FE

Parque que recebe F-E em Londres era palco de duelos e abrigou 1ª partida com regras modernas do futebol

A decisão da temporada inaugural da F-E acontece no lendário Parque Battersea, em Londres. Durante a história, o local já foi palco de duelos e até da primeira partida de futebol com as regras modernas, antes mesmo de virar parque

Warm Up / GABRIEL CURTY, de São Paulo
O palco da decisão da temporada inaugural da F-E é simplesmente lendário. Nelsinho Piquet, Lucas Di Grassi e Sébastien Buemi vão brigar pela conquista do campeonato em uma rodada dupla no Parque Battersea, um dos pontos históricos de Londres - uma cidade cheia destes por praticamente cada esquina.
 
Inaugurado oficialmente em 1858, no lugar onde ficava o Battersea Fields e com um projeto comandado por Sir James Pennethorne, o Parque Battersea tem muita história para contar tanto do lado social, quanto do lado esportivo londrino.
 
Antiquíssimo, o Battersea já era um dos principais locais da capital inglesa antes mesmo de se tornar parque. Séculos atrás, lá ocorriam duelos. Isso mesmo, daqueles mortais. Nos séculos 17 e 18, os participantes para lá iam e se digladiavam com espadas. Contudo, a “brincadeira” começou a ficar séria e, já no final do século 18 e invadindo o século 19, os praticantes passaram a optar pelo uso de pistolas.
 
Mas muito mais coisa aconteceu no Battersea. A F-E vai visitar, neste final de semana, o local que abrigou o primeiro jogo de futebol com as regras modernas. 
 
Em 1864, com as novas regras implementadas pela Football Association, a primeira partida foi logo acontecer no tradicional parque. Cheio de jogadores famosos da época, de um lado ficaram os convidados do presidente da FA, Arthur Pember, e, do outro, os do secretário Ebenezer Cobb Morley. 
 
A ligação com o futebol perdurou por mais alguns anos no Battersea. O parque foi a casa do primeiro time amador do mundo, o Wanderers FC, que venceu a primeira FA Cup – torneio de futebol mais antigo do planeta –, em 1872. Na mesma época, o Battersea abrigou jogos do Sheffield FC, o time de futebol mais velho do mundo, tudo isso por volta de 1860.
 
Nos anos 1950, o parque começou a receber celebrações para tentar recuperar o ânimo britânico após a Segunda Guerra Mundial e dar uma sensação de tranquilidade aos moradores que lá viviam. 
O Parque Battersea é uma das áreas de lazer históricas da cidade de Londres (Foto:F-E)
Na sequência, foi criado o Battersea Fun Fair, uma área do parque que era destinada para atrações como uma montanha-russa e que por muito tempo atraiu grande audiência. A atração fechou em 1977.
 
Nos dias de hoje, o Battersea é um dos pontos mais procurados por todo o tipo de famílias e pessoas em Londres. Para as crianças, pedalinho, zoológico e um enorme playground são as principais atrações. 
 
Mas lá também há muito espaço destinado à prática de esportes. Além da corrida e da caminhada, existem pistas de boliche, campos de críquete, quadras de tênis, campos de futebol, rúgbi e muito mais. 
A programação da etapa que define a temporada da F-E começou com a apresentação da pista (Foto:F-E)
Para se ter uma dimensão exata de como será a pista e o ambiente do local da decisão da temporada inaugural, basta voltar a uma declaração dada por Lucas Di Grassi ao GRANDE PRÊMIO antes mesmo do campeonato começar.
 
“Mônaco é uma pista diferente, é Mônaco e tal, mas Londres é a que eu mais quero correr. Estão propondo um circuito no Battersea Park. Eu andei. Fizeram um teste às 5h da manhã, fecharam o parque e eu dei uma andada com o carro para ver se raspava no chão e era viável. É viável. Se eles fizerem, é uma das pistas novas mais desafiadoras que vão ser feitas. Não tem área de escape, vai ter velocidade super alta, com ‘bump’, com inclinação negativa, super difícil, e o lugar é maravilhoso — árvores, jardins, um parque de Londres. Seria um evento muito difícil do ponto de vista técnico, e muito bonito. Se fizerem a final lá em Battersea, acho que vai ser o ponto alto do ano”, falou.
 
Marcado por sequenciais mutações e sempre se reinventando, o Battersea vem, desde o século 17, fazendo parte da vida de muitos ingleses. A F-E tem tudo para se despedir da excelente temporada inaugural em grande estilo e em um palco inesquecível.