google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
Parecia moldado nas estrelas para Sébastien Buemi cantar aos sete ventos e com toda a galhardia do mundo que a disputa do título não é de piloto contra carro, mas de dois excelentes pilotos. O suíço, porém, esqueceu de combinar com Jean-Éric Vergne. Agora embalado na temporada, Vergne mostrou neste sábado (21) que está de volta ao jogo e anotou a quarta pole-position para a Virgin nas últimas cinco corridas da temporada 2015/16 da F-E.
A forma clamorosa como Lucas Di Grassi nem sequer se aproximou da superpole – vai largar na décima colocação – e o jeito como Sébastien Buemi vinha mandando no dia deram a impressão de que o chope estava pronto. Errar de novo seria um atestado de incompetência para o suíço. De fato, ele não errou, só não conseguiu superar Vergne. Mas vai sair em segundo, ainda oito posições à frente do rival.
A terceira colocação ficou com Daniel Abt, também muito próximo de Vergne e do próprio Buemi. O companheiro de Di Grassi mostrou um agrado à equipe 24 horas depois de ter sua continuidade na Audi ABT assegurada. As duas Mahindra vieram atrás, Bruno Senna e Nick Heidfeld. O brasileiro quase parou o carro para não bater na saída do obsceno hairpin que está assombrando os pilotos em Berlim. Heidfeld, por sua vez, teve problemas.
Vergne é pole (Foto: Formula-E)
Sam Bird ficou com a sexta colocação, seguido pelos dois pilotos da surpreendente China e Nicolas Prost. Nelsinho Piquet à frente de Nico e depois Oliver Turvey. Di Grassi fecha o top-10. A largada para o eP de Berlim está marcada para às 11h (de Brasília).
Confira como foi o treino classificatório:
Grupo 1 – Lucas Di Grassi, Stéphane Sarrazin, Robin Frijns e Oliver Turvey
Com a pista trabalhada e em melhores condições em relação aos treinos livres, o primeiro grupo foi para a pista obviamente com os olhos de todos em Di Grassi. Mas, no fim das contas, não foi o líder do campeonato que se sobressaiu.
Lucas foi precisamente o primeiro, mas não impressionou, sem conseguir algo melhor que um 58s183. Em seguida a ele, Turvey reafirmou que a China tem um bom carro na pista de rua de Berlim. Nada demais, mas o 58s118 foi sólido para alguém de quem se esperava menos.
Sarrazin foi melhor que Frijns, mas parecia claro que nenhum membro do grupo iria se classificar para a superpole.
Grupo 2 – Daniel Abt, Sam Bird, Nicolas Prost, Jean-Éric Vergne e René Rast
O segundo grupo foi arrasador em relação ao primeiro. Começou com Prost, que mesmo errando no contorno do hairpin conseguiu terminar a volta sendo melhor que Turvey.
Na sequência, então, uma enxurrada. Bird foi o primeiro a cruzar abaixo de 58s, fazendo 57s838. Abt foi um pouco mais rápido, mas quem arrasou mesmo com o relógio foi Vergne. O francês cravou a volta mais rápida de todo o dia, batendo o tempo que Sébastien Buemi fez no TL1.
Rast, é bem verdade, sobrou. Fez o tempo mais lento até aquele momento, mas não mudou as fortunas do grupo. Com os outros quatro na ponta, Di Grassi foi empurrado para o sexto lugar momentâneo. Com metade do grid ainda por testar, já estava fora da superpole.
Nelsinho Piquet (Foto: José Mário Dias/Piquet Sports)
Grupo 3 – Jérôme D'Ambrosio, Nelsinho Piquet, Nick Heidfeld, Mike Conway e Simona de Silvestro
De fato, a pista é melhor para a China do que todas as outras da temporada. Piquet se apressou em ir à pista e, por conseguinte, foi o primeiro a completar sua volta válida. Cravou o quarto tempo claramente levando o carro ao máximo e passando perto de bater com a traseira depois do contorno do hairpin, ficando para torcer por sua chance de ir à decisão da pole.
D'Ambrosio não o bateu, ficando pela oitava colocação. Mas quem veio em seguida, Heidfeld, voou e marcou o segundo tempo geral, se garantindo praticamente na superpole. Apesar do ano ruim da Mahindra, Heidfeld tem excelentes momentos em alguns treinos classificatórios. Conway e Simona ficaram em décimo e 11º, respectivamente.
