Frijns bate Bourdais e põe BMW #20 na ponta do 2º dia de prólogo do WEC no Catar
Ao cravar 1min38s971 na segunda sessão do dia no circuito de Lusail, Robin Frijns ainda superou o tempo da pole-position dos 1.812 km do Catar em 2024. Etapa volta a abrir temporada do WEC, na próxima semana
Chegaram ao fim os testes de pré-temporada do Mundial de Endurance (WEC) no Catar, palco da etapa de abertura do campeonato, no próximo fim de semana. Depois de Alex Lynn colocar o Cadillac #12 da Jota no topo da tabela de tempos na sexta-feira (21), agora foi a vez de Robin Frijns levar o BMW #20 da equipe WRT até a primeira posição ao fim do segundo dia de atividades.
Poucas horas mais cedo, quando os carros foram à pista pela terceira vez no fim de semana, foi Kévin Estre quem tratou de colocar o Porsche #6, que ainda conta com Matt Campbell e Laurens Vanthoor, no lugar mais alto ao marcar 1min40s428 no cronômetro. A equipe de fábrica da Ferrari colocou a 499P #51 na segunda colocação, com Antonio Giovinazzi ao volante, 0s251 atrás do líder, e o #50 para fechar o top-3, com Antonio Fuoco cravando 1min40s722.
Robert Kubica apareceu apenas 0s055 atrás com a AF Corse #83 e teve de se contentar com a quarta posição, enquanto Jenson Button levou o Cadillac #38 da Jota até o último lugar do top-5. Julien Andlauer terminou em sexto com o Porsche #5, apenas 0s054 à frente da Jota #12, guiado por Lynn, em sétimo. O BMW #15, a Alpine #36 e o BMW #20 fecharam o top-10.
A sessão vespertina chegou a ser interrompida após apenas 15 minutos no cronômetro, quando Derek DeBoer, companheiro do brasileiro Eduardo Barrichello no Aston Martin Vantage #10 da classe GT3, bateu forte entre as curvas 4 e 5. Ainda que a atividade tenha sido paralisada por mais de 1h30min, as notícias sobre o estado de saúde do norte-americano foram positivas, já que ele não se feriu gravemente.

Quando o céu escureceu e as luzes do circuito de Lusail tiveram de ser acesas para iluminar os carros na última sessão do prólogo, Frijns não tomou conhecimento dos adversários e marcou 1min38s971 no relógio para colocar o BMW #20 no topo da tabela de tempos. Assim como na noite anterior, Sébastien Bourdais ficou na segunda posição com o #38 da Jota, apenas 0s145 mais lento que o neerlandês, mas 0s025 mais rápido que Kubica, que ficou em terceiro.
As quatro horas da última sessão de testes sofreram com o acionamento da bandeira amarela em alguns momentos, sendo uma delas, inclusive, causada pelo estreante Aston Martin Valkyrie #007 guiado por Ross Gunn, que acabou rodando na curva 4. Momentos depois, a bandeira vermelha entrou em cena rapidamente para que a limpeza da pista fosse realizada, pois havia detritos entre as curvas 12 e 13.
Dries Vanthoor terminou na quarta posição com o BMW #15, enquanto Lynn completou o top-5 a bordo do Cadillac #12 da Jota. Fuoco, na Ferrari #50, Mick Schumacher, na Alpine #36, Nyck de Vries, com o Toyota #7, Giovinazzi e Sébastien Buemi, na Ferrari #51 e no Toyota #8, respectivamente, fecharam a lista dos dez primeiros colocados.
Na GT3, Simon Mann cravou 1min54s790 com a Ferrari #21 e puxou o 1-2 da Vista AF Corse, já que Francesco Castellacci ficou apenas 0s02 atrás com o carro #54 da montadora de Maranello. Zach Robichon, no Aston Martin #27 da Heart of Racing, Jonny Edgar, com o Corvette #33, e Finn Gehristz, no Lexus #78, preencheram as cinco primeiras posições.
A temporada do WEC está programada para começar no dia 28 de fevereiro, com os 1.812 km do Catar. O calendário comporta um total de oito rodadas, incluindo passagens pela Itália, Bélgica, França, Brasil, Estados Unidos, Japão e Bahrein. O GRANDE PRÊMIO exibe na GPTV e em seu canal do YouTube todas as etapas da temporada 2025 do Mundial de Endurance.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: GPTV alcança 2 milhões de espectadores e prepara novos formatos de exibição

