Ilott supera Ferrari e leva Jota #12 à liderança na abertura do Prólogo do WEC no Catar

Comandado por Callum Ilott, o carro #12 da Jota liderou o primeiro dia do Prólogo do WEC, disputado no Catar, logo à frente da Ferrari. Atual campeã, Toyota ficou fora do top-10

Na sessão noturna do primeiro dia do Prólogo do WEC, realizado no Circuito Internacional de Losail, no Catar, Callum Ilott levou a Porsche #12 da Jota à liderança da tabela de tempos entre os hipercarros, com 1min40s541 em sua volta mais rápida. O carro, que ainda tem Will Stevens e Norman Nato no trio, completou 123 giros ao redor da pista.

Antonio Fuoco ficou com a segunda posição, com 1min40s673, e colocou a Ferrari #50 — que também reúne Miguel Molina e Nicklas Nielsen 0s132 atrás dos líderes. Fechando o top-3, mais um carro da Jota, o #38, pilotado por Jenson Button — que tem como parceiros Philip Hanson e Oliver Rasmussen.

A Ferrari #51, de Antonio Giovinazzi — que registrou o tempo —, Alessandro Pier Guidi e James Calado, ficou na quarta colocação, seguida pelo Cadillac #2. Earl Bamber, que anotou 1min41s196, terá a seu lado esse ano Alex Lynn e Sébastien Bourdais. Yifei Ye marcou 1min41s465, suficiente para assegurar o sexto lugar ao lado de Robert Kubica e Robert Shwartzman.

Mikkel Jensen levou o Peugeot #93 ao sétimo posto, com 1min41s587, enquanto Michael Christensen colocou a Porsche-Penske #5 em oitavo, 0s326 atrás. Por fim, Marco Wittmann ficou em nono com a BMW #15 da WRT, e Laurens Vanthoor completou o grupo dos dez primeiros colocados com o #6 da Porsche-Penske.

A Ferrari #50 terminou na segunda posição, logo atrás da Jota de Ilott (Foto: Reprodução)

Quanto à Toyota, atual campeã e força dominante do WEC, o Prólogo não apresentou tempos de grande destaque. O melhor trio, de Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa, que pilotam o #8, ficou na 13ª posição. Em 16º, aparecem Mike Conway, Kamui Kobayashi e Nyck de Vries, donos do #7.

Em compensação, o Toyota #8 foi o hipercarro que mais deu voltas em Losail, com 138 giros completos ao redor da pista, enquanto o Isotta Fraschini de Carl Benett, Antonio Serravalle e Jean-Karl Vernay foi o que menos andou, com 85 voltas.

Na classe LMGT3, a McLaren #59 da United Autosports fechou na primeira colocação, com Grégoire Saucy registrando 1min54s480. O trio ainda tem James Cottingham e o brasileiro Nicolas Costa, campeão da Porsche Cup em 2023. A Ferrari #54 da AF Corse pegou o segundo lugar com Davide Rigon, enquanto Esteban Masson fechou o top-3 com o Lexus #87 da Auto Sport Promotion.

O Prólogo do WEC será retomado nesta terça-feira (27), novamente em Losail, para as duas últimas sessões que encerram o período de testes da categoria antes da abertura da temporada, também no Catar.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.