Porsche nega adotar tática da Mercedes de lançar equipe cliente e promete “esforço totalmente de fábrica” na FE

A Porsche tem a intenção de coordenar todas as atividades do projeto da Fórmula E direto da fábrica da marca em Weissach, na Alemanha. De acordo com o chefe do projeto, Andreas Seidl, jamais existiu a ideia de colocar uma HWA no grid para iniciar a história na categoria

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

A Porsche só vai entrar na Fórmula E na sexta temporada da categoria, a de 2019/20. É uma abordagem diferente da Mercedes, que preferiu colocar uma equipe na pista já na quinta temporada ainda que tenha de ser com um trem de força estranho. De acordo com a chefia da Porsche, no entanto, tal ideia jamais existiu. 

 
O antigo chefe do programa da Porsche no LMP1 do WEC e responsável agora por supervisionar o novo projeto, Andreas Seidl, explicou que todas decisões e processo de aprendizado completo da marca na FE será coordenado a partir da fábrica da marca, em Weissach, na Alemanha. 
 
"Abordamos a FE de forma semelhante ao que fizemos com a LMP1, o que significa que tanto o desenvolvimento quanto a operação completa serão operados de Weissach como um esforço completamente de fábrica", afirmou em entrevista à revista inglesa 'Autosport'.
 
"Nunca foi um tópico para nós viver uma temporada da FE que não tenha nada de Porsche, então essa opção de fazer algo como a HWA nunca existiu. Estava claro que só entraríamos na FE uma vez que tivermos nosso próprio trem de força, o que não era possível para a quinta temporada, assim como para a Mercedes, por conta do timing", disse o diretor.
A Porsche pode ser a próxima marca a ingressar no Mundial de F1 (Foto: Porsche/Divulgação)
A intenção da Porsche é copiar na FE o mapa da minha usado para o WEC. "Estamos cientes do quão forte a competição será. É por isso que abordamos esse desafio de forma humilde e com muito respeito, mas, ao mesmo tempo, com a gente tendo uma história do time na LMP1, temos uma boa fundação para sermos competitivos tão rápido quanto for possível", seguiu. 
 
Por enquanto, a Porsche trabalha no projeto do trem de força e deseja ir ao dinamômetro até o mês de outubro. A marca só receberá carros Gen2 em janeiro, porém. Neste período, pretende definir a dupla de pilotos.
 
"Com relação aos pilotos, provavelmente precisamos tomar uma decisão no primeiro quarto de 2019. Assim como na LMP1, nosso foco será olhar primeiro para os pilotos que temos dentro da família Porsche, porque tentamos ser leais a esses caras. Mas, ao mesmo tempo, precisamos tomar uma decisão. Posso arriscar entrar na FE sem ter um piloto com experiência na categoria? É algo que tentaremos descobrir nos próximos meses", encerrou.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.