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Esqueça aquelas corridas da Fórmula E em que não se sabe o que esperar e onde a respiração fica irregular até a bandeira quadriculada final. O eP da Cidade do México deste sábado (3) não foi dessa forma. É verdade que não teve vitória de ponta a ponta, mas apenas porque Felix Rosenqvist, que desfilava na capital mexicana, abandonou com problemas. Oliver Turvey herdou a frente, mas estava evidente que Daniel Abt era mais rápido e em alguns minutos ganharia a posição. E assim foi. Após assumir a ponta na metade da corrida, o alemão abriu e levou a Audi para a primeira vitória da temporada 2017/18.
Abt era desde o começo o único piloto que podia competir com Rosenqvist em termos de ritmo, mas o sueco liderava e começava a se desgarrar com seguidas melhores voltas enquanto o piloto da Audi brigava para tirar António Félix da Costa e Sébastien Buemi do caminho – e ainda tinha Oliver Turvey na frente. Mas Rosenqvist parou na pista sem explicações. E continuou parando nos minutos seguintes, abandonando a luta pela vitória.
Abt aproveitou. Passou Buemi, encostou rapidamente e ultrapassou Turvey durante o pit-stop. Depois que saiu na liderança, não tinha mais jeito. Abt disparou e venceu sem que tivesse sido ameaçado.
A disputa pela segunda colocação foi até o final. Turvey e Buemi disputaram, quase se tocaram nas últimas voltas, e ficaram com as vagas no pódio – a NIO em segundo, a Renault em terceiro. Nelsinho Piquet e Jean-Éric Vergne entraram na dança do pódio, inverteram posições algumas vezes e terminaram em quarto e quinto, respectivamente. Mitch Evans, em sexto, também ficou perto.
Afastado do pelotão dos seis primeiros, Da Costa ficou quase que sozinho na pista, porque Edoardo Mortara, o oitavo colocado, também terminou bem atrás. Lucas Di Grassi e Alex Lynn, dois dos punidos, fecharam nos pontos. Além dos dois pontos do nono posto, Di Grassi levou mais um pela volta mais rápida.
Na classificação do campeonato, agora Vergne lidera com 81 pontos contra 69 de Rosenqvist, 61 de Bird e 52 de Buemi. A temporada continua em duas semanas, no dia 17 de março, com o eP de Punta del Este. Após a prova uruguaia, a Europa é quem passa a receber a categoria.
Confira como foi o eP da Cidade do México:
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Antes da prova começar, duas surpresas: António Félix da Costa teve a volta da Superpole cancelada por conta do peso abaixo do limite com o qual apresentou o carro para a inspeção. Desta forma, largou na quarta posição. Lucas Di Grassi, como fez o 12º tempo e tinha uma punição de dez posições – não poderia cair dez, portanto – também recebeu mais 5s que teria de cumprir no pit-stop.
A largada foi uma das mais tranquilas da história da Fórmula E, sem qualquer grande problema. Felix Rosenqvist partiu muito bem para as 47 voltas do eP da Cidade do México. A primeira mudança de posições entre os ponteiros foi com Daniel Abt deixando Da Costa para trás. Pouco depois, Jean-Éric Vergne e Nelsinho Piquet também passaram o piloto da Andretti.
Entre os últimos colocados, Lucas Di Grassi largou bem. Rapidamente deixou Sam Bird e Tom Blomqvist para trás e fez o mesmo com Luca Filippi e Maro Engel na sequência. Bird começou a se recuperar, deixou Blomqvist em último e passou Filippi quando o italiano contornou a chicane por fora da pista.
Oliver Turvey não recebera muito crédito e ganhou duas colocações de bandeja no grid de largada após punições de Da Costa e Lynn, mas, de qualquer forma, não deixava Buemi se aproximar para brigar pela segunda colocação. O suíço Buemi, por outro lado, começava a ser ameaçado por Abt a partir da sétima volta. Um pouco atrás, Piquet caçava Vergne para negociar a quinta colocação.
Nelson Piquet (Foto: Jaguar)
Durante a nona volta, a FE anunciou Di Grassi, Buemi e Rosenqvist como vencedores do Fanboost.
Rosenqvist desfilava na capital mexicana. Na 14ª volta, reforçou o melhor giro da corrida, que já era dele. Mas, na volta seguinte, tudo mudou. Sem qualquer explicação, Rosenqvist parou na pista. Instantes depois, o carro pegou novamente, mas durou apenas alguns segundos antes de parar de novo. Era o fim da corrida daquele que era o provável vencedor. E assim, como que num passe de mágica, a briga pela vitória estava viva.
Na chegada à vigésima volta, Turvey liderava com uma vantagem de mais que 3s. Buemi, Abt, Vergne, Piquet, Evans, Da Costa, Lotterer, Lynn e José María López completavam o top-10 – enquanto isso, Rosenqvist chegava para trocar o carro já dias voltas atrás do líder. No 21º giro, a mudança que se apresentava questão de tempo para o segundo posto: Abt deixou Buemi para trás após o piloto da Renault errar no na curva um.
