Buemi supera erro na volta rápida e fica com pole em primeira fila da e.dams no eP de Pequim. Di Grassi é 4º

Sébastien Buemi parece ter algum atalho no circuito de rua do Parque Olímpico de Pequim. O suíço sobrou na fase de grupos e na estreante superpole para colocar a e.dams na pole-position do eP de Pequim deste sábado (24) e cravar o pé como grande favorito da prova

Sébastien Buemi definitivamente dá a impressão de ter um atalho da pista estabelecida no Parque Olímpico de Pequim. O vice-campeão da temporada inaugural da F-E foi o último a sair para a pista na superpole e já se esperava que viesse para uma briga sensacional contra o relógio do companheiro Nicolas Prost. Apesar de passar acima do francês no segundo estágio por conta de um erro, Buemi fez valer o fato conhecido de ser o mais rápido do grid. Será ele a largar na pole do eP de Pequim.

O resultado da superpole não chegou a ser surpreendente com duas e.dams dominando. É, de fato, a primeira luz amarela para o que pode acabar se tornando um campeonato apenas dos pilotos do time parceiro da Renault.

Sébastien Buemi é pole em Pequim (Foto: F-E)

 Entre os cinco pilotos que foram à superpole, dois erraram. Lucas Di Grassi tentou tirar mais que 100% do carro da Audi ABT e escapou. Jean-Éric Vergne, que havia se metido entre Buemi e Prost na fase de grupos, teve problemas com os freios e acabou abortando a volta rápida após passar direto da curva. Melhor para Nick Heidfeld, que fez duas voltas muito competentes e não teve adversário pelo terceiro lugar.

 
Atrás dos cinco, o mais rápido foi Stéphane Sarrazin. Ele e Bruno Senna ficaram próximos de melhor sorte. Loïc Duval, Sam Bird e Jérôme D'Ambrosio fecharam um top-10 de duas e.dams, duas Virgin, duas Mahindra, duas Dragon, uma Audi ABT e uma Venturi. Contando que Daniel Abt e Jacques Villeneuve foram P11 e P12, parece justo dizer que as seis estão níveis diferentes à frente do resto.

A largada para o eP de Pequim é às 6h (de Brasília).

Confira como foi a classificação:

Grupo 1: Simona de Silvestro, Nelsinho Piquet, Daniel Abt e António Félix da Costa.
 
No novo formato da classificação com apenas uma volta rápida para cada piloto, Piquet não se deu bem. Com os dois carros tendo problemas, rodou em 1min40s638. Félix da Costa tinha ido bem no TL2, mas uma chicotada e uma zebra depois, ficou fora da jogada. 
 
Abt fez sua melhor volta do dia, tentando se colocar na briga pela superpole com 1min39s220. Simona, entre trancos e barrancos, fez sua melhor volta do dia: 1min39s681.
 
Grupo 2: Bruno Senna, Lucas Di Grassi, Nick Heidfeld, Stéphane Sarrazin e Nicolas Prost.
 
Só que aí o segundo grupo chegou e trucidou o primeiro. Prost acabou com o recorde da pista, fez 1min38s206 e praticamente garantiu a ida para a superpole. 
 
Atrás, Heidfeld bateu Di Grassi por 0s007, enquanto Sarrazin passou por último e deixou Senna para trás. Todos os cinco ficaram a baixo de 1min39s. Apesar de boa volta, acabou amargo para Bruno, já que a superpole ficou quase impossível. 
Nicolas Prost (Foto: F-E)
Grupo 3: Jean-Éric Vergne, Sébastien Buemi, Jacques Villeneuve e Nathanaël Berthon.
 
Até que chegou Buemi e acabou a brincadeira. O francês parecia ter um atalho. Cruzou com muita facilidade, destruiu o recorde da pista e deixou 1min37s488 registrado. Quem também garantiu o lugar na superpole foi Vergne, enfim com um treino forte.
Villeneuve, que vinha com extremas dificuldade, ainda ficou à frente de quatro pilotos. Um deles, Berthon, que errou. As duas Aguri foram péssimas na classificação após um TL2 muito promissor.
Grupo 4: Oliver Turvey, Loïc Duval, Robin Frijns, Jérôme D'Ambrosio e Sam Bird.
 
Abrindo a volta rápida, D'Ambrosio deu o primeiro beijo no muro da classificação. O resultado não foi bom. Apesar de não ter problemas mais sérios evidentes, o belga ficou na casa de 1min39s. O companheiro Duval veio em seguida e foi um pouco melhor, mas não o suficiente para ser mais que oitavo lugar. Decepção na Dragon.
 
