Com Verstappen e Norris, corridas virtuais chamam atenção após cancelamentos

Provas online, organizadas em conjunto com os desenvolvedores de simuladores, empresas do meio do eSports, patrocinadores e atletas virtuais foram destaque em um final de semana vazio no esporte a motor por conta de medidas de segurança contra o coronavírus

No fim de semana no qual praticamente todas as provas do esporte a motor foram canceladas, pilotos profissionais de diversas categorias como F1, Indy e Nascar se reuniram para realizar corridas virtuais junto de atletas da modalidade.
Lando Norris foi o primeiro nome anunciado para o "#NotTheAUSGP". (foto: reprodução)
 
Os eventos realizados inteiramente online contaram com streaming profissional ao vivo, incluindo narradores, comentaristas e convidados especiais. Em destaque, aconteceram em separado, três provas online organizadas por diferentes grupos. Foram estes o #NotTheAusGP, realizado pela Veloce eSports, que contou com Lando Norris, Stoffel Vandoorne, Esteban Gutiérrez e atletas virtuais da própria F1 eEsports, como Dani Bereznay (representante da Alfa Romeo no mundial virtual) – vencedor da prova.

Outro nome importante na competição foi o de James Baldwin, que venceu a segunda edição do ‘World’s Fastest Gamer’ e agora compete, como prêmio, na equipe de Jenson Button na GT World Challenge Européia, com uma McLaren 720s GT3. O streaming da competição ultrapassou um total de 175.000 visualizações únicas, e apesar de ter um caráter amistoso, o sucesso já garantiu a etapa virtual do Bahrein, que viria a seguir no campeonato mundial de F1.

O 'All-Star eSports Battle' viu corridas disputadas, com nomes da F1, Indy, entre outras categorias, além dos atletas virtuais. (foto: reprodução).
 
O All-Star eSports Battle, promovido pelo portal ‘The Race’, reuniu Max Verstappen, Juan Pablo Montoya, Felix Rosenqvist, Simon Pagenaud, Colton Herta e outros nomes importantes do esporte a motor. Outro convidado especial foi Billy Monger, que venceu o GP de Pau e se recuperou de um grave acidente no qual teve as duas pernas amputadas, em abril de 2017, no circuito de Donington Park.

Além destes, atletas virtuais profissionais se juntaram a prova, realizada no simulador ‘rFactor 2’, como Brendon Leigh (bicampeão mundial da F1 eSports nos anos de 2017 e 2018), Rudy Van Buren (vencedor do primeiro World’s Fastest Gamer), entre outros nomes convidados, como Jimmy Broadbent, youtuber e comentarista do Gran Turismo Sport World Tour. A corrida foi vencida por Jernej Simoncic, campeão de 2019 da Fórmula SimRacing Series, campeonato organizado virtualmente.

A NASCAR também realizou sua prova de maneira virtual, através do simulador iRacing (Foto: reprodução).
 
Para fechar o domingo com provas online, foi a vez da NASCAR realizar a corrida de Atlanta virtualmente através da plataforma iRacing. Com streaming ao vivo e organização com a Podium Esports, pilotos e ex-pilotos profissionais da categoria principal como Dale Earnhardt Jr., Parker Klingerman, William Byron, Alex Bowman, Martin Truex Jr. e Ryan Briscoe participaram da prova. Outros pilotos da Xfinity Series, além de atletas virtuais e convidados, completaram o grid que contou com a vitória de Josh Williams.
 
Com o sucesso das transmissões e contando com o apoio dos pilotos, já estão sendo organizadas as próximas provas do calendário virtual, enquanto as categorias reais continuarem a manter o seu calendário suspenso.
 

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experiências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.