Pilotos da Porsche Cup falam sobre campeonato virtual e mostram animação para 300 km de Interlagos

A Porsche Cup inicia nesta semana seu primeiro campeonato do mundo do automobilismo virtual. A Porsche e-Sports Carrera Cup Brasil vai ter os 300 km de Interlagos como primeira etapa, e Miguel Paludo e Felipe Baptista já estão animados para o desafio

A Porsche Cup vai dar o pontapé definitivo em sua competição de e-Sport. Nesta semana acontece a primeira etapa da Porsche e-Sports Carrera Cup Brasil, que inicia suas atividades já nesta terça-feira (4).
 
Em seis dias de evento, encerrando no próximo domingo (9), serão realizadas classificação, repescagem, qualificação e o evento principal, a corrida. Ainda, será possível acompanhar a disputa, que vai ter transmissão ao vivo em quatro idiomas – inglês, alemão, espanhol e português.
 
Um dos grandes idealizadores do projeto, que tem parceria ainda com a iRacing Brasil, foi Miguel Paludo. No Velo Città, o piloto explicou um pouco do processo de criação da categoria. “Eu comecei no automobilismo virtual há um ano, um ano e pouco, e aí comecei a entender bem da dinâmica, me interessei bastante. A partir daí, tive a ideia de trazer isso para o Dener [Pires] no final do ano passado”, contou ao GRANDE PRÊMIO.
 
“Ele ouviu, não conhecia muito a respeito, nós nos informamos, peguei informações, e meses e meses de negociações conseguimos o apoio da Porsche e do pessoal da iRacing Brasil. Consegui apresentar os dois e nós montamos esse campeonato de Endurance. Acho que é um formato já campeão do real, e tem tudo para ser um formato campeão do virtual também. Então foi muito legal, muito feliz de fazer parte disso”, continuou.
O carro de Felipe Baptista (Foto: Reprodução)

Um dos nomes envolvidos na competição virtual é Felipe Baptista. O piloto da Academia Shell Racing contou ao GP como surgiu o interesse de correr no mundo dos e-Sports e de se envolver na categoria. “Eu vi nas redes sociais da Porsche que eles postaram, e eu tenho um amigo meu que já está correndo na iRacing, que é o simulador que eles estão usando para fazer o campeonato”, disse.
 

“Então fiquei animado, ele é muito amigo meu, a gente sempre teve vontade de fazer um campeonato juntos, então quando vi aquilo já mandei foto para ele falando para fazermos. Aí já fomos correr atrás de patrocinadores para nós, e aí vamos fazer esse campeonato. Teve um warm-up semana passada, conseguimos ganhar, então estamos muito competitivos”, seguiu.
 
“Todos os pilotos estão muito perto, do primeiro ao décimo tem uma diferença de nem 0s5, então está bem apertado, todos estão bem próximos. Inclusive tem time do GRANDE PRÊMIO lá, então temos que ganhar deles também. Acho que é bem legal essa interação que eles estão fazendo, pois o mundo virtual está crescendo muito, acho que muitos pilotos que estão correndo na vida real também estão fazendo isso, usando isso como meio de treinamento”, continuou.
 
“Então fazendo um campeonato desse, com um nome tão importante como a Porsche, junto com um simulador que é tão importante no mundo inteiro, que todo mundo conhece. Então acho isso bem legal e não poderia deixar escapar essa oportunidade”, emendou.
 
O vice-líder da Porsche Carrera Cup 3.8 ainda explicou seu envolvimento com os simuladores. “Eu treino em simulador faz bastante tempo. Não treino, mas eu brinco, pois no kart não tem muitos simuladores que imitam realmente a vida real. Então, quando eu andava de kart, eu mais brincava com F1, com alguns carros tipo Stock Car e Porsche”, apontou.
 
“Então faz algum tempo que eu ando de virtual, mas nunca competi, nunca fiz campeonato. Então, quando surgiu essa oportunidade, eu falei ‘vou juntar esse mundo real, com o mundo virtual, vamos ver se dá certo’. E pelo jeito está indo bem legal”, emendou.
A equipe Grande Prêmio eSports 4N fará sua estréia com cinco carros nos 300Km virtuais de Interlagos
Agora, no final de semana, acontecem os 300 km de Interlagos, corrida de Endurance da categoria, e como estão as expectativas? “Estão altas”, disse Felipe. “Estamos em terceiro na pré-classificação, a 0s1 do primeiro. Então, a expectativa está bem alta, acho que vamos conseguir disputar pelo título. Essa semana já começa, terça e quarta são as classificatórias, e se ficar entre os dez primeiros já estamos na final. Então não precisa nem ganhar, só buscar um bom resultado”, completou.
 
“São boas”, concordou Paludo. “Estou supermotivado, vamos ver como vai ser. São várias duplas já assinaram, e o pessoal está treinando bastante, todas vezes que eu vejo no servidor, tem bastante gente treinando. Então vai ser bem legal, vão ter as eliminatórias e a corrida no final de semana, então vamos ver o que vai acontecer”, encerrou.
 
O GRANDE PRÊMIO também vai contar com uma equipe na Porsche eSports Carrera Cup. A Grande Prêmio eSports 4N vai contar com cinco carros e dez pilotos.
 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.