Buemi arrasa concorrência, vence punição e sai de sétimo para vencer eP de Marrakech. Di Grassi é 5º

Enfim a F-E realizou o sonho de correr na África. Neste sábado (12), em Marrakech, Sébastien Buemi voltou a mostrar quem é que manda na categoria. O suíço venceu a penalização que o fez largar apenas no sétimo posto, passou todo mundo e assumiu a ponta com tempo suficiente para abrir vantagem. Enquanto Séb partiu para um bicampeonato provável, Lucas Di Grassi terminou no quinto lugar ao vencer uma boa briga com Jean-Éric Vergne

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

A F-E estreou na África neste sábado (12), da forma como tem andado na Ásia, na Europa e nas Américas: com domínio total e absoluto de Sébastien Buemi. O atual campeão deveria largar em segundo, saiu em sétimo pela punição que recebeu. E de que importa? Nicolas Prost, Nelsinho Piquet, Daniel Abt, Sam Bird, Jean-Éric Vergne e, por fim, Felix Rosenqvist foram ficando um a um pelo caminho. Como é que dá para parar o suíço? Ele sai de Marrakech com 50 pontos de 50 possíveis na temporada 2016/17 da F-E.

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

O segundo lugar ficou com Bird, que aproveitou as chances que teve. Na realidade, o novato da Mahindra, Rosenqvist, fez uma corrida por boa parte como manda o figurino a um pole-position: largou na frente, abriu, carregou o carro da melhor forma possível. Mereceu ganhar, mas não tinha como conter um Buemi em dia de maestria com o melhor carro do grid. O sueco vai ao pódio também. 
 
Nicolas Prost como de costume nem apareceu, mas foi o quarto. Lucas Di Grassi, que largou em 12º, conseguiu chegar ao quinto posto após vencer uma boa briga com Vergne no final. Abt foi sexto, Turvey o sétimo e Vergne, depois de punições e erros, o oitavo.
 
A lista dos dez melhores foi fechada por Nick Heidfeld e José María López, que conquista seu primeiro ponto na F-E. Heidfeld apareceu bastante nos primeiros giros da corrida, onde foi ultrapassado mas ultrapassou ainda mais. Nelsinho Piquet fazia boa corrida até ter problemas na troca de carros. Acabou em 18º.
Sebastien Buemi acabou punido e perdeu cinco posições no grid (Foto: Reprodução)

Confira como foi o eP de Marrakech:

O grid de largada na tarde quente marroquina teve uma diferença em relação ao resultado da classificação: Sébastien Buemi, abaixo do peso mínimo, perdeu cinco posições e partia em sétimo. Felix Rosenqvist partiu bem, mantendo a liderança com Sam Bird atrás. Nelsinho Piquet tentou atacar e ficou por fora, quase que perdeu de vez a posição para Jean-Éric Vergne.
 
Daniel Abt deixou Nicolas Prost para trás, mas a figura das disputas das primeiras voltas foi realmente Nick Heidfeld. Primeiro com Lucas Di Grassi, que prevaleceu; depois, sendo ultrapassado por Maro Engel numa manobra que deu oportunidade para José María López mergulhar junto. Heidfeld segurou e se enfiou por dentro em seguida para tomar a posição 12 de volta de Engel. Quando a oportunidade se aproximou em seguida, fez como Di Grassi: Robin Frijns de vítima.

Lucas andava rápido, cravou a melhor volta da pista no giro seis e foi à caça da outra Andretti, a de António Félix da Costa. Na frente, Felix roubava a volta da prova de Di Grassi e abria para se colocar em grande posição de vencer.

 
A disputa mais dura nas primeiras colocações era a pela terceira colocação. Vergne tinha rendimento melhor que Piquet, mas o campeão da temporada inaugural conseguia levar de bom grado. Já Buemi vinha se recuperando. Passou o companheiro Prost e, na volta sete, ultrapassou Abt. Em seguida, a informação: Abt e Buemi, além de Di Grassi, ganharam o FanBoost.
Fan Boost para Abt, Buemi e Di Grassi (Foto: Reprodução)
Não demorou e Vergne atrasou a freada para travar pneus e jogar por fora de Nelsinho. Deu certo, e o francês ganhou o terceiro posto. Problema para Piquet é que agora ele tinha Buemi chegando atrás dele para atacar. Três voltas depois, passou também. 
 