Sem aliviar na energia gasta – até porque tinha 12º disponível contra 10% de Turvey -, Abt tirou 0s9 em uma volta relação ao líder. A disputa pela vitória começava a se tornar real.
As paradas para troca de carro começaram a acontecer na 24ª volta, embora os dois primeiros colocados tenham entrado na 25ª. Apenas Piquet e Di Grassi ficaram para mais uma volta além disso.
No retorno da pista, mudanças. Abt ganhou no pit-lane a ponta que era de Turvey, enquanto Vergne tomou a posição de Buemi. Piquet perdeu um posto para o companheiro Evans. E Di Grassi voltou a ser 16º.
Oliver Turvey (Foto: Nio)
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Dotado do FanBoost, Buemi não demorou a largar mão da potência extra para tomar a terceira colocação de Vergne. Pouco depois, quando brigavam pela 15ª posição, Di Grassi e López se tocaram. O atual campeão era quem tentava passar e se deu mal. O toque fez com que Lucas rodasse e ainda perdesse o posto para Jérôme D'Ambrosio.
Enquanto Abt abria na frente, Turvey, Buemi, Vergne, Piquet e Evans – o brasileiro passou o companheiro na 33ª volta – faziam uma fila que disputava o segundo posto.
Após Rosenqvist ter problemas, Nick Heidfeld sofreu aparentemente a mesma questão com o segundo carro. A Mahindra, que começou o dia com altas expectativas, abandonava a corrida por completo. E Nicolas Prost recebeu uma punição por cortar a chicane.
Na frente, Piquet tomava a quarta colocação das mãos do líder do campeonato. O piloto da Jaguar tentava encostar em Buemi e Turvey, no que era uma disputa real pela segunda colocação. Mais na frente, Abt disparava mais e mais.
Di Grassi voltava a ganhar posições atrás após o toque com Pechito López. O argentino, D'Ambrosio, Heifeld, o punido Prost, Lotterer e Lynn ficaram todos para trás. Na última volta, o atual campeão estava na nona colocação e tinha a melhor volta da corrida. Enfim, três pontos no campeonato.
Buemi tentou da forma que deu tirar Turvey da frente dele, mas não conseguiu. Vitória para Abt, com Turvey e Buemi completando o pódio. Piquet ficou em mais uma quarta colocação, que ainda parece o máximo que a Jaguar oferece. Vergne, agora mais líder do campeonato que antes, Evans, Da Costa, Mortara, Di Grassi e Lynn encerraram o top-10.
Em duas semanas, Punta del Este volta a receber a Fórmula E.
FE 2017/18, eP da Cidade do México, Hermanos Rodríguez, corrida, final:
1 |
DANIEL ABT |
EUA |
AUDI ABT |
47 voltas |
|
2 |
OLIVER TURVEY |
ING |
NIO |
+6.398 |
|
3 |
SÉBASTIEN BUEMI |
SUI |
RENAULT |
+6.615 |
|
4 |
NELSON PIQUET |
ING |
JAGUAR |
+7.015 |
|
5 |
JEAN-ÉRIC VERGNE |
FRA |
TECHEETAH |
+7.546 |
|
6 |
MITCH EVANS |
NZE |
JAGUAR |
+9.050 |
|
7 |
ANTONIO FÉLIX DA COSTA |
POR |
ANDRETTI |
+17.157 |
|
8 |
EDOARDO MORTARA |
SUI |
VENTURI |
+26.511 |
|
9 |
LUCAS DI GRASSI |
BRA |
AUDI ABT |
+29.208 |
|
10 |
ALEX LYNN |
ING |
VIRGIN DS |
+29.515 |
|
11 |
JÉRÔME D'AMBROSIO |
BEL |
DRAGON |
+30.418 |
|
12 |
JOSÉ MARÍA LÓPEZ |
ARG |
DRAGON |
+31.859 |
|
13 |
ANDRÉ LOTTERER |
ALE |
TECHEETAH |
+36.206 |
|
14 |
LUCA FILIPPI |
ITA |
NIO |
+38.336 |
|
15 |
TOM BLOMQVIST |
ING |
ANDRETTI |
+38.592 |
|
16 |
SAM BIRD |
ING |
VIRGIN DS |
+44.689 |
|
17 |
MARO ENGEL |
ALE |
VENTURI |
+44.982 |
|
18 |
NICOLAS PROST |
FRA |
RENAULT |
+11 voltas |
NC |
19 |
FELIX ROSENQVIST |
SUE |
MAHINDRA |
+13 voltas |
NC |
20 |
NICK HEIDFELD |
ALE |
MAHINDRA |
+20 voltas |
NC |
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