de Le Mans na categoria, o Porsche #91 da Manthey, com Yasser Shahin, Morris Schuring e Richard Lietz, terminaram na terceira. Então veio o melhor brasileiro da prova, Nicolas Costa, que levou a McLaren #59, ao lado de James Cottingham e Grégoire Saucy, à quarta posição. O conjunto terminou logo à frente da BMW #31, com Augusto Farfus, Sean Gelael e Darren Leung.

A próxima etapa do WEC é daqui dois finais de semana. Estão agendadas para o dia 15 de setembro as 6 Horas de Fuji, no Japão.

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