Próximo passo foi na nona colocação, quando Di Grassi atacou Félix da Costa. O português se defendeu, os dois chegaram a tocar e a Andretti permaneceu na frente inicialmente. Mas o carro de AFC teve problemas e ele parou na pista entre as curvas oito e nove, causando bandeira amarela e tendo que entrar cedo no pit-lane para assumir o segundo carro. Que não dava partida. É…
Vergne chegou em Bird na volta 15 e nem negociou. Mergulhou na primeira freada que encontrou e deixou para trás o ex-companheiro de equipe. Na 17, começou a rodada de pit-stops. Rosenqvist e Vergne foram de cara, mas Buemi e Bird ficaram: e Sébastien passou o inglês.
 
Os dois – e a maior parte do pelotão – entraram na volta seguinte, mas não houve alterações nas primeiras quatro posições quando foi tudo restabelecido. Nelsinho, entretanto, se deu mal: o pit-stop teve problemas e ele voltou apenas em 18º, longe de qualquer briga por pontuação. 
 
Rosenqvist liderava por 4s2 para Vergne na volta 18, com Buemi, Bird, Prost, Abt, Di Grassi, Oliver Turvey, Stéphane Sarrazin e Heidfeld formando o top-10. E na 20, o aviso: Vergne, que tirara 0s3 naquela volta, estava sendo investigado por exceder o limite de velocidade nos boxes.
 
Félix da Costa, que tinha quase nenhuma chance de terminar a corrida, acelerava o bastante e conseguiu crava a então melhor volta da corrida: 29s476.
Verge faz bonita manobre sobre Piquet (Foto: Reprodução)
Não apenas Vergne ia tirando de Rosenqvist, mas Buemi ia tirando dois dois e ensejando uma briga boa pela vitória nas voltas finais. Ao fim da 21, JEV estava apenas 2s1 atrás – mas o francês foi punido pelo que fez nos boxes e via pelos ares a chance de vencer pela primeira vez na F-E. Aumentava a chance de Buemi, que já estava a menos de 6s do sueco da Mahindra. Cumpriu já na 23 e voltou no quinto lugar, logo à frente das Audi ABT.
O dia de pesadelo para a Dragon seguia com Loïc Duval parando na pista enquanto o time ensinava o que ele deveria fazer para religar a máquina. Mas agora os olhos já estavam secos inegavelmente esperando o ataque de Buemi para cima de Rosenqvist. Nos boxes da Mahindra, o chefe Dillbagh Gill olhava para os monitores com olhar de quem já havia sido derrotado. A diferença que na 23 era 5s9, na 26 era 0s240.
 
Uma volta depois, na 28, não teve como evitar. Buemi foi inapelável e assumiu a liderança para marchar à vitória no debute africano da F-E. Di Grassi assumia a sexta posição no mesmo período, deixando Abt para trás. E rapidamente chegou num Vergne que teve todo o ímpeto contido pela penalização. O francês errou e acabou caindo para o oitavo lugar.

Bird conseguiu fazer valer o motor Citroën da Virgin DS e ainda atacou e ganhou a segunda colocação de Rosenqvist. Os três formaram mesmo o pódio, com Buemi vencendo pela segunda vez na temporada. Na última volta, Mitch Evans ainda colocou a Jaguar no muro para fechar com chave de ouro.

F-E, eP de Marrakech, Classificação Final:

1 SÉBASTIEN BUEMI SUI E.DAMS 33 voltas  
2 SAM BIRD ING VIRGIN +2.457  
3 FELIX ROSENQVIST SUE MAHINDRA +7.195  
4 NICOLAS PROST FRA E.DAMS +11.586  
5 LUCAS DI GRASSI BRA AUDI ABT +13.771  
6 DANIEL ABT ALE AUDI ABT +18.233  
7 OLIVER TURVEY ING CHINA +21.710  
8 JEAN-ÉRIC VERGNE FRA TECHEETAH +28.011  
9 NICK HEIDFELD ALE MAHINDRA +33.699  
10 JOSÉ MARÍA LÓPEZ ARG VIRGIN +33.863  
11 ROBIN FRIJNS HOL ANDRETTI +37.092  
12 STÉPHANE SARRAZIN FRA VENTURI +40.683  
13 JÉRÔME D'AMBROSIO BEL DRAGON +42.034  
14 ADAM CARROLL IRN JAGUAR +49.026  
15 MA QING HUA CHN TECHEETAH +50.433  
16 NELSINHO PIQUET BRA CHINA +1:15.452  
17 MITCH EVANS NZL JAGUAR +1 volta  
18 LOÏC DUVAL FRA DRAGON +3 voltas  
19 MARO ENGEL ALE VENTURI +7 voltas  
20 ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA POR ANDRETTI +12 voltas NC
fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.