FE
10/06/2017 06:06

Heidfeld surpreende e lidera 1-2 da Mahindra em segundo treino livre da F-E em Berlim. Di Grassi supera Buemi

O segundo treino livre para o eP de Berlim não teve domínio das Renault e.dams, pelo contrário. Os carros azul celeste foram discretos e deram espaço para a Mahindra tomar de assalto a atividade. Nick Heidfeld liderou e Felix Rosenqvist foi o segundo colocado
Warm Up / PEDRO HENRIQUE MARUM, do Rio de Janeiro
 Daniel Abt (Foto: Audi ABT)

Depois de um enorme domínio da Renault e.dams no primeiro treino livre, a segunda sessão, na madrugada deste sábado (10), apresentou um panorama um tanto quanto diferente. O controle da sessão foi inteiro da Mahindra: Nick Heidfeld liderou, enquanto Felix Rosenqvist colocou na segunda colocação. Os dois pilotos da equipe indiana superaram o tempo anotado pelo líder do campeonato Sébastien Buemi na atividade de mais cedo.
 
Buemi, apesar de rápido, foi quem menos andou em quantidade de voltas no TL1. O suíço igualou as 16 voltas da manhã, mas agora com 15 minutos a menos disponíveis, e ficou em nono. Nicolas Prost também não parecia preocupado com a velocidade e terminou somente na 14ª colocação.
 
Maro Engel foi o terceiro, com Lucas Di Grassi no quarto lugar. O vice-líder do campeonato foi bem mais incisivo neste segundo treino, se aproximando dos primeiros tempos. Stéphane Sarrazin colocou a Techeetah no quinto posto, seguifo por José María López, Sam Bird, Jean-Éric Vergne, Buemi e Oliver Turvey. Nelsinho Piquet foi o 12º.

O treino classificatório, que define o grid de largada para o eP de Berlim 1, começa às 7h (de Brasília).
Heidfeld nota as atividades da garagem (Foto: Mahindra)
Confira como foi o TL2:


Não houve tempo para brincadeira ou conversa fiada no segundo treino livre em Berlim. Lucas Di Grassi, depois de abordar as simulações de corrida na sessão inicial, foi à pista direto com o carro voltado para voltas a 200 kw. Assim como ele, Sam Bird e Oliver Turvey, formaram a primeira disputa pela ponta. 
 
Praticamente todos os pilotos na pista faziam voltas de classificação após cinco minutos de treino. O posto de volta mais rápida caminhava para um treino de alta rotatividade. José María López e Nick Heidfeld se juntaram a Turvey e Bird na lista dos que já tinham andado na dianteira. O 1min08s070 de Nick, aliás, se qualificava como o tempo mais rápido do dia.
 
Depois de dez minutos dinâmicos, o ritmo diminuiu. As voltas a 200 kw minguaram, permitindo que Heidfeld conseguisse manter a ponta enquanto o movimento da pista diminuía - seria quase nenhum não fosse por uma disputa de corrida entre Jean-Éric Vergne e Maro Engel. Quando as voltas rápidas retomaram ao menu, António Félix da Costa deslizou e quase não fez a curva um; Robin Frijns quase rodou na nona curva. Felix Rosenqvist, por sua vez, colou em Heidfeld.


E mesmo que mais gente chegasse próximo, ninguém conseguiu desafiar a dupla da Mahindra. Heidfeld terminou na primeira colocação, seguido por Rosenqvist. Maro Engel, de volta após ausência em Paris, foi o terceiro, Di Grassi, Stéphane Sarrazin, López, Sam Bird, Vergne, Buemi e Turvey fecharam o top-10.

F-E, Berlim, TL2:

1 NICK HEIDFELD ALE MAHINDRA 1:08.070   12
2 FELIX ROSENQVIST SUE MAHINDRA 1:08.092 +0.022 17
3 MARO ENGEL ALE VENTURI 1:08.314 +0.244 24
4 LUCAS DI GRASSI BRA AUDI ABT 1:08.345 +0.275 19
5 STÉPHANE SARRAZIN FRA TECHEETAH 1:08.415 +0.345 9
6 JOSÉ MARÍA LÓPEZ ARG VIRGIN DS 1:08.458 +0.388 15
7 SAM BIRD ING VIRGIN DS 1:08.471 +0.401 18
8 JEAN-ÉRIC VERGNE FRA TECHEETAH 1:08.555 +0.485 3
9 SÉBASTIEN BUEMI SUI RENAULT 1:08.643 +0.573 16
10 OLIVER TURVEY ING NEXTEV 1:08.661 +0.591 18
11 MITCH EVANS NVZ JAGUAR 1:08.775 +0.705 16
12 NELSINHO PIQUET BRA NEXTEV 1:08.838 +0.768 14
13 LOÏC DUVAL FRA DRAGON 1:08.868 +0.798 11
14 NICOLAS PROST FRA RENAULT 1:08.885 +0.815 16
15 DANIEL ABT ALE AUDI ABT 1:08.929 +0.859 21
16 JÉRÔME D'AMBROSIO BEL DRAGON 1:09.020 +0.950 13
17 ROBIN FRIJNS HOL ANDRETTI 1:09.055 +0.985 9
18 TOM DILLMANN FRA VENTURI 1:09.210 +1.140 18
19 ANTONIO FÉLIX DA COSTA POR ANDRETTI 1:09.235 +1.165 8
20 ADAM CARROLL NIR JAGUAR 1:09.688 +1.618 16

A NOVA F1 SE APROXIMA MAIS DA INDY. E ÁUDIO EM MÔNACO É PROVA