Jota cita “competitividade” e troca Porsche por Cadillac na temporada 2025 do WEC

A troca já era prevista e muito falada no paddock do WEC, já que a Ganassi anunciou que não continuaria a parceria com a marca da General Motors. Agora, a Jota trocará o Porsche 963 LMDh pelo Cadillac V-Series.R LMDhs

A Jota anunciou que trocará a Porsche e se tornará uma das equipes de fábrica da Cadillac no Mundial de Endurance (WEC) a partir de 2025. A equipe britânica colocará nas pistas dois Cadillac V-Series.R LMDhs na classe dos hipercarros no primeiro ano em que a categoria passará a exigir que as equipes de fabricantes tenham ao menos dois carros no grid. Com isso, a Jota assume o programa de fábrica da Ganassi, que tem inscrito apenas um carro na competição desde a temporada 2023.

“Tendo competido com o Cadillac V-Series.R nas duas últimas temporadas, percebemos o quanto ele é competitivo e estamos genuinamente honrados e privilegiados por recebermos a oportunidade de colocar os carros em campo a partir de 2025”, disse Sam Hignett, fundador da Jota, à revista inglesa Autosport.

“Você pode contar em uma mão os fabricantes que escolheriam participar de corridas de carros esportivos. A Cadillac e a GM estão nessa mão, junto com Porsche e Ferrari, que são marcas sinônimos de corridas de resistência”, completou o dirigente.

A novidade também foi elogiada pelo vice-presidente global da Cadillac, John Roth. “A Cadillac tem orgulho de estar competindo com os melhores do mundo como parte do WEC, e isso inclui a Jota. Estamos entusiasmados em dar as boas-vindas à Jota no próximo ano, reunindo décadas de experiência técnica em corridas para obter sucesso contínuo na pista”, afirmou.

Jota Sport e Porsche Penske durante as 6 Horas de São Paulo (Foto: Porsche)

A equipe correrá como Cadillac Hertz Team Jota e continua a parceria com a Hertz, empresa de locação de carros e que ajudou o time na formação como equipe cliente da Porsche, correndo com o Porsche 963 LMDh.

A troca da Jota para a Cadillac já era prevista e muito falada no paddock do WEC, já que a Ganassi anunciou que não continuaria a parceria com a marca da General Motors no WEC e no IMSA SportsCar.

A mudança também deve provocar mudanças entre o grupo de pilotos. Perguntado se o novo time teria equipes de pilotos misturadas dos dois projetos, Hignett disse que sim. “Essa seria uma avaliação justa e é provável que seja assim que as coisas acabem, mas é possível que haja alguns novatos”.

Jota deve ter novidades na equipe de pilotos para 2025. (Foto: Julien Delfosse/DPPI)

Earl Bamber e Alex Lynn, que correm com a Cadillac no WEC desde o início do ano passado, parecem estar dispostos a fazer parte do novo projeto, segundo a revista. Contudo, a Jota já conta com Callum Ilott e Will Stevens, a dupla vencedora das 6 Horas de Spa-Francorchamps neste ano, além de Norman Nato, Jenson Button, Phil Hanson e Oliver Rasmussen.

“Precisamos fazer a coisa certa para todos os envolvidos em nosso programa atual e terminar esta temporada, e então começaremos o novo programa assim que a temporada terminar”, disse Hignett. “Vai ser um período de entressafra muito difícil”, concluiu.

O Mundial de Endurance passa por uma pausa e só retorna no dia 1 de setembro com a Lone Star Le Mans, corrida de 6 horas que acontece no Circuito das Américas, em Austin, nos Estados Unidos.

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.