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O treino que definiu o grid de largada para o eP da Cidade do México deste sábado (1) foi um tanto incomum. Primeiro porque os dois pilotos que se acostumaram a dominar a categoria, Sébastien Buemi e Lucas Di Grassi, logo mostraram que não brigariam pela pole-position. Ficaram bem longe e terão um longo caminho pela frente para marcar bons pontos. Assim, Jean-Éric Vergne, o 'terceiro favorito', tinha tudo para assumir as rédeas. Não aconteceu. Será de Daniel Abt a pole na capital mexicana.
Abt ficou com o segundo tempo na fase dos grupos e mostrou que a Audi ABT, ao contrário da Renault e.dams, não teve um problema endêmico com a pista durante a hora da classificação. Superou a marca de 1min03s duas vezes. A segunda, 1min02s711, o colocou na pole-position após uma briga boa com Oliver Turvey. O inglês andou 0s156 mais lento e completa a primeira fila.
Chama a atenção a diferença dos dois para os companheiros de equipe. Abt é o pole-position enquanto Di Grassi larga no 18º lugar. Turvey, ao seu lado, é segundo e vê Nelsinho Piquet, parceiro de China NextEV, partir do 19º posto.
José María López sai no terceiro lugar e teria a companhia de Maro Engel na segunda fila, mas o alemão da Venturi vai ter de pagar a punição por ter mudado a caixa de câmbio após o TL1 – e sai em 13º. Assim, Jean-Éric Vergne larga no quarto lugar. Nick Heidfeld, Sam Bird, António Félix da Costa, Jérôme D'Ambrosio, Buemi e Felix Rosenqvist completam o top-10.
Daniel Abt (Foto: Formula E)
Há que se entender o motivo de Buemi e Di Grassi terem ido tão mal no primeiro grupo da sessão classificatória, mas o fato dos dois líderes do campeonato largando atrás acaba deixando a corrida bastante atraente. O 100% de aproveitamento de Buemi volta a ficar em dúvida, embora ele já saído de último para vencer nesta temporada.
A largada para o eP da Cidade do México é às 19h (de Brasília).
Confira como foi o segundo treino livre:
Grupo 1: Sébastien Buemi, Lucas Di Grassi, Sam Bird, Nick Heidfeld e Mitch Evans
Buemi correu para a pista para tomar as rédeas do primeiro grupo. O que se viu, porém, não foi o brilhantismo dos primeiros treinos livres. O líder do campeonato não foi bem, anotou um estranho 1min03s402 e ficou na espera. Ao que dependesse de Di Grassi, porém, estava seguro. O maior rival na briga pelo título foi ainda pior e deu um cheiro de esquisitice ao treino classificatório.
A confirmação de que os dois haviam ido mal, de fato, veio na sequência. Bird passou mais rápido que eles, ao passo que Evans superou Lucas. Heidfeld foi o último e tirou tudo da Mahindra para anotar 1min03s022 e o primeiro lugar do mais concorrido grupo.
Di Grassi ficava praticamente fora da briga, visto que ninguém mais poderia superá-lo. Enquanto isso, Buemi esperava os outros 3/4 de grid e só iria à Superpole se menos de três pilotos batessem seu número.
Grupo 2: António Félix da Costa, Daniel Abt, José María López, Stéphane Sarrazin e Oliver Turvey
Os sonhos, se alguns restavam, de Buemi e Di Grassi caíram por terra em instantes. Isso porque Abt saiu de cara e logo baixou facilmente o tempo da classificação para 1min02s765. E José María López engrenou uma volta bem próxima.
Félix da Costa bateu Buemi por pouco, mas Sarrazin ficou atrás do suíço. No final do grupo, o aniversariante do dia, Turvey, encaixou um 1min02s712 e pulou para a ponta.
Após dez pilotos e dois grupos, Di Grassi ocupava a última posição enquanto Buemi era o sétimo. Os dois já sabiam a essa altura que largariam bem longe da disputa pela vitória do eP da Cidade do México.
Grupo 3: Nicolas Prost, Nelsinho Piquet, Loïc Duval, Jean-Éric Vergne e Robin Frijns
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O grupo começava a esquentar para a volta a 200 kw de potência, mas Duval atrapalhou a sequência. O francês da Dragon traseirou e cravou o meio do bólido na barreira de proteção, forçando bandeira vermelha. Todo mundo de volta ao pit-lane, então.
Uma vez que os quatro pilotos remanescentes foram permitidos a voltar à pista, Vergne saiu na frente. O piloto da Techeetah passou a ser o favorito na linha sucessória uma vez que Buemi e Di Grassi foram incapazes de brigar pela pole – e fez o quarto tempo, sem se colocar como certeza.
