google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
O começo do treino classificatório do eP de Mônaco deste sábado (13) até deu a entender que o final poderia ser diferente, mas foi apenas um ledo engano. Sébastien Buemi não fez uma de suas voltas de cair o queixo, foi até conservador na fase de grupos e ficou com o terceiro tempo. Na Suerpole, porém, mostrou que é o cara a ser batido em Mônaco bem como na F-E. No retorno dos monopostos elétricos ao Principado, o líder do campeonato liderou os dois treinos livres e agora a classificação. Larga na pole-position e como o grande favorito.
Atrás de Buemi, ficou claro que mais uma vez a briga pelo campeonato será o teor da corrida. Buemi é, sim, o pole, mas ver Lucas Di Grassi com o segundo lugar é o que de pior ele poderia ver entre as situações alheias a si próprio. Lucas, se for segundo em todas as corridas que Buemi participar, depende de si próprio nas duas em que o suíço não correr por conta do conflito de datas com o WEC. Di Grassi foi sólido e larga no segundo posto.
Nelsinho Piquet foi bem e colocou a China novamente na disputa. Larga em terceiro, acompanhado de um Jean-Éric Vergne que deu pinta de que brigaria pela pole-position, mas não conseguiu nem se aproximar. Maro Engel, a surpresa da fase de grupos, ficou com o quinto e último posto da Superpole.
Felix Rosenqvist, que ainda vê a Mahindra reparar o carro que bateu e destruiu a frente durante o TL1, é o sexto. José María López, Nick Heidfeld, Daniel Abt e Sam Bird encerram o top-10 do grid de largada da etapa monegasca.
O eP de Mônaco tem largada marcada para 11h (de Brasília), 16h no horário do Principado.
Sébastien Buemi (Foto: F-E)
Confira como foi o treino classificatório:
Grupo 1: Sébastien Buemi, Mitch Evans, António Félix da Costa, Oliver Turvey e Loïc Duval
Todos os olhos atentos e direcionados ao líder do campeonato. Depois de iniciar o dia imparável, liderando as duas sessões livres no Principado, Buemi chegou logo no primeiro grupo. E, diferente do que costuma tentar, não se lançou à frente de todos os outros pilotos para ter a primazia de guiar de rosto para o vento.
Félix da Costa partiu primeiro e não fez grande volta, 54s631. Turvey passou e superou por pouco, assim como Evans. Acima de 54s, o piloto da Jaguar não cumpriu o prometido com as boas participações nos TLs.
Buemi passou na sequência. Anotou 53s413, volta aparentemente alta, que daria apenas o 13º lugar no TL2. Mesmo assim, com Duval um pouco atrás, ficou na frente do grupo. Se a volta não foi satisfatória, agora o suíço precisava torcer para que não mais que quatro dos 15 próximos pilotos o superassem.
Grupo 2: Nicolas Prost, Jerôme D'Ambrosio, Adam Carroll, Esteban Gutiérrez e Nick Heidfeld
Se a volta de Buemi foi um tanto quanto decepcionante, a de Prost foi muito pior. Quando a Renault parecia ter o dia em mãos, o francês passou tão rente ao muro na curva dois que acabou acertando a barreira. O carro até que passou sem maiores danos, mas o tempo de volta não teve como ser recuperado. Prost vai largar bem longe das primeiras colocações.
O grupo dois se provou problemático. D'Ambrosio, primeiro a sair, teve alguma dificuldade que não ficou clara. O piloto da Dragon entrou nos boxes ao fim da volta rápida, ficando com apenas o tempo de energia mínima registrado. 1min00s636 é bom para o último lugar. Carroll, não diferente de Prost, também tocou o muro embora a transmissão não tenha mostrado de cara. O tempo ficou altíssimo, só à frente de Prost e D'Ambrosio.
Por outro lado, Gutiérrez conseguiu fazer uma volta sólida e pular para o quarto lugar momentâneo, enquanto Heidfeld foi ao segundo posto.
Lucas Di Grassi passeia pela pista (Foto: Mumm)
Grupo 3: Sam Bird, Stéphane Sarrazin, Maro Engel, Robin Frijns e Lucas Di Grassi
Di Grassi, na frente, conseguiu subir bem o elevador das posições e pulou para segundo. Apesar de parecer inicialmente que Buemi havia feito uma volta alta, ficou claro no terceiro grupo que os tempos não iriam se aproximar àqueles dos treinos livres.
