FE

F-E define circuito do eP de Paris com passagem ao lado do túmulo de Napoleão no Palácio dos Inválidos

Quase seis meses depois de divulgar que correria em Paris, a F-E anunciou exatamente onde: serão 14 curvas distribuídas por 1,93 km dentro do Complexo dos Inválidos - bem no centro da capital francesa
Warm Up / Redação GP, do Rio de Janeiro
 O Hôtel des Invalides ou Palácio dos Inválidos (Foto: Reprodução)

Desde julho de 2015 sabe-se que a F-E vai correr pelas ruas de Paris em abril deste ano, mas apenas nesta quarta-feira (13) a categoria divulgou por onde exatamente passarão os carros elétricos. A pista, que ainda está sujeita ao processo de homologação da FIA, tem 1,93 km de extensão e fica ao redor do Palácio dos Inválidos - ou Hotel dos Inválidos.
 
A apresentação foi realizada pelo diretor-geral da Formula E Holdings, Alejandro Agag, a prefeita da Paris, Anne Hidalgo, o ministro da cidade, Patrick Kanner, e o presidente da FIA, Jean Todt. Os quatro falaram da necessidade da corrida seguir os acordos ambientais traçados no COP21, a conferência climática da ONU realizada em Paris em dezembro passado e que impôs um limite para o aquecimento global em 2°C.  
 
O traçado de 14 curvas contorna o Museu das Armas e a Catedral de Saint-Louis des Invalides, onde está a tumba de Napoleão Bonaparte, bem como o Hotel dos Inválidos. O pit-lane se estende até a entrada da Esplanada dos Inválidos.
O 1,93 km da pista parisiense foi muito bem aproveitada (Foto: F-E)
"Como categoria, temos sorte de correr em lugares incríveis, mas nenhum mais espetacular que o plano de fundo da cidade de Paris. O ethos da F-E é corrida urbana no coração das cidades ao redor do mundo - Paris certamente se encaixa nestas condições", disse Agag.
 
O francês Todt seguiu o caminho, lembrou que Paris é a casa da FIA há mais de 100 anos - de fato, desde 1904 - e ressaltou a importância de o país fazer parte do calendário do campeonato.
 
"A FIA está particularmente satisfeita com a F-E correndo pelas ruas do centro de Paris, cidade que tem sido a nossa casa por mais de um século. Esta categoria é ligada em peso ao desenvolvimento de novas tecnologias e a promover um novo modelo de mobilidade sustentável. Assim, é totalmente lógico que um país como a França, sempre inovador, deva receber um eP na capital", falou.
 
"Estou certo de que o espetáculo oferecido pela F-E na pista estabelecida ao lado do plano de fundo incrível de Les Invalides vai tornar este evento realmente único entre os eventos do esporte a motor a nível mundial ", encerrou. 
 
O eP de Paris abre a temporada europeia da temporada 2015/16 da F-E e acontece em 23 de abril.
 
VIU ESSA? PILOTO DÁ SURRA EM RIVAL EM PROVA DE MOTO