Bird sobra e coloca Virgin na frente em TL1 de Buenos Aires marcado por batida de Simona no pit-lane. Piquet é 3º

O primeiro treino livre da F-E em Buenos Aires acabou sendo bastante encurtado por causa de uma pancada de Simona de Silvestro dentro do pit-lane. Os tempos foram melhorando sem parecer nada muito fora da curva, até que Sam Bird cravou a volta mais rápida no final - nada estranho e nem tão no final assim

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

No final das contas, o grande destaque do treino foi a batida de Simona de Silvestro ainda dentro do pit-lane. Não por si só, mas porque custou cerca de 15 minutos à sessão. Fora isso, nada que saltasse aos olhos de forma mais anormal. Sam Bird encaixou uma volta fortíssima ainda com alguns minutos no relógio e não foi desafiado. Terminou assim, com o melhor tempo do primeiro treino livre deste sábado (6) em Buenos Aires. 

Bird, na verdade, foi o único piloto da Virgin na pista. Difícil dar um diagnóstico depois do primeiro treino, mas a equipe parece rápida. Se Jean-Éric Vergne conseguir participar de alguma das atividades, talvez seja a hora de desafiar ao menos a Audi ABT. A questão é que Vergne está doente e sua participação ainda é dúvida. 

A batida de Simona, é verdade, atrapalhou. Transformou o TL1 num TL2, se pegar a conta na ponta do lápis. Acabou sendo uma sessão de 30 minutos, separada entre seis antes e 24 depois do erro assumido pela pilota, mas ainda um tanto incompreensível. De Silvestro é boa pilota, como já mostrou na Indy, e jamais se esperaria que fizesse algo tão bizarro quanto errar a curva no pit-lane. O carro da Andretti funciona para Robin Frijns, mas parece ter tirado toda a confiança da suíça.

Bird começou bem (Foto: Formula E)

Com o segundo lugar, ficou Daniel Abt. O alemão nem apareceu muito durante o treino, mas andou forte nos segundos finais e fez um sólido 1min10s302 – 0s389 atrás de Bird. E Nelsinho Piquet foi o terceiro mais veloz, seguido por Oliver Turvey. As duas China mostrando algum desempenho no TL1. Não que seja uma aposta certa, pelo contrário, mas é um bom presságio.

 
Os líderes do campeonato, Sébastien Buemi e Lucas Di Grassi, ficaram com P5 e 6. Mas depois de começarem bem rápidos, os dois se concentraram apenas em somar voltas. Foi Buemi quem mais andou entre os 19 que foram à pista, com 23 voltas. Lucas fez 22 – apenas Nicolas Prost, Mike Conway e Jérôme D'Ambrosio também deram 22 voltas. 

Atrás do top-6, Stéphane Sarrazin, Prost, Frijns e António Félix da Costa terminaram com o top-10. A dupla da Mahindra, Bruno Senna e o recuperado Nick Heidfeld, foram apenas o 17º e o 18º colocados. E Senna andou bastante, 21 giros. De repente, no treino livre de número dois, que começa às 11h (de Brasília), mostrem algo mais.

Confira como foi o treino:
 

Abertura da F-E de acordo com o calendário gregoriano, calor de Buenos Aires e quarta etapa do campeonato na F-E. Enquanto – comemore, leitor – é oficialmente Carnaval no Brasil, um pouco ao sul foi o brasileiro Nelsinho Piquet que abriu a pista.
 
Aos poucos, os pilotos foram saindo também. Mas a não saíram tão apressados. Como há de se esperar, Sébastien Buemi e Lucas Di Grassi saíram logo na frente de todo mundo. O suíço era o única na casa de 1min10s; o piloto da Audi ABT, o único em 1min11s. 
 
Só que logo com seis minutos de sessão, o estreante Mike Conway tocou numa das zebras e segurou o carro no último momento antes de ir ao muro. Como um cartão de boas-vindas da categoria a ele – e que fique atento.
 
