Senna bate Alguersuari com cronômetro zerado e melhor volta do dia e lidera TL2 da F-E em Mônaco

Bruno Senna apareceu já com o cronômetro zerado para acabar com a quase certeza que já se tinha de que Jaime Alguersuari ficaria com a primeira colocação do segundo treino livre em Mônaco. Além da ponta, Senna fez também a volta mais rápida do dia, se pondo como um dos favoritos para a classificação

Jaime Alguersuari marcou a então volta mais rápida do final de semana na metade do segundo treino livre para o eP de Mônaco deste sábado (9), e nem os ataques finais da e.dams haviam surtido efeito. Parecia que o espanhol terminaria na frente, mas então surgiu a Mahindra de Bruno Senna com o cronômetro zerado e estragou a festa da Virgin.

Senna fez 53s770, por 0s102  mais rápida do dia até então. Vencedor em Mônaco pela GP2 em 2008, Bruno não é estranho a liderar treinos livres na F-E, mas mesmo assim não conseguiu ainda se encontrar na classificação. Talvez seja onde ele já brilhou e seu tio tem o nome fincado em cada curva que ele vá se recuperar.

Bruno Senna (Foto: Getty Images)

 Alguersuari teve de se contentar com a segunda colocação, mas com um tempo que não tem que ser depreciado. Especialmente quando se olha o companheiro Sam Bird, que terminou na 18ª colocação, quase 1s atrás.

 
António Félix da Costa conseguiu posicionar mais uma vez a Amlin Aguri entre as primeiras colocações, com o sempre regular Jérôme D'Ambrosio no quarto lugar.
 
Entre o quinto e o sétimo, as duas e.dams separadas por Stéphane Sarrazin. Nicolas Prost apareceu na quinta colocação, com a Buemi em sétimo. Jean-Éric Vergne, Scott Speed e Nelsinho Piquet fecharam o top-10. Lucas Di Grassi foi o 11º.
 
O treino classificatório para o eP de Mônaco começa às 7h (de Brasília).

Confira como foi o segundo treino livre:

Como de costume, o segundo treino livre começou com todos na pista em questão de instantes. Quem saltou na frente, dessa vez, foi Stéphane Sarrazin. E com cinco minutos tinha Vitantonio Liuzzi a seu lado na segunda colocação.
 
Quem diria, a Venturi, última colocada no campeonato de Equipes, começou chefiando a sessão. Nick Heidfeld saltou à ponta marcando 55s071, que o daria o terceiro tempo no TL1.
 
Com sete minutos o treino foi paralizado. O motivo foi um poste de amarração que se soltou e caiu na pista. Nada que mantivesse a bandeira vermelha por muito tempo.
 
Na volta, Jarno Trulli, o único do grid a vencer o GP de Mônaco um dia, acelerou para a segunda colocação. Na sequência, Lucas Di Grassi, a 19 minutos do fim, colocou um 54s744. Mais rápido do TL2.
Até que, com 15 minutos para o final da sessão, Jaime Alguersuari forçou a Virgin para bater o tempo que as e.dams fizeram no TL1: 53s872 e tempo mais rápido do dia no Principado monegasco.
 
A 12 minutos do fim, Alguersuari, Jean-Éric Vergne, Nelsinho Piquet, Lucas Di Grassi, Jarno Trulli, Nick Heidfeld, Sarrazin, Loïc Duval, Karun Chandhok e Sam Bird compunham o top-10.
 
Mas o tal poste de plástico posicionado no trecho da Piscina estava motivado a ser o protagonista da sessão. Mais uma vez o danado se soltou, agora sendo encontrado por uma das Amlin Aguri. Nada sério, apesar da bandeira vermelha, e treino retomado três minutos em seguida.
 
Enquanto o poste deixava, as Andretti foram crescendo. Com sete minutos, não haviam chegado em Alguersuari, mas Vergne era segundo e Scott Speed havia encontrado o terceiro lugar.
 
