Chove nas 24H de Le Mans? Confira previsão do tempo para semana da maior prova do WEC

Os treinos livres e a classificação acontecem com o tempo nublado e sem chance de chuva. No entanto, existem boas chances de chover durante as 24H de Le Mans

O Mundial de Endurance (WEC) está se preparando para realizar as 24H de Le Mans, corrida mais tradicional de seu calendário, e que tem a largada marcada para o sábado (15). Porém, as atividades no circuito francês já começam na quarta-feira (12), com os treinos livres e a primeira parte da classificação.

E o clima pode mudar completamente o rumo da corrida e criar diferentes desafios para as equipes e pilotos. Por isso, confira como está a previsão do tempo para o fim de semana de atividades das 24H de Le Mans. As informações são do serviço de meteorologia Accuweather.

Quarta-feira, 12 de junho

Na quarta-feira os carros vão para a pista às 9h (de Brasília, GMT-3), 14h em Le Mans, para realizar o primeiro treino livre que tem três horas de duração. Durante a sessão, a temperatura não varia muito e fica entre 19ºC e 20ºC. As rajadas de vento chegam na casa dos 22 km/h e a humidade relativa do ar tem máxima de 52%. Embora a previsão aponte uma atividade com tempo nublado e até 89% do céu coberto por nuvens, a probabilidade de chuva é de 0%.

Após o TL1, as equipes se preparam para enfrentar a primeira parte da classificação, que vai ser realizada às 19h local — 14h no horário de Brasília —, e tem uma hora de duração. A temperatura ambiente cai um pouco em relação ao treino e tem máxima de 18ºC. A força do vento permanece a mesma, mas a humidade sobe para 56%. A previsão aponta para um céu 68% coberto durante a atividade.

Felipe Nasr em ação: programação de Le Mans continua nesta quinta-feira (13) (Foto: Porsche Penske)

O segundo treino livre das 24H de Le Mans acontece às 22h local — às 17h no horário de Brasília. Durante as duas horas de carros na pista a temperatura cai ainda mais e tem mínima de 12ºC e máxima de 15ºC. As rajadas de vento ficam um pouco mais fortes e alcançam os 24 km/h. A quantidade de nuvem no céu diminui drasticamente, podendo chegar a uma mínima de 6%. A chance de chuva é de 0%.

Quinta-feira, 13 de junho

O TL3 abre a quinta-feira de atividades das 24H de Le Mans. Realizado às 15h — 10h no horário de Brasília — a sessão terá três horas de duração e, apesar do tempo nublado e do céu totalmente coberto por nuvens, a previsão aponta para apenas 1% de chance de pista molhada. A temperatura sobe um pouco em relação ao TL3 e alcança os 21ºC. A rajada de vento, por sua vez, varia entre 32 km/h e 37 km/h.

Ainda na quinta-feira, a disputa pela pole-position será realizada às 20h em Le Mans, 15h em Brasília, e terá apenas 30 minutos de duração. O céu segue completamente tomado pelas nuvens e a temperatura ambiente cai para 19º. A previsão aponta para uma sessão com menos interferência dos ventos, que atingem velocidade máxima de 28 km/h. A possibilidade de chuva ainda é remota: apenas 7%.

O quarto treino livre fecha o dia às 22h na pista — 17h em Brasília. O céu segue totalmente tomado por nuvens e a temperatura cai para 17º. Os ventos voltam a ficar mais leves e não ultrapassam os 22 km/h. A possibilidade de chuva permanece em 7%.

24H de Le Mans (15 e 16 de junho)

A chuva pode cair em Le Mans durante a corrida (Foto: Toyota Gazoo Racing)

A largada das 24H de Le Mans está prevista para acontecer no sábado (15)  às 16h em Le Mans — 11h em Brasília. Para o período da tarde, a previsão do tempo aponta para um dia nublado com 74% do céu coberto por nuvens. O vento fica muito mais forte no sábado e as rajadas podem chegar a 50 km/h. A temperatura permanece na casa dos 19ºC e a chance de chover é de 20%.

No domingo de manhã, no entanto, o clima tende a virar durante as 24H de Le Mans. A previsão aponta 18ºC para o início do dia, com a humidade chegando a 80% e as rajadas de vento alcançando os 48%. 88% do céu estará tomado pelas nuvens e a chance de chuva é de 43%. 

Durante a tarde, nas horas finais da corrida, a probabilidade de se ter pista molhada é de 79%. A temperatura aumenta um pouco e vai para 20ºC, enquanto as rajadas de vento atingem os 50 km/h e a humidade cai para 74%.

O GRANDE PRÊMIO montou um time de peso para as 24 Horas de Le Mans, com Geferson Kern, Matheus Pinheiro, Bruno Taiar, Ricardo Arcuri e Dedê Gomez e Pedro Henrique Marum.

GRANDE PRÊMIO transmite AO VIVO e COM IMAGENS as 24 Horas de Le Mans, quarta etapa da temporada 2024 do WEC, na GPTVcanal 1 no YouTube, e no TikTok. As atividades de pista começam para valer na quarta-feira (12), às 9h (de Brasília, GMT-3), com o TL1. Depois, às 14h, acontece a primeira parte da classificação, e o dia encerra às 17h, com o TL2. Na quinta-feira, o TL3 será às 10h, enquanto a definição da pole-position começa a partir das 15h. Em seguida, às 17h, o TL4 fecha o dia. Por fim, no sábado, os pilotos realizam o warm-up às 7h, e a largada está programada para as 11h.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.