Mas apesar disso, teve surpresa. Engel, morno no dia, anotou 53s397 e pulou para a ponta. Bird também entrou na zona da Superpole, mas na berlinda, em quinto. Sarrazin foi para sexto, enquanto Frijns terminou em oitavo.
Grupo 4: Nelsinho Piquet, Felix Rosenqvist, Jean-Éric Vergne, José María López e Daniel Abt
Na frente do pelotão, Abt pulou para fazer sua melhor volta de rosto para o vento. E até começou dando certo, visto que pulou para o quinto lugar. Mas o que veio depois do alemão foi demais para ele. Primeiro, José María López pulou para o quarto tempo e se aproximou da Superpole tirando Abt. Também não rolou, e isso porque Vergne e Piquet foram mais rápidos.
Jean-Éric pulou para a ponta – seu 53s286 foi a volta mais rápida do treino. Piquet entrou em quarto. Sobrou Rosenqvist, que começou uma volta bem veloz. Imediatamente Di Grassi, então quinto, ficou a perigo. Mas o giro de Felix foi saindo do prumo até terminar no sexto posto e fora da Superpole.
Superpole: Jean-Éric Vergne, Maro Engel, Sébastien Buemi, Nelsinho Piquet e Lucas Di Grassi
Diferente do que normalmente acontece, não houve volta de aquecimento a 170 kw para os pilotos. A primeira volta rápida em Mônaco precisava ser em 200 kw – e assim foi. Primeiro na pista, Di Grassi cruzou em 53s550. Sólido, mas dificilmente com tempo de pole. Atrás veio Piquet, que fez tempo parecido, mas um pouco mais lento.
Então, Buemi. Com 53s313, superou Lucas por 0s237 e se colocou em posição privilegiada. Na sequência, Engel errou, deixou o carro escorregar e ficou longe de todos. Sobrava Vergne, que até começou bem, mas logo mostrou que não chegaria perto. Mais uma pole-position para Sébastien, líder dos três treinos do dia.
F-E, eP de Mônaco, Grid de Largada:
1 |
SÉBASTIEN BUEMI |
SUI |
RENAULT |
0:53.313 |
|
2 |
LUCAS DI GRASSI |
BRA |
AUDI ABT |
0:53.550 |
+0.237 |
3 |
NELSINHO PIQUET |
BRA |
NEXTEV |
0:53.606 |
+0.293 |
4 |
JEAN-ÉRIC VERGNE |
FRA |
TECHEETAH |
0:53.756 |
+0.443 |
5 |
MARO ENGEL |
ALE |
VENTURI |
0:55.013 |
+1.700 |
6 |
FELIX ROSENQVIST |
SUE |
MAHINDRA |
0:53.609 |
+0.296 |
7 |
JOSÉ MARÍA LÓPEZ |
ARG |
VIRGIN DS |
0:53.666 |
+0.353 |
8 |
NICK HEIDFELD |
ALE |
MAHINDRA |
0:53.687 |
+0.374 |
9 |
DANIEL ABT |
ALE |
AUDI ABT |
0:53.725 |
+0.412 |
10 |
SAM BIRD |
ING |
VIRGIN DS |
0:53.729 |
+0.416 |
11 |
STÉPHANE SARRAZIN |
FRA |
VENTURI |
0:53.846 |
+0.533 |
12 |
LOÏC DUVAL |
FRA |
DRAGON |
0:53.929 |
+0.616 |
13 |
ROBIN FRIJNS |
HOL |
ANDRETTI |
0:54.034 |
+0.721 |
14 |
ESTEBAN GUTIÉRREZ |
CHI |
TECHEETAH |
0:54.097 |
+0.784 |
15 |
MITCH EVANS |
NVZ |
JAGUAR |
0:54.115 |
+0.802 |
16 |
OLIVER TURVEY |
ING |
NEXTEV |
0:54.522 |
+1.209 |
17 |
ANTONIO FÉLIX DA COSTA |
POR |
ANDRETTI |
0:54.631 |
+1.318 |
18 |
ADAM CARROLL |
NIR |
JAGUAR |
0:55.031 |
+1.718 |
19 |
NICOLAS PROST |
FRA |
RENAULT |
0:55.081 |
+1.768 |
20 |
JÉRÔME D'AMBROSIO |
BEL |
DRAGON |
1:00.636 |
+7.323 |
RUMOR SOBRE PRÉ-ACORDO COM MERCEDES PODE ESTRAGAR RELAÇÃO ENTRE VETTEL E FERRARI
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;
|
|
function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)
var zoneid = (parent.window.top.innerWidth
document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.