No mesmo minuto, Simona de Silvestro tentava sair dos boxes ainda, mas o carro virou estranhamente para a esquerda antes do que devia e tocou o muro. Bandeira vermelha preocupante para a recuperação do carro da Andretti numa situação complicada. É muito ruim o carro da pilota suíça. 
Após uma parada de pouco mais de 15 minutos, a Andretti conseguiu bons ares com Robin Frijns. O holandês pulou para o terceiro lugar geral rapidamente. O bom rendimento de Frijns faz as coisas parecerem ainda piores para Simona.
 
30 minutos desde o início do treino, e apenas Jean-Éric Vergne não tinha ido à pista. O problema é que Vergne está doente, embora não se saiba ainda qual o nível do que o francês tem. Sua participação não só neste treino, mas em todo o resto do dia, está com uma interrogação. 
 
Na frente, o pelotão ia começando a chegar aos 1min11s com 13 minutos restantes de sessão. Sam Bird, Frijns, Piquet, Stéphane Sarrazin, Daniel Abt e Loïc Duval, além, claro, de Di Grassi, já chegavam na casa. Embora mais veloz, o tempo de Buemi era 1min10s993, nada tão assombroso.

Com dez minutos pela frente, aí sim um tempo mais assustador. Bird compensou pela folga da outra Virgin e anotou 1min09s913, mais de 1s na frente. Quem também cresceu foi Sarrazin, pulando ao quarto posto.
 
Di Grassi teve seus problemas na sequência. Foi ficando lento até parar no canto da pista, causando algumas bandeiras amarelas. Em questão de segundos, no entanto, voltou a acelerar. 
 
E com cinco minutos no relógio, as duas China, quem diria, saltaram na classificação. Primeiro – e mais rápido – Oliver Turvey. Piquet logo em seguida. Os dois passando Buemi, ficando em P2 e P3. Ainda no giro seguinte, Nelsinho inverteu tudo, fez 1min10s717 e foi ao segundo lugar.

Não houve aquela movimentação já tradicional das e.dams nos segundos finais. A única grande mudança no último minuto do treino foi a subida de Daniel Abt, indo ao segundo lugar na frente de Piquet – ainda assim, grande início da equipe China.

F-E, Buenos Aires, TL1:

1 SAM BIRD ING VIRGIN 1:09.913   21
2 DANIEL ABT ALE AUDI ABT 1:10.302 +0.389 21
3 NELSINHO PIQUET BRA CHINA 1:10.717 +0.804 20
4 OLIVER TURVEY ING CHINA 1:10.752 +0.839 21
5 SÉBASTIEN BUEMI SUI E.DAMS 1:10.880 +0.967 23
6 LUCAS DI GRASSI BRA AUDI ABT 1:11.152 +1.239 22
7 STÉPHANE SARRAZIN FRA VENTURI 1:11.232 +1.319 19
8 NICOLAS PROST FRA E.DAMS 1:11.291 +1.378 22
9 ROBIN FRIJNS HOL ANDRETTI 1:11.429 +1.516 12
10 ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA POR AGURI 1:11.690 +1.777 20
11 LOÏC DUVAL FRA DRAGON 1:11.948 +2.035 18
12 MIKE CONWAY ING VENTURI 1:12.209 +2.296 22
13 JÉRÔME D'AMBROSIO BEL DRAGON 1:12.209 +2.296 22
14 SALVADOR DURÁN MEX AGURI 1:12.343 +2.430 21
15 SIMONA DE SILVESTRO SUI ANDRETTI 1:12.432 +2.519 11
16 BRUNO SENNA BRA MAHINDRA 1:12.440 +2.527 21
17 NICK HEIDFELD ALE MAHINDRA 1:12.578 +2.665 15
18 JEAN-ÉRIC VERGNE FRA VIRGIN      
 
VEJA A EDIÇÃO #15 DO PADDOCK GP, COM LUCAS DI GRASSI

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;

google_ad_slot = “8352893793”;

google_ad_width = 300;

google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth

document.MAX_ct0 = '';

var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');

var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);

document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.