Di Grassi bate Buemi nos últimos segundos e lidera primeiro treino livre da F-E no fim de semana da China

Lucas Di Grassi não andou nas primeiras posições durante todo o treino, mas nos segundos derradeiros fez uma volta voadora e completou a sessão inaugural 0s5 à frente do segundo colocado

Não se sabia muito o que esperar no primeiro treino livre da F-E em Pequim, na temporada e na história da categoria. Pelos testes de pré-temporada, talvez a e.dams como uma força, o que aconteceu. Mas não foi forte o suficiente para liderar após uma volta final arrasadora do brasileiro Lucas Di Grassi.
 
O piloto da Audi cravou 1min41s937, 0s5 à frente do até então líder, Sébastien Buemi, e ficou liderou a sessão. A e.dams não decepcionou, colocou Buemi na segunda colocação e Nicolas Prost na quarta.
   PEDRO HENRIQUE MARUM
Chegou o dia da estreia da F-E. E aí, quem leva primeiro título?
   
  icone_warmup LIGADA NA TOMADA
F-E deixa nuvem do abstrato e chega com vários pilotos da F1 sem querer ser a F1
   
   icon_gp BATERIAS CARREGADAS
F-E abre temporada na China sob pressão da impossibilidade defalhar
   

Entre os dois, no terceiro lugar, a Virgin de Sam Bird, que liderou a maior parte da sessão, após um tempo de 1min42s092 que bastou para mostrar que a equipe da companhia de Richard Branson é muito mais forte que nos dias de F1.

 
Completando o top-10, vieram Karun Chandhok, da Mahindra, Jêróme D'Ambrosio, da Dragon, Daniel Abt, com a Audi, Franck Montagny e Charles Pic, guaindo a Andretti e Jarno Trulli, com sua equipe própria.
 
A frustração maior ficou por conta de Bruno Senna, que fez os dois primeiros setores da pista mais rápidos que todos os outros, mas teve de desacelerar devido a batida de Michela Cerruti, terminando no 15º posto.

Senna foi o primeiro a falar sobre a pista, através do perfil oficial da Mahindra. Para ele, a pista é "boa, mas será fácil bater".

Lucas Di Grassi lidera o primeiro treino livre da F-E na China (Foto: Reprodução)
Confira como foi o primeiro treino livre da F-E na China:

Com o site da F-E fora do ar, e nenhuma transmissão dos treinos livres em vídeo, as informações começaram a brotar só via Twitter. Em meio a muitas dúvidas de como os carros iriam se comportar e de quem sairia na frente em Pequim, o primeiro a pular na ponta foi Karun Chandhok, da Mahindra, anotando um ainda rústico 1min45s437.
 
Não demorou até que a e.dams saltasse para a liderança. O 1min43s789 de Sébastien Buemi o colocou na frente, com o companheiro Nicolas Prost logo atrás. 
 
Sam Bird apareceu para cravar o primeiro tempo abaixo de 1min42s902 e colocar a Virgin na frente dos carros patrocinados pela Renault.
 
E conforme o tempo do treino passava, Chandhok ficava mais de 2s atrás dos novos líderes, mas conseguia se manter na quarta posição. O que durou até a metade da sessão, quando Nelsinho Piquet e Stéphane Sarrazin tomaram a quarta e quinta colocação, respectivamente.
 
Jêróme D'Ambrosio, que fez quase todos os testes de pré-temporada com a China, conseguiu andar rápido com a Dragon, fazendo 1min43s539 e a segunda colocação, em vantagem para os pilotos que andaram mais rápido que ele nos testes de Donington, Buemi e Di Grassi. 
 
A cinco minutos do fim, a equipe China mostrava um começo um tanto interessante, com Ho-Pin Tung, agora na frente de Nelsinho, mas ambos colados nas posições cinco e seis. Só que logo em seguida a Andretti foi quem acertou e mostrou um desempenho animador. No mesmo minuto, Franck Montagny e Charles Pic se colocaram nas posições cinco e seis, jogando para trás os carros da equipe da casa.
 
E Buemi: o suíço chegou a rodar, mas logo em seguida cravou 1min42s510, volta mais rápida do dia. 
Sam Bird ocupou as primeiras posições da tabela (Foto: Reprodução)
A volta de Buemi foi tão mais rápida do que a de Bird, que parecia destinada a encerrar o treino como melhor tempo do dia. Só que Lucas Di Grassi apontou outros planos quando o relógio mostrava menos de dez segundos para o fim. 1min41s937, 0s573 melhor que Buemi.
 
Os problemas do dia ficaram a cargo de Oriol Servià, que chegou a parar na pista e, no fim, Michela Cerruti, que bateu e acabou atrapalhando Bruno Senna. O paulista vinha numa sessão para lá de quieta, mas fazia a melhor volta do dia após dois trechos de pista, com a quadriculada já acionada e teve de desacelerar e se contentar com a 15ª colocação geral.
 
Não foi dia perdido para Senna, no entanto, já que o piloto da Mahindra deu 20 voltas, sendo quem mais andou, seguido pelos 19 giros de Di Grassi, D'Ambrosio e Piquet. O próximo treino está marcado para as 23h30 (de Brasília). 

icon_gp AO VIVO e em TEMPO REAL: os comentários da estreia da F-E

#GALERIA(5065,80965)
F-E, eP da China, Pequim. treino livre 1:

1 LUCAS DI GRASSI BRA AUDI ABT 1:41.937   19
2 SÉBASTIEN BUEMI SUI E.DAMS 1:42.510 +0.573 18
3 SAM BIRD ING VIRGIN 1:42.902 +0.965 15
4 NICOLAS PROST FRA E.DAMS 1:42.961 +1.024 19
5 KARUN CHANDHOK IND MAHINDRA 1:43.220 +1.283 17
6 JÉRÔME D'AMBROSIO FRA DRAGON 1:43.539 +1.602 19
7 DANIEL ABT EUA AUDI ABT 1:43.626 +1.689 18
8 FRANCK MONTAGNY FRA ANDRETTI 1:44.102 +2.165 17
9 CHARLES PIC FRA ANDRETTI 1:44.182 +2.245 16
10 JARNO TRULLI ITA TRULLI 1:44.520 +2.583 17
11 STÉPHANE SARRAZIN FRA VENTURI 1:44.522 +2.585 16
12 HO-PIN TUNG CHN CHINA 1:44.839 +2.902 17
13 NELSON PIQUET CHN CHINA 1:45.146 +3.209 19
14 TAKUMA SATO JAP AMLIN AGURI 1:45.450 +3.513 13
15 BRUNO SENNA BRA MAHINDRA 1:45.469 +3.532 20
16 JAIME ALGUERSUARI ESP VIRGIN 1:45.982 +4.045 19
17 NICK HEIDFELD ALE VENTURI 1:46.579 +4.642 15
18 MICHELA CERRUTI ITA TRULLI 1:46.778 +4.841 15
19 ORIOL SERVIÀ ESP DRAGON 1:50.872 +8.935 8
20 KATHERINE LEGGE ING AMLIN AGURI 1:51.850 +9.913 12

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.