Decepção maior, provavelmente, com Bird. Após Vergne ser mais rápido que Prost, o inglês estava em alta conta para desbancar Di Grassi por uma vaga na superpole. Não aconteceu. Ele ficou exatamente entre os dois da Dragon.
Jérôme D'Ambrosio (Foto: F-E)
 Superpole – Buemi erra e consegue redenção em alguns segundos para ser pole-position
 
Um erro no começo da volta, e Di Grassi viu cair por terras a chance de ser o pole do eP de Pequim. Sua volta, 1min39s539, foi bem pior que a anotada na primeira tentativa. O piloto da Audi ABT justificou no rádio dizendo que "tinha de tentar" tirar o que podia – já que alcançar os carros da e.dams seria difícil.
 
Quem saiu na sequência foi Heidfeld, que andou bem consistentemente e conseguiu ser ainda mais rápido que na fase de grupos. O 1min38s339 pelo menos garantia a segunda fila do alemão.
 
Na sequência, Prost saiu para tentar começar a dobradinha da e.dams. Terceiro na primeira fase da classificação, atrás de Vergne, Nicolas  melhorou com força a volta, fazendo 1min37s581 – ainda atrás do que Buemi fez antes.
 
A expectativa, então, estava com Vergne para impedir o 1-2. Mas o francês foi à pista e passou direto por uma das curvas quando abria a volta rápida. No rádio, JEV reclamou dos freios, mas não tinha o que fazer para evitar largar apenas em quinto.

Buemi veio para encerrar a sessão classificatória. O francês começou a volta rápida bem forte, se encaminhando para a pole. Mas escapou de leve na curva 12, ficando atrás de Prost momentaneamente. No último setor, recuperou. Pole para o suíço, que ainda se desculpou pelo rádio ao fim da volta por quase estragar as chances.

F-E, Superpole:

1 SÉBASTIEN BUEMI SUI E.DAMS 1:37.297  
2 NICOLAS PROST FRA E.DAMS 1:37.581 +0.284
3 NICK HEIDFELD ALE MAHINDRA 1:38.339 +1.042
4 LUCAS DI GRASSI BRA AUDI ABT 1:39.539 +2.242
5 JEAN-ÉRIC VERGNE FRA VIRGIN 2:21.284 +43.987
 

F-E, Fase de Grupos:
 
1 SÉBASTIEN BUEMI SUI E.DAMS 1:37.488  
2 JEAN-ÉRIC VERGNE FRA VIRGIN 1:38.028 +0.540
3 NICOLAS PROST FRA E.DAMS 1:38.206 +0.718
4 NICK HEIDFELD ALE MAHINDRA 1:38.512 +1.024
5 LUCAS DI GRASSI BRA AUDI ABT 1:38.519 +1.031
6 STÉPHANE SARRAZIN FRA VENTURI 1:38.645 +1.157
7 BRUNO SENNA BRA MAHINDRA 1:38.761 +1.273
8 LOÏC DUVAL FRA DRAGON 1:38.859 +1.371
9 SAM BIRD ING VIRGIN 1:38.884 +1.396
10 JÉRÔME D'AMBROSIO BEL DRAGON 1:39.058 +1.570
11 DANIEL ABT ALE AUDI ABT 1:39.220 +1.732
12 JACQUES VILLENEUVE CAN VENTURI 1:39.665 +2.177
13 ROBIN FRIJNS SUI ANDRETTI 1:39.672 +2.184
14 SIMONA DE SILVESTRO SUI ANDRETTI 1:39.681 +2.193
15 OLIVER TURVEY ING CHINA 1:39.734 +2.246
16 ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA POR AGURI 1:40.295 +2.807
17 NATHANAËL BERTHON FRA AGURI 1:40.386 +2.898
18 NELSINHO PIQUET BRA CHINA 1:40.638 +3.150

F-E, eP de Pequim, grid de largada:

1 SÉBASTIEN BUEMI SUI E.DAMS
2 NICOLAS PROST FRA E.DAMS
3 NICK HEIDFELD ALE MAHINDRA
4 LUCAS DI GRASSI BRA AUDI ABT
5 JEAN-ÉRIC VERGNE FRA VIRGIN
6 STÉPHANE SARRAZIN FRA VENTURI
7 BRUNO SENNA BRA MAHINDRA
8 LOÏC DUVAL FRA DRAGON
9 SAM BIRD ING VIRGIN
10 JÉRÔME D'AMBROSIO BEL DRAGON
11 DANIEL ABT ALE AUDI ABT
12 JACQUES VILLENEUVE CAN VENTURI
13 ROBIN FRIJNS SUI ANDRETTI
14 SIMONA DE SILVESTRO SUI ANDRETTI
15 OLIVER TURVEY ING CHINA
16 ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA POR AGURI
17 NATHANAËL BERTHON FRA AGURI
18 NELSINHO PIQUET BRA CHINA

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.