Grupo 4 – Sébastien Buemi, Bruno Senna, Ma Qing Hua e Loïc Duval
E até que o último grupo da classificação reservou surpresa. Não exatamente no que fez o primeiro piloto a sair para a pista, Buemi. O suíço voou, fez 57s322 e se garantiu sem problemas na superpole.
Como por todo o dia, Ma fez o pior tempo e larga em último. Duval, por sua vez, não impressionou e sai em 11º – ao lado do companheiro D'Ambrosio numa agora decepcionante Dragon. A surpresa maior esteve em Senna. Com Heidfeld garantido na superpole, Bruno andou muito rápido e fez a segunda volta mais rápida do dia. Que momento para a Mahindra.
Com isso, Buemi, Senna, Vergne, Heidfeld e Abt eram os cinco pilotos da superpole. Bird, Piquet, Prost, Turvey e Di Grassi encerraram o top-10.
Superpole
O primeiro na pista, seguindo o esquema de ordem crescente de melhores tempos, foi Abt. E o primo pobre da Audi ABT andou forte e melhorou seu tempo em relação à fase anterior. Heidfeld, na sequência, teve problemas no hairpin e acabou passando bem acima.
Olhos, então, na Virgin. Tudo bem que foi Bird que estava numa série de três poles em quatro corridas, mas o representante agora era o francês. Vergne fez uma bela volta com um único sobressalto: quase acertou Senna, que saía do pit-lane na hora do contorno do hairpin. Tudo certo, e o francês bateu Abt por meros 0s041.
Senna errou em sua volta. Menos que o companheiro, é verdade, então sai em quarto. Estava nas mãos de Buemi o direito de controlar a corrida e colocar nove posições de frente para Di Grassi. Mas Buemi, desatento, esqueceu de combinar da festa com JEV. O suíço andou bem, mas não o suficiente e ficou com o segundo posto.
F-E, Berlim, Classificação:
1 |
JEAN-ÉRIC VERGNE |
FRA |
VIRGIN |
0:57.811 |
|
2 |
SÉBASTIEN BUEMI |
SUI |
E.DAMS |
0:57.827 |
+0.016 |
3 |
DANIEL ABT |
ALE |
AUDI ABT |
0:57.852 |
+0.041 |
4 |
BRUNO SENNA |
BRA |
MAHINDRA |
0:58.303 |
+0.492 |
5 |
NICK HEIDFELD |
ALE |
MAHINDRA |
0:59.085 |
+1.274 |
6 |
SAM BIRD |
ING |
VIRGIN |
0:57.838 |
+0.027 |
7 |
NELSINHO PIQUET |
BRA |
CHINA |
0:58.026 |
+0.215 |
8 |
NICOLAS PROST |
FRA |
E.DAMS |
0:58.028 |
+0.217 |
9 |
OLIVER TURVEY |
ING |
CHINA |
0:58.118 |
+0.307 |
10 |
LUCAS DI GRASSI |
BRA |
AUDI ABT |
0:58.183 |
+0.372 |
11 |
LOÏC DUVAL |
FRA |
DRAGON |
0:58.298 |
+0.487 |
12 |
JÉRÔME D'AMBROSIO |
BEL |
DRAGON |
0:58.501 |
+0.690 |
13 |
SIMONA DE SILVESTRO |
SUI |
ANDRETTI |
0:58.654 |
+0.843 |
14 |
MIKE CONWAY |
ING |
VENTURI |
0:58.687 |
+0.876 |
15 |
STÉPHANE SARRAZIN |
FRA |
VENTURI |
0:58.740 |
+0.929 |
16 |
ROBIN FRIJNS |
HOL |
ANDRETTI |
0:58.742 |
+0.931 |
17 |
RENÉ RAST |
ALE |
AGURI |
0:58.756 |
+0.945 |
18 |
MA QING HUA |
CHI |
AGURI |
0:59.301 |
+1.490 |
PADDOCK GP #29 RECEBE PIPO DERANI E DEBATE GP DA ESPANHA DE F1
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;
|
|
function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)
var zoneid = (parent.window.top.innerWidth
document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.