Ferrari e Peugeot são beneficiadas pelo BoP e ‘emagrecem’ para 24 Horas de Le Mans

As duas marcas ainda não venceram na atual temporada do WEC e terão benefícios na categoria dos Hypercarros

Os carros da Ferrari e Peugeot serão os que mais perderão peso com as mudanças no Balance of Performance (BoP) para as 24 Horas de Le Mans do Mundial de Endurance (WEC).

Depois de cutucar indiretamente o WEC após as 6 Horas de Spa-Francorchamps, a pressão da equipe francesa parece ter surtido efeito. A Peugeot 9×8 2024 Le Mans vai ficar 18 kg mais leve, fazendo com que ela deixe de ser o carro mais pesado do grid. A desvantagem de 28 kg da 9X8 Le Mans para o Porsche 963, que venceu duas das três corridas deste ano, por exemplo, será reduzida para apenas 5 kg. O limite de potência do hypercarro francês não foi alterado, mas, na média geral, o protótipo terá uma leve vantagem sobre os adversários. 

A única redução feita na 9×8 foi na energia por turno. A capacidade foi reduzida em 15 MJ (megajoules) por turno, cerca de duas vezes a redução com a qual seus concorrentes terão de lidar.

Além da Peugeot, a Ferrari, que obteve sua única vitória desde que retornou ao WEC no ano passado, justamente em Le Mans, também se beneficiará das últimas mudanças no BoP. A 499P perderá 10 kg e ganhará 2 kW de potência para a prova francesa. Assim como a Peugeot, o protótipo italiano terá uma redução em sua energia máxima permitida para o stint, que cairá em 16 MJ.

Peugeot cutucou o WEC e terá alterações para a prova francesa (Foto: Peugeot Sport)

De acordo com o portal Race Fans, uma mudança adicional foi feita pelo WEC para a prova francesa: a quantidade de potência disponível para cada carro mudará em uma determinada velocidade, atualmente definida em 250 km/h. Neste ponto, alguns carros poderão ter mais potência, outros menos.

Em alguns casos, segundo a publicação, isso poderá, inclusive, reverter as alterações feitas no BoP. Por exemplo, a potência máxima permitida para a Ferrari aumentou abaixo de 250 km/h, mas cai novamente quando eles passam desse ponto.

Mundial de Endurance [WEC] retorna entre os dias 12 e 16 de junho, quando será realizada a quarta etapa da temporada, as lendárias 24 Horas de Le Mans, com transmissão do GRANDE PRÊMIO.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.