Genesis anuncia Derani e Lotterer e revela programação para estreia no Endurance

Sem esmiuçar detalhes técnicos, Genesis, marca de luxo da Hyundai, terá time próprio em estreia no endurance, com liderança de Cyril Abiteboul, ex-chefe da Renault na F1

A Genesis, divisão de luxo da Hyundai, confirmou os primeiros pilotos de seu programa no endurance. André Lotterer, que deixou a Porsche após oito anos, e Pipo Derani vão competir no GMR-001, hipercarro da marca, que tem previsão de estreia no Mundial de Endurance [WEC] de 2026.

O anúncio de Derani e Lotterer foi feito no evento de lançamento do projeto, realizado em Dubai, nesta quarta-feira (4), no qual a empresa deu detalhes de toda programação para o ingresso nos principais campeonatos de endurance no mundo. Além do WEC em 2026, está prevista a participação no IMSA SportsCar a partir de 2027. A Genesis não esmiuçou a parte técnica do carro, o GMR-001, mas vão utilizar as mesmas configurações híbridas, bateria e caixa de câmbio LMDh, que estreou em 2023.

Relacionadas

“A ambição envolvida no projeto de endurance da Genesis e o histórico de todos os envolvidos geraram uma oportunidade que não pude recusar”, declarou Derani.

“Estou muito emocionado e agradecido por chegar à Genesis. Depois de vencer o WEC neste ano, esta oportunidade é perfeita para prosseguir com meu trabalho, experiência, paixão e motivação em um ambiente com pessoas muito ambiciosas”, disse Lotterer.

Genesis revelou primeiras imagens do GMR-001

A equipe, chamada de Genesis Magma Racing, será liderada por Cyril Abiteboul, ex-chefe da Renault na Fórmula 1 e atual presidente de automobilismo da Hyundai. O chassi do hipercarro será da Oreca, que é utilizado pelo Acura ARX-06 no IMSA SportsCar, e pela Alpine A424, que disputa o WEC.

O time terá uma operação no circuito de Paul Ricard, na França, aproveitando a proximidade com a Oreca e também com a IDEC Sport, equipe com a qual terá uma parceria. Esta será responsável por colocar um LMP2 na European Le Mans Series em 2025, algo que fará parte do desenvolvimento do projeto da Genesis. Para este carro, Logan Sargeant, Jamie Chadwick e Mathys Jaubert serão os pilotos. Eles, no entanto, não estão diretamente ligados ao projeto da merca de luxo da Hyundai.

“O lançamento oficial da Genesis Magma Racing é uma ocasião importante. A Hyundai Motorsport desempenhará um papel importante neste ambicioso programa. Estamos elevando nossa experiência em corridas a um nível totalmente novo, enquanto nos preparamos para competir em alguns dos campeonatos mais desafiadores do mundo”, finalizou Abiteboul.

O Mundial de Endurance [WEC] retorna somente em 2025, com os 1.812 km do Catar, que serão realizados entre os dias 26 e 28 de fevereiro, no autódromo de Lusail.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.