Buemi sobra, faz pole para eP de Londres 2 e empata na liderança do campeonato. Di Grassi é terceiro
Sébastien Buemi cravou a pole-position com extrema autoridade na classificação para a segunda corrida em Londres e apimentou ainda mais a disputa pelo título da F-E. Empatando em pontos e ainda tendo o companheiro Nicolas Prost como escudeiro no grid, o suíço só depende de si para ser campeão da segunda temporada da categoria dos bólidos elétricos. Lucas Di Grassi fez o que deu com a Audi ABT e larga em terceiro, mas precisa fechar a prova na frente de Buemi para ficar com o caneco
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Relacionadas
A situação de Lucas Di Grassi na briga pelo título ficou bastante comprometida após o treino de classificação deste domingo (3) para o eP de Londres 2. Mesmo tirando o que dava do carro da Audi ABT, Di Grassi ainda larga atrás das e.dams. Sébastien Buemi, por sua vez, colocou um escudeiro de vantagem para o rival e empatou o campeonato com a pole-position. Impossível não olhar para o suíço como favorito à conquista.
Desde cedo – na verdade desde o sábado – estava claro que a e.dams tinha o total domínio do pelotão em ritmo de classificação. Buemi se deu pior na corrida anterior por conta da chuva na classificação, mas, uma vez que o fator climático deixou de ser importante, Sébastien triturou todo mundo. Foi quase 1s de ponta, sobrando por completo. Tem, agora, o campeonato nas mãos. Se vencer, é o campeão e não depende de mais nada.
Importante para a missão de Buemi foram os 0s027 que colocou Nicolas Prost à frente de Di Grassi. Desta forma, o suíço terá um escudeiro em seu companheiro de equipe. A missão de Nico é segurar Di Grassi o quanto der. Se conseguir, coloca o campeonato nas mãos da equipe.
Di Grassi – e seu rosto após Prost passá-lo deixou claro – saiu decepcionado. Não consigo mesmo ou a equipe, nem necessariamente com alguém. Com o tempo, talvez, que dificultou seu campeonato por uma porção de milésimos de segundo. A Audi ABT afirmara que gostaria de ter tido o TL2 para testar o modo classificação, mas é pouco provável que fosse mudar alguma coisa.
Oliver Turvey e Nick Heidfeld também foram à Superpole e, seguidos de Daniel Abt, Jean-Éric Vergne, Sam Bird, Nelsinho Piquet e Loïc Duval, formam o top-10. A corrida inicia às 12h (de Brasília).
Confira como foi a classificação:
Grupo 1: Nicolas Prost, Nelsinho Piquet, Sam Bird, Loïc Duval e Jérôme D’Ambrosio
Assim como no sábado, a loteria colocou Prost para andar logo de cara – e as Dragon para saírem juntas. D’Ambrosio foi o primeiro a se arriscar e cruzou alto. Prost, na sequência, mostrou novamente que se entende com o Battersea Park. Seu 1min22s878 muito provavelmente o colocava na Superpole.
Duval andou bem parecido com o companheiro D’Ambrosio, também com um tempo mediano. Bird e Piquet foram melhores, mas dificilmente conseguiriam se manter no top-5 por muito tempo.
Todas as expectativas do segundo grupo estavam em Di Grassi, obviamente. E o líder do campeonato não decepcionou. Não foi tão rápido quanto Prost, é bem verdade, mas chegou a 1min23s245 e o segundo tempo daquele momento.
Apesar de ter andado bem no treino da manhã, Conway não foi muito veloz e ficou atrás das Dragon. O outro membro do grupo que andou nas primeiras colocações, até entrando no top-5, foi Vergne. Simona e Ma ficaram apenas no final do grid.
Grupo 3: António Félix da Costa, Nick Heidfeld, Sébastien Buemi e Daniel Abt
Correndo para não ser atrapalhado, Buemi foi à pista londrina tentar não perder o campeonato antes do eP. A volta foi absolutamente voadora: 1min22s106, 0s772 à frente de Prost.
Félix da Costa errou em sua volta e ficou bem longe das primeiras colocações – assim como no sábado, quando ainda conseguiu terminar em sexto na corrida. Mas tanto Abt quanto Heidfeld pularam para o top-5: Nick o quarto, Abt o quinto.
Grupo 4: Stéphane Sarrazin, Oliver Turvey, Bruno Senna e Robin Frijns
O último grupo estava recheado de gente que bateu. Senna saiu da pista duas vezes no treino da manhã, Frijns bateu no sábado e escapou de manhã, enquanto Turvey e Sarrazin ambos bateram em algum momento do dia anterior.
A volta boa do quarteto saiu de Turvey, que pulou imediatamente para o terceiro posto e a superpole. Tanto Senna quanto Frijns, porém, andaram muito mal. Sarrazin chegou por último e também não foi melhor.
Desta forma, a superpole ficou com Buemi, Prost, Turvey, Di Grassi e Heidfeld.
Superpole
Dono da quinta volta mais rápida, Heidfeld foi à pista primeiro. E já chegou escapando da pista e ficando sem chances de pole. Di Grassi, por sua vez, caprichou numa volta que condenou a sensação de que a e.dams tinha a primeira fila assegurada. O 1min22s975 foi fortíssimo, e segurou Turvey.
As e.dams seguiam. Prost, primeiro, fez um giro dramático. No fim das contas, bateu Di Grassi por 0s027. Restava Buemi, que não perdeu sua oportunidade dourada. Virou 0s915 mais rápido, uma eternidade, e cravou a pole e os três pontos que a acompanham. É líder do campeonato, agora empatado com Di Grassi.
F-E, eP de Londres 2, Grid de largada:
1 | SÉBASTIEN BUEMI | SUI | E.DAMS | 1:22.033 | |
2 | NICOLAS PROST | FRA | E.DAMS | 1:22.948 | +0.915 |
3 | LUCAS DI GRASSI | BRA | AUDI ABT | 1:22.975 | +0.942 |
4 | OLIVER TURVEY | ING | CHINA | 1:23.685 | +1.652 |
5 | NICK HEIDFELD | ALE | MAHINDRA | 1:24.827 | +2.794 |
6 | DANIEL ABT | EUA | AUDI ABT | 1:23.494 | +1.461 |
7 | JEAN-ÉRIC VERGNE | FRA | VIRGIN | 1:23.783 | +1.750 |
8 | SAM BIRD | ING | VIRGIN | 1:23.930 | +1.897 |
9 | NELSINHO PIQUET | CHN | CHINA | 1:23.937 | +1.904 |
10 | LOÏC DUVAL | FRA | DRAGON | 1:23.938 | +1.905 |
11 | JÉRÔME D'AMBROSIO | FRA | DRAGON | 1:23.952 | +1.919 |
12 | BRUNO SENNA | BRA | MAHINDRA | 1:24.171 | +2.138 |
12 | MIKE CONWAY | ING | VENTURI | 1:24.054 | +2.021 |
14 | ANTONIO FÉLIX DA COSTA | POR | AGURI | 1:24.273 | +2.240 |
15 | STÉPHANE SARRAZIN | FRA | VENTURI | 1:24.311 | +2.278 |
16 | ROBIN FRIJNS | HOL | ANDRETTI | 1:24.655 | +2.622 |
17 | SIMONA DE SILVESTRO | SUI | ANDRETTI | 1:24.823 | +2.790 |
18 | MA QING HUA | CHI | AGURI | 1:26.259 | +4.226 |
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”; |
function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n var zoneid = (parent.window.top.innerWidth
document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);