O Grupo 3, porém, se provou ainda mais incapaz que o primeiro. A parada de Duval, que acabou com o 15º e último lugar parcial, quebrou o ritmo. Prost concluiu uma decepcionante sessão para a Renault e.dams e fez só o 11º tempo. Frijns, exatamente abaixo. E Piquet, com o tempo acima de 1min04s, o 14º colocado. Nenhum dos quatro teve uma volta de instalação própria para tentar o giro voador – culpa de Duval.
Grupo 4: Felix Rosenqvist, Esteban Gutiérrez, Maro Engel, Jérôme D'Ambrosio e Adam Carroll
Quem pulou na frente do segundo grupo foi Rosenqvist. Em meio a seu pior dia até agora na F-E, o sueco tentou apressar o passo para não cair numa armadilha como a de Duval, mas não foi bem. Ficou apenas com o nono tempo. Que nem no nono posto se sustentou, porque o pole do ano passado, D'Ambrosio, fez a oitava marca.
Carroll colocou a Jaguar no meio do pelotão, 13º posto. Mas quem voou mesmo no grupo foi Engel. O alemão da Venturi vinha andando muito bem durante o dia e consolidou o espaço dele na Superpole. O estreante Gutiérrez não foi mal e sai em 13º.
Superpole: Oliver Turvey, Daniel Abt, José María López, Maro Engel e Jean-Éric Vergne
Vergne, dono do quinto tempo, foi o primeiro a ir à pista tentar mostrar que era a autoridade da Superpole após se safar do acidentado Grupo 3 de Duval. Mas o francês não encantou. Fez um irregular 1min03s202 e ficou observando e torcendo contra os outros quatro. Logo, porém, Engel mostrou que já entendeu os carros da F-E. Colocou a Venturi na ponta com tempo sobrando, 1min03s045.
O terceiro na fila foi Pechito López. O argentino não teve problemas em se colocar à frente de Vergne desde o primeiro setor do Hermanos Rodríguez.
E então, Abt. O companheiro de Di Grassi voou e mostrou que o problema com a pista não é da equipe. Fez 1min02s711 e ficou esperando. Turvey, por fim, foi bem. Na casa de 1min02s. Mas não bom o bastante. Abt ficou com a pole, Turvey a seu lado. López e Vergne na segunda fila, visto que Engel perde dez postos por conta da troca de câmbio efetuada após o TL1.
F-E, eP da Cidade do México, Grid de Largada:
1 |
DANIEL ABT |
ALE |
AUDI ABT |
1:02.711 |
|
|
2 |
OLIVER TURVEY |
ING |
CHINA |
1:02.867 |
+0.156 |
|
3 |
JOSÉ MARÍA LÓPEZ |
ARG |
VIRGIN |
1:03.072 |
+0.361 |
|
4 |
JEAN-ÉRIC VERGNE |
FRA |
TECHEETAH |
1:03.202 |
+0.491 |
|
5 |
NICK HEIDFELD |
ALE |
MAHINDRA |
1:03.022 |
+0.311 |
|
6 |
SAM BIRD |
ING |
VIRGIN |
1:03.099 |
+0.388 |
|
7 |
ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA |
POR |
ANDRETTI |
1:03.363 |
+0.652 |
|
8 |
JÉRÔME D'AMBROSIO |
BEL |
DRAGON |
1:03.366 |
+0.655 |
|
9 |
SÉBASTIEN BUEMI |
SUI |
E.DAMS |
1:03.402 |
+0.691 |
|
10 |
FELIX ROSENQVIST |
SUE |
MAHINDRA |
1:03.425 |
+0.714 |
|
11 |
STÉPHANE SARRAZIN |
FRA |
VENTURI |
1:03.491 |
+0.780 |
|
12 |
ESTEBAN GUTIÉRREZ |
MEX |
TECHEETAH |
1:03.509 |
+0.798 |
|
13 |
MARO ENGEL |
ALE |
VENTURI |
1:03.045 |
+0.334 |
P +10 |
14 |
ADAM CARROLL |
IRN |
JAGUAR |
1:03.553 |
+0.842 |
|
15 |
MITCH EVANS |
NZL |
JAGUAR |
1:03.563 |
+0.852 |
|
16 |
NICOLAS PROST |
FRA |
E.DAMS |
1:03.589 |
+0.878 |
|
17 |
ROBIN FRIJNS |
HOL |
ANDRETTI |
1:03.688 |
+0.977 |
|
18 |
LUCAS DI GRASSI |
BRA |
AUDI ABT |
1:03.690 |
+0.979 |
|
19 |
NELSINHO PIQUET |
BRA |
CHINA |
1:04.082 |
+1.371 |
|
20 |
LOÏC DUVAL |
FRA |
DRAGON |
1:11.575 |
+8.864 |
|
DEBATE QUENTE SOBRE AS ESTREIAS DE F1 E MOTOGP. ASSISTA
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