Logo, com seis minutos restantes, o sino bateu e as e.dams começaram a espancar o lombo do cavalo azul. Prost e Sébastien Buemi pularam para P2 e P3 em questão de apenas 40 segundos.
Nicolas Prost (Foto: EFE)
Enquanto isso, Jérôme D'Ambrosio, que foi um dos mais constantes no TL1, não conseguia uma volta melhor que o 56s487 que o dava nada mais que o 20º lugar com a Dragon. Só que a dois minutos do fim, pulou para o terceiro lugar.
Os últimos minutos do treino pareciam uma baila apenas para contemplar a liderança de Alguersuari, mas Bruno Senna apareceu no último instante para aguar o chope espanhol e ser o mais rápido da sessão e do dia: 53s770.
 
Senna, Alguersuari, Félix da Costa, D'Ambrosio, Prost, Sarrazin, Buemi, Vergne, Speed e Piquet formaram o top-10. O líder do campeonato, Di Grassi, foi 11º.

F-E, TL2, Mônaco, Classificação:

1 BRUNO SENNA BRA MAHINDRA 53.770   17
2 JAIME ALGUERSUARI ESP VIRGIN 53.872 +1.102 21
3 ANTONIO FÉLIX DA COSTA POR AMLIN AGURI 54.007 +0.237 17
4 JÉRÔME D'AMBROSIO BEL DRAGON 54.189 +0.419 19
5 NICOLAS PROST FRA E.DAMS 54.220 +0.450 21
6 STÉPHANE SARRAZIN FRA VENTURI 54.332 +0.562 21
7 SÉBASTIEN BUEMI SUI E.DAMS 54.373 +0.603 21
8 JEAN-ÉRIC VERGNE FRA ANDRETTI 54.408 +0.638 21
9 SCOTT SPEED EUA ANDRETTI 54.645 +0.875 13
10 NELSINHO PIQUET BRA CHINA 54.693 +0.923 16
11 LUCAS DI GRASSI BRA AUDI ABT 54.744 +0.974 10
12 SALVADOR DURÁN MEX AMLIN AGURI 54.764 +0.994 16
13 LOÏC DUVAL FRA DRAGON 54.916 +1.146 16
14 JARNO TRULLI ITA TRULLI 54.976 +1.206 16
15 NICK HEIDFELD ALE VENTURI 55.071 +1.301 13
16 CHARLES PIC FRA CHINA 55.124 +1.354 19
17 DANIEL ABT ALE AUDI ABT 55.485 +1.715 16
18 SAM BIRD ING VIRGIN 55.712 +1.942 15
19 KARUN CHANDHOK IND MAHINDRA 55.981 +2.211 13
20 VITANTONIO LIUZZI ITA TRULLI 56.163 +2.393 16

O MAIS VELOZ

Lewis Hamilton não deixou pedra sobre pedra e restabeleceu a ordem natural da F1 em 2015. Horas depois de ter sido batido por Nico Rosberg por 0s070 na realização do primeiro treino livre do GP da Espanha, o bicampeão do mundo mostrou porque é o homem a ser batido na temporada ao dominar a segunda sessão no circuito de Barcelona, na tarde desta sexta-feira (8). Com um ótimo tempo de 1min26s852 usando pneus médios, o britânico não tomou conhecimento dos adversários na pista catalã

DEIXA NO CHINELO

Seis anos depois de deixar a presidência da FIA com a credibilidade em baixa, Max Mosley tem ocupado novamente o noticiário da categoria com propostas de mudanças para solucionar a crise que a F1 enfrenta atualmente. Uma crise que, em 2009, ainda na sua gestão, já começava a se desenhar. E com a qual o atual presidente da entidade, Jean Todt, não vem conseguindo lidar. Para muitos, esta crise é a pior da história de 65 anos do Mundial. Ela não se resume a um ou outro tópico: é generalizada

NA BERLINDA

A Red Bull e a Toro Rosso vão começar o fim de semana, em Barcelona, já preocupadas com suas unidades de potência. As constantes falhas no motor projetado pela Renault colocam as duas — na verdade, dois carros da equipe austríaca e o STR10 de Max Verstappen — na berlinda para as primeiras punições do ano, por conta de um eventual uso do quinto motor. A marca francesa foi a fabricante que mais sofreu com quebras até o momento no